Como agir quando estiver com pessoas que gostam de você mas você não gosta delas

Em um mundo perfeito, cada pessoa que conhecemos deveria ser legal, gentil, atenciosa, atenta, generosa e muito mais. Entenderíamos as piadas uns dos outros. Teríamos um ambiente com uma atmosfera legal onde ninguém seria caluniado ou passaria por cima de alguém para alcançar seus objetivos.

Entretanto, não vivemos no mundo perfeito. Algumas pessoas nos tiram do sério e, temos que admitir, às vezes somos tão maus quanto. Essas pessoas são irrelevantes, apressadas, falam de nós pelas costas, questionam nossos motivos ou simplesmente não entendem nossas piadas — mas esperam que riamos das delas.

Você deve se perguntar se existe algum modo de ser justo com quem que te irrita ou com alguém que prefira evitar na hora do almoço. Deve se perguntar se deveria aprender a gostar de todo mundo que conhece.

De acordo com Robert Sutton (professor de ciências da administração da Universidade de Stanford), não é possível — e nem recomendado — construir uma equipe composta inteiramente de pessoas que você sequer convidaria para um churrasco no seu quintal.

É por isso que as pessoas inteligentes têm seus segredinhos quando o assunto é as pessoas de que não gostam. Descubra quais são:

Elas aceitam que não vão gostar de todo mundo

Como Agir Quando Estiver com Pessoas que Gostam de Você Mas Você Não Gosta Delas

Às vezes, nos vemos na cilada de achar que todo mundo é legal. Achamos que vamos gostar de todo mundo que conhecemos — mesmo quando isso não vai acontecer. É inevitável, você vai encontrar pessoas difíceis que são o oposto de você. As pessoas inteligentes têm essa consciência. Elas também entendem que os conflitos e desacordos são resultado da diferença de valores.

Essa pessoa que você não gosta não é alguém completamente ruim. A razão por você não gostar nela resume-se nessa diferença de valores, e essa diferença cria um julgamento.

Uma vez que você entenda que nem todo mundo vai gostar de você e que você não vai gostar de todo mundo exatamente por causa dessa diferença, sua razão poderá vencer a emoção nessa situação.

Isso vai te fazer lidar melhor com a situação, estando de acordo com a pessoa ou não.

Elas suportam as pessoas de que não gostam (nada de ignorar ou excluir)

Como Agir Quando Estiver com Pessoas que Gostam de Você Mas Você Não Gosta Delas

É claro, você pode assentir revirando os olhos a cada crítica, ranger os dentes com piadas ruins ou balançar a cabeça quando a pessoa estiver rodeada de pessoas, mas a falta de afeição por alguém pode não ser a pior coisa.

Sutton diz: “De um ponto de vista comportamental, gostar das pessoas que tenta dominar é um problema muito maior do que gostar delas muito pouco”. “Você precisa de pessoas que tenham um ponto de vista diferente do seu e que não tenham medo de argumentar”.

“Elas são o tipo de pessoa que impede que a organização faça coisas estúpidas”.

Pode não ser fácil, mas aguente-as. Muitas vezes aqueles que nos desafiam ou provocam são aqueles que nos levam a ter novas ideias e ajudam o grupo a alcançar o sucesso. Lembre-se: você também não é perfeito, mesmo que as pessoas continuem a te tolerar.

Elas são civilizadas com as pessoas de que não gostam

Como Agir Quando Estiver com Pessoas que Gostam de Você Mas Você Não Gosta Delas

Seja qual for seus sentimentos por alguém, essa pessoa estará fortemente sintonizada com suas atitudes e comportamento e isso vai acabar refletindo para você. Se você for rude com elas, provavelmente elas vão jogar toda educação fora e serão rudes com você também. Portanto, o ônus é você permanecer justo, imparcial e comportado.

Ben Dattner, um psicólogo organizacional e autor de The Blame Game, diz: “Cultivar um rosto diplomático é importante. Você precisa ser capaz de parecer profissional e positivo”. Assim, você não descerá o nível ou será levado a agir da maneira que essas pessoas esperam.

Elas avaliam as próprias expectativas

Como Agir Quando Estiver com Pessoas que Gostam de Você Mas Você Não Gosta Delas

Não é incomum que as pessoas tenham expectativas irreais sobre os outros. Nós esperamos que os outros ajam da forma como gostaríamos ou digam coisas que diríamos em certas ocasiões. Entretanto, isso não é real. Alan A.

