Como alisar cabelos cacheados e com frizz: 10 passos

Como Alisar Cabelos Cacheados e Com Frizz: 10 Passos

Conheça 7 dicas dos profissionais para colocar um ponto final no cabelo arrepiado

Como Alisar Cabelos Cacheados e Com Frizz: 10 Passos

O cabelo com frizz pode ter várias causas, mas a solução é sempre tratar a saúde dos fios

Como Alisar Cabelos Cacheados e Com Frizz: 10 Passos

Produtos com ação anitumidade evitam o cabelo arrepiado e preservam o brilho dos fios

Como Alisar Cabelos Cacheados e Com Frizz: 10 Passos

Seu cabeleireiro pode te ajudar a encontrar os melhores produtos para o cabelo com frizz

Como Alisar Cabelos Cacheados e Com Frizz: 10 Passos

Hábitos simples como secar o cabelo da forma certa podem transformar a aparência dos fios

Os produtos usados durante o banho podem melhorar muito a aparência e a saúde do cabelo com frizz porque permitem que você realize um tratamento contínuo nas madeixas a cada lavagem.

Para controlar os cabelos arrepiados, o melhor a fazer é investir em produtos que tenham ação disciplinante e hidratante, que possam tratar o ressecamento e reparar os danos na fibra que facilitam a formação do frizz.

A linha Liss Unlimited , de L'Oréal Professionnel, é uma boa opção para oferecer esse efeito porque conta com a tecnologia Pro Keratin, que hidrata e fortalece os fios para evitar novos danos, e de óleo de kukui, que tem Ômega-3 e Ômega-6 para proteger as madeixas da umidade que deixa o cabelo arrepiado.

O shampoo limpa os fios e o couro cabeludo sem ressecar, enquanto o condicionador oferece a hidratação necessária para o dia a dia. Para realizar um tratamento mais intensivo, utilize a máscara Liss Unlimited , que nutre, alinha, repara e revitaliza as madeixas, conferindo um acabamento sedoso e brilhoso de longa durabilidade.

3) Nunca dispense a hidratação durante o banho

Mesmo um shampoo de ação hidratante precisa ser acompanhado por um condicionador ou uma máscara para que o cabelo se mantenha saudável.

O shampoo remove as impurezas, os resíduos e o excesso de oleosidade das madeixas, então mesmo quando tem ação de tratamento ele não consegue repor todos os nutrientes de que a fibra precisa.

O condicionador oferece essa hidratação de forma mais suave, tornando os fios macios e brilhosos sem pesar, especialmente nos cabelos finos.

Quem tem cabelo normal a grosso ou já fez algum tipo de química – alisamento, coloração ou descoloração – pode se beneficiar do uso mais regular da máscara, que concentra os ativos do condicionador com mais intensidade para promover uma revitalização mais intensiva. Converse com seu cabeleireiro para encontrar a melhor opção para você e a frequência perfeita.

A forma como você desembaraça o cabelo pode fazer toda a diferença na aparência do frizz e existe um ritual correto para cada caso. Para evitar os fios arrepiados, os cabelos lisos só devem ser penteados quando estão secos.

Quando está molhado, o fio fica inchado e mais propenso à quebra, então o atrito entre os nós e a escova ou o pente pode arrebentar a fibra e deixá-la arrepiada.

Já os cabelos cacheados precisam ser penteados enquanto estão úmidos ou molhados; caso contrário, ficam armados e sem definição. A ferramenta utilizada também afeta o resultado.

“É muito importante usar pentes largos para pentear os fios” indica o hairstylist César Augusto , embaixador L'Oréal Professionnel. Esse tipo de pente causa menos atrito entre os fios e permite que você desembarace as mechas sem danificá-las.

5) Cuidado ao secar o cabelo depois do banho

Outro cuidado importante no dia a dia é secar os fios da forma certa para não deixar o cabelo arrepiado. “O produto que você usa e a maneira que você seca o cabelo são a chave para ter um styling de sucesso” afirma César.

O primeiro cuidado é usar uma toalha de microfibra ou uma camiseta de algodão para retirar o excesso da água dos fios sem esfregá-los demais. Como são tecidos mais gentis, eles não vão estimular o frizz como uma toalha normal.

Em seguida, aplique um protetor térmico que ajude a disciplinar os fios; o sérum Liss Unlimited é perfeito para esse papel porque tem um perfume incrível e confere um acabamento sedoso e radiante para as madeixas, além de proteger a fibra do calor para evitar o ressecamento. Depois, é hora de usar o secador.

