Como alterar a sensibilidade do mouse (com imagens)

Muitas pessoas se perguntam como aumentar a velocidade do mouse ou do touchpad no PC ou no notebook.

Embora para o uso no dia a dia essa característica não tenha diferenças significativas, quando falamos de jogos as variações são enormes. Os games resolvem esse problema oferecendo opções específicas de configuração dentro do próprio aplicativo.

Porém, pode ser que você queira configurar o seu mouse para que ele se mova mais rápido também no sistema operacional Windows. Nesse artigo, mostraremos um passo a passo de como fazer isso e evitar que o próprio sistema “sugira” uma velocidade mais adequada.

A ideia é que você possa deixar o mouse mais rápido como você bem entender, ainda que de alguma forma isso possa comprometer a usabilidade e a precisão em algumas circunstâncias.

Como Alterar a Sensibilidade do Mouse (com Imagens)®GIPHY

Configurando o touchpad/mouse para aumentar a velocidade

A primeira coisa a se fazer é tentar pela via tradicional, ou seja, editando as configurações de mouse e touchpad. Para isso, siga o passo a passo abaixo:

Passo 01: Clique sobre o menu Iniciar e digite “painel de controle”. Acesse o Painel de Controle.

Como Alterar a Sensibilidade do Mouse (com Imagens)

Passo 02: Dê um duplo clique na opção “Mouse”.

Importante: se você não encontrar mouse, certifique-se que o modo de exibição esteja por ícones e não categoria.

Como Alterar a Sensibilidade do Mouse (com Imagens)

Passo 03: Em propriedades do Mouse, clique em “Opções de Ponteiro”. Configure o ponteiro do mouse para a velocidade máxima. É preciso fazer isso separadamente para o ponteiro do mouse e para o touchpad.

Como Alterar a Sensibilidade do Mouse (com Imagens)

Passo 04: Em seguida, desmarque a caixa “Aprimorar a precisão do ponteiro”. Despois clique em “Ok”.

Como Alterar a Sensibilidade do Mouse (com Imagens)

Editando o Registro para obter velocidade máxima no mouse

Outra forma de configurar a velocidade do ponteiro do mouse para o máximo possível é diretamente no editor de Registro. Vamos ao passo a passo de como fazer isso.

Passo 01: Pressione Windows + R. Em seguida, digite “regedit” na caixa de texto e pressione “Enter” para abrir o Registro.

Como Alterar a Sensibilidade do Mouse (com Imagens)

Passo 02: Procure pela pasta HKEY_CURRENT_USER. Depois, vá em “Painel de Controle” e “Mouse”.

Como Alterar a Sensibilidade do Mouse (com Imagens)

Passo 03: Procure pela opção “MouseSpeed” e dê um duplo clique sobre ela. Coloque “2” como velocidade.

Como Alterar a Sensibilidade do Mouse (com Imagens)

Passo 04: Depois, escolha a opção “MouseThreshold1” e dê um duplo clique sobre ela. Coloque “0” como valor.

Como Alterar a Sensibilidade do Mouse (com Imagens)

Passo 05: Na sequência, escolha a opção “Mouse Threshold2” e dê um duplo clique sobre ela. Coloque o “0” como valor.

Como Alterar a Sensibilidade do Mouse (com Imagens)

Passo 06: Por fim, feche o Registro e reinicie o PC.

Configure do seu jeito

Embora um ponteiro do mouse mais rápido possa transmitir a sensação de que o desempenho da máquina está melhor, na prática essa é apenas uma ilusão. Os cliques e a execução das tarefas não mudarão a sua velocidade por conta disso.

Contudo, em termos de personalização, é importante que você possa configurar o PC para funcionar exatamente do que jeito que você prefere. Por isso, a nossa recomendação é que mais do que configurá-lo na velocidade máxima você encontre qual é a velocidade ideal para você.

Como escolher um mouse e tudo o que você precisa saber

Se você não sabe como escolher um mouse, você está no post certo.