Cavaiola, PhD (professor de psicologia da Universidade de Monmouth, em West Long Branch, New Jersey) diz: “As pessoas têm traços de personalidade impregnados que vão determinar em grande parte suas reações.

Esperar que os outros façam o que você faria é se desapontar e se frustrar.”

Se uma pessoa faz com que você se sinta sempre da mesma maneira, reavalie as suas expectativas. Dessa forma, estará psicologicamente preparado e o comportamento dela não vai te pegar de surpresa. As pessoas inteligentes fazem isso o tempo todo. Elas não se surpreendem sempre com o “mau” comportamento alheio.

Você também pode gostar:

Elas conhecem seu interior e se concentram em si mesmas

Como Agir Quando Estiver com Pessoas que Gostam de Você Mas Você Não Gosta Delas

Não importa o quanto você tente, algumas pessoas ainda vão conseguir enxergar por trás da sua máscara. É importante que você aprenda como controlar sua frustração ao lidar com quem te incomoda.

Ao invés de pensar em como ela é irritante, se concentre no porquê está reagindo dessa maneira. Às vezes, o que não gostamos nos outros é algo de que não gostamos em nós mesmos. Além disso, elas não têm culpa.

Só fizeram você descobrir isso de uma forma não tão agradável.

Identifique os diabinhos que estão complicando seus sentimentos. Assim, você pode ser capaz de antecipar, suavizar ou até mesmo alterar a sua reação. Lembre-se: é mais fácil você mudar suas perspectivas, atitudes e comportamentos do que pedir que alguém faça isso.

Elas dão um tempo

Como Agir Quando Estiver com Pessoas que Gostam de Você Mas Você Não Gosta Delas

Kathleen Bartle (uma consultora de conflitos da Califórnia) diz que certas características podem te deixar sempre desconcertado. Talvez seja aquele colega que regularmente perde os prazos ou aquele cara que te conta piadas ruins. Perceba o que está te deixando assim. Assim, Bartle diz que você pode se preparar para quando isso acontecer de novo.

De acordo com ela: “Se você puder parar e acalmar a adrenalina, dê um pulo nas partes racionais do seu cérebro. Assim, estará mais apto a ter uma conversa e seguir em frente dando um tempo nos seus julgamentos.” Respirar fundo e dar um passo para trás também pode te ajudar a se acalmar e se proteger de uma explosão de reações, permitindo-lhe prosseguir com a mente e o coração mais abertos.

Elas manifestam as próprias necessidades

Como Agir Quando Estiver com Pessoas que Gostam de Você Mas Você Não Gosta Delas

Constantemente, algumas pessoas te tiram do sério. Sutilmente, faça com que elas saibam que o comportamento e o jeito que se comunicam é um problema para você.

Evite acusar, ao invés disso tente a fórmula: “Quando você… Eu me sinto…”.

Por exemplo, Cacaiola aconselha você a dizer algo como: “Quando você cortou o que eu dizia nos nossos encontros, senti que não valoriza as minhas contribuições.” Então, tome seu tempo e espere a resposta.

Você pode achar que a outra pessoa não percebeu o que acabou de falar, ou seu outro colega estava tão excitado com a ideia que entusiasmadamente acabou entrando na conversa.

Elas permitem criar um espaço entre essas pessoas

Como Agir Quando Estiver com Pessoas que Gostam de Você Mas Você Não Gosta Delas

Se tudo isso falhar, as pessoas inteligentes criam espaços entre elas e aqueles de que não gostam. Diga licença e siga seu caminho.

Se for no trabalho, vá para uma outra sala ou sente-se no final da mesa de conferência.

Com um pouco de distância, perspectiva e empatia, você pode ser capaz de voltar e interagir com as pessoas de que gosta e aquelas de que não gosta como se fosse alguém imperturbável.

É claro, tudo seria mais fácil se pudéssemos desejar que essas pessoas simplesmente sumissem. Infelizmente, todos nós sabemos que não é assim que a vida funciona. Não vivemos no mundo perfeito, mas podemos fazer o que está ao nosso alcance para torná-lo o melhor que pudermos.