Lembre-se de sempre direcionar o jato da raiz para as pontas e nunca ao contrário; assim, você estimula que o caimento fique mais polido e alinha as cutículas da forma certa para que fiquem seladas e não absorvam a umidade que causa o frizz.

Uma dica que poucas pessoas conhecem para evitar e tratar o frizz é nunca tomar banho com água quente.

A temperatura alta dilata a cutícula da fibra, o que facilita a perda de água e nutrientes e pode agravar o cabelo ressecado – e, com isso, os fios arrepiados.

Opte por uma temperatura fria ou morna pelo menos na hora de lavar a cabeça; assim, você respeita os limites do cabelo e ajuda a recuperação da saúde das madeixas.

7) Incorpore um leave-in com proteção antiumidade à sua rotina de beleza

Mesmo usando bons produtos durante o banho, completar a rotina com um leave-in é fundamental no caso dos cabelos com frizz. Os finalizadores sem enxágue ajudam a reter os nutrientes na fibra, prolongando o resultado dos tratamentos.

Além disso, eles também podem oferecer proteção antiumidade, realçar o brilho dos fios, facilitar o desembaraço e deixar o cabelo muito mais macio.

O sérum Liss Unlimited é uma ótima opção para cumprir todas essas funções e ainda proporcionar proteção térmica, mas há várias opções de leave-in no mercado para cada tipo de necessidade: proteção de cor, definição de cacho, volume para cabelos finos e muito mais. Converse com seu cabeleireiro para descobrir os itens perfeitos para incluir no seu kit de beleza.

Visite um salão de beleza para cuidar das madeixas com um profissional!

Cadastro realizado com sucesso

}

Como acabar com o frizz do meu cabelo? Vem ver essas dicas!

A mulher que nunca teve um “bad hair day” que atire a primeira pedra. Os fios indisciplinados, armados e com muitos frizz são o pesadelo para qualquer pessoa minimamente vaidosa. O que poucas pessoas sabem, porém, é que com os cuidados diários certos é possível acabar com o frizz de uma vez por todas.

O frizz aparece nos cabelos por dois motivos: cabelos com falta de hidratação ou umidade excessiva do ar. Já notaram que em dias mais frios e chuvosos os fios ficam ouriçados e arrepiados e que, por mais que você tente colocá-los no lugar, nada funciona? Isso acontece porque a umidade do ar age como um imã que atrai para cima os fios mais fragilizados.

Para manter as madeixas alinhadas mesmo em dias extremamente úmidos é necessário seguir 5 passos fundamentais no cuidado diário. É importante saber que os resultados não irão aparecer de uma hora para a outra, mas a longo prazo é possível ter cabelos dignos de capa de revista mesmo em dias ou cidades úmidas. Quer saber quais são esses passos? Então vamos lá!

5 passos para ter cabelos lindos e acabar com o frizz

Como Alisar Cabelos Cacheados e Com Frizz: 10 Passos

Menos química, por favor!

O excesso de procedimentos químicos como alisamento, progressiva, relaxamento e tintura — total ou luzes — resseca, quebra e deixa os fios fracos e opacos. O ideal é sempre esperar um período considerável entre um procedimento e outro.

Por isso, o cabeleireiro precisa estar em sintonia com a cliente e avaliar, a cada visita, as necessidades do cabelo. Uma reconstrução da fibra capilar entre um retoque e outro do alisamento, por exemplo, pode ser necessária para recuperar a queratina e fechar as cutículas do fio — cutículas seladas é sinônimo de cabelos disciplinados e sem frizz!

Hidrate mais, hidrate sempre

Hidratação é o procedimento básico para quem quer ter um cabelo bonito, saudável e, claro, sem frizz. O ideal é hidratar a cada 15 dias para que o cabelo recupere todo o brilho, maciez e viço perdido no dia a dia.

É natural que o cabelo perca um pouco de vida e fique ressecado, tanto por causa da correria diária — que faz com que você não dê a atenção necessária a ele durante cada lavagem —, como por causa de fatores externos — sol, vento e poluição. A cada dois meses faça uma hidratação mais profunda ou uma cauterização capilar — isso dará mais força ao fio.

Para as cacheadas e crespas o indicado é hidratar uma vez por semana, principalmente nas estações mais quentes do ano. Uma vez por mês faça uma hidratação mais intensa no salão de beleza. Os cabelos cacheados e crespos são mais sensíveis e tendem a ficar mais ressecados que os fios lisos.

Use produtos amigos

Sabe por que os cabeleireiros são os melhores amigos das mulheres? Porque só eles podem te dizer qual é o seu tipo de cabelo e quais são os produtos mais indicados para o seu uso diário.