Todos sabem e reconhecem a importância de um mouse no dia-a-dia, principalmente quem usa muito o computador. Um mouse pode tornar sua rotina mais simples ou mais complicada. É importante escolher com cuidado o que usar.

Às vezes, um usuário de escritório não vai querer um mouse visando produção gráfica ou para jogos. Tudo depende das necessidades de cada um. Também não adianta comprar um mouse muito barato e ter que trocar a cada um ou dois meses.

Muitas vezes investir no periférico é questão de economia, mesmo que ele seja mais caro.

Estando disposto a investir em um mouse mais interessante, quais as características que você deve observar? Aqui vai uma lista prática:

  • DPI;
  • Tempo de resposta;
  • Laser vs óptico;
  • Botões e funções;
  • Tamanho e peso;
  • Layout;
  • Com ou sem fios;
  • Estética;
  • Mouse pad.

Teclado e mouse gamer: onde encontro barato e com bom desempenho?

Periféricos gamers: tire aqui todas as suas dúvidas

DPI

A sigla DPI (“dots per inch”, pontos por polegada) acaba muitas vezes sendo superestimada na hora da compra de um mouse. O problema é que não é só o DPI que qualifica ou desqualifica um mouse.

O DPI indica a quantidades por pontos em uma polegada. Ou seja, o quão “rápido” é um mouse na tela do computador. Quanto maior o valor do DPI, maior a sensibilidade e precisão do mouse. Um usuário comum necessita entre 400 a 600 DPI. Um outro que use edição de fotos ou modelagem 3D pode precisar de 800 DPI. Já um gamer vai depender dos jogos mais jogados.

Mouses comuns, sem grandes especificações, vão, em média, de 200 a 1.000 DPI. Já os mouses gamers podem chegar a 12.000 DPI. Ambos são configuráveis no computador, para diminuir ou aumentar a sensibilidade, mas um mouse normal nunca chegará ao valor de DPI de um mouse gamer.

Leia também:  Como causar uma boa impressão em um primeiro encontro

Tempo de resposta do mouse

Tempo de resposta ou taxa de captação é a capacidade do mouse de trocar informações com o computador. Quanto maior a taxa de captação, mais rápido seu computador responderá à ação.

Medida em Hertz (ciclos por segundos), os periféricos gamers de qualidade dão a possibilidade de configuração entre 125 e 1.000 Hz. A escolha por 250 Hz é a mais indicada.

Laser vs óptico

Os dois têm o mesmo princípio: fazer leituras da superfície, como se estivessem tirando fotos. Eles entendem o movimento a partir da diferença de uma imagem para outra.

O mouse óptico utiliza um LED para ter a superfície iluminada. Entretanto, já existem tecnologias de mouses ópticos que lançam uma luz LED infravermelha invisível ao olho humano.

Já o laser usa um laser infravermelho, o que gera uma captação das imagens de maneira mais nítida.

Com isso, o laser pode ser muito mais sensível (cerca de 20x mais) do que o óptico.

Os ópticos são geralmente mais baratos, mas aqueles a laser entregam maior precisão e são mais adaptáveis a diferentes superfícies. 

Botões e funções

A quantidade de botões e funções varia muito de aparelho para aparelho. O básico são os três botões principais (direito, esquerdo e a rodinha). Os botões extras podem ser configurados para oferecerem atalhos no sistema ou em programas. Alguns dispositivos gamers possuem um botão na lateral para configurar o DPI de forma mais prática.

Vale ressaltar, entretanto, que a necessidade de botões extras deve ser analisada antes da compra.

Tamanho e peso

A gama de tamanhos é enorme. Os dispositivos tamanho “mini” são uma possibilidade para os usuários que não utilizam o computador por muito tempo.

Geralmente os aparelhos são leves, mas isso pode incomodar alguns. Dependendo do modelo, há a possibilidade de ajustar o peso do dispositivo com um sistema de compartimentos externos que podem ser acoplados ou não.