Texto escrito por Amanda Magliaro Prieto da Equipe Eu Sem Fronteiras

Se você não gosta de alguma coisa, mude-a

O que você não gosta sobre a sua vida? Talvez seja algo externo, amizades, trabalho, algo que você acredita que não tem o poder de mudar. E você está certo. Mas você pode sim mudar isso de forma indireta. Mude o que não estiver trazendo felicidade!

Imaginemos por um momento que você não gosta de como está agindo uma pessoa com quem você interage ou mantém uma amizade. O primeiro passo é expressar a sua insatisfação, pois talvez você esteja lidando com uma pessoa manipuladora, ou simplesmente com alguém cuja personalidade não é compatível com a sua.

Leia também:  Como aprender uma peça de piano rapidamente: 10 passos

Seja como for, você não gosta e não se sente bem nessa situação. Você não pode mudar essa pessoa, o que pode é mudar a si mesmo, mas neste caso que citamos, isso não é aplicável.

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”

Como devemos enfrentar este momento? Mudando a situação. Se você está desconfortável com uma pessoa, fique longe dela! Você não pode mudar ninguém, mas pode mudar as coisas.

A mudança nos dá medo. Nos ensinaram a ter medo, a aceitar o sofrimento, a ser conformista. Mas como podemos aguentar uma situação como essa?

Preocupações bobas

Como Agir Quando Estiver com Pessoas que Gostam de Você Mas Você Não Gosta Delas

Não nos ensinaram a mudar as coisas, e sim a lidar com elas, a enfrentá-las e, em todo caso, a “mastigá-las” sem mesmo gostarmos delas.

Nós estivemos preocupados desde a nossa infância com aborrecimentos, atitudes, situações… preocupações que nos afetam negativamente e que não são nada benéficas para nós.

Você é daquelas pessoas que pensam que se preocupam demais? Alguma vez já esteve na posição de se preocupar mais do que os outros? Se você é assim, é hora de mudar essa situação, porque provavelmente você não gosta dela, certo?

Não se preocupar em excesso não implica estarmos livres de preocupações, mas sim aprendermos a não dar tanta importância a elas como temos dado.

Muitas das preocupações que temos são bastante “bobas”. Elas realmente merecem toda a nossa atenção? As outras pessoas não dão e você também não deveria; comece hoje a mudar isso.

É incrível como a sua vida pode mudar quando você decide mudar um pensamento. Há muitas coisas que nos inculcaram desde a nossa infância, considerações que nos atormentam quando somos adultos, porque algo não está funcionando bem.

Como Agir Quando Estiver com Pessoas que Gostam de Você Mas Você Não Gosta Delas

Mude e escolha o caminho certo!

O caminho certo é aquele em que nos sentiremos bem com nós mesmos, aquele em que teremos alcançado o equilíbrio. Mas, para isso, às vezes é preciso fazer mudanças.

Como podemos mudar as coisas das quais não estamos gostando, seja lá o que for? Siga estes conselhos, porque eles ajudarão a acabar com o medo da mudança e a conseguir, finalmente, estar satisfeito com tudo e todos:

  • Aqueles que mudam são os que verdadeiramente alcançam. Eles também tiveram medo, medo de fracassar na sua escolha, medo de superar o “mais vale o mau conhecido que o bom por conhecer”, eles arriscaram e saíram vitoriosos.
  • Use a incerteza para se motivar. Porque muitas vezes essa é a mesma incerteza que te desmotiva, mas pense que o que te espera é algo melhor. Você vai mesmo continuar nesse estado no qual não está satisfeito? Mude, o melhor ainda está por vir.
  • Aconteça o que acontecer, aceite. Seja má ou boa, toda mudança, toda escolha terá suas consequências, mas tudo o que você tem a fazer é aceitá-las! Essa foi a sua escolha e você deve ser coerente com ela e com todas as outras que fizer ao longo da sua vida. Mas você deve sentir orgulho de tê-la tomado. É melhor se mostrar ativo do que passivo perante as circunstâncias. Você está vivo.
  • A mudança ocorre pouco a pouco. Obviamente uma mudança brusca não vai garantir resultados positivos, por isso as mudanças devem ser progressivas, bem pensadas e com calma. Não serve de nada correr demais.
  • É normal que você tenha medo. É tão normal que você deve aceitá-lo, mas não deve permitir que ele te afete. Você deve ser forte o suficiente para superar este medo, para encará-lo e determinar o que realmente é importante aqui. Será isso o medo ou o que você realmente quer?
  • Se você não mudar, as mudanças virão atrás de você. Embora não queira ver, você está mudando continuamente. A sua família muda, seus amigos mudam, sua situação muda, e às vezes essas mudanças não estão nas suas mãos, você não as escolhe! Elas vêm e você precisa aceitá-las!

