Como calcular metros lineares: 10 passos (com imagens)

Já parou para pensar que você usa o conceito de metro linear todo dia e talvez não saiba exatamente o que significa?

Mas é fácil entender, veja esta definição:

O que é metro linear?

O metro linear é uma medida de comprimento que exprime a noção de medição ou medida dos objetos. É uma unidade de medida do sistema internacional de medidas.

Um metro linear corresponde à circunferência da terra dividida por 40 milhões. O metro linear é representado pela letra “eme” minúscula, colocada logo após os algarismos. É a unidade fundamental para calcular a extensão de objetos e distâncias.

  • Ficou claro para você o que é metro linear?
  • As medidas, como o metro linear, estão presentes no cotidiano de todos e na realização de todas as tarefas, desde fazer um bolo, dosar um medicamento ou até construir edifícios.
  • Geralmente, o metro linear é utilizado para definir tamanhos e distâncias de uma extensão linear.
  • Por exemplo, essa medida é muito usada por profissionais da construção civil, como pedreiros, marceneiros e funileiros para medir a largura de uma janela, a altura de uma porta ou a extensão de um rodapé.

Como Calcular Metros Lineares: 10 Passos (com Imagens)

O que é metro linear

Veja outros exemplos de cálculos usados em obras:

Múltiplos e submúltiplos de metro

Além do metro, há outras unidades de medidas utilizadas para o comprimento. Elas podem ser divididas em dois grupos: múltiplos de metro e submúltiplos de metro.

Os múltiplos de metro são o decâmetro, o hectômetro e o quilômetro. E os submúltiplos de metro são o decímetro, o centímetro e o milímetro. Todos esses, portanto, podem ser convertidos em metro linear, mas também extrapolados para metros quadrados.

Diferença entre metro linear e metro quadrado

O metro linear é uma medição feita em linha. Em que situação um engenheiro usaria isso? Para medir a profundidade do alicerce de uma casa, por exemplo.

Se ele descobrir que o comprimento é de 10m, é o mesmo que dizer que ele tem 10 metros lineares. Mas o metro quadrado é definido diferente. Se fosse para achar a área da base da casa, sendo quadrada, o cálculo seria lado x lado. E pronto!

Então, para encontrar o metro quadrado, o próprio nome já diz, basta fazer largura x comprimento. Se uma casa tem a frente de 5m e a profundidade de 16m, ela tem, na verdade, 80m² – ou oitenta metros quadrados.

E para que fazer esse tipo de cálculo? Para comprar revestimentos de piso, por exemplo – que são vendidos nas lojas por metro quadrado. Portanto, é um tipo de medição importante para o segmento.

Como Calcular Metros Lineares: 10 Passos (com Imagens)

O que é metro linear: planta de construção com medidas de comprimento

E já que estamos falando sobre construções, aproveite para baixar nossa planilha de orçamento de obra e organize as finanças do seu projeto:

Como Calcular Metros Lineares: 10 Passos (com Imagens)

Por que calcular o metro linear?

Para medir o metro linear de algum ambiente ou elemento construtivo, os arquitetos, engenheiros e empreiteiros usam certos instrumentos, como réguas e trenas. E para facilitar o serviço, pode-se ainda usar aplicativos para smartphones – que usam a câmera para calcular, com mais exatidão, comprimentos, alturas e distâncias. Ela ajuda a entender e a determinar muitas questões de projeto.

A precisão correta dos metros lineares facilita a realização dos projetos, a compra de materiais e a construção dos elementos – de pilares de edifícios a portas de roupeiros.

Conforme já vimos, com eles também se chega aos metros quadrados e até aos metros cúbicos. E uma das vantagens é que dificilmente algum item será desperdiçado ou comprado a mais, como barras de madeira e de aço.

Como Calcular Metros Lineares: 10 Passos (com Imagens)

O que é metro linear: barras de madeira

Como Calcular Metros Lineares: 10 Passos (com Imagens)

O que é metro linear: barras metálicas

Como calcular o metro linear

Calcular o metro linear é simples. Por exemplo, uma pessoa tem uma parede de 10m de largura por 3m de altura. Ela decidiu que vai cobrir toda a superfície com papel de parede.

Como fazer? Bem, se o papel que for escolhido é vendido em rolos de 0,5m – ou 50cm – por 2m, então ela precisará comprar, no mínimo, 30 rolos, pois para cobrir 1 metro linear de parede necessita-se de 3 rolos.

Como Calcular Metros Lineares: 10 Passos (com Imagens)

O que é metro linear: como calcular e comprar a quantidade certa de materiais

Como converter metro linear em metro quadrado

O metro quadrado é a multiplicação de duas dimensões. Voltando à questão da sala que a personagem está decorando, sabe-se que a sua parede é retangular. Também sabemos que a área de um espaço como esse, bidimensional, é ‘largura x comprimento’.