Shampoo, condicionador, máscara e finalizador precisam ser adaptados às necessidades do seu tipo de cabelo e devem ser variados de tempos em tempos. Só assim é possível prolongar o efeito da hidratação, da coloração e dos demais procedimentos.

Leia também:  Como alimentar filhotes de coelho: 11 passos

As escovas e os pentes também merecem atenção. Prefira sempre os que possuem cerdas naturais que agridem menos os fios e ajudam a deixá-los selados e disciplinados. O pente de madeira é uma excelente opção para reduzir o frizz.

Tome cuidado com o calor

Água quente demais, secador em temperaturas elevadas e o uso constante de chapinhas, difusores e babyliss são amigos íntimos do frizz. As temperaturas elevadas ressecam os cabelos, deixando-os estáticos e elétricos. Além de serem os vilões que contribuem para o surgimento das pontas duplas.

O uso do secador em temperatura morna e na posição correta — de cima para baixo e a uma distância de 10 cm do fio — ajuda a baixar o volume dos cabelos e a alinhar os fios. Ao final sempre jogue um jato de vento frio para potencializar o efeito da escova. Nunca se esqueça do protetor térmico ao usar secador, chapinha, babyliss ou difusor, ele protege o cabelo do calor excessivo e direto.

Corte de vez em quando

Manter o corte é sempre bom e eficaz para garantir a saúde dos fios e ajudar o cabelo a crescer. Para quem tem cabelos muito finos ou muito volumosos o mais indicado são os cortes retos para que os cabelos não armem ou para que os fios não fiquem ouriçados ao secar naturalmente.

Os cortes repicados — cortados com navalha — não precisam ser riscados da lista. Quando feitos por profissionais da sua confiança, e com equipamentos devidamente afiados, eles podem dar um up ao visual e até mesmo diminuir ou disfarçar o volume.

Dito tudo isso, é importante salientar que manter bons hábitos no dia a dia é o que faz você ter o cabelo dos sonhos. Ou seja, não adianta usar os melhores produtos, fazer visitas periódicas ao salão e manter o corte em dia se você não consegue desapegar de pequenas manias que, por mais inocentes que possam parecer, são nocivas aos fios, como por exemplo, cortar as próprias pontas.

3 manias que te impedem de acabar com o frizz

Como Alisar Cabelos Cacheados e Com Frizz: 10 Passos

Excesso de cremes

Seja leave-in, máscara hidratante ou condicionador, o ideal é sempre usar a medida de uma moeda de 1 Real e aplicar os produtos apenas no comprimento. Certifique-se sempre de que você removeu todo o produto do cabelo, se ele necessitar de enxágue.

Cabelo úmido e preso

Ao amarrar seu cabelo molhado ou úmido você contribui para a quebra do fio e, consequentemente, para o surgimento de frizz. Além disso, esse hábito promove o surgimento de fungos, caspas e seborreia no couro cabeludo.

Mãos pesadas

Tenha cuidado e delicadeza ao cuidar do seu cabelo. Durante a lavagem, massageie o couro cabeludo com calma, ao secar não friccione os fios na toalha para não os deixar ouriçados. Já para pentear, comece sempre pelas pontas para desembaraçar melhor e evitar nós.

Cabelos bonitos, com brilho, volume e maciez demandam cuidados diários e constantes. Com os produtos adequados e bons hábitos é possível se ver livre do frizz, faça chuva ou faça sol!

Gostou das nossas dicas sobre como acabar com o frizz dos cabelos e já sabe como conseguir alinhar suas madeixas de agora em diante? Então compartilhe o post em suas redes sociais e espalhe a notícia!

Aneethun recomenda

Linha Liss System Alinhamento Capilar – Redução do frizz e liso duradouro para cabelos indisciplinados.

Como Alisar Cabelos Cacheados e Com Frizz: 10 Passos

10 passos para ter cachos lindos e definidos – Cabelos&cia

Lindos, os cachos precisam ser bem tratados – e receber os produtos certos. Para ter cachos lindos e definidos, basta seguir algumas regras básicas. Quem ensina é o cabeleireiro Amauri Guedes, hairstylist e proprietário da marca AG Hairdresser, que tem unidades em Ipanema e na Vogue Square, no Rio de Janeiro.

1- Como deve ser cuidado?

O cabeleireiro deve identificar alguns fatores primeiro. “Se tem química ou se estão danificados com o uso de pranchas, aparelhos de cachear e secadores. Estes equipamentos, com o uso contínuo, ressecam ainda mais os fios.

Outra dica é verificar o tipo de cacho. Somente um profissional especializado dirá o tipo de tratamento apropriado.

Temos hoje no mercado vários produtos capazes de recuperar, controlar o volume e trazer aquele brilho, além de definir”, comenta o expert.

