Como bloquear um email no gmail: 6 passos (com imagens)

Qualquer pessoa que já usou uma conta de email na vida sabe o quanto é irritante é receber mensagens não solicitadas e incômodas, especialmente se o volume for muito alto e constante. Felizmente, existem algumas boas maneiras de contornar isso hoje em dia, aprendendo a bloquear um contato no Gmail e também como bloquear ligações indesejadas no Android.

Muitos dos provedores mais populares de email já detectam prováveis spams ou vírus e os mandam direto para a lixeira, mas sempre é possível que algo acabe passando despercebido ou que você simplesmente tenha um contato que não te deixe em paz. Para evitar este tipo de coisa, também há soluções bem simples e que você mesmo pode ajustar e configurar.

Para saber como é possível bloquear um contato no Gmail e evitar receber todos os emails de uma pessoa ou empresa específica, basta conferir nosso passo a passo logo abaixo!

Bloqueando contatos no Gmail

A primeira coisa que devemos fazer é abrir um dos emails enviados pelo contato indesejado, pode ser de uma conta normal ou até de uma empresa ou site que você tenha se cadastrado. Clique na pequena seta no canto direito da tela para abrir algumas opções, conforme demonstramos na imagem abaixo.

Como Bloquear um Email no Gmail: 6 Passos (com Imagens)

Como na imagem acima, selecione a opção “Bloquear…” e em seguida confirme a ação para que os emails da pessoa em questão sejam enviados diretamente para a caixa de Spam do Gmail.

Como Bloquear um Email no Gmail: 6 Passos (com Imagens)

Você poderá fazer isso quantas vezes quiser e com basicamente qualquer contato que desejar, sendo sempre possível conferir os emails destes contatos na caixa de Spam. Vale lembrar que o Gmail esvazia a pasta de spam automaticamente e, por isso, talvez você queira conferir antes que o email automaticamente jogado nesta pasta seja deletado permanentemente.

Caso se arrependa ou bloqueie alguém por engano, é possível reverter o processo facilmente e em qualquer momento. Se ainda tiver alguma mensagem do contato específico, basta abrir o email, clicar na mesma setinha de antes e selecionar “Desbloquear” desta vez.

Como Bloquear um Email no Gmail: 6 Passos (com Imagens)

Se já não tiver nenhuma mensagem do contato bloqueado na caixa de entrada ou na caixa de spam, não se preocupe, ainda há outra maneira fácil de desbloqueá-lo. Clique nas opções do Gmail (no ícone de engrenagem) e selecione “Configurações” para continuar.

Como Bloquear um Email no Gmail: 6 Passos (com Imagens)

Na nova janela de opções, clique em “Filtros e endereços bloqueados” para ver todos os contatos que você já tiver bloqueado em sua conta do Gmail. Você verá a opção “Desbloquear” no canto direito da tela, então basta clicar nela e confirmar a ação para desbloquear a pessoa de vez.

Como Bloquear um Email no Gmail: 6 Passos (com Imagens)

Bem simples, não é mesmo? Desta forma, você consegue gerenciar facilmente seus contatos bloqueados e impede o recebimento de emails indesejados, spams, possíveis golpes ou até vírus. Caso queira saber mais coisas interessantes sobre o Gmail, não deixe de conferir nosso artigo com as 13 melhores truques e dicas do Gmail!

Excluindo e-mails automaticamente

Caso você nem ao menos queira que o e-mail vá para o Spam e deseja que o Gmail simplesmente exclua automaticamente qualquer e-mail recebido de um determinado remetente, isso também é possível. Ainda na mesma tela que apresentamos acima, de Filtros e endereços bloqueados, você precisará clicar no botão Criar novo filtro.

Ao fazer isso, notará uma nova janela como demonstrado na imagem à seguir. Aqui, você só precisa digitar perfeitamente o endereço de e-mail que deseja bloquear no campo “De”. Não é necessário preencher nenhum dos outros campos, mas eles estão disponíveis caso você queira personalizar o filtro de outras formas.

Após inserir o endereços de e-mail, basta clicar no botão Criar filtro como indica a seta vermelha na imagem.

Como Bloquear um Email no Gmail: 6 Passos (com Imagens)

Imediatamente ao clicar em criar filtro, você será levado à segunda etapa da criação, onde você precisa escolher qual ação será tomada sempre que receber um e-mail do endereço preenchido no campo “De”. Aqui, existem diversas opções, mas como a ideia é excluir imediatamente qualquer e-mail do remetente em questão, apenas marque a caixa Excluir, como mostramos abaixo.