“Mudar de horizontes, mudar de estilo de vida e de atmosfera faz bem para a saúde e para a inteligência.”

O medo é normal, mas se você não gosta de alguma coisa na sua vida, na sua situação, em algo que você esteja vivendo, mude-a. Isso te fará mais feliz. Viver em uma situação que não te agrada vai fazer com que sua personalidade se torne cada vez mais negativa.

Você já teve que mudar alguma vez na sua vida? Alguma vez você já esteve em uma situação como essa? Se sim, compartilhe conosco como você se sentiu melhor, se foi aceitando ou suportando uma situação da qual você não gostava ou mudando de uma vez tudo isso, fazendo uma mudança drástica.

Como Agir Quando Estiver com Pessoas que Gostam de Você Mas Você Não Gosta Delas

Imagens cortesia de Marie Desbons

18 SINAIS de uma pessoa apaixonada por VOCÊ

Como Agir Quando Estiver com Pessoas que Gostam de Você Mas Você Não Gosta Delas

“Deus os cria e eles se juntam”. Essa frase é um ditado muito usado quando pessoas muito parecidas na forma de ser se juntam, indicando que existe uma certa afinidade entre elas. No entanto, quando se trata de explicar quais são os motivos pelos quais se juntam e como sabem entre elas que são compatíveis, a coisa muda e muito mais quando se trata de duas pessoas que se gostam.

Encontrar alguém goste de nós e que gostamos ao mesmo tempo pode ser complicado e frustrante, e mais ainda no momento em que estamos, pois, a diversidade sexual pode incrementar um pouco mais a possibilidade de descobrir se alguém está interessado em nós ou não.

Por esse motivo, nós da Psicologia-Online, propomos fornecer uma série de chaves as quais pretendem ajudá-lo a identificar se a pessoa em que você está interessado também mostre algum tipo de interesse em você por meio de 19 chaves. Cabe mencionar que são dicas gerais e que cada caso pode ser diferente. Continue lendo e descubra: 19 sinais de uma pessoa apaixonada por mim.

Quantas vezes ouvimos que se uma mulher toca seus cabelos nervosamente é sinal de que está interessada em nós ou que se um homem nos observa de cima a baixo detalhadamente é porque também está interessado?

Pois bem, pode-se dizer que isso é verdade. Não em todos os casos, é claro, mas de maneira global encontramos uma correlação entre agir nervosamente diante da pessoa que gostamos ou de observar detalhadamente a pessoa de quem estamos afim.

Pode parecer que estamos generalizando ao escrever as linhas anteriores, no entanto, é uma tendência de todas as pessoas não serem capazes de evitar ficar nervosas ou querer memorizar o máximo possível da pessoa por quem sentimos certo interesse.

As pessoas experienciam uma série de mudanças biológicas quando estamos diante da pessoa de quem gostamos. São inconscientes e involuntárias e, por mais que tentemos escondê-los, podem se tornar apreciáveis pelas pessoas ao nosso redor.

Alguns desses sinais são uma ligeira vermelhidão das bochechas, bem como uma crescente transpiração nas mãos. Além disso, embora seja notável pela pessoa que a experimenta, ocorre um aumento da frequência cardíaca. Como é cientificamente conhecido, isso se deve a um aumento dos níveis de noradrenalina, dopamina e adrenalina.

Por outro lado, encontramos mudanças no comportamento de uma pessoa quando a pessoa que ela gosta está presente. Veremos como tentará chegar o mais próximo dela, e se isso não for possível, tentará de todas as maneiras não a perder de vista, ficando até ansioso se isso acontecer.

Algumas pessoas agem de maneira nervosa e inquieta, conversando demais quando a pessoa por quem se sentem atraídas está presente. Geralmente deixam a garganta clara antes de falar, para evitar uma possível gagueira, o que é comum devido aos medos que sentem de dizer algo inadequado ou deslocado.