Layout – sabe qual o tipo da sua pegada?

A pegada do mouse também é um fator importante a ser considerado. Se sua mão é pequena ou o foco é um notebook, há aparelhos com dimensões menores. Se o intuito é usar o periférico em um PC de mesa, aí o leque pode ser maior dependendo de suas necessidades.

Há mouses para canhotos, destros e ambidestros. Esse é um fator básico e muito importante a ser considerado. Os tipos de pegada também são variados. Há três tipos básicos de pegada: Palm Grip, Claw Grip e Tip Grip.

O Palm Grip é o mais popular, ele deixa os dedos quase inteiros por cima dos botões e preenche mais a palma da mão. Logo, é possível deixar quase a mão inteira no periférico.

Mais específico para games, o Claw Grip (ou “garra”) apoia muito bem a palma da mão, sendo que apenas a pontas dos dedos tocam o mouse. Assim, fica garantido maior agilidade e precisão.

O Tip Grip geralmente é menor e somente os dedos tocam o aparelho. Isso gera maior rapidez e leveza, mas pode causar desconforto se o foco por precisão.

Como Alterar a Sensibilidade do Mouse (com Imagens)

Com ou sem fios – a praticidade é subjetiva!

Há modelos wireless, bluetooth e com fio.

Saiba mais: conhece o mouse Logitech Flow?

Os mouses wireless funcionam com um sensor USB plugado no computador, possibilitando movimentos mais livres e espaçados. Se você é uma pessoa desorganizada e corre o risco de perder coisas pequenas, esse modelo não é muito indicado, visto que se perder o sensor, o aparelho não tem mais função.

Há modelos que se conectam via bluetooth e esse problema não tem mais espaço.

Também precisam de pilhas ou bateria, o que pode ser um incômodo e, a longo prazo, pode ser mais caro – depende do modelo. Alguns têm o potencial de utilizar as mesmas pilhas por meses.

Outros modelos são recarregáveis, não precisando mais de pilhas. Varia muito e, logo, é importante analisar isso na hora da compra.

O alcance é variável de produto para produto. Alguns mouses têm maior durabilidade da bateria e receptores nano que podem ser acoplados no computador sem gerar incômodos.

Já os dispositivos com fio conectam-se por um cabo USB e ficam presos ao computador.

Estética

Muitos dispositivos gamers têm luzes coloridas, mas se você quer algo para usar no escritório, talvez essa não seja a melhor opção. Há variações quanto à cor, material, acabamento e outros requisitos. Vale lembrar do ambiente que será usado e do que você gosta. Nesse sentido, o tópico é totalmente subjetivo.

Mouse pad

Não adianta ter um excelente mouse sendo que ele não tem um apoio decente. A primeira coisa a se observar é o material. Há materiais rígidos, semirrígidos e flexíveis. O importante é ter uma boa aderência à mesa. Dependendo do material do mouse pad, não se esqueça de observar costura, colagem e estruturas que podem ser danificadas facilmente.

Leia também:  Como ajudar um gato com o ombro quebrado (com imagens)

É importante ter um mouse pad caso a mesa seja de vidro. Há mouses que conseguem funcionar em vidro, mas é preciso observar o modelo antes da compra.

Agora, qual mouse comprar?

Separamos aqui alguns modelos da Logitech para você comparar. Dê uma olhada.

Mouses Office

Mouses domésticos são aqueles utilizados em escritórios. Geralmente são mais sérios e de cores neutras, com menos botões extras.

MOUSE SEM FIO LOGITECH M280

Como Alterar a Sensibilidade do Mouse (com Imagens)

  • Design destro;
  • Curvo;
  • Rastreamento óptico preciso;
  • Receptor nano;
  • Mini;
  • Sem fio.

MOUSE SEM FIO LOGITECH M170

Como Alterar a Sensibilidade do Mouse (com Imagens)

  • Design ambidestro;
  • Simples de usar;
  • Óptico;
  • Receptor nano;
  • Mini;
  • Sem fio.

