
Saber quantos anos você tem é muito fácil, mas já pensou em saber quantos anos e meses de qualquer pessoa de forma automática? Aprenda aqui como calcular idade no Excel.
- O primeiro passo é usarmos a função HOJE, pois ela atualiza todos os dias e embora passe os anos sua planilha estará sempre atualizada.
- Clique na célula C3 e digite =HOJE( e pressionar Enter:
Use a alça de preenchimento:
Calculando idade no Excel com a função DATADIF
A melhor maneira de calcular idade no Excel é usando a função DATADIF.
Clique na célula D3 e digite =DATADIF(. Clique na data de nascimento, pressione ; e clique na data atual. Por fim, entre aspas duplas digite a letra “Y”, informando ao Excel que você está buscando a informação sobre ANOS:
Pressione Enter e pronto terá o resultado:
Cadastre seu email aqui no blog para receber em primeira mão todas as novidades, posts e videoaulas que postarmos.
Preencha abaixo para receber conteúdos avançados de Excel.
Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!
É muito importante que você me adicione na sua lista de contatos, para que os próximos emails não caiam no SPAM. Adicione este email: [email protected]
Calculando idade no Excel com a função INT
Digite na célula D4 =INT(
Para realizarmos este cálculo vamos subtrair a data atual pela data de nascimento. Após isto, vamos dividir por 365,25 por conta dos anos bissextos, conforme a fórmula abaixo:
Agora use o botão Diminuir Casas Decimais para arredondar o resultado:
Calculando idade no Excel com meses
Já pensou em calcular anos e meses?
Pois bem. Aprenda isso agora.
- Vamos usar a função DATADIF e CONCATENAR.
- A função DATADIF já vimos acima e vamos repetir o procedimento, porém além do argumento “Y” que busca o ano, vamos usar também o “YM” que busca a diferença entre meses.
- A fórmula ficará como na imagem abaixo:
Pressione Enter e pronto:
Gostou das possibilidades?
Deixe seu comentário sobre a função.
Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboard? Clique na imagem abaixo:
Posts Relacionados:
Sem complicações: aprenda os primeiros passos no Excel
O Excel não é um bicho de sete cabeças. Se até hoje você fugiu do aplicativo de planilhas do Office por achar que ele é complicado demais, temos uma boa notícia: reunimos abaixo algumas dicas para acabar de vez com a confusão e ajudar você a tirar o máximo proveito dele:
1. Criando um novo arquivo
Os arquivos no Excel são chamados de pastas. Cada uma delas pode contar com diversas planilhas, que são apresentadas na parte inferior à esquerda da tela. Para criar uma nova pasta, vá até “Arquivo” e clique em “Novo”.
Existem vários modelos predefinidos, para ajudar o usuário caso ele prefira uma planilha já pronta.
2. Inserindo dados
Para inserir dados, basta clicar em uma célula vazia e começar a digitar. As células são os quadrados da planilha, organizados em linhas, na horizontal, e colunas, na vertical. Elas são nomeadas por números e letras, respectivamente. Assim, a célula destacada na imagem acima seria chamada “A1”. Se desejar ir para a célula seguinte, basta apertar “Enter” no teclado.
3. Soma automática
Uma das funções mais usadas no Excel é a AutoSoma, que permite adicionar valores e calcula automaticamente o resultado. Ela fica na parte superior à direita da tela.
Lá, é possível somar, calcular a média, determinar o número mínimo e o número máximo, além de selecionar uma série de outras funções. Para acessar o conteúdo completo, clique em “Mais funções”.
Escolha a função desejada e selecione as células correspondentes para realizar os cálculos.
4. Criando fórmulas simples
É possível escrever suas próprias fórmulas para somar, subtrair, multiplicar e dividir valores. Para começar, selecione uma célula e digite “=”.
Você pode fazer as contas de duas maneiras: a primeira delas é escrever o cálculo você mesmo. Para isso, digite os valores e a operação a ser realizada, por exemplo “=2+2”. Aperte o “Enter” e veja o resultado automaticamente.
A segunda maneira é realizar as operações entre as células, assim, o valor inserido pode variar. Para isso, digite “=” e “(“. Mantenha o botão “Ctrl” pressionado e clique nas células que deseja somar, subtrair, multiplicar ou dividir, como mostra o exemplo abaixo:
- Não se esqueça de fechar os parênteses, caso contrário, a fórmula não funcionará.
- 5. Formatando uma célula
É possível formatar uma célula para garantir que o valor inserido nela pertença a uma classe numérica, como moeda, porcentagem ou data. Basta clicar no ícone de moeda que fica na parte superior da tela e definir o formato.
Se desejar mais formatos, clique em “Mais Formatos Numéricos”.
6. Criando uma tabela
Selecione os dados que deseja inserir em uma tabela arrastando da primeira à última célula com dados. Na parte superior da tela, clique em “Formatar Como Tabela” e escolha a formatação desejada.
7. Criando gráficos
Para criar gráficos a partir de dados na planilha, basta selecionar as informações e clicar em “Inserir”. É possível escolher entre diversas opções.
- Depois de escolher, clique no formato para criar o gráfico.
- 8. Atalhos de teclado
- Confira abaixo alguns atalhos básicos do Excel:
Para | Atalho |
Fechar uma pasta | Ctrl+W |
Abrir uma pasta | Ctrl+A |
Salvar uma planilha | Ctrl+G |
Copiar | Ctrl+C |
Colar | Ctrl+V |
Retroceder | Ctrl+Z |
Remover os conteúdos da célula | Tecla Delete |
Escolher uma cor de preenchimento | Alt+B, SO |
Cortar | Ctrl+X |
Ir até “Inserir” | Alt+W |
Negrito | Ctrl+N |
Alinhar conteúdos da célula no centro | Alt+B, C2 |
Ir até o separador “Layout da página” | Alt+P |
Ir até o separador “Dados” | Alt+S |
Aceder ao separador Ver | Alt+J |
Formatar uma célula a partir do menu de contexto | Shift+F10 |
Adicionar limites | Alt+B, JL |
Eliminar coluna | Alt+B,EL, em seguida, D |
Ir até “Fórmula” | Alt+U |
Microsoft tutorial
Compartilhe com seus seguidores
Gráficos de setores. Construindo um gráfico de setores
Atualmente a Matemática dispõe de ferramentas tecnológicas no intuito de dinamizar os cálculos e as representações gráficas.
Quanto aos gráficos podemos utilizar programas específicos na sua elaboração, o Excel e o Calc são ferramentas muito utilizadas nesse sentido, mas as representações gráficas também podem ser produzidas de forma artesanal.
A seguir demonstraremos como construir um gráfico de setores ou de pizza, como muitos o denominam. Para representar os dados em um gráfico de setores é preciso que os valores estejam em porcentagem, para isso devemos definir a frequência relativa dos dados observados.
Vamos trabalhar com o seguinte modelo de exemplo: Uma escola realizou uma pesquisa com seus 400 alunos do Ensino Médio sobre a preferência por modalidades esportivas. Os dados foram distribuídos em uma tabela, veja:
FA: frequência absoluta FR: frequência relativa
Como o gráfico é de setores, os dados percentuais serão distribuídos levando-se em conta a proporção da área a ser representada relacionada aos valores das porcentagens. A área representativa no gráfico será demarcada da seguinte maneira:
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
Concluímos que 1% corresponde a 3,6º, dessa forma podemos calcular os ângulos dos dados percentuais da seguinte maneira:
Para construir o gráfico esboçamos uma circunferência marcando o seu raio, e, com o auxílio do transferidor, traçamos um ângulo com vértice no centro da circunferência, relativo à primeira porcentagem.
Em seguida, ao marcar o próximo ângulo, devemos considerar o raio traçado, referente à porcentagem anterior, como um dos seus lados e o centro da circunferência como seu vértice.
Repita o procedimento até que todos os ângulos sejam marcados. Vale lembrar que o centro da circunferência será o vértice de todos os ângulos.
Feita a marcação dos ângulos, basta pintar os setores, fazer a anotação das porcentagens e construir uma legenda. Observe o gráfico pronto:
Publicado por: Marcos Noé Pedro da Silva
Como calcular idade no Excel
Existem certas atividades no Excel que são frequentemente realizadas durante um trabalho com planilhas, e neste caso, há a necessidade se de automatizá-las quando possível para aumentar a produtividade dos trabalhos desempenhados.
Um exemplo disso, é o cálculo de idades no Excel.
E para quem atua com cadastro de pessoas ou até mesmo cálculos de dias, se faz necessário otimizar esta operação de modo evitar que se faça todo o processo manual além de evitar possíveis erros.
Pensando neste assunto, separamos um passo passo para que você possa aprender como calcular idade no Excel de maneira prática e eficiente. Acompanhe!
Conhecendo as funções
O cálculo de idades pode até ser simples para algumas pessoas, porém já imaginou ter uma planilha com cadastro de usuários com suas respectivas datas de nascimento e suas idades? Neste caso, existirá o trabalho em ter de atualizar as datas diariamente já que ao passar dos dias as pessoas irão realizar aniversários.
- Porém, para evitar todo este trabalho e automatizar esta tarefa, basta fazer uso de duas simples funções, sendo INT e AGORA.
- Esta função basicamente arrendonda um número.
- Sintaxe: INT(núm)
- Onde:
- Núm: representa o número ou a referência de uma célula que se pretende arredondar.
- A função AGORA tem o objetivo de apresentar a hora e data atual (dependendo do formato da célula), sendo muito útil quando se pretende realizar cálculos com datas e sendo recalculada automaticamente sempre que a planilha for reaberta.
- Sintaxe: AGORA()
Calculando Idades
Agora que conhecemos os detalhes das funções que irão integrar o cálculo de idade, acompanhe abaixo um exemplo prático onde há uma tabela com datas de nascimento, data atual e uma coluna que receberá o cálculo da idade.
Na coluna “Data Atual” iremos utilizar a função AGORA() para que seja inserida a data atual e esta seja atualizada sempre que abrirmos a planilha nos dias posteriores.
Ao término da função basta teclar Enter e conferir o resultado.
Para aplicar a mesma função para as demais células, basta utilizar a alça de preenchimento.
No próximo passo, utilizaremos a função INT para calcular a diferença entre a data de nascimento e a data atual. Deste modo, teremos um valor inteiro que representa a idade. Veja abaixo:
Note que estamos realizando uma subtração da data atual com a data de nascimento no qual trará um valor inteiro. Este resultado será dividido por 365,25 devido aos anos bissextos.
Ao término da operação, basta teclar Enter e conferir o resultado.
Para replicar a função para as demais células, utilizaremos novamente a alça de preenchimento automático
- Podemos ainda testar a atualização automática das idades, realizando por exemplo a mudança de uma data de nascimento.
- Deste modo, temos um cálculo de datas sempre atualizado de acordo com o decorrer das datas e sem a necessidade de realizá-lo frequentemente.
Com base nas dicas aqui mencionadas, foi possível conhecer o passo a passo para se realizar o cálculo automático de idades. Logo, com o uso deste recurso é possível otimizar este cálculo ao ter a integração de uma função automática.
Gostou da dica? Confira outras dicas de Excel em nosso site!
Questões resolvidas e comentadas de Excel (parte 11)
Olá, pessoal. Reta final para o concurso do Banco do Brasil neste domingo, estudando bastante?
Vamos lá:
01 – (2015 – PR – 4 Concursos – UFRJ) A imagem abaixo representa parte de uma planilha criada por um professor, usando o Microsoft Excel 2007, para controlar as notas de sua disciplina.
Ele pretende exibir na célula F7 a Maior Média entre os quatro alunos exibidos na planilha.
Considerando as alternativas a seguir, assinale aquela que o professor deverá utilizar para obter o resultado pretendido
- a) MAIOR(F3:F6)b) =MAIOR(F3:F6)c) MÁXIMO(F3:F6)d) =MÁXIMO(F3:F6)
- e) =MAIORMÉDIA(F3:F6)
Solução: Letra D. Aqui conseguimos eliminar algumas respostas facilmente, veja: Alternativa “A” e “C” estão descartadas pois não começam com o sinal de igualdade “=”, obrigatório para chamar uma função. Depois, se o candidato tem alguma intimidade com o Excel, elimina a letra “E”, pois não existe tal função.
Restam somente 2 opções, parecidas mas com aplicações totalmente diferentes, veja:
Função Máximo: retorna o maior valor de uma faixa de células. Está certinha, pronta para funcionar, no exemplo.
Função Maior: Devolve o maior valor enésimo de um conjunto de dados. É possível utilizar esta função para selecionar um valor de acordo com a sua posição relativa na lista. Para funcionar deveria ter sido dito ao Excel qual a posição que o usuário gostaria de saber, por exemplo, 1 para primeiro valor, 2 para segundo etc. Se estivesse assim: =MAIOR(F3:F6;1) estaria correta.
- Leia mais sobre a função =máximo, aqui e sobre a função =maior, aqui.
- 02 – (2015 – IOBV – PM/SC) O diretor financeiro de uma determinada empresa apresentou ao seu gerente uma planilha no Excel 2013, a qual continha os seguintes dados:
- As células A1, A2, A3, A4e A5 continham, respectivamente, os valores numéricos 8, 12, 16, 22 e 36.
- Os conteúdos dascélulas B1, B2 e B3 eram respectivamente:
- = A1 + A3 = A2+A4+A5
- = (B1*2) + (B2*2)
- Qual o resultado numérico da fórmula da célula B3?
- a) 188b) 24c) 36
- d) 70
Solução: Letra A. Essa é facílima, e não precisa nem chegar até o final dos cálculos.
Primeiro: não se assuste com aquele monte de número.
Segundo: Não tente fazer “de cabeça”, pegue um cantinho na sua folha e desenhe o esquema, vai ficar muito mais fácil.
Terceiro: Efetue a primeira continha (8 + 16) e depois a segunda (12 + 22 + 36). Se você não faltou nas aulas de matemática vai ver que deu, respectivamente, 24 e 70, correto? Agora veja que na terceira conta, você tem que somar o dobro de cada um, e aqui, nem precisamos fazer a conta, é só olhar pras alternativas e usar a lógica.
Se estamos somando o dobro, é óbvio que o valor tem que ser maior que a alternativa D (resultado isolado da conta 2), maior que a alternativa B (resultado isolado da conta 1) e do que 36. Típica conta para roubar seus preciosos minutos. Não deixe que a banca te pegue.
- Saiba mais sobre somas no Excel, aqui.
- 03 – (2015 – IOBV – PM/SC) Observe a seguinte planilha do Excel:
- Considerando o total produzido pelos três setores no trimestre (célula E5, cujo total é resultante da fórmula = E2+E3+E4) e que a meta de produção estipulada para o mês de abril é de 25% a mais do total do trimestre. Para sabermos o quanto será produzido em abril se a meta for alcançada, a fórmula correta a ser utilizada na célula E6 é:
- a) =E5*25%+E5b) =E5*25%c) =E6*(+25%)
- d) =(+25%)*E5
Solução: Letra A. Mais uma que a banca tenta te confundir com frases complicadas e “embaralhadas”.Resumindo: Eles querem que a produção de Abril seja 25% superior ao total do trimestre. Mais fácil, certo? Então qual a fórmula para esta conta?
Veja que a conta está parcialmente concluída, pois o total do semestre está calculado em E5, e vamos usar ela em nossa conta. Agora só precisamos somar os 25% neste valor. Se você souber fazer cálculo de porcentagem a conta está resolvida.
Mesmo que você não saiba, dá pra eliminar algumas pela lógica, veja: A letra B está multiplicando o total do semestre por 25%, dessa forma ele vai obter apenas o resultado de quanto foi 25% do valor do trimestre.
A “C” coloca dois sinais aritméticos lado a lado, o sinal de multiplicação e o de soma (dentro do parêntese), óbvio que isso não daria certo. A “D”, é igual à B, porém ao contrário e com um parêntese para enfeitar.
Sobra a alternativa “A”.
Explicando-a:Primeiro o Excel vai efetuar o cálculo dos 25%, fazendo 25% vezes o total do trimestre e depois vai somar esse percentual ao mesmo total do trimestre.
Ficou difícil? Veja mais sobre porcentagem aqui e aqui.
04 – (2015 – FGV – TJ/BA) Considere duas planilhas, LO e EX, criadas respectivamente com o LibreOffice 2-4 Calc e o MS Excel 2010. O conteúdo das duas planilhas é idêntico, como descrito a seguir:
- Considere que tenha sido efetuada uma sequência de comandos que removeu a terceira linha de cada planilha. Após a execução desses comandos, o conteúdo da célula A4 em cada planilha LO e EX, respectivamente, é:
- a) =SOMA(A1:A3) e #VALOR!b) =SOMA(A1:A3) e =SOMA(A1:A3)c) =SOMA(A1:A4) e =SOMA(A1:A4)d) =SOMA(A1:A4) e =SOMA(A1:A3)
- e) #VALOR! e =SOMA(A1:A3)
Solução: Letra B. Aqui citaram o Libre Office para assustar, mas não se preocupe, no caso citado e em 90% das situações, os 2 aplicativos agem da mesma forma. Portanto, o que você sabe do Excel, sabe do Libre e vice versa.
Vamos à resolução: Quando se exclui uma linha, neste caso a terceira, o Excel atualiza a planilha automaticamente. Assim, a linha de baixo (4), passa a ser a nova linha 3, com seus valores atuais, as fórmulas adaptam-se, entendem o comando e passam a considerara a célula atual no lugar da excluída.
Então fica, de : = SOMA(A1:A4) para =SOMA (A1:A3).
05 – (2014 – Cesgranrio – Petrobras) Algumas versões de planilhas eletrônicas calculam as funções média aritmética, moda e mediana de uma série de números. Usando uma dessas planilhas, um professor lançou notas de seus alunos nas células P12, P13, P14, P15, P16, P17 e P18 e preparou outras células (na coluna Q) para calcular essas medidas, conforme mostra o Quadro abaixo.
- Sabendo-se que os resultados são truncados em uma casa decimal, quais são, respectivamente, as células que apresentam a média aritmética, a moda e a mediana dessas notas?
- a) Q17, Q16, Q14b) Q17, Q16, Q15c) Q17, Q18, Q16d) Q15, Q18, Q16
- e) Q15, Q18, Q14
Solução: Letra C. Mais uma que assusta pelo tamanho e coloca coisas a mais do que necessitamos, só para confundir. A segunda coluna com números será desnecessária para o cálculo, vamos usar somente a primeira com as notas dos alunos. Vamos lá:
Veja que temos que descobrir a média, a moda e a mediana e aqui que vem o problema, pois muitos confundem. Resumindo:
Média soma tudo e divide pelo número de termos, que é 7. Fica41/7 = 5.85;
Moda, qual o valor que aparece mais vezes. Nesse caso o 3,00;
Mediana coloca todos os valores em ordem e pega aquele que está no meio (3- 3-5-5.5-7-8-9.5).Nesse caso 5.5
Mais sobre média você vê aqui
Como foram nas questões de hoje? Continuem estudando, só assim se chega à perfeição.
Aproveitem esta dica pessoal, essa é uma das funções mais uteis do Excel e pode lhe poupar muita dor de cabeça.
Faça um comentário