2- Qual tipo de pente e escova usar?

“Gosto muito da combinação de madeira. Os dentes largos permitem que você desembarace os cachos sem desmanchar a forma deles. Principalmente depois de fazer cachos com modeladores”, diz.

3- Como deve ser a água do banho ou lavatório?

O ideal é usar fria ou levemente morna. “A água quente acaba por ajudar a comprometer a saúde dos fios, estimulando a oleosidade do couro cabeludo, contribuindo ainda mais para o ressecamento”, explica.

Como Alisar Cabelos Cacheados e Com Frizz: 10 Passos

4- Vale a pena usar produtos no e low poo?

A tendência está com tudo no Brasil. “A técnica low poo (pouco xampu) é um método de lavagem capilar que se propõe a cuidar dos cabelos de forma mais natural possível.

O movimento Slow Beauty tem como objetivo diminuir o uso de cosméticos com componentes químicos e sintéticos. A proposta do no poo e low poo é a mudança de hábito no momento de lavar.

Com isso, respeita e mantém a gordura natural do couro cabeludo, sem retirar dos fios a proteção e o equilíbrio da hidratação natural necessária”, comenta Amauri Guedes.

5- Quais os produtos mais indicados para cacheados?

Para ter cachos lindos e definidos, o melhor mesmo é investir em um bom leave-in ou creme para pentear. “Eles eliminam o frizz, definem o cacho, controlam o volume e mantém o cabelo hidratado e selado.

” É importante lembrar que cada tipo de cacheado tem suas próprias características e cuidados especiais. “Determinados produtos à base de óleos vegetais, como o de coco, são ricos em ácidos graxos e cuidam diretamente da saúde do córtex.

Eles resgatam a elasticidade da fibra capilar e previnem a quebra”, exemplifica.

6- Qual o melhor tratamento?

Depende do tipo e da textura dos fios. Os cachos mais suaves necessitam de maior proteção antioxidante. Neste caso, deve-se usar produtos que tenham como ingrediente ativo o extrato de tamarindo, que hidrata, condiciona e protege.

“Os cachos mais soltos precisam de definição e fortalecimento. Normalmente, são mais finos e complicados de pentear, pois embaraçam com facilidade. Eles também precisam de lubrificação mais uniforme, definição de cachos e força. Recomendo aqui óleos, que são bem-vindos.

” Os cachos mais intensos precisam de muito mais hidratação, pois são mais fechados. Aqui, aposte em óleo de coco, girassol, argan e abacate, que proporcionam condicionamento, brilho e nutrição.

“No geral, duas hidratações semanais, intercalando com uma nutrição e uma reconstrução mensal, fortalecem os fios”, recomenda.

7- Secador em excesso é prejudicial?

Sim, usado em crespos ou cacheados pode causar frizz e também uma perda, mesmo que temporária, da definição dos cachos (a fitagem). “O mais aconselhável seria usar com difusor.

Ele proporciona uma distribuição melhor do ar e você deixa os cachos mais arrumadinhos. Uma dica: deixe o cabelo secar um pouco naturalmente antes de usar o difusor.

E sempre com um produto de proteção térmica”, diz.

Como Alisar Cabelos Cacheados e Com Frizz: 10 Passos

8- Qual tratamento deve ter um cabelo crespo com coloração e descoloração?

Para este cabelo, devemos ter três passos: hidratação, nutrição e reconstrução. “Os descoloridos ficam mais fragilizados. Experimente a técnica pré-poo, para proteger as pontas”, recomenda. Para isso, use uma boa quantidade de um produto mais hidratante ou oleoso nas pontas e deixe agir por alguns minutos.

Depois, é só enxaguar tudo e em seguida aplicar o xampu para a limpeza. “Na hora da aplicação, o truque é passar xampu apenas no couro cabeludo e massagear bem com a pontinha dos dedos. Faça movimentos de dentro para fora”, ensina Amauri. O condicionador ajuda a selar as cutículas e deixar o cabelo mais macio e brilho.

Mas ele deve ser aplicado por último, depois da hidratação, nutrição ou reconstrução.

9-  Como deve ser a finalização para não ficar nem seco nem oleoso?

Existem vários tipos de produtos, com tecnologias específicas e adequadas a todas as texturas capilares. Desde versões mais fluidas, como o spray, até outras densas, como óleo e cremes.

“Estas últimas são mais ideias, pois dão forma aos cachos, além de hidratar proporcionando brilho e redução do frizz. O ideal é aplicar quando o fio ainda está úmido, mecha a mecha, do comprimento às pontas, em forma de caracol.