MOUSE SEM FIO BLUETOOTH LOGITECH M585 PRETO

Como Alterar a Sensibilidade do Mouse (com Imagens)

  • Design destro;
  • Curvo;
  • Programável;
  • 2 botões para polegar;
  • Multi-tarefa;
  • Rolagem precisa;
  • Óptico;
  • Bluetooth.

MOUSE SEM FIO LOGITECH MX MASTER 2S PRETO

Como Alterar a Sensibilidade do Mouse (com Imagens)

  • Design destro;
  • Multi-tarefa;
  • Carregamento USB;
  • 4 botões extra;
  • Funciona em vidro;
  • Laser;
  • Bluetooth.

Mouses Gamers

Os mouses para jogos possuem RGB, mais funções, botões e são geralmente mais sensíveis, com um DPI mais alto. 

MOUSE PARA JOGOS MMO LOGITECH G203

Como Alterar a Sensibilidade do Mouse (com Imagens)

  • Design destro;
  • Programável;
  • 200 a 6000 DPI;
  • Luz RGB programável;
  • Armazena configurações;
  • Laser;
  • Gamer;
  • Com fio.

MOUSE PARA JOGOS PROGRAMÁVEL LOGITECH G403 PRODIGY

Como Alterar a Sensibilidade do Mouse (com Imagens)

  • Design destro;
  • 6 botões programáveis;
  • 200 a 12.000 DP1;
  • Armazena configurações;
  • Luz RGB programável;
  • Peso removível;
  • Óptico;
  • Gamer;
  • Com fio.

MOUSE PARA JOGOS LOGITECH G502 PROTEUS SPECTRUM

Como Alterar a Sensibilidade do Mouse (com Imagens)

  • Design destro;
  • 11 botões programáveis;
  • 200 a 12.000 DP1;
  • Luz RGB programável;
  • Peso removível;
  • Óptico;
  • Gamer;
  • Com fio.

MOUSE SEM FIO PARA JOGO LOGITECH G903

Como Alterar a Sensibilidade do Mouse (com Imagens)

  • Design ambidestro;
  • 200 a 12.000 DP1;
  • 11 botões programáveis;
  • 200 a 12.000 DP1;
  • Luz RGB programável;
  • Peso removível;
  • Óptico;
  • Com ou sem fio.

Fora esses modelos, a revendedora oficial da Logitech Store no Brasil tem muitos outros na linha Office (veja aqui) e outros na linha Gamer (veja aqui). Lembrando que a Logitech Store dá 9% de desconto na primeira compra (use LOGIAGORA) e mais 5% no boleto.

Gostou de algum? Comente aqui qual foi seu preferido!

eSSENTIAL Accessibility™ Manual do Usuário

eSSENTIAL Accessibility™ é uma tecnologia assistiva inovadora. Ela ajuda as pessoas com deficiência física a acessar sites mais facilmente.

Desde a primeira versão do eSSENTIAL Accessibility™ a interface ficou muito mais simples e os recursos foram significativamente melhorados.

eSSENTIAL Accessibility™: uma visão geral

eSSENTIAL Accessibility™ torna sua experiência de navegação mais acessível, oferecendo as seguintes ferramentas:

  1. Teclado na tela
  2. Alternativas para o mouse
  3. Zoom em texto e imagem
  4. “Auxiliar de clique” visual
  5. Texto para voz
  6. Reconhecimento de voz

“Comando de voz de exemplo”