Além disso, é característico que, quando a pessoa que ela gosta está na sala, todos os gestos e ações sejam orientados inconscientemente para essa pessoa, pois toda a atenção é colocada sobre ela.

Não é de surpreender que queira que a outra pessoa a observe, por isso, muitas vezes tenderá a modificar sua postura corporal (estufando o peito, contraindo a barriga, etc.) com o objetivo de mostrar uma figura mais esbelta e confiante de si mesma.

No apartado seguinte, revelamos os principais sinais de uma pessoa apaixonada por mim.

Se você se pergunta “quais são os sinais de uma pessoa apaixonada por mim?”, chegou a hora de deixar essas chaves claras. Embora seja verdade que nunca encontraremos uma pessoa que realize todas e cada um dos seguintes sinais, podemos nos aventurar a dizer que esse é um método de ajuda para conhecer e determinar se a outra pessoa está interessada em nós:

  1. Sorriso permanente. Ela não poderá evitar que em seu rosto se forme um sorriso com nossa mera presença. Além disso, é muito comum que, se seus olhos se cruzarem rapidamente, um sorriso aparecerá em no rosto dela. Tem toda a atenção focalizada em você.
  2. Atenção constante. Embora isso possa parecer como um simples fato de educação, quando uma pessoa está interessada em outra, não poderá deixar de estar inclinada a ela, mesmo quando ela não está realizando ou dizendo nada que possa exigir que preste atenção.
  3. Tem um nível de gentileza com você que não repete com mais ninguém. Apesar de alguém ser amável por natureza, não será capaz de evitar ser ainda mais com aquela pessoa por quem está interessada, pois sabe-se que, quando se sente cuidado e atendido, desenvolve sentimentos em relação à pessoa que mostra tanta atenção.
  4. Se fixa na sua boca quando você está falando. O olhar dela se dirigirá para sua boca mesmo quando você não estiver falando. Este é um sinal bastante claro que ela tem interesse em você. No entanto, você deve ter cuidado ao interpretar, pois há pessoas que durante uma conversa não são capazes de olhar nos olhos, de modo que desviam seu olhar para outros pontos do rosto.
  5. Procura pontos em comum com você. Ela deseja demonstrar que vocês possuem certos aspectos comuns e com os quais concordam e são compatíveis. Isso tem como objetivo demonstrar que vocês podem estar muito próximos.
  6. Tenta compartilhar tempo juntos. Ela mostra interesse nos hobbies que a outra pessoa possui para, deste modo, ter mais oportunidades de realizar planos juntos. Além disso, ela tenderá a apresentar planos com a ideia de vê-lo com mais frequência.
  7. Não pode evitar de expressar seu nervosismo diante da sua presença. Como mencionamos anteriormente, ela não é capaz de evitar que em sua forma de agir seja refletido certo nervosismo. Especialmente quando precisa se dirigir diretamente para a pessoa de quem gosta.
  8. Postura corporal. O corpo dela tenderá a ser completamente orientado para a pessoa de quem ela gosta, além de se inclinar levemente em direção a ela, com o único objetivo de eliminar uma certa distância entre ambos.
  9. Agora, na era tecnológica, o fato de responder rapidamente suas mensagens também pode indicar um interesse na sua pessoa.
  10. Também pode ser que encha você de elogios, mesmo que sejam sutis, não poderá evitar de dizê-los.
  11. Procurará estabelecer contato físico sempre que puder. Um toque sutil, uma leve carícia, um abraço inocente. Tudo isso, que pode ser inofensivo à primeira vista, tem como único objetivo fazer notar sua presença diante da pessoa que ela gosta. Além disso, servirá para verificar o comportamento da outra pessoa diante do contato.
  12. Cada vez que sabe que vai vê-lo, ela passa um tempo cuidando de sua aparência e se apresentará impecável para chamar sua atenção. Para que outros nos vejam seguros de nós mesmos, primeiro temos que nos sentir assim. Portanto, se nos vemos bem e cuidados, essa segurança ajudará a pessoa pela qual estamos interessados a nos ver de um modo parecido.
  13. Usará piadas ou frases com duplo sentido para fazer você ver o que ela sente, mas de maneira indireta.
  14. Agirá de maneira protetora. Uma pessoa interessada em você não poderá esconder sua veia protetora quando percebe que você pode estar com problemas ou que pode precisar de certa ajuda.
  15. Imita você. Isso pode parecer um pouco estranho, mas foi demonstrado que quando uma pessoa imita secretamente nossos gestos, ela se torna mais atraente para nós, pois nos faz sentir uma certa cumplicidade com elas.
  16. Queira conversar com você, seja qual for o assunto. Muitas vezes iniciará conversas que, à primeira vista, podem parecer banais e sem importância, mas essa pessoa não se preocupará com o assunto, desde que possa conversar com você.
  17. Quer introduzir você em seu círculo social e familiar. Quando alguém quer que você faça parte de sua vida, tentam que faça parte em sua totalidade, portanto, não é de se surpreender que queira apresentar você para seus amigos e familiares mais próximos.
  18. Assim como ela introduz você na vida dela, ela quer fazer parte da sua e, portanto, estará interessada tanto por tudo aquilo que está ao seu redor como por aqueles que o rodeiam.
  19. Se preocupa com o que você sente. Não se trata apenas de uma simples pergunta de cortesia sobre como você está. Mas ela realmente quer que você conte aquilo que aconteceu com você e ele tentará ajudá-lo em tudo que seja possível.
Leia também:  Como aumentar os graves em um computador com windows