Além disso, caso você já tenha algumas mensagens deste remetente em seu e-mail, poderá optar por aplicar o filtro imediatamente a todas elas simultaneamente ao marcar a caixa Também aplicar filtro a # conversas correspondentes. Para finalizar, basta clicar em Criar filtro e pronto, todos e-mails presentes no gmail do endereço informado serão excluídos e todos os novos e-mails também serão tratados desta forma, automaticamente.

Leia também:  Como ajudar um dependente químico (com imagens)

Como Bloquear um Email no Gmail: 6 Passos (com Imagens)

Afinal, não é tão complicado assim garantir que você não receba mais spams chatos ou seja perturbado por contatos de quem você não deseja receber novos e-mails. Além disso, você também consegue utilizar estes filtros para diversas outras ações da mesma forma, então aproveite nosso guia ao máximo!

Encontre também no AppTuts:

Conseguiu bloquear um contato no Gmail?

Mas e então, conseguiu aproveitar bem as nossas dicas de como bloquear um contato e emails indesejados no seu Gmail? Só não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo se nosso tutorial funcionou direitinho com você ou se teve alguma dúvida ou problema com o procedimento descrito acima!

Cache de imagens no Gmail – Como fica o Email Marketing?

Logo nos primeiros dias de dezembro o Gmail fez uma mudança que irá impactar diretamente as estatísticas em suas campanhas de e-mail marketing. Cache de imagens.

Tá certo, mas o que é cache?

Na computação, cache é um dispositivo onde são armazenadas informações para acesso rápido. Ele serve para melhorar a velocidade de acesso a um conteúdo.

Por exemplo, quando você acessa um site na web, uma cópia dele é armazenada no cache do seu navegador para que ele seja carregado mais rapidamente quando você tornar a acessá-lo.

O que o Gmail guarda no cache?

O conteúdo remoto da mensagem. No caso, as imagens.

Quando o usuário abre uma mensagem o Gmail automaticamente guarda uma cópia de todas as imagens do e-mail no cache.

O que isso implica no meu Email Marketing?

Aumento no número de aberturas únicas

Como Bloquear um Email no Gmail: 6 Passos (com Imagens)

Para contabilizar uma abertura o usuário precisa, necessariamente, exibir as imagens. Atualmente, a maioria dos clientes de e-mail, como Yahoo! Mail, Outlook, etc., bloqueiam as imagens externas para que a privacidade do usuário seja preservada.

No Gmail as imagens ficam armazenadas no cache, e agora por padrão elas serão exibidas. Isso fará com que o número de aberturas únicas de usuários do Gmail aumente, pois ele não precisará clicar no link para exibir as imagens como antes. Veja um exemplo:

Como Bloquear um Email no Gmail: 6 Passos (com Imagens)

Gmail não bloqueia mais imagens por padrão como antes

  • Nem todos os usuários já estão com esta opção habilitada, mas acreditamos que em uma ou duas semanas todos os usuários terão esta opção como padrão.
  • Em um post no blog oficial do Gmail (inglês) eles informam que a mudança foi criada para garantir a segurança do usuário, pois agora não será possível obter informações do usuário.
  • Redução no total de aberturas

Como Bloquear um Email no Gmail: 6 Passos (com Imagens)

Uma técnica utilizada pelas empresas de e-mail marketing para contabilizar a abertura das mensagens é a inclusão de uma imagem pequena no corpo e quando o contato abre a mensagem, esta imagem dispara um aviso ao servidor informando uma abertura. Este processo se repete toda vez que o contato abre a mensagem.

Agora o Gmail guarda a imagem no cache e por conta disso o processo acima só acontece uma vez. Só na primeira abertura. Na segunda em diante a imagem exibida está no cache do Gmail e não mais no servidor onde são contabilizadas as aberturas.

Com isso, somente a primeira abertura é contabilizada.

Nos testes que realizamos esta semana isso ainda não acontece. Nosso sistema foi capaz de contabilizar todas as aberturas normalmente, mas isso pode mudar nos próximos dias. Iremos acompanhar.

Inconsistência na origem da abertura

Como Bloquear um Email no Gmail: 6 Passos (com Imagens)

  1. Além de contabilizar as aberturas, ao carregar a imagem o IP de origem é capturado e com ele informações como, País, Estado e Cidade.
  2. Agora, como é o servidor do Gmail que acessa as imagens para gravá-las no cache, o IP de acesso será sempre os de seus servidores e não mais os da conexão de internet do usuário.