  • Quando aplicável, este manual contém os comandos de voz que você pode usar para certas tarefas, como abrir uma caixa de diálogo ou clicar o mouse, dentro do eSSENTIAL Accessibility™.
  • Procure por balões de discurso na barra lateral à esquerda para os comandos de voz. Para ativar os comandos de voz, consulte Ativando comandos de voz na página 9.
  • Embora o eSSENTIAL Accessibility™ funcione com versões mais antigas do Microsoft Windows, todas as instruções e imagens aqui apresentadas presumem o uso do Windows 8.
  • Sua cópia do eSSENTIAL Accessibility™ será atualizada a partir da versão que foi utilizada para criar este manual, por isso algumas imagens e instruções podem variar ligeiramente de como o eSSENTIAL Accessibility™ funciona em seu computador. Se você tiver quaisquer perguntas ou comentários, por favor, envieos para [email protected]

eSSENTIAL Accessibility™ é um software que não vem instalado em seu computador pessoal. Para preparar o computador para usar o eSSENTIAL Accessibility™, siga estes passos:

  1. Em um navegador web, visite http://www.essentialaccessibility.com/pt.

    A página web é exibida.

    Você também pode iniciar o processo de instalação clicando no logotipo do eSSENTIAL Accessibility™ em qualquer site que o apresente.

    Como Alterar a Sensibilidade do Mouse (com Imagens)

  2. Clique no link Download. A página de download aparece.
  3. Clique na ilustração Download Now.
  4. Um Download de Arquivo – diálogo de Aviso de segurança pode aparecer. Se isso acontecer, clique no botão Executar.
  5. Siga as instruções restantes na tela para concluir a instalação.

Requisitos do sistema

eSSENTIAL Accessibility™ pode ser instalado em qualquer computador que atenda aos seguintes requisitos mínimos:

  • Microsoft Windows™ 8, Windows™ 7, Vista SP1 ou XP Pro SP3 (Windows 8 ou 7 recomendado)
  • Processor Pentium III, 600 MHz ou superior (Pentium IV recomendado)
  • 256 MB de memória RAM ou mais (512 MB recomendado)
  • 20 MB de espaço livre no disco rígido para a instalação completa
  • Conexão com a internet

Da tela inicial do Windows 8, clique no bloco eSSENTIAL Accessibility

Como Alterar a Sensibilidade do Mouse (com Imagens)

eSSENTIAL Accessibility

Como acessar a ajuda online

Para verificar a ajuda online dentro do eSSENTIAL Accessibility™, clique no ícone Ajuda.

Você também pode acessar a ajuda a partir da tela de Configurações.

Como sair do eSSENTIAL Accessibility™

Para encerrar o eSSENTIAL Accessibility™, clique no ícone de Sair do aplicativo no canto superior direito da janela.

O eSSENTIAL Accessibility™ não exige que as pessoas usem teclados e mouses convencionais para navegar na web.

Use a sua opção favorita – apenas teclado, apenas mouse, ou até mesmo a sua voz – para navegar nas páginas web.

Ativando alternativas de teclado e mouse

“Abrir Configurações” ou “Abrir Opções” ou “Exibir Opções” ou “Exibir Configurações”

Para tornar as alternativas de teclado e mouse do eSSENTIAL Accessibility™ disponíveis enquanto você navega clique no ícone Configurações.

Para fechar a tela de configurações e retornar à página web exibida atualmente, clique novamente no ícone Configurações.

Ativando o teclado na tela

“Fechar Configurações” ou “Fechar Opções” ou “Ocultar Opções” ou “Ocultar Configurações”

Na tela de Configurações, clique em Teclado na lista no lado esquerdo da tela, depois clique na caixa de seleção Abrir teclado automaticamente.

Como Alterar a Sensibilidade do Mouse (com Imagens)

Ativando o seu substituto de mouse na tela favorito

Na tela de Configurações, clique em Substitutos de Mouse na lista no lado esquerdo da tela, em seguida, escolha o seu substituto de mouse preferido na lista suspensa Ativar Mouse Visual na inicialização.

Como Alterar a Sensibilidade do Mouse (com Imagens)

Esta definição apenas diz ao eSSENTIAL Accessibility™ qual escolha habilitar quando você começar a navegar. Você pode alternar entre diferentes substitutos de mouse enquanto você navega.