Evite passar no couro cabeludo para não deixar a raiz oleosa, com aspecto pesado e acúmulo de resíduos.”

10- Uma dica caseira?

“Coloque mais ou menos 100 ml de água filtrada no borrifador. Acrescente uma colher de sopa de um creme de pentear de textura fluida e adicione, também, um pouquinho de óleo. Pode ser de coco. Feito isso, borrife a mistura no cabelo para revitalizar os cachos que ainda persistirem em ficar ressecados ou indefinidos”, completa.

Leia também:  Como apagar filmes ou séries da lista de assistidos recentemente no netflix

Foto: Pixabay e Shutterstock

Como alisar o cabelo em casa? Confira o passo-a-passo – Cabelo bom é o meu

Muitas mulheres desejam ter o cabelo liso, e para conseguir isso recorrem ao alisamento. Alisar os fios já é algo muito comum no Brasil e no mundo, com diversas técnicas e tipos de tratamentos diferentes.

Mas, quando se pensa em alisar o cabelo já começam a surgir várias dúvidas na nossa cabeça, entre elas, o tempo de duração e os possíveis males que as químicas usadas nos fios podem causar.

Além disso, também surge o desânimo de passar horas na fila de espera do cabeleireiro ao invés de fazer o fazer o próprio cabelo.

Será que não tem um opção de como alisar o cabelo em casa? Tem, e nós vamos te explicar direitinho como fazer!

Como funciona o alisamento?

Quando a gente pensa em alisamento, só lembramos da parte que é o “liso” e esquecemos todo o trabalho que envolve esse processo. Primeiramente, alisar o cabelo significa alinhar as cutículas capilares, deixando o cabelo com mais brilho e dando aquele efeito liso, que tantas procuram.

Agora, para falar sobre durabilidade ou seus prós e contras, temos que levar em consideração os tipos de alisamento. Você já deve ter visto vários por aí: escova progressiva, escova de chocolate, definitiva, marroquina, lifting hair… São diversas opções para escolher e às vezes até confundem. Vamos falar um pouco sobre elas.

Como Alisar Cabelos Cacheados e Com Frizz: 10 PassosFios naturais são incríveis, mas fios alisados também são belos – @mobhair

Tipos de alisamento

O seu principal foco na hora de escolher um tipo de alisamento é sobre a química do produto. Existem alisamentos que utilizam formol e outros que não.

Mas você sabe os problemas disso? O formol em grande excesso agride o cabelo, na realidade, qualquer tipo de alisamento feito com química se torna um processo agressivo para o cabelo, já que ele absorve todos os componentes.

Então, se você tem o cabelo fino, delicado, que já demanda alguns trabalhos a mais, é melhor pensar antes de escolher um alisamento químico. “Mas só tem coisa ruim em um alisamento químico?” Não. Até porque se fosse assim ninguém faria, não é?

O grande pró do alisamento químico é que ele dura bem mais que um alisamento caseiro, e quando falamos sobre praticidade, sua melhor opção pode ser essa, mas lembre-se, um alisamento químico deve ser feito por profissionais, nada de querer se aventurar sozinha em casa, os resultados podem ser terríveis!

Já o alisamento caseiro

Com esse aqui você não precisa se preocupar, ele não agride o fio, ao contrário, deixa o cabelo macio, sedoso e cheio de brilho, pois além de alisar, ele hidrata.

Como já foi dito, sua durabilidade é menor, e também vale lembrar que o cabelo não fica lisinho.

Se você escolher o alisamento feito em casa, tenha em mente que o processo de deixar o cabelo bem liso leva tempo, tendo que repetir o tratamento uma vez por semana ou a cada 15 dias. Aqui o foco é deixar o cabelo saudável.

Como alisar o cabelo em casa?

Escolheu alisar o cabelo em casa? Que bom! Aqui, além de alisar, você estará tratando os fios, ou seja, não tem nenhuma restrição.

Antes de começar a colocar as receitas na cabeça, é importante lavar o cabelo com um shampoo anti-resíduos, para deixar as cutículas dos fios abertas, assim elas vão conseguir absorver todas as coisas boas desse alisamento.

1 – Alisando com receita caseira

Com leite e maizena

  • Ingredientes:
  • – 1 copo de leite (200ml) – Não pode ser desnatado
  • – 2 colheres de sopa de maisena
  • Passos:
  • 1) Lave o cabelo com um shampoo anti-resíduos e deixe ele secar naturalmente;
  • 2) Misture os ingredientes e não deixe fazer bolhas. Não precisa levar a mistura ao fogo;
  • 3) Coloque em um borrifador, espirre nos fios, que devem estar secos, e passe um pente fino alisando as mechas;
  • 4) Vá fazendo isso até o cabelo secar, o que leva mais ou menos uma hora;
  • 5) Enxágue com água fria e use o condicionador que você preferir.
  • Essa máscara deixa os cabelos bem macios e com brilho, além de alinhar os fios.

