Como calcular a quantidade necessária de tinta para pintar um quarto

Para não errar na quantidade de tinta ou para evitar possíveis desperdícios é necessário calcular a quantidade de tinta por metro quadrado

Como Calcular a Quantidade Necessária de Tinta para Pintar um Quarto

Quando chega a fase de acabamento de uma obra ou mesmo para pintar novamente uma parede com outra cor, é necessário calcular a quantidade de tinta por metro quadrado e este cálculo é importante para evitar desperdícios e saber quantos galões de tinta você precisará comprar. Preste atenção se a parede, teto ou área que receberá a tinta é linear ou possui algumas variações, as estruturas arquitetônicas em espirais e redondas geralmente necessitam de mais material, realizar o  irá te auxiliar nesta tarefa.

O importante aqui é saber o cálculo exato de quanto material você utilizará em sua obra, leve em consideração se a parede precisar de demão e veja as especificações descritas nas latas de tintas, muitas vezes a quantidade adequada para cada cômodo está no modo de usar, preste atenção nas embalagens. Alguns fabricantes informam também o quanto rendem seus produtos, por esta base já podemos perceber quanto de tinta será utilizada em cada metro quadrado.

Lembre-se que para economizar na reforma você deverá preparar a parede que irá pintar, mantenha o local limpo, lixado e sem
mofo, utilize o rolo anti respingos e dilua uma certa quantidade de tinta em água ou solvente, veja as especificações que o fabricante recomenda.

Para calcular a quantidade de tinta por metro quadrado você precisará medir a altura de cada parede e seu comprimento, depois somar a quantidade de paredes que receberão a tinta, caso pinte portas e janelas, não se esqueça de acrescentar estas metragens à conta.

Veja agora o passo a passo para calcular o consumo de tinta por metro quadrado

Como Calcular a Quantidade Necessária de Tinta para Pintar um QuartoPasso 1

O que fazer: Consulte as instruções do fabricante contidas no produto e calcule a área a ser pintada (altura x largura) descontando-se os vãos, como portas e janelas.

Leia: Como calcular o metro quadrado de uma parede

Como Calcular a Quantidade Necessária de Tinta para Pintar um Quarto

Passo 2

O que fazer: Alguns fabricantes indicam uma fórmula básica para descobrir quantas latas de tinta são necessárias.

Como Calcular a Quantidade Necessária de Tinta para Pintar um Quarto

Passo 3

O que fazer:  Adote a equação a seguir para tintas, fundos e massas, sem esquecer que o consumo por metro quadrado pode variar em função da porosidade da superfície e da técnica a ser empregada.

Como Calcular a Quantidade Necessária de Tinta para Pintar um Quarto

 Passo 4

O que fazer: Consumo de galões = metragem quadrada x número de demãos / rendimento por lata (informado pelo fabricante).

Ex:

  • – Parede 3 x 4 = 16m²
  • – Rendimento Fabricante = 10m² por Litro
  • – Necessário = 2 Demãos
  • Quantidade = 16 x 2 = 32
  • Quantidade = 32 / 10 = 3,2
  • Quantidade de Tinta necessária será = 3,2 Litros

 Como Calcular a Quantidade Necessária de Tinta para Pintar um Quarto

Passo 5

O que fazer: Para evitar desperdício, deixe a pintura para a última etapa da obra ou reforma. Deve ser iniciada apenas quando não há mais nenhum serviço a ser executado.

Como Calcular a Quantidade Necessária de Tinta para Pintar um Quarto

 Passo 6

O que fazer: Para quem pretende usar cores preparadas em misturadores, é preciso aplicar no cálculo a margem de 10% a mais, para não correr o risco de o produto acabar antes do fim da pintura. Evitando-se assim o consumo de uma nova lata com grande sobra.

Gostou do artigo de hoje, Compartilhe!

Como calcular a quantidade de tinta a ser utilizada

Calcular a quantidade de tinta para pintar um quarto pode ser uma tarefa fácil, mas que requer muita atenção. Essa quantidade depende de vários fatores, como o tamanho da área a ser pintada, o material da superfície, o tipo de tinta escolhida e o método de aplicação.