Este artigo é meramente informativo, em Psicologia-Online não temos a capacidade de fazer um diagnóstico ou indicar um tratamento. Recomendamos que você consulte um psicólogo para que ele te aconselhe sobre o seu caso em particular.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sinais de uma pessoa apaixonada por mim, recomendamos que entre na nossa categoria de Sentimentos.

Bibliografia

  • Morales, M. S., & Cuenca, M. A. (2003). Educar las emociones y los sentimientos: Introducción práctica al complejo mundo de los sentimientos (Vol. 165). Narcea Ediciones.

Quando você não ama a si mesmo

Como Agir Quando Estiver com Pessoas que Gostam de Você Mas Você Não Gosta DelasApr 18, 2016 · 3 min read

Eu passei um ano e meio sem espelho em casa.

Não era nenhum tipo de superstição. Era vergonha mesmo.

Tinha vergonha de mim mesmo. Vergonha de me olhar no espelho.

Eu olhava no espelho e não gostava do que via. Não era apenas físico.

Eu achava que era apenas uma questão de não gostar da minha aparência.

Mas depois eu entendi. Era bem mais profundo que isso.

Era como se olhando no espelho, minha alma enxergasse uma pessoa que ela não queria ser. E isso doía.

Eu escovava os dentes sem me olhar. Fazia a barba sem me olhar. Arrumava o cabelo sem me olhar.

  • Entrava no elevador e virava de costas para o espelho.
  • Não queria mais sair em fotos.
  • Se tiravam fotos de mim, eu não queria ver.
  • Hoje eu entendo o que acontecia.
  • Eu não amava a mim mesmo.
  • E assim, eu esperava que as coisas fora mudassem para que eu pudesse me amar.

Que meus negócios prosperassem para eu me sentir melhor. Que o dinheiro entrasse para eu buscar tratamentos estéticos que me deixassem mais bonito. Que eu pudesse ter dinheiro para ter um personal trainer. Que eu fosse reconhecido para elevar minha auto-estima. Que eu pudesse ter tempo para me alimentar melhor…

  1. Quem sabe assim eu conseguiria sair daquela espiral negativa e começar a gostar de mim.
  2. Mas não é assim que as coisas funcionam.
  3. A mudança nunca vem de fora.
  4. Vem de dentro.
  5. De dentro pra fora, dia após dia, a gente vai mudando.
  6. Então eu comecei a mudar.
  7. Passei a me permitir ser quem eu era.
  8. Me permiti sonhar os sonhos que já havia sonhado.
  9. Me permiti escrever sobre as coisas que tinha vontade de escrever.
  10. Me permiti contar para os outros as minhas ideias.

Me permiti fazer as coisas que eu tinha vontade. Sem pensar que eu “tinha que” ou se “podia ou não podia”. Eu apenas fazia.

  • E aí eu fui sendo eu mesmo.
  • Minha alma foi ficando mais feliz.
  • E hoje eu consigo me olhar no espelho.
  • Mas mais que isso.
  • Eu gosto de quem eu sou.
  • E eu me permito ser eu mesmo.
  • Talvez tudo isso seja muito difícil e distante para você.
  • Eu mesmo, quando não tinha espelho em casa, me encontrava em um lugar muito distante de onde estou hoje.