Ativando comandos de voz

Até agora o eSSENTIAL Accessibility reconhece comandos nos seguintes idiomas:

  • Inglês
  • Francês
  • Italiano
  • Português
  • Espanhol
  • Mais idiomas serão adicionados em versões futuras do eSSENTIAL Accessibility™.
  • Para uma lista completa de todos os comandos de voz em outros idiomas além do inglês, consulte os comandos de voz em francês, italiano, português e espanhol na página 51.
  • Na tela de Configurações, clique em Controle de Voz na lista no lado esquerdo da tela, em seguida, Comandos de voz e, finalmente, na caixa de seleção Habilitar comandos de voz.

Como Alterar a Sensibilidade do Mouse (com Imagens)

Você também pode ativar os comandos de voz clicando no ícone Comandos de voz na parte superior da janela do eSSENTIAL Accessibility™.

Nesta tela você também pode definir o mecanismo de reconhecimento de voz de sua preferência. Muitos computadores terão apenas o padrão da Microsoft, mas algumas pessoas podem usar outro mecanismo de outra empresa. Se o seu computador não tiver nenhum mecanismo de reconhecimento de voz, esse recurso não estará disponível.

Usando o mouse para inserir texto

Em vez de usar um teclado físico para digitar texto em uma página da web, você pode usar o mouse em seu lugar. Para fazer isso, siga estes passos.

WebCis Criação e Desenvolvimento de Sites

  • Informação: Nesta matéria abordaremos métodos de como mudar o cursor de seu mouse de maneira rápida e fácil, possibilitando modificar o cursor para diversos modelos diferentes ou até mesmo um cursor pe
  • Obs: Vale lembrar que ps comandos citados nesta matéria funcionam em todos os navegadores sem distinção, sem a necessidade de prefixos.
  • Vejamos um exemplo:

.exemplo1 {
cursor:pointer;
}

O comando cursor permite que o estilo do cursor do mouse seja modificado facilmente por algum outro modelo padrão ou até mesmo uma imagem personalizada .

Opções do comando cursor:

 – Crosshair: Para precisão; posicionamento;   – Default: Padrão do sistema (seta);   – Pointer: Objeto clicável;   – Move: Objeto móvel;  – Text: Selecionar ou editar um texto;   – Wait: Icone de espera ou carregamento;  – Help: Ajuda;   – e-resize: Direita;   – ne-resize: Diagonal cima-direita;  – n-resize: Cima;   – nw-resize: Diagonal cima-esquerda;   – w-resize: Esquerda;   – sw-resize: Diagonal baixo-esquerda;  – s-resize: Baixo;  – se-resize: Diagonal baixo-direita.

Abaixo alguns exemplos de utilização:

.exemplo_1 {
cursor:crosshair;
}

.exemplo_2 {
cursor:help;
}

.exemplo_3 {
cursor:move;
}

.exemplo_4 {
cursor:pointer;
}

.exemplo_5 {
cursor:text;
}

  1. Veja o Resultado:
  2. Exemplo 1
  3. Exemplo 2
  4. Exemplo 3
  5. Exemplo 4
  6. Exemplo 5
  7. Exemplo 6

Cursor com Imagens O comando cursor permite também que o cursor padrão do mouse seja substituido por uma imagem ou outro icone de sua escolha. Essa função permite que o cursor do mouse seja modificado tanto em apenas uma parte de seu site quanto no site inteiro.

Vejamos um exemplo:

.exemplo_1{
cursor: url(http://www.webcis.com.br/images/lupa-clientes.cur), default;
}

Para que seja possível a substituição do cursor, é necessário que a imagem a ser utilizada esteja nos formatos .cur ou .gif (para imagens estáticas) ou .ani (para animações, como o exemplo acima) e que a imagem esteja hospedada em seu próprio site ou qualquer outro link externo.

  • Veja o Resultado:
  • Exemplo 1
  • Publicidade

Postado por: Arthur Di Polito Criação e Diagramação  Gostou dessa dica?4 voto(s)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*