O primeiro passo é muitas vezes ignorado. Verificar a superfície a ser pintada e os materiais que a compõe fazem uma grande diferença na quantidade a ser comprada. Superfícies que acabaram de receber gesso, reboco ou massa niveladora absorvem melhor a tinta, alterando o rendimento final.

Como Calcular a Quantidade Necessária de Tinta para Pintar um QuartoLuz nas Vielas – Coletivo Boa Mistura

Paredes que receberam a aplicação de um fixador/selante também tem um rendimento maior. Já as paredes com detalhes ou adornos recebem de 10% a 15% a mais de tinta do que áreas planas e lisas.

Lembre-se que a cor de fundo das paredes também influencia. Se a parede já estiver pintada de uma cor escura e o objetivo for clareá-la, mais demãos serão necessárias. Nesse caso, recomenda-se ainda que uma demão de tinta branca seja aplicada ou que a parede seja lixada antes de iniciar o processo com a nova cor.

Se o processo for o inverso, é necessário é aplicar mais demãos até que a cor pretendida seja alcançada de forma uniforme.

Como Calcular a Quantidade Necessária de Tinta para Pintar um QuartoRua cor de rosa – José Adrião Arquitectos 

O segundo passo é realmente medir as paredes e começar os cálculos matemáticos. Com uma fita métrica ou uma trena, meça o perímetro da superfície. Multiplique então o comprimento da largura pelo da altura, assim teremos o m2 da parede.

Para contar com um percentual de sobra razoável, não subtraia as áreas referentes às portas e janelas. Se o espaço ocupado por elas for muito grande, subtraia então essas medidas.

Veja também:  Hometeka para time WeWork

A partir daí divida o valor final em metros2 pela proporção que é especificada na embalagem de tinta. Atente-se às informações de diluição e tempo de secagem entre as demãos.

Como Calcular a Quantidade Necessária de Tinta para Pintar um QuartoCasa Hygge – Plain Projects + Pike Projects + Urbanink

Os sites dos principais fabricantes de tinta no país já oferecem ferramentas que facilitam o processo de calcular a quantidade do produto a ser usada. O sistema da Suvinil e da Coral, por exemplo, funciona de forma similar ao cálculo manual. O tamanho das paredes, assim como o de portas e janelas são pedidos.

Com essas dicas o desperdício fica muito menor e mesmo assim, a tinta que sobrar pode ser guarda na própria embalagem, se bem fechada. A tinta diluída, porém, deve ser descartada porque pode apodrecer.

Leia também:  Como alterar as opções do equalizador do google play música

Conheça também 25 ideias de projetos usando papel de parede – clique aqui para ver.

Como Calcular a Quantidade de Tinta Necessária para Cada Ambiente

Muitas pessoas tem dúvidas na hora de calcular a quantidade de tinta que irá usar para pintar um ambiente, e acabam comprando a quantidade errada. Tinta demais é desperdício, dinheiro jogado fora.

Mas pior do que isso é comprar de menos, pois o tom da tinta pode ser diferente em cada lata, mesmo sendo a mesma cor. Por isso é importante observar a referência do lote e garantir que o tom seja exatamente o mesmo.

Para descobrir a quantidade correta de tinta, você precisa saber basicamente de duas coisas:

Em primeiro lugar, você precisa saber a metragem da área que quer pintar:

Como Calcular a Quantidade Necessária de Tinta para Pintar um Quarto

  • Para calcular, multiplique a altura pela largura da parede.
  • Caso haja alguma porta ou janela nesta parede, calcule também suas áreas e subtraia pela área total da parede.
  • Some as outras paredes (caso necessário).

Depois, confira quantas demãos são necessárias de acordo com o tipo de tinta, sendo que:

1 demão: é recomendado apenas para repintura e quando se mantém a cor original.
2 demãos: em quase todas as superfícies são recomendadas pelo menos duas demãos de tinta para se obter um bom resultado.

3 demãos: recomendado quando a cor escolhida for escura, ou quando se pretende pintar com uma cor clara em fundo escuro.

Com essas duas informações, agora é só escolher a tinta!
Ao comprá-la observe que na lata é informado seu rendimento.

Como Calcular a Quantidade Necessária de Tinta para Pintar um Quarto

Ou seja, a quantidade de tinta que você precisa comprar é igual a área quadrada do ambiente (ou parede) a ser pintado, vezes o número de demãos, dividido pelo rendimento informado na lata de tinta. Como Calcular a Quantidade Necessária de Tinta para Pintar um Quarto

Nem é tão difícil, não é mesmo?

Como calcular a quantidade de tinta para pintar a casa

Ao fazer o cálculo para evitar desperdício no momento de comprar as latas de tinta, tenha em mente que quanto melhor a qualidade do produto, menos demãos serão necessárias.

Comece multiplicando a largura pela altura das paredes, somando os resultados de cada uma. Desconte a área de portas e janelas se elas forem muito grandes ou houver várias no cômodo.

Para calcular a área do teto, multiplique o comprimento pela largura.

O fabricante indica na embalagem qual o rendimento do produto, porém, para um valor mais exato, leve em consideração as perdas de tinta que podem ocorrer de acordo com o acessório utilizado para a pintura:

Como Calcular a Quantidade Necessária de Tinta para Pintar um Quarto

Subtraia do rendimento apontado na lata a porcentagem de perda de tinta. Por exemplo: considerando uma embalagem com rendimento de 9 m²/litro e aplicação com rolo (15%), a conta seria: 9 – 15% = 7,65 m²/litro.

Após fazer estes cálculos, siga com: metragem quadrada x número de demãos / rendimento.

Como Calcular a Quantidade Necessária de Tinta para Pintar um Quarto

Veja também: Como calcular a quantidade de revestimento para pisos e paredes

—————————————————————————————–

A Ademilar é especialista em consórcio de investimento imobiliário e, desde 1991, já atendeu mais de 25 mil clientes. Para comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos e fazer uma Aposentadoria Imobiliária Ademilar, contamos com uma equipe especializada.

Acesse o site ou agende uma visita! https://www.ademilar.com.br/

———

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 60 mil clientes e comercializou mais de 14 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Escolha da Melhor Tinta

Como Calcular a Quantidade Necessária de Tinta para Pintar um Quarto
  • PREPARAÇÃO DA SUPERFÍCIE (ou substrato)
  • A preparação da superfície a ser pintada é tão importante quanto a escolha da tinta, todo o substrato deve estar limpo, livre de partículas soltas e gorduras.
  • Observe as imperfeições da superfície a ser pintada e efetue as correções com a massa específica antes de pintar.

A escolha do primer ou selador certo é importantíssimo, pois é ele que promove a aderência da tinta, em muitos casos a falta dele causa descascamento da tinta ou diminuição considerável da durabilidade da pintura. Cada superfície tem uma peculiaridade, a Tintas Shop conta com profissionais especializados para indicar o produto mais indicado, consulte-nos.

  1. p/ topo
  2. ESCOLHA E COMPRA DAS TINTAS
  3. Escolha as tintas corretamente, hoje existem muitos tipos de tintas para os mais diversos fins, procure um profissional que oriente você corretamente – consulte-nos.

Compre somente a quantidade de tinta que você utilizará na pintura, veja o rendimento do produto que você escolheu e faça o cálculo da quantidade necessária. Lembre que normalmente se utilizam 2 a 3 demãos de tinta em uma pintura.

Antes de comprar o material observe o da superfície a ser pintada e faça uma lista dos materiais necessários: tintas, massas, seladores ou primers, solventes, rolos, pincéis, bandeja, lixas, espátulas, fita crepe, escada, extensor de rolo, estopa e panos para limpeza, lona para forrar etc.

Tintas com brilho destacam as imperfeições das superfícies, em paredes com saliências e rugosidades recomenda-se o uso de tintas foscas. Em contrapartida, quanto mais brilho tem a tinta, mais durabilidade e lavabilidade ela tem.

A tinta é a “capa de chuva” da casa, promove a impermeabilização das paredes externas. No caso de casas de alvenaria, sempre use tinta acrílica externamente, melhor ainda se for do tipo emborrachada.

A diferença prática entre tintas de linha econômica, linha standard e linha premium está basicamente na cobertura e na durabilidade.

Leia também:  Como canalizar (com imagens)

É interessante saber as nomenclaturas utilizadas no mercado: “galão” = 3,6 litros, “lata” ou “balde” = 18 litros e ”litro” ou “quarto” (quarto de galão) = 0,9 litros. Essas medidas podem variar de acordo com o tipo de tinta, por exemplo, o galão do Esmalte Anti-Ferrugem tem 2,4 litros.

As bases para pigmentação sempre vêm com uma certa “folga” para caber corante, o galão costuma ter 3,2 litros, a lata 16 litros e o quarto 0,8 litros. Então as tintas pigmentadas têm a medida da base mais a quantidade de corante.

Isso praticamente não influencia no cálculo da quantidade de tinta.

O equipamento para pintura também é muito importante, um rolo em bom estado faz a tinta render mais e um bom acabamento.

Existem vários tipos de rolos de pintura, com composição, tamanhos e alturas diferentes. Cada um para um tipo de superfície e tipo de tinta. Os rolos mais altos são para paredes texturizadas e os mais baixos para paredes lisas, estes para alvenaria com tintas base água. Para esmaltes e óleos utiliza-se rolos de espuma ou os mesmos para tinta PU ou epóxi que são especiais de pêlo bem baixo.

Os pincéis também são importantes, existem tipos de pêlo diferentes para os mais diversos fins. Consulte o profissional de pintura ou nossos vendedores.

p/ topo

CÁLCULO DA QUANTIDADE DE TINTA

Primeiramente é necessário calcular a medida da superfície a ser pintada. Os profissionais mais experientes chegam a calcular “a olho”. Os vendedores técnicos calculam para você se levar as medidas das paredes, janelas e quantidade de portas – lembre-se de medir também a altura.

Soma-se a medida das paredes e multiplica-se pela altura para obter a metragem quadrada. Por exemplo, uma sala de 7 x 4 metros, com 2,60 metros de altura – soma-se as medidas das paredes: 7+4+7+4=22 metros lineares. Agora multiplica-se a medida encontrada pela altura 22 x 2,60 = 57,20 metros quadrados a serem pintados.

O rendimento das tintas prediais normalmente gira em torno de 40 m²/demão/galão, ou seja, um galão de 3,6 litros pinta, com uma demão, 40 metros quadrados de parede, ou seja, 20 m² de parede com duas demãos. Sendo assim, no exemplo acima utiliza-se 3 galões de 3,6 litros para duas demãos. Logo, os rendimentos por demão ficam assim:            Litro 0,9L – 10m²;            Galão 3,6 L – 40m²;

  •             Lata 18 L – 200m².
  • Superfícies mais porosas ou com textura costumam baixar o rendimento cerca de 20%.
  • Para pintar grades calcula-se como se fosse pintar um muro de um só lado, por exemplo, uma grade com 10 metros de comprimento por 2 de altura – 10m x 2m = 20m², um galão de 3,6L para pintura com 2 demãos.
  • Quando as janelas têm venezianas, calcula-se a medida da janela e multiplica-se por 3, por exemplo, uma porta-janela com 1,5 metros de largura por 2 metros de altura – 1,5m x 2m x 3 = 9m², dois “litros” de 0,9L para duas demãos de tinta.
  • p/ topo
  • A PINTURA
  • Primeiro pinte a casa externamente para bloquear a umidade proveniente da chuva para depois pintar internamente.
  • Quando as aberturas não vierem com embalagem de instalação, procure dar a primeira demão ou o fundo antes da instalação, pois protegem a madeira de poeira e manchas, lembre-se de limpar a superfície antes de prosseguir com a pintura.
  • Observe as superfícies que precisam ser forradas ou isoladas antes da pintura, desde o piso até janelas, pisos, portas etc.
  • Em caso de respingos, limpe imediatamente a superfície utilizando uma esponja ou pano umedecido com o próprio diluente do produto.
  • Entre uma demão e outra existe um tempo mínimo que deve ser respeitado, normalmente está descrito na embalagem da tinta, caso não seja respeitado, poderão ocorrer em vários problemas, principalmente de cobertura.

As superfícies devem estar secas e limpas, livres de partículas soltas ou graxa. O pó de lixamento deve ser removido com um pano úmido. As superfícies de metal normalmente vêm com graxa de proteção, ela deve ser removida com thinner antes de qualquer pintura.

Cada tipo de tinta tem um tempo de secagem, normalmente varia de uma a doze horas. É importante saber que ela adquire a máxima resistência em cerca de duas semanas, chama-se a cura total da tinta.

A cura total do cimento é de 28 dias, somente após esse período a tinta pode ser aplicada sobre ele. Caso essa cura não seja respeitada, pode ocorrer descascamento ou eflorescência.

Na repintura, antes de aplicar qualquer tinta sobre outra com brilho, deve-se lixar para deixá-la fosca a fim de promover maior aderência.

Para aplicar Adesivos de Parede após uma pintura, o ideal é aguardar a cura total da tinta – cerca de duas semanas, pois a tinta pode sair com o filme plástico do adesivo.

Mesmo as pessoas que não são alérgicas devem usar máscaras de proteção indicadas para cada tipo de tinta. Recomenda-se também o uso de luvas e óculos de proteção.

QUANTOS LITROS DE TINTA USAR PARA PINTAR?

É chegado o grande momento. Fazer uma reforma, dar o acabamento adequado ao local, bem como, executar os procedimentos de manutenção para deixar sua casa, loja, empresa ou imóvel, bonito e do jeitinho que deseja, implica em alguns detalhes e conhecimentos básicos.

Leia também:  Como calcular a taxa de desemprego: 10 passos

É claro que as dúvidas surgirão a todo momento, principalmente quando falamos sobre pintura. Aqui no blog do Clube das Tintas, costumamos responder vários dos questionamentos que nos chegam diariamente.

Um dos mais comuns, diz respeito a quantidade de tinta que é necessária, para pintar determinado cômodo ou até mesmo, um imóvel todo.

Pois bem, para ajudar nossos leitores a desvendar este “enigma”, criamos este artigo. Basta acompanhar e descobrir. Está preparado (a)? Então vamos lá e nunca mais você terá aquele problema de comprar tinta a mais ou a menos.

Quantos litros de tinta usar para pintar: você gosta de matemática?

Talvez você ame matemática, ou por outro lado, seja avesso aos cálculos. Independentemente de sua posição em relação ao tema, a matemática será imprescindível para ajudar você a estabelecer a quantidade ideal de tinta a ser usada na sua pintura.

Pode ter certeza: valerá muito a pena descobrir o resultado desta conta. É sua chance de eliminar de vez, a palavra desperdício, em suas pinturas e reformas, ou ainda, evitar aquele inconveniente de, no meio da pintura, ser obrigado a parar e “voar” em busca de mais tinta.

E quando a cor exata que você utilizava, acabou na loja? E quando demora a chegar? É uma situação bem ruim, que acaba atrasando a conclusão de todo o projeto de pintura.

Vamos então, ao passo a passo do que você deve fazer, para obter o resultado exato da quantidade de tinta a se utilizar na reforma do ambiente.

Quantos litros de tinta usar para pintar: materiais necessários

  • Para executar a medição dos ambientes e realizar o cálculo, você vai precisar de:
  • -Lápis ou caneta;
  • -Bloco de anotações;
  • -Trena;
  • -Calculadora.

Quantos litros de tinta usar para pintar: tipo de superfície e acabamento são importantes

É importante mencionarmos que, embora a fórmula matemática que iremos adotar para concluir a quantidade de tinta a ser utilizada na pintura, seja exata, poderá haver algum tipo de variação, em decorrência do tipo de superfície que será pintada, número de demãos, bem como, o tipo de acabamento adotado.

Por exemplo, a superfície a ser pintada, pode variar entre:

  • Gesso;
  • Teto;
  • Piso;
  • Metal;
  • Parede;
  • Madeira.

Para fins deste artigo, vamos nos ater à pintura de paredes, ok? E quanto ao acabamento, apenas pintar, desconsiderando efeitos decorativos, que implicam no uso de uma maior quantidade de galões de tinta, dependendo do contexto.

Quantos litros de tinta usar para pintar: medindo os cômodos

O primeiro passo, antes de comprar a tinta, é realizar a medição do local que será pintado.  Feito isso, é necessário que a superfície da parede tenha seu número de área em metros quadrados.

Para tanto, proceda da seguinte forma:

  • Meça a altura de cada parede e seu comprimento;
  • Some depois a quantidade de paredes que receberão a tinta;
  • Se for o caso de pintar janelas e portas, faça o cálculo separado, pois o tipo de tinta utilizado nestas áreas é outro.
  1. Para ilustrar esta conta, veja:
  2. Suponha que o ambiente a ser pintado, oferece os seguintes números:
  3. Altura = 3m (Três metros)
  4. Largura = 2,7m (Dois metros e setenta centímetros)
  5. Formula = Altura X Largura
  6. 3m x 2,7m = 8,1m

Temos, então:  8,1 metros quadrados de área (Fonte: http://www.industriahoje.com.br/como-calcular-o-metro-quadrado-de-uma-parede).

  • Feito isso, siga as seguintes etapas:
  • 1-      Observe as instruções do fabricante da tinta, geralmente disponíveis na lata do produto, e sempre calcule a área que será pintada (altura x largura).
  • 2-      Não se esqueça de descontar os vãos, janelas, portas, rodapés.
  • 3-      Aplique então, a seguinte fórmula, chamada de “taxa de cobrimento”:
  • Q = Quantidade de produto A = Área de pintura em m² D = Número de demãos recomendado pelo fabricante RP = Rendimento do produto (em m²) para cada demão de tinta.
  • Pode ser que você nunca tenha se dado conta disso, porém, via de regra, esta fórmula consta na própria lata de tintam de acordo com o fabricante.
  • No site da Coral, marca que comercializamos no Clube das Tintas, eles dão o seguinte exemplo, baseado na fórmula aplicada acima:
  • Para cobrir uma área de 750m² com 2 demãos de uma tinta acrílica cujo rendimento médio é de 250m²/lata/demão, você vai precisar de 6 latas de tinta.
  • Viu como é fácil acertar?

Dicas importantes

Para complementar as informações, leve em conta as dicas a seguir:

  • A qualidade da tinta faz toda a diferença. Desta forma, procure por tintas de melhor qualidade, como as que são disponibilizadas no site Clube das Tintas. Uma tinta de qualidade inferior, que muitas vezes, se torna mais atrativa pelo valor bem abaixo do mercado, quase sempre, necessitará de um número bem mais extenso de demão.

Desta forma, você pode até mesmo triplicar no número de galões de tinta. Com isso, o valor pode ser ainda maior, do que você pagaria por uma tinta de qualidade melhor.

  • Lembre-se dos retoques: é sempre bom ter um pouco a mais de tinta, para eventuais retoques. Não precisa exceder muito a quantidade de tinta obtida no cálculo, mas deixe uma “folga” de segurança.
  • Antes da pintura, prepare bem a parede, retire mofo, deixe-a lisa e utilize rolo que não promove respingo.

Compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude mais pessoas a obter o cálculo adequado de quanto de tinta é preciso para pintar! Até a próxima!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*