Outra opção é:

Máscara de ovo com azeite

  1. Ingredientes:
  2. – 2 ovos
  3. – 2 colheres de chá de azeite
  4. Passos:
  5. 1) Lave o cabelo e, em seguida, tire o excesso de água com uma toalha;
  6. 2) Separe a gema e a bata junto com uma colher de chá de azeite no liquidificador ou com a ajuda de um garfo mesmo;
  7. 3) Aplique por todo o cabelo e deixe agir por 20 minutos;

4) Lave a misturinha dos fios com shampoo e água fria. Depois é só secar. Se for secar as madeixas com a ajuda do secador, não esqueça do protetor térmico ????

Os fios ficam alinhados e com muuuuito brilho.

Como Alisar Cabelos Cacheados e Com Frizz: 10 PassosComo alisar o cabelo em casa – @pinterest

2 – Com progressiva caseira

Existem vários tipos de progressivas caseiras no mercado, e diversas opções que não usam formol! Você pode escolher a que mais lhe agradar e todo o processo é bem simples.

Lave o cabelo com um shampoo anti-resíduos. Separe o cabelo por mechas e passe o produto escolhido. Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem, e em seguida faça uma escova e passe a chapinha. Bem simples, não é? Lembrando que o passo a passo a ser seguido, depende do produto que você está passando, ou seja, leia sempre as instruções.

Cuidados após alisar o cabelo em casa

Para qualquer tipo de alisamento, é importante dar uma atenção maior aos fios após a realização do processo.

Principalmente se você fez uma progressiva caseira utilizando produtos químicos.

Para isso, faça o famoso cronograma capilar e tenha os fios sempre saudáveis e com o efeito liso prolongado! Esperamos que vocês tenham gostado dessas receitinhas de como alisar o cabelo em casa.

E você, já tentou algumas dessas dicas? Conta para a gente!

Cauterização em Cabelo Cacheados Alisa? Saiba Tudo Sobre a Técnica

Como Alisar Cabelos Cacheados e Com Frizz: 10 Passos

Se você já ouviu por aí que cauterização no cabelo cacheado alisa o fio e por isso desistiu do tratamento, fique calma! Trouxemos aqui informações importantes sobre o assunto e que vão ajudar super! Se você nunca ouviu sequer falar de cauterização capilar, chegou a hora de conhecer esse tratamento que promete fios saudáveis novamente! Fique por aqui e saiba mais!

O que é a cauterização no cabelo cacheado?

Em termos gerais, a cauterização capilar é um tratamento que recupera a fibra capilar, devolvendo ao fio as proteínas necessárias para repor a sua massa perdida. Ela funciona como uma reconstrução capilar, porém, mais profunda.

Isso porque a cauterização é feita com a aplicação de queratina líquida diretamente no cabelo enquanto a reconstrução é realizada com produtos cosméticos reconstrutores –como máscaras hidratantes, por exemplo- que podem ou não ser à base de queratina, desde que sejam ativos capazes de restaurar o fio e devolver a ele suas proteínas. Esse tratamento pode ser feito tanto em cabelos lisos, quanto ondulados, porém, cacheadas e crespas têm a tendência a se beneficiar ainda mais com esse tratamento, mas falaremos disso a seguir! Quer uma dica de produtos reconstrutores poderosos para usar em casa? Experimente a linha Socorro Capilar da Salon Line.

Benefícios da cauterização no cabelo cacheado

Então vamos lá! O cabelo cacheado e crespo, por possuir forma espiral ou mesmo em “Z”, acaba tendo dificuldade para que o óleo natural do couro cabeludo desça pelo fio, atingindo o comprimento e pontas.

Por este motivo, a tendência é que estes fios sejam mais ressecados, precisando de mais etapas de nutrição do que os outros tipos de cabelo.

Esse óleo produzido pelas glândulas sebáceas tem o poder não apenas de nutrir o fio, mas de protegê-lo de danos externos como ação do sol, vento, poluição, altas temperaturas de ferramentas de calor como secador e modelador e, ainda, de procedimentos químicos, tais como descoloração e coloração, por exemplo.

Quando as pessoas não mantém as etapas de nutrição do cabelo cacheado e crespo em dia, o fio fica ainda mais desnutrido e desprotegido em relação a estes fatores. Os danos causados por eles são capazes de retirar tanto a umidade e o óleo dos fios, quanto a sua massa, deixando as madeixas ressecadas, porosas, frágeis, quebradiças, excessivamente elásticas, com pontas duplas e frizz.