Segurança: o bloqueio do número do IMEI realmente impede que um celular roubado seja usado? | G1

(Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, utilize o espaço para comentários abaixo e escreva sua pergunta)

Como Bloquear um Email no Gmail: 6 Passos (com Imagens)>>> O bloqueio do IMEI realmente impede que um celular roubado seja usado?

Oi, Ronaldo! Eu tive o meu aparelho celular roubado e fui orientada a solicitar o bloqueio do número de IMEI no serviço de atendimento da operadora de telefonia. Essa medida realmente bloqueia o aparelho? Tamires

Olá, Tamires! A solicitação do bloqueio do número do IMEI é uma das formas de dificultar o uso do aparelho celular roubado. Mas é vulnerável, pois os criminosos contam com o auxílio de técnicos que realizam a modificação do IMEI e a reabilitação do serviço no aparelho. Até o momento essa medida é a mais eficiente para impedir que a linha telefônica do celular seja utilizada indevidamente. 

Leia também:  Como brincar de maria sangrenta: 9 passos (com imagens)

Para proteger os dados armazenados no telefone, os aparelhos com o sistema Android contam com uma função que permite apagar todas as informações da memória. E recomendável que você utilize esse recurso para evitar que os seus arquivos pessoais sejam acessados.

>>> Desfazer o ROOT no Android inabilita as modificações feitas no sistema?

Eu fiz o ROOT no meu aparelho para otimizar o sistema. Mas agora estou pensando em desfaze-lo, essa alteração impactará no desempenho atual? Carlos

Olá, Carlos! Ao remover o desbloqueio das permissões administrativas no sistema (ROOT), todas as modificações que você realizou permanecerão funcionais. Mas existe a possibilidade de que as personalizações sejam alteradas quando for instalada uma atualização do sistema.

>>> Como visualizar e-mails arquivados no Gmail?

Eu costumo arquivar os e-mails importantes, e faço uma busca quando preciso acessá-los. Mas gostaria de saber se existe alguma maneira de eu visualizar todos os e-mails arquivados? Henrique

  • Olá, Henrique! Para você visualizar todas as mensagens de e-mail que foram arquivadas, siga os passos descritos abaixo: 
  • 1 – Acesse a sua conta de e-mail no Gmail.
  • 2 – Clique em “Mais” no menu de marcadores.

3 – Clique na opção “Todos os e-mails” para visualizar as mensagens. Esse modo de apresentação não exibe as mensagens com a classificação de marcadores.

Foto: Divulgação/TV Globo

Como evitar o bloqueio de imagens no email?

A principal razão pela qual as imagens nos emails são bloqueadas é devido a configurações de segurança, isso porque é comum o envio de conteúdo malicioso a partir de uma URL. Geralmente spammers encaminham imagens para que a partir da abertura, consigam identificar se o endereço de email encaminhado existe e também, conseguem mais informações como por exemplo, endereço de IP, localização, nome da empresa, etc, muitas vezes utilizadas de forma indevida e prejudicial ao destinatário.

Abaixo, uma imagem que mostra o que geralmente acontece:

Imagens no email são cruciais no design, e sua ausência prejudica bastante

O bloqueio das imagens é controlado pelo gerenciador de email do destinatário e dependerá de qual versão como ele irá ser exibido ao seu cliente.

Muitas empresas possuem seguranças adicionais como firewall e antivírus para protegê-los destes possíveis ataques.

 Isso significa que muitos provedores bloqueiam o download de imagens por políticas de segurança, sendo que o usuário do email é o único que pode efetuar o desbloqueio.

Sua equipe de Marketing e Design passa horas trabalhando nas imagens para sua campanha de email, mas quantos contatos efetivamente conseguirão abrir o conteúdo?

O que fazer?

Ative o cadastro de contatos a partir do double opt-in, solicitando aos seus contatos que adicionem o seu remetente à lista de contatos deles; Para quem já está na sua base, peça que também adicionem seu remetente.

2) Imagens utilizando a tag alt com css

Todos os provedores de email exibem a informação de texto alternativo (ALT text), utilizando um texto alternativo apropriado em todas as imagens. Faça com que seu email siga legível mesmo se exibido sem imagens;

3) Use botões “À prova de bala”

Para passar pelos bloqueios durante o disparo, você precisará de um super botão!

Também chamado de BulletProof, é um botão feito totalmente em HTML  simples e estilos inline definem características como cor, textura e sombreamento.

Sua característica principal, é ser vísivel na maior parte dos serviços de email, sendo muito interessante para compor call to actions.

Veja o exemplo abaixo:

Exemplo de botão

4) Mantenha o equilíbrio entre imagem e texto

Muitos preferem usar emails baseados em imagem para manter a marca e entregar um projeto bonito, mas isso não é recomendável.

Emails baseados em imagens não levam em consideração a responsividade para celulares, a acessibilidade para os deficientes visuais, e a maioria dos filtros de spam considera a baixa relação entre texto e imagens, como um fator que pontua em um eventual bloqueio.

Confira nosso post sobre o impacto da relação texto-imagem na entregabilidade das campanhas de email marketing. Baseado em um estudo da Email on Acid, empresa especializada em testes de email marketing, ele mostra detalhes interessantes dessa relação.

Siga estas dicas e garanta uma boa taxa de visualização e clique nos seus emails, até a próxima ????

Por Francis Fussiger – Analista de Marketing Digital

Aprenda a bloquear remetentes de email indesejados

Quem nunca passou por uma situação desagradável com sua caixa de entrada? Sempre há alguém que passou por uma situação constrangedora por receber mensagens agressivas, seja de publicidade, Spam, vírus ou até mesmo de um ex-companheiro que não aceita o fim de um relacionamento. Para evitar problemas pessoais e até mesmo judiciais com os “sem noção”, hoje você vai aprender a bloquear remetentes indesejados e não permitir que eles cheguem perto de você ou sua caixa de entrada.

Leia também:  Como baixar filmes e séries da netflix (com imagens)

Quatro titãsPara criar uma regra, vamos bloquear alguns serviços de email por dois motivos: o primeiro é que alguns serviços são muito mais usados que outros. O segundo motivo é que se não delimitássemos o número de serviços, este artigo teria dezenas de páginas, visto que a quantidade de serviços de emails é enorme. Desta forma, vamos aos eleitos!

Os eleitos

Para este tutorial vamos usar o Microsoft Office Outlook, Gmail, Hotmail e Yahoo!, pois como dissemos, estes são atualmente os serviços de email mais usados. Para começar, vamos falar do Outlook, afinal, quem tem Windows possui esta ferramenta e pode nem saber que pode bloquear remetentes indesejados.

Outlook

Blindar seu Outlook é muito fácil e você possui duas táticas para isso. A primeira é ir até o menu “Ações/Lixo Eletrônico/ Adicionar Remetente à Lista de Remetentes Bloqueados”. Vale lembrar que antes disso, você precisa selecionar alguma mensagem do dito cujo e realizar estes passos. Automaticamente aquele email será bloqueado e o chato de plantão não dará mais as caras no seu email.

Outra saída para o bloqueio é clicar sobre alguma mensagem do sem noção com o botão direito do mouse e ir até “Criar Regra”. Uma janela com diversas opções será aberta, sendo assim, basta escolher quais regras serão criadas para aquele contato.

Se desejar, pode configurar uma ação que o Outlook irá tomar assim que receber uma mensagem daquele remetente. Para definir uma ação que o Outlook pode tomar assim que receber um email com aquelas características, selecione a opção “Mover o item para a pasta:” e escolha para onde a mensagem será enviada assim que chegar na sua caixa de entrada.

HotmailQuem usa o Hotmail sabe que ele passou por mudanças radicais nos últimos tempos, desta forma é possível que você tenha perdido a localização de algumas ferramentas. Portanto, vamos em busca da ferramenta de bloqueio de bicões.

Na página de sua caixa de entrada, vá até o botão “Opções (no canto superior direito) /mais opções/ Remetentes confiáveis e bloqueados/Remetentes bloqueados”.

Na barra “Endereço de email ou domínio bloqueado” será o local onde você vai inserir o email do chato de plantão. Assim que fizer isso, clique em “Adicionar à Lista” e pronto! Ele estará na sua lista negra para todo o sempre.

Yahoo!Quem usa o poderoso Yahoo!Mail também possui a opção de bloquear remetentes sem noção. As ferramentas do Yahoo! se encontram em locais semelhantes as do rival Hotmail. Desta forma, vá até “Opções (canto superior direito) / Bloquear endereços”.

Agora, adicione os emails que deseja bloquear e mande-os sem dó nem piedade para o canto escuro da sua caixa de entrada.

GmailO Gmail é um dos serviços de emails mais utilizados hoje em dia. Também pudera, com tantas ferramentas, é praticamente impossível resistir a ele. Para ativar mais uma ferramentas extremamente útil, o bloqueio de inconvenientes, em primeiro lugar, abra uma mensagem do remetente que