Então, quer dizer que a parede de 10m por 3m tem exatamente 30m quadrados. Por isso, ficou fácil usar as medidas do papel de parede sobre ela.

  • Quadrado = L2 — onde ‘L’ é o comprimento de um dos lados.

Acontece que nem todas as superfícies de um projeto de arquitetura ou engenharia civil são retangulares. Quando sua forma é mais irregular, recomenda-se dividir a área em formas menores e regulares.

Agora, se isso não for possível, o cálculo fica mais complicado. Para círculos ou retângulos, por exemplo, é menos difícil lembrar-se das equações específicas para obter valores de áreas.

Algumas estão listadas logo abaixo.

  • Círculo =  π(r)2 – onde ‘r’ é o ‘raio’, a distância do centro do círculo até sua borda.
  • Triângulo = (hb)/2, onde ‘b’ é a ‘base’, o comprimento de um dos lados, e ‘h’ é ‘altura’, o comprimento da linha do ponto oposto que encontra a base em um ângulo reto.
  • Trapézio= (1/2)(a + b)(h), onde ‘a’ e ‘b’ são os comprimentos de dois lados paralelos, e ‘h’ é a distância entre eles.

Como Calcular Metros Lineares: 10 Passos (com Imagens)

O que é metro linear: como converter metro linear em metro quadrado

Como converter metro quadrado em metro linear

A conversão de metro quadrado em metro linear é outra forma de enxergar o mesmo cálculo realizado para cobrir a parede de papéis. Digamos que a pessoa necessite recalcular tudo. Ela sabe que a superfície em questão tem 10m de largura por 3m de altura.

Bem, cada rolo de revestimento tem 2m de comprimento. Se a largura do revestimento tivesse 1m, seria preciso 15 rolos ou 30 metros lineares para preencher toda a parede. Mas, como se sabe, cada rolo tinha 50cm. Portanto, precisa-se de 30 rolos ou 60 metros lineares de papel.

Quando se trata de projetos de arquitetura, engenharia ou decoração de interiores, essa quantia não deve ser considerada como tal.

O mais indicado é sempre comprar um pouco a mais – ao invés de 30 rolos, 31 ou 32 rolos. Por quê? Porque se ocorrer algum erro nos cálculos ou na aplicação do material na obra, não faltará.

Mesmo que isso faça aumentar o orçamento geral, pelo menos elimina futuros incômodos.

Agora que você aprendeu a calcular metro linear, aproveite para conferir também como calcular metro quadrado para piso e azulejos – com exemplos!

Quantos kilos por metro tem os arames galvanizados?

Como Calcular Metros Lineares: 10 Passos (com Imagens)

  • A maioria dos materiais em aço possuem uma base para cálculo de peso x metragem, baseado na medida ou bitola do material, inclusive os arames galvanizados.
  • Já que somos especialistas no assunto disponibilizamos abaixo uma tabela de conversão que vai ajudar você a escolher a melhor opção para seu uso.
  • Segue abaixo a tabela de kg/m arames galvanizados.
  • TABELA CONVERSÃO DE ARAMES GALVANIZADOS
BWG Bitola (mm) metros/Kg Principais aplicações
06 5,15 6 Fabricação de telas;Arame para uso industrial; Amarração de cantos de cerca; Arame de estronca.
08 4,19 9 Fabricação de telas,Arame para uso industrial; Amarração de cantos, Arame de estronca.
10 3,40 14 Fabricação de telas;Arame para uso industrial; Suporte para instalação de alambrados; Artefatos de arame.
12 2,77 22 Fabricação de telas; Instalação de alambrados; amarração de cercas; Arame de atílio; Artefatos de arame.
14 2,10 38 Fabricação de telas de arame; Amarração de alambrados; Arame de atílio para cercas; Artefatos de arame.
16 1,65mm 60 Fabricação de telas soldadas; Amarração de alambrados; Arame de atílio para cercas; Arame para uso industrial;
18 1,24mm 106 Fabricação de telas; arame para gesso; arame para atílio e amarrações,Arame para uso industrial;
20 0,89mm 205 Fabricação de telas; Arame para artesanato.
22 0,71mm 322 Fabricação de telas; Artesanato em geral e arame para caxilhos de colméia.
23 0,63mm 409 Fabricação de telas; Artesanato em geral e arame para caxilhos de colméia.
24 0,56 517 Fabricação de telas, Arame para quadros de colméia.
26 0,46 767 Arame de lacre para Detran.
28 0,36 1252 Aplicações especiais
30 0,30 1802 Aplicações especiais
32 0,23 3066 Aplicações especiais

Como Calcular Metros Lineares: 10 Passos (com Imagens)

O que é BWG?