Ou seja, todos os fios podem sofrer com estes danos, porém, os cacheados e crespos têm a tendência a serem mais frágeis a eles.

Leia também:  Como alterar a sensibilidade do mouse (com imagens)

Por este motivo é que a cauterização capilar é um tratamento super vantajoso para o cabelo cacheado, afinal, com a aplicação da queratina líquida e, consequentemente, a reposição da massa capilar, o fio fica encorpado e fortalecido novamente, mais maleável, macio, brilhante, cheio de vida e movimento.

Afinal, cauterizar os cachos alisa o cabelo?

Como o resultado da cauterização deixa a cabeleira mais macia e alinhada, as pessoas têm a impressão de que o procedimento alisa os cabelos cacheados e crespos, mas na verdade, é só impressão mesmo.

Afinal, a queratina deixa o fio super maleável, mas não é capaz de modificar a estrutura do fio e alisá-lo, ok!? Esse efeito de volume reduzido do cabelo passa após a próxima lavagem, enquanto os fios continuarão saudáveis e belos, além dos cachos e crespinhos que ficarão firmes e fortes, não serão afetados.

A queratina líquida não tem ação alisante, mas deve ser usada com cautela!

Pois é, conforme já dissemos, a queratina líquida não tem propriedades alisantes, portanto, não precisa se preocupar com isso. Entretanto, é importante ter bastante cautela ao utilizar esse ativo durante a cauterização capilar.

Isso porque ao exagerar na quantidade de queratina aplicada, o fio pode apresentar efeito reverso, ao invés de ficar macio e maleável, ele pode se tornar rígido.

Sendo assim, antes de qualquer coisa, tenha certeza de que o seu fio está mesmo precisando de reposição de proteína, pois, caso seus níveis de massa estejam no lugar e você aplique a queratina o cabelo, ele pode ficar com um aspecto endurecido.

Muitas vezes o nosso cabelo não está tão saudável, mas basta algumas etapas de hidratação ou nutrição para que se recupere. Para ter certeza de que é de reposição de queratina que o seu fio precisa faça um teste de porosidade. Solte o clique e descubra como!

Aprenda aqui como fazer a cauterização no cabelo cacheado em casa

É possível sim fazer a cauterização no cabelo cacheado em casa mesmo, basta seguir os passos corretamente e fazer a aplicação com cuidado. De qualquer maneira, nossa sugestão é sempre procurar um profissional, se possível, para evitar qualquer problema. Quer você mesma “enfiar a mão na massa”? Então bora para o passo a passo!

Passo 1: use um shampoo sem sal para lavar as madeixas e repita a operação. É preciso que o couro cabeludo fique bem limpinho.

Passo 2: em seguida, ainda com os cabelos úmidos borrife a queratina líquida em todo o comprimento e pontas dos fios. Caso a sua queratina líquida não venha diretamente em uma embalagem com borrifador, transfira o produto para um recipiente deste tipo, pois facilita muito mais a aplicação.

  • Passo 3: aguarde por volta de 10 minutos e, na sequência, aplique uma máscara de hidratação por cima da queratina, mechas a mecha, em todo o cabelo.
  • Passo 4: aguarde mais 3 minutos e enxague muito bem os fios para retirar todo produto do cabelo.
  • Passo 5: depois disso finalize com o seu condicionador preferido, para selar o tratamento.

Observação: esse é o procedimento de cauterização capilar a frio, entretanto, existe também a cauterização quente, em que a queratina é aplicada nos fios e depois o tratamento é selado com o uso da prancha por cima, sem retirar o produto.

Muitas cacheadas preferem não realizar esse procedimento por causa do uso da chapinha, porém, fica à sua escolha. Por ser uma cauterização com selagem em alta temperatura recomendados que você procure um profissional, caso opte por esse tipo de cauterização.

E aí, pronta para investir na cauterização no cabelo cacheado?

Cabelo cacheado: como reverter a progressiva

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link

Cachos (Foto: Reprodução / Instagram)

Certamente, você ouviu falar de Sabrina de Paiva, a estudante de publicidade de Caconde, interior de São Paulo, que ganhou o concurso Miss São Paulo 2016. E da noiva Nakyia Whitty, que publicou fotos do seu casamento afro au naturel e viralizou? Elas bom-ba-ram! E um dos motivos de tanto barulho são oscortes para cabelos cacheados volumosos e naturalíssimos.

Fato: essa trend não é de hoje. Há algum tempo, ela vem invadindo ruas, passarelas, cinema, televisão… Na verdade, faz parte de um novo comportamento da mulher, que tem sentido cada vez mais o desejo de assumir a textura natural dos fios.

E essa atitude vem justamente quinze anos depois da febre da escova progressiva.

“Depois da onda da progressiva, tivemos uma busca enorme feita por mulheres querendo voltar a ter cabelos cacheados”, diz Sonia Nesi, do Studio Sonia Nesi, no Rio de Janeiro.

Leia mais

Por isso, muitos salões começaram a oferecer serviços pra devolver os cachos pra quem não quer esperar os fios crescerem e oferta de “munição” pra cuidar e tratar dos caracóis em casa aumentou. O novo mundo dos cachos tem tudo a ver com o empoderamento feminino e, se você aderiu (ou tem vontade), precisa saber como trazê-los de volta. Veja a seguir.

Cachos construídosSonia criou o tratamento Volumode, que nada mais é do que uma versão moderna do antigo permanente. De acordo com a hair stylist, ele é para quem já fez escova progressiva a base de tioglicolato de amônia.

O procedimento é feito com o mesmo produto que alisa, mas é finalizado com rolinhos da extensão do cacho. A ideia é fazer o cabelo ficar com cachos mais soltos. “Primeiro fazemos um teste para ver se a estrutura do fio suporta o produto”, alerta a hairstylist.

 

O retoque pode ser feito em cerca de dois a três meses, se for necessário. “O cuidado com esse cabelo será xampu para cabelos quimicamente tratados e um bom creme que fixe os cachos, assim como um leave-in para fios cacheados”, ensina. O preço é a partir de R$ 280.

Fora, progressiva!Outros salões oferecem o serviço de remover o efeito da progressiva. É o caso do serviço Inverter&Reverter, do Red Team, em São Paulo.

  Trata-se de um processo à base de amônia que destrói a capa feita pelo formol e a carbocisteína.

Com promessa de devolver de 60% a 80% a ondulação natural, o produto usado para essa remoção é o Hydra Clear, da Bien Cosméticos.

“Com a capa removida, os danos da química vão aparecer. Para ajudar na recuperação, é aplicada uma carga de queratina logo após o uso do Hydra Clear, seguida por um neutralizante e um ativador de cachos”, diz o cabeleireiro e visagista especialista em cachos Robson Trindade.

Leia mais

Produto novo pras cacheadas!Pra tratar os cachinhos e sumir com o frizz, a Kérastase desenvolveu um ritual chama Fusio-Transformação dos Cachos. São 25 minutos no total, em que o cabeleireiro (esse é um processo feito em salão!) usa a linha exclusiva pra cacheadas Discipline Kurl Idéal, último lançamento da marca.

Primeiro, ele aplica o Light Poo na raiz e nos comprimentos, aguarda por 2 a 3 minutos, e, depois, continua com a combinação do concentré Oléo Fusion com o Booster Discipline (Fusio Dose, outra linha da marca). Profundamente nutrido, os cachos são Instantanemente imunizados contra o frizz por 72h.

Em geral, o valor do ritual sai por R$ 200.

Arsenal para secar!Responsável pelo corte de cabelo feito pela Maju, a garota do tempo do Jornal Nacional, o cabeleireiro Márcio Granado, do Farré Hair Clinic, em São Paulo, recomenda ter cuidado na hora de secar. “Os cachos são sensíveis e podem, facilmente, se desfazer”, diz.

Segundo Márcio, o ideal é, logo após sair do banho, pressionar suavemente os cachos com uma toalha (de preferência de microfibra) pra tirar a umidade. Esfregar é proibido, pois o atrito pode causar frizz. Se quiser usar um secador, não esqueça o difusor. “Pra não desfazer os cachos, o secador deve estar na temperatura máxima, mas com a potência de vento mínima”, ensina.

Pra deixar a raiz alta, vale usar um difusor em formato de pente, é o toque final!

Repentear é viverDona do renomado salão Butterfly Studio Salon, em Nova York, a cabeleireira e consultora da Kerástase, Kattia Solano, afirma que uma das soluções mais bacanas para repentear os cachos está aquela bem básica: “molhar os cabelos com água e aplicar uma pequena quantidade de Oléo Curl (da linha Discipline Kurl Idéal), para remoldar os cachos com os dedos”. Outra dica da expert em cachos é remodelar os cachos usando clipes. “Enrole os cachos em volta dos clipes [aqueles de salão], deixar secar e removê-los”, ensina. Por fim, ela indica dormir em uma fronha sedosa ou colocar um lenço nos cabelos para diminuir a fricção, e portanto, o frizz no dia seguinte.

Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*