Por isso, não se cobre por nada. Não se culpe por nada.

Apenas faça a cada dia, pequenas coisas que mostrem para a sua alma que você quer ser você mesmo.

Apenas se permita.

Tome um banho demorado hoje. A água do mundo não vai acabar por causa do seu banho longo de hoje.

Escolha um prato no restaurante sem olhar para a coluna da direita, do preço. Talvez você pense que esse dinheiro vai te fazer falta. Mas semana que vem alguém vai te convidar e pagar o seu almoço. E aí você vai ver que esse dinheiro foi compensado.

Leia também:  Como ajustar uma pulseira de relógio em esteira: 7 passos

Compre um presente pra você mesmo. Ninguém vai te chamar de consumista. Você está apenas cuidando de você.

Deixe sua casa em ordem. Crie um lugar onde você goste de viver.

Se tiver vontade de escrever, escreva. Escreva pra você. Não precisa mostrar pra ninguém.

Se tiver vontade de cantar, cante. Comece quando você está só. Quando ninguém está vendo.

Coloque música e dance. Dance quando ninguém estiver perto. E depois comece a ficar a vontade com gente perto também.

Desenhe. Mesmo que aquele professor tenha te falado que você não levava jeito.

Pegue um instrumento musical e toque. Mesmo que os outros se incomodem se o som não fica perfeito.

Não se preocupe com os outros. Se eles se incomodarem, deixem eles lidarem com seus próprios dragões.

  1. Se permita ser você.
  2. Um dia de cada vez.
  3. Um tijolo por vez.
  4. E em poucos dias você passará a gostar mais de você.
  5. E quanto mais você gosta de você, mais as pessoas também gostam de você.

6 formas de fazer uma pessoa gostar de você

Um dos livros mais vendidos de todos os tempos é o clássico “Como fazer amigos e influenciar pessoas” do Dale Carnegie. Neste livro o autor destaca algumas dicas extremamente simples para ajudar as pessoas a fazerem amigos.

Já faz um tempo que queria abordar esse tema.

Embora a arte de fazer amigos e ser uma pessoa mais popular não esteja diretamente ligado à conquista, certamente é uma habilidade social importante que todos deveriam entender para serem capazes de se relacionar melhor com as pessoas.

Tive meu primeiro contato com a obra do Carnegie ainda adolescente, em especial porque eu era extremamente reservado e tinha poucos amigos. No colégio, ser o nerd da turma não ajudava a me relacionar com ninguém.

Os garotos mais populares ou se destacavam por serem bonitões ou eram bons em algum esporte. Eu não era nem um, nem outro. Infelizmente, naquela época, achei que os conselhos do Carnegie eram muito simples e que, por ser um livro antigo, não adiantaria de nada.

Ou seja, continuei sendo um garoto impopular.

“Se a palavra é a chave para a razão, o sorriso é a chave para o coração…”

Só voltei a ter contato com os fundamentos dessa obra alguns anos mais tarde, já na faculdade. Foi algo que transformou minha vida. Especialmente por entender alguns pilares básicos para conquistar a admiração das pessoas.

Talvez você já seja uma pessoa sociável e querida pelos outros.

Ainda assim, é interessante conhecer quais são esses fundamentos para que você consiga ver o que já faz de forma intuitiva e se ainda há alguma coisa que você poderia estar fazendo para se tornar mais carismático.

Abaixo, separei 6 dos conselhos do Carnegie que eu considero essenciais para fazer as pessoas gostarem de você.

1. Seja genuinamente interessado na outra pessoa

Não há nada mais chato do que aquelas pessoas que estão a todo momento falando delas mesmas, das suas conquistas, dos seus objetivos. Não seja esse tipo de pessoa.

Quando estiver com outra pessoa busque se interessar ativamente pela outra pessoa, faça o outro se sentir importante. Pergunte coisas que você sabe que a outra pessoa terá muito prazer em falar a respeito.

Lembre-se de que você não ganhará a admiração de ninguém falando coisas maravilhosas sobre você. O tópico principal da conversa deverá ser a pessoa que está à sua frente e os interesses dela.

2. Sorria

Se a palavra é a chave para a razão, o sorriso é a chave para o coração. Quando você sorri, as pessoas se sentem mais confortáveis na sua companhia.