A denominação BWG surgiu em Birmingham, na Inglaterra, que significa Birmingham Wire Gauge (medida de arame de Birmingham). Essa foi a primeira escala padronizada mundialmente para reconhecimento das medidas de arame.

Adotado a partir de 1884, até hoje é a denominação utilizada pela maioria dos fabricantes desse tipo de material em vários países do mundo.

Existem outras escalas semelhantes como a SWG (Imperial Standard Wire Gauge) que também foi originada na Grã-Bretanha e a AWG (American Wire Gauge) que é uma escala Americana mas geralmente utilizada para fios não ferrosos.  

Arames Galvanizados no Brasil

  1. Atualmente o Brasil opera a sua fabricação e comercialização de arames baseado na escala BWG, e os poucos fabricantes que existem atendem o mercado com uma limitação de bitolas.

  2. As empresas fabricantes de arame galvanizado no Brasil são:
  3. 1- GERDAU 
  • Principais unidades fabricantes: – Sapucaia do Sul – RS e Cosigua no RJ
  • Produção de arames comerciais do BWG 06 até o BWG 20
  • Produção de arames especiais, Arames Ovalados, Arames Farpados
  • Produção de arames BTC, MTC e ATC (baixo, médio e alto teor de carbono)
Leia também:  Como baixar um livro no audible no windows ou mac

2- BELGO BEKAERT 

  • Unidade principal em: – Contagem – MG
  • Produção de arames comerciais do BWG 04 até o BWG 22
  • Produção de arames especiais, Arames Ovalados, Arames Farpados
  • Produção de arames BTC, MTC e ATC (baixo, médio e alto teor de carbono)

3 – MORLAN S/A 

  • Unidade industrial: Orlândia – SP
  • Produção de arames comerciais do BWG 04 até o BWG 32
  • Produção de arames especiais, Arames Ovalados, Arames Farpados
  • Produção de arames BTC, MTC e ATC (baixo, médio e alto teor de carbono)

4 – MACAFERRI DO BRASIL 

  • Unidade industrial: Jundiaí – SP
  • Produção de arames comerciais do BWG 06 até o BWG 18
  • Produção de arames especiais, Arames Ovalados, Arames Farpados

Além desses fabricantes nacionais, vários importadores ajudam a equilibrar o mercado e manter uma oferta constante de arames galvanizados.

Esses materiais geralmente são provenientes de países como China, Turquia, África do Sul etc…

Quer ter noção dos valores de arames?  Acesse este link.

Quantos kilos por metro tem os arames galvanizados? was last modified: novembro 29th, 2017 by casadascercas Como Calcular Metros Lineares: 10 Passos (com Imagens) Como Calcular Metros Lineares: 10 Passos (com Imagens)

Como calcular a metragem de um terreno ou cômodos de uma casa

Saiba como realizar a medida de um terreno a fim de determinar sua metragem, bem como os cômodos de uma casa. Conheça a fórmula para o cálculo e alguns cuidados neste processo.

Home » Casa

Quando uma pessoa procura um terreno para comprar duas perguntas são básicas ao vendedor: qual o valor e a metragem do terreno. Percebi claramente isso em um processo recente de venda de um terreno.

A metragem aparece com muito destaque também na construção de uma casa onde o tamanho dos cômodos também é de grande importância.

Mas muita gente pode ter alguma dificuldade em entender o cálculo de metragem de um terreno, de uma casa ou simplesmente dos cômodos dela. Neste artigo veremos como é simples calcular metragens.

Como calcular a metragem de um terreno

Como Calcular Metros Lineares: 10 Passos (com Imagens)

Observe a figura acima. De acordo com a legenda a frente e o fundo tem a mesma largura, ou seja 10 metros, enquanto que as laterais esquerda e direita também apresenta a o mesmo comprimento, ou seja 30 metros. Neste caso o cálculo é simples, bastando multiplicar a frente pela lateral. Teremos então um terreno de 300 metros.

  • 10 x 30 = 300 metros quadrados
  • Mas o cálculo diferencia um pouco quando as medidas do terreno não são regulares, como pode ser observado na figura abaixo:
  • Como Calcular Metros Lineares: 10 Passos (com Imagens)

Neste caso apenas as laterais tem a mesma medida, enquanto que a frente e o fundo têm medidas desproporcionais. Neste caso é preciso primeiro tirar a média entre a frente e o fundo e depois fazer a multiplicação pela lateral. Ficaria assim a fórmula.

(8 + 15 = 23) / 2 = 11,5

8 metros + 15 metros dá um total de 23 metros, dividido por 2 é igual a 11 metros e meio. Agora pegue o resultado e multiplique pela lateral.

11,5 x 25 = 287,5 metros 

Teremos então um terreno de 287 metros e meio.

Como calcular a metragem de cômodos de uma casa

Quando precisamos calcular o tamanho de uma casa ou dos cômodos de uma casa é mais complicado por dois motivos: primeiro que geralmente uma casa tem um formato irregular, com quebras ou extensões de cômodos que excedem as paredes retas. O outro motivo é que tem de se levar em conta as paredes que no mínimo ocupam 15 centímetros, logo se você calcular o tamanho dos cômodos sem considerar as paredes dará uma metragem menor ao que de fato é.

Como Calcular Metros Lineares: 10 Passos (com Imagens)

Veja as figuras acima. Na primeira temos um cômodo de 4 metros quadrados, pois ao multiplicarmos 2 mts por 2 mts, teremos 4 mts. A segunda figura tem a metragem de 6 metros, resultado da multiplicação de 2 por 3 e a terceira figura representa um corredor interno com 4 metros, sendo um de largura e 4 de comprimento.

O que é metro quadrado?

Basicamente quando calculamos o metro quadrado de alguma coisa, seja um terreno, casa, cômodo, parede ou outro, estamos dizendo quantos metros cabem dentro daquele espaço. Neste caso o metro quadrado é considerado um espaço de um metro de largura e de comprimento.

Quando falamos que um espaço tem 10 metros quadrados é porque poderemos colocar 10 quadros desses dentro do espaço. Os exemplos da figura acima retratam muito bem isso. Veja na última imagem que temos 4 quadros de 1 metro quadrado cada um, logo, temos 4 m/2.

Cuidados com o cálculo

  • Considere as paredes no cálculo da metragem. Geralmente é 15 centímetros, mas o ideal é medir com a trena para ter certeza da largura da parede. Logo, uma casa com 100 m/2 de construção, não significa que ela terá 100 m/2 úteis, pois neste cálculo estão inclusos as paredes que vão ocupar bastante espaço, por sinal.
  • Meça cada cômodo, incluindo as paredes e depois faça a soma de todos para chegar a metragem da casa. Atente para o fato de que quando uma parede separa dois cômodos, ela deverá constar no cálculo de apenas um deles.
  • Use uma trena dessas de pedreiro, pois é mais confiável.
  • Para efeito de aprovação de planta na prefeitura, o beiral de um telhado ou a sobre de laje não conta no cálculo da metragem da casa. Contudo, se a sobre de laje exceder 1 metro, salvo engano, neste caso ela passa a contar no cálculo total da casa.

Pisos e revestimentos

Se você for revestir paredes com revestimento cerâmico, notará o quanto fica caro fazer isto, pelo menos se comparar com o piso. Considere uma cozinha com 16 metros quadrados, com medidas de 4 x 4:

Você usará 16 metros de pisos ou porcelanato.

Contudo para o revestimento usará 48 metros de revestimentos, isto sem considerar um desconto relativo às portas e janelas. Veja: são 4 paredes de 3 metros de altura e 4 de largura, logo teremos: 4 x 4 x 3 = 48.

O que é metro linear?

Se existe o m/2, existe também outra medida que é o metro linear, que significa em linha. Ele é usado para fazer medições de paredes ou muros por exemplo. Se eu tenho um terreno de 300 metros quadrados com largura e 10 metros e comprimento de 30, então para fazer o muro em volta do terreno, o cálculo teria de ser em metro linar.

Neste caso caso seria 80 metros lineares, pois são duas laterais de 30 metros cada uma e a frente e fundo de 10 metros cada. Ficaria assim o cálculo linear:

30 + 30 + 10 + 10 = 80

Conclusão

O cálculo do metro quadrado é de suma importância em diversos momentos, aliás, para ser sincero, ele é usado do começo ao fim na construção de uma casa. Desde o momento em que se inicia o projeto já estamos fazendo cálculos para saber o tamanho do terreno, da área construída, de cada cômodo da casa e assim por diante.

Ao comprar materiais de construção, muitos deles são vendidos por m/2. Ao contratar serviços, como pintura, pedreiro e outros também levam em conta a questão da metragem quadrada e assim por diante.

Interessante que quando fui construir a minha casa, antes mesmo de comprar o terreno, creio que uma das primeiras coisas que comprei foi uma trena, pois fiz questão de ir medir o terreno antes, pois como não havia construções ao lado, não dava para saber até onde ia. Durante toda a obra a trena foi certamente um dos itens que mais usei.

Gostou? Compartilhe

Dicas para calcular os materiais para sua obra | Blog da Atex

Um dos passos principais nos processos de planejamento de uma obra, seja ela uma grande construção ou uma simples reforma, é a gestão dos materiais. O projeto final com o objetivo da obra determina os tipos de materiais utilizados.

A partir disso, será realizado o levantamento da quantidade de materiais necessárias. Esse cálculo geralmente é atribuição do engenheiro calculista, conhecido também como calculista estrutural.

Construtoras contam com a consultoria de profissionais do tipo, mas se você é estudante ou está pesquisando como calcular a quantidade de materiais para uma obra, o Blog da Atex separou algumas dicas que podem te ajudar.

Profissional especializado

A nossa primeira dica pode parecer óbvia, mas não podemos deixar passar em nosso post. O conhecimento e a experiência de um profissional de qualidade poderão te garantir um alto grau de precisão na hora de calcular os materiais e insumos a serem gastos em uma obra.

Como Calcular Metros Lineares: 10 Passos (com Imagens)

Além do conhecimento técnico, um profissional com vivência conhece as adversidades mais comuns em cada tipo de obra, o que pode ajudar a estimar as possíveis perdas mais recorrentes durante as operações. Normalmente, se adiciona 10% para o caso de perdas. Assim, a execução do projeto não fica comprometida com a falta de algum material ou equipamento utilizado.

Leia também:  Como aprender cantonês: 8 passos (com imagens)

Cálculo por área

Comprar materiais “na conta” pode ser um problema em caso de imprevistos, mas ninguém quer desperdiçar e adquirir muito mais material que o necessário.

Alguns tipos de materiais têm suas particularidades importantes no processo de cálculo.

Tijolos são um exemplo, já que diferentes medidas podem impactar as compras. O ideal é calcular a área total das paredes, sem descontar a portas e janelas.

Calculando altura e largura e definindo o tipo de tijolo, é fácil chegar à quantidade total necessária e a média por metro quadrado utilizada na obra.

Basta multiplicar a área da parede pela quantidade gasta por metro quadrado do tipo de tijolo.

Para cimento ou concreto, o cálculo depende da mistura a ser utilizada. Uma média de referência é uma medida de cimento para três de areia peneirada. Ou seja, se em um metro quadrado utilizamos 30 litros de areia (número hipotético), usa-se 10 litros de cimento por metro quadrado.

Bastaria multiplicar esse valor por toda a área para chegar ao valor total de cimento comprado. Como o cimento é comprado em sacos de 50kg, que equivalem a 40 litros do produto, deve-se dividir o valor total em litros por 40 para chegar ao número de sacos comprados.

Cálculo de armadura de aço

O tipo de armação de aço a ser usado em uma construção também é definido no estágio de cálculo estrutural.

As armações de aço podem ser compradas prontas, caso o projeto seja compatível com o padrão de medidas do mercado, ou em barras de aço (vergalhões) de 12 m. Nesse caso, elas ainda deverão ser cortadas, dobradas e amarradas na obra.

Se o projeto prever armações prontas, não há necessidade de cálculo, já que isso é definido pelo engenheiro estruturalista.

No caso das barras de aço, você deve calcular a metragem linear por tipo e diâmetro, dividindo esse valor por 12, que é a medida padrão dos vergalhões.

Metragem linear

Para calcular a metragem linear de uma armação de aço, primeiramente tenha as medidas da estrutura em questão.

Pegando o exemplo de uma coluna de aço, você calcula sua metragem linear multiplicando a medida da coluna pela quantidade de barras de aço. Depois, basta multiplicar esse resultado pela quantidade de colunas e você encontrará a metragem linear total dessas estruturas.

  • Resumindo:
  • Metragem linear da coluna = altura da coluna x quantidade de barras
  • Metragem total = metragem linear da coluna x quantidade de colunas
  • Quantidade de barras de aço = Metragem total / 12

Calculando os estribos

Os estribos são as estruturas retangulares que envolvem as barras de aço, dando forma às armações. Eles também têm função de reforçar a estrutura quanto a esforços cortantes presentes em vigas.

Como Calcular Metros Lineares: 10 Passos (com Imagens)

Calcular a metragem dos estribos também é simples. Com a medida de cada peça, é só multiplicar esse valor pela quantidade a ser usada.

Sabendo a distância entre cada estribo, você pode calcular o total de peças facilmente. Basta dividir a altura da coluna pelo espaçamento e, em seguida, multiplicar a quantidade de estribos por coluna pela quantidade de colunas.

Simuladores digitais

Hoje em dia existem diversas ferramentas digitais que possibilitam um cálculo com alta precisão para definir a quantidade de materiais que devem ser compradas para uma obra.

Enquanto algumas delas são softwares complexos voltados para engenheiros e profissionais da construção civil, hoje há também sites e aplicativos para smartphones que oferecem soluções com interface intuitiva para um público leigo que também permitem fazer previsões com bom nível de precisão.

Cálculo do Concreto – Concrete Mix Design

Enquanto muitos aplicativos trazem ferramentas para cálculos gerais, o Concrete Mix Design chamou a atenção por ser focado em um dos materiais mais importantes na construção civil: o concreto.

Como Calcular Metros Lineares: 10 Passos (com Imagens)

Com ele, é possível projetar as misturas para a produção do material por meio de uma calculadora com as quantidades de cimentos e agregados. Ele permite calcular as proporções de um concreto que use múltiplos agregados.

  1. O app é voltado para um público amplo, de estudantes a profissionais da construção, atendendo a demanda de construtoras e empreiteiras para realizar o design da mistura.
  2. A forma de usá-lo é simples: basta selecionar as condições do ambiente da obra, e escolher se será usado concreto armado ou simples, o tipo de cimento, os agregados grosseiros, finos e demais aditivos.
  3. O app é exclusivo para dispositivos Android.

Cálculos gerais de obras

Alguns aplicativos permitem realizar estimativas precisas de cada material a ser usado em uma obra. Com interfaces intuitivas, os apps são voltados para profissionais da construção civil, mas também podem ser usados por pessoas leigas que desejam realizar pequenas obras ou reformas.

Vamos conhecer algumas das principais opções.

ConstruCalc

O ConstruCalc é um dos aplicativos mais populares do segmento no Brasil. Ele conta com calculadoras para estimar gastos de forma precisa, evitando perda de investimento e desperdício de materiais.

Ele oferece opções para calcular insumos de diversos elementos de obras, como concreto, parede, piso grosso, piso completo, piso laminado, piso vinílico, Porcelanato Líquido, piso intertravado, azulejo, pastilhas, escadas, gesso, reboco, pintura, PVC e telhas.

O app ainda disponibiliza tabelas das NBR6118, NBR6120 e tabela prática com traços de concreto para uso em obras.

Como estruturar confinamento para 20 cabeças de gado

A decisão de confinar quando se tem um pequeno número de animais para terminação é sempre difícil.

É muito recorrente, durante as consultorias, o número de pecuaristas que pedem auxilio para poder estruturar um pequeno confinamento para terminar alguns animais.

Esse fato me chamou bastante atenção, e afim de ter uma abrangência ainda maior sobre o tema, resolvi escrever essas recomendações para tentar ilustrar e ajudar os pequenos produtores nesse tema.

Vamos iniciar do básico, de forma que possamos entender o processo de um pequeno confinamento. Vamos deixar aqui uma ressalva que estamos fazendo os cálculos para um confinamento de 20 cabeças. E estamos assumindo que os animais já estão na propriedade.

Como ter lucro com pecuária em pequenas áreas

Hoje no Brasil, trabalhamos basicamente com dois tipos de confinamento: Com volumoso ou Puro Grão. Sendo assim, as recomendações para a área dos animais é diferente:

Utilizando Volumoso:

  • Utilizar um espaço mínimo de 15m² por animal, ou seja, trabalhando com 20 animais é preciso de uma área mínima de 300m²;
  • Quanto ao cocho, é recomendando dentro desse sistema, uma área de cocho de 50 a 70 cm por cabeça. Exemplo: 50 cm x 20 animais = 10 metros de cocho;
  • Essa área deve ter um pequeno sombreamento, estresse por calor vai reduzir o desempenho desses animais;
  • Bebedouro com água limpa, para esse número de animais utilizar um com capacidade para 200 litros. Interessante utilizar boia para não desperdiçar água;
  • Piso deve ter uma inclinação e permitir uma boa drenagem da água, evitando área de lama dentro do curral de engorda;
  • Quando trabalhamos na época da seca, que é o principal caso aqui, não há necessidade do cocho coberto;
  • Não recomendo o cocho de concreto por causa dos alto custo que isso iria jogar no sistema. A utilização de cochos de tambor partido ao meio é o mais recomendado e com custo baixo.

Utilizando Puro Grão:

  • A área recomendada para essa dieta é de 1m² por arroba. Exemplo: Animal com [email protected] será necessário 10m².
  • Quando falamos de espaçamento linear de cocho, esse sistema requer um menor tamanho, sendo utilizado 30 cm por cabeça. Exemplo: 30 cm x 20 animais = 6 metros de cocho.
  • Essa área deve ter um pequeno sombreamento, estresse por calor vai reduzir o desempenho desses animais;
  • Bebedouro com água limpa, para esse número de animais utilizar um com capacidade para 200 litros. Interessante utilizar boia para não desperdiçar água;
  • Piso deve ter uma inclinação e permitir uma boa drenagem da água, evitando área de lama dentro do curral de engorda;
  • Quando trabalhamos na época da seca, que é o principal caso aqui, não há necessidade do cocho coberto;
  • Não recomendo o cocho de concreto por causa dos alto custo que isso iria jogar no sistema. A utilização de cochos de tambor partido ao meio é o mais recomendado e com custo baixo.

Confinar é uma arte, que exige determinação e o mínimo de planejamento.

Como Calcular Metros Lineares: 10 Passos (com Imagens)Foto: Arquivo pessoal do autor.

O manejo adotado nos dois sistemas de confinamento, com ou sem volumoso, é o mesmo. É recomendando:

  • Vacinações e vermifugações;
  • Adaptação dos animais a dieta;
  • Fornecer a dieta o maior número de vezes possível durante o dia. Exemplo: O animal irá comer 10 kg de ração, essa pode ser dividade em 5 tratos por dia.
  • Utilizar alimentos de qualidade para esses animais, permitindo que eles tenham máximo desempenho;
  • Bebedouros sempre limpos, permitindo acesso a água de qualidade;

Como Calcular Metros Lineares: 10 Passos (com Imagens)Foto: Arquivo pessoal do autor.

Para quem é pecuarista de leite, mas quer aumentar a renda da atividade, foi lançado um programa em 2015, chamado “Salve o bezerro macho leiteiro”. Esse sistema permite que os animais sejam mantidos em dietas de puro grão, alcançando 15 arrobas antes de 1 ano de idade. Confira na matéria abaixo:

  • Bezerro Leiteiro: aproveitamento de machos para produção de carne
Leia também:  Como baixar vídeos do flowplayer: 9 passos (com imagens)

As dietas que serão utilizadas no confinamento, não devem seguir uma dieta padrão. Cada realidade deve ser levada em conta, de forma que permita aos animais atingir seu máximo desempenho.

Entenda mais sobre o assunto na matéria:

  • Dieta para confinamento: É receita de bolo ou uso uma específica?

Em resumo, o confinamento é um sistema que tem que ser utilizado de forma estratégica, de forma que venha para acrescentar no lucro da propriedade como um todo. Independente do número de animais utilizados, ele é lucrativo sim, desde que seja feito de forma planejada e eficiente.

Com dólar em alta, arroba equivale a R$ 230,00, confira!

Fazendas e fazendeiros de uma nova geração

TOP 10 municípios com maiores rebanhos de gado do Brasil

Confinamento Puro Grão, alta rentabilidade e lucratividade!

custo da linha triturada por metro

Passes combinados 30 dias. Antes do início da validade: a devolução é efetuada com o reembolso da totalidade do valor; Após o 1º dia de validade: apenas são efetuadas devoluções, suportando o cliente o pagamento de uma taxa no valor de 12,5% do preço do passe por cada dia de validade decorrido.

A Linha 4–Amarela do Metrô de São Paulo, originalmente chamada de Linha Sudeste–Sudoeste, compreenderá, quando finalizada, o trecho definido pelas estações Luz e Vila Sônia. É administrada pela empresa ViaQuatro, pertencente ao grupo CCR, que venceu a concessão por trinta anos. É a primeira linha de São Paulo a ser operada pela iniciativa privada.

A retomada das obras da linha 4-amarela da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), paralisadas há nove meses após rescisão contratual, deve aumentar em pelo menos 54% o custo do …

Encontre o preço por metro de cada tipo de material e multiplique pelo total de metros lineares obtidos para encontrar o custo aproximado. No nosso exemplo, precisamos de 4,8 m de tábuas 5 x 10 e de 9 m de tábuas 2,5 x 30. Digamos que a primeira custe R$1,50 por metro e a segunda R$2,25 por metro.

Esse horário é o da partida dos trens, por isso, em muitas linhas, eles seguem circulando até quase 1:00 da manhã. Às sextas e sábados algumas linhas funcionam durante as 24 horas do dia. A frequência depende da linha e da hora do dia, mas se você estiver se locomovendo no centro de Londres normalmente terá que esperar entre 2 ou 3 …

Qual o valor da mão de obra por m² da instalação do porcelanato? Quanto esta custando em média o m² do porcelanato para colocar? Leandro … Porcelanato de primeira linha não fica por menos de 80,00 o metro. Seu pedido se realizou com sucesso . Responder Responder Peça orçamento. Inadequado? Informe sobre a controvérsia

Peso De Metro Cubico Piedra Triturada De … Mais de 100. 100+ Comentários. Bate-papo on-line. un metro cubico de arena cuantas carretillas son … [Ton/mm], es decir, unidades de fuerza por metro lineal. En las masas de piedra suelta que forman el balasto, Mais de …

Como calcular custo de m2 de construção. Para calcular o preço da mão de obra por m2 é simples, você irá tirar as medidas do seu terreno, se ainda não souber. Feito isso, é só pesquisar por profissionais que realize construções por m2 e escolher aquele que oferece um preço mais acessível e apresente confiança.

Você vai encontrar nesta página o mapa do metro de Paris. O metrô é um sistema de transporte que servem a cidade de Paris (França) com o interior do trem, tram, autocarro e ônibus da noite. A rede de metro é composto de 16 linhas e 302 estações de formar uma rede de 220 km.

Nov 12, 2008· Normalmente é cobrado por metro sim, que tipo de AC vc instalaria na sala por ex? 12,18. 24K? As mediadas são diferentes com isso preços diferentes.

eu aconselho os drenos e a elétrica ficar por sua conta, já que estas em obra, não sei quanto custa o material principalmente o cobre aí em RS aqui tem variações de R$ 38 até R$50 o kilo, dependendo da quantidade, numa Linha para até 9 …

Linha do Cliente Máquinas de ATM Meios e Tarifas. Cartões MetrôRio … que o smartphone ou cartão elegível esteja entre 2,5 e 5 cm de uma leitora compatível com a tecnologia de pagamento por aproximação, e também posicionado da maneira adequada.

Por meio de nota, o Metrô informou que a obra da Linha 17 “enfrentou vários problemas nos últimos anos” e que “teve que rescindir contratos com as construtoras que abandonaram parte das obras …

O IBGE apresenta um índice onde é possível conhecer o valor médio do preço de construção por metro quadrado nos diferentes estados e também no país em geral. Como acabei de demonstrar, perceber a diferença entre metro quadrado e metro linear não é assim tão …

custo de produção da pedra triturada por tonelada em uma … A produção comum de ha é 96 toneladas por ha O rejeito industrial da ardósia é transformado em Quanto custa Rocha Custo de uma pedreira … nj custo de 3 4 …

O monotrilho da linha 15-Prata do Metrô completa cinco anos em operação nesta sexta-feira (30). O projeto inicial era ligar a estação Ipiranga da CPTM ao hospital Cidade Tiradentes até 2012 …

tamanho da qualidade da rocha esmagada. custo da pedra esmagada por tonelada na argélia preço de pedra calcária esmagada por , do tamanho e da a areia para concreto e a Triturador de rolo da pedra da rocha da mineração de China com Conversar com as vendas. custo de produção da pedra triturada por …

custo da linha de trituração – pizzeria-romaeu. A linha para a produção de cimento coleção é composta por aparelhos como pré-trituração Descrição da Linha de custo da maquinaria para a fábrica de Custo da planta de triturao de granito para pedreira na. custo trituradores de pedra da produção

Compre e venda grátis em Portugal. Anúncios grátis de carros usados, motas, casas, apartamentos, vestuário, informática, animais e todo o tipo de produtos usados de …

Custo Da Pedra Esmagada Da África Do Sul – am-platz quantos metros de pedra esmagada em uma tonelada como trabalhar fora o custo por tonelada quando,, quanto custa o metro de pó de brita -, Se trata de uma redução das emissões de carbono em 35% por, preço de pedra calcária esmagada ,

Saiba tudo sobre Metro quadrado na construção civil já custa em média R$ ,28 no país. … Em São Paulo o custo subiu para R$ ,39 por m², registrando 0,03% de alta em fevereiro em comparação a janeiro de 2017. … 26/08/2019 – Linha Crédito Digital da Desenvolve SP passa a atender microempresas; Ver todas as notícias.

O presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Junior, lembra que no país vigorou por muitos anos o modelo em que o custo do sistema tem de ser suportado pelos usuários. “Quando falamos de concessão do serviço público, há vários modelos. Na educação, você não cobra tarifa de quem vai para a escola pública, todos pagam por ela.

Construída pela CPTM, era denominada “Linha G”.Em 2001, o Governo do Estado de São Paulo transferiu a operação da linha para a Companhia do Metropolitano de São Paulo, passando a chamar-se “Linha 5–Lilás”.O trecho inicial de 8,4 quilômetros de extensão foi entregue à população em 20 de outubro de 2002, operando das 10 às 15 horas em período de testes.

Jun 04, 2012· Pois bem por este valor o governo federal consegue construir um metro de ferrovia. Não sou especialista, publiquei apenas para que alguém que seja bom de orçamento comente. É caro, ou barato? Esta nos padrões? Se alguém tem duvidas e gosta de cálculo, fica a dica aqui.

A nova segunda fase passou a ser a ligação entre o aeroporto e a Estação São Paulo-Morumbi, da Linha 4 do Metrô, cuja previsão de operação passara para o primeiro semestre de 2015, com demanda prevista de 166 mil passageiros por dia. [15] Por fim, a terceira fase seria a ligação da linha com a Estação Jabaquara, também prevista …

EXTENSÃO DA LINHA 5-LILÁS. A extensão da Linha 5-Lilás tem 11,5 km e é composta por: via permanente em túneis duplos e singelos, escavados nos métodos NATM e Shield, 11 estações (Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin), 13 poços, 01 estacionamento de trens sob o …

Custo por metro quadrado na construção Valor por m2 de , … Simples de concreto e alvenaria de tijolos de barro ou de , , bastão de pegar a , o custo do metro quadrado na , a da África do Sul tem cerca de 200 e a dos … Venda Por Atacado / Decalques De Borracha De Pvc ,

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*