Ninguém quer estar ao lado de pessoas mal humoradas ou daquelas pessoas com cara fechada. Isso é chato.

Ao contrário, quando você sorri ou demonstra apreciar a companhia da outra pessoal, você será percebido como alguém mais interessante, um ótimo interlocutor.

3. Sempre chame a pessoa pelo nome

Não há palavra que soe melhor aos nossos ouvidos do que nosso próprio nome. Experimente, da próxima vez que for a um restaurante, chamar o garçom pelo nome. Ao fazer isso, tenha certeza de que você será muito melhor atendido. Isso vale para qualquer situação.

Desde para uma garota que você acabou de conhecer num bar até para uma pessoa que está ao seu lado num evento. Existem alguns truques que você pode usar para guardar o nome de uma pessoa, mas a forma mais simples de se lembrar é repetir o nome da outra pessoa pelo menos 3 vezes logo no início da conversa.

Ao fazer isso, ficará mais fácil para que você se lembre do nome da outra pessoa mais tarde.

4. Olhe nos olhos da outra pessoa

Quem não se sente incomodado de conversar com alguém que a todo momento olha para os lados ou simplesmente começa a mexer no celular ou fazer outra coisa enquanto estão conversando? Quando você conversa olhando nos olhos do outro, é uma forma de deixar bem claro de que você está prestando atenção e ele é importante para você. Um macete para que você mantenha contato visual é você tentar lembrar, junto ao nome da outra pessoa, qual a cor dos olhos dela. Quando você faz esse pequeno esforço de memorizar a cor dos olhos, certamente irá precisar fazer contato visual. Quando for apresentado para alguém, lembre-se do sorriso junto com o contato visual.

5. Faça um elogio

Quem não gosta de receber um elogio? Elogios fazem bem a qualquer pessoa e todos nós gostamos de ser apreciados pelos outros. Mas aqui vale um cuidado. Sempre faça um elogio de forma sincera, por algo que você realmente admira na outra pessoa.

Porque caso o elogio seja falso ou exagerado, você poderá ser visto como um bajulador e isso não irá ajudar em nada no seu relacionamento. Todas as pessoas têm algo que pode ser genuinamente apreciado. Talvez um acessório que te chamou atenção, talvez um trabalho que tenha sido bem feito, talvez algum elemento do comportamento.

Faça esse exercício de sempre encontrar algo que aprecia na outra pessoa.

6. Não critique

Criticar a outra pessoa é a forma mais rápida de estragar qualquer relacionamento. Nunca faça isso! Ainda que a outra pessoa te pedir um conselho, nunca critique diretamente o que quer que seja.

Caso você queira fazer uma consideração que acredita poder ajudar a outra pessoa, sempre comece com um elogio, faça sua observação de forma bastante sucinta e termine com um novo elogio. Dessa forma você não deixa de ser honesto mas também não estraga seu relacionamento.

Por exemplo, se um colega de trabalho te pede uma opinião sobre um relatório e você acredita que está faltando dados importantes.

Comece fazendo um elogio pelo esforço do seu colega em cumprir o prazo, fale brevemente sobre alguns “detalhes” que ele poderia acrescentar e finalize dizendo que admira a forma cuidadosa que ele formata o documento. Mas em linhas gerais, se alguém não te pedir opinião, jamais se intrometa.

Colocando em prática

Fazer uma pessoa gostar de você, como pode ver pelas dicas acima não é nada complicado. São passos muito simples que qualquer pessoa, em qualquer contexto social, pode aplicar. Mas a grande questão é: por que a maioria das pessoas não o faz?

É estranho, mas quando as coisas parecem simples demais nós simplesmente não colocamos em prática. Pegue o caso das dietas, por exemplo.

Todos nós sabemos que para se ter um corpo bacana precisamos basicamente nos alimentar bem, evitar açúcares, refrigerantes, gordura saturada e, por outro lado, nos exercitarmos diariamente.

Muito simples, mas ainda assim muitos de nós não colocamos em prática.

Para ser uma pessoa mais carismática e admirada pelos outros, tente colocar essas simples dicas em ação, demonstra interesse pelos outros, chame todos pelo seu nome, mantenha contato visual, jamais critique e encontre algo para apreciar nas outras pessoas! Com isso você certamente se tornará muito mais popular e querido pelas pessoas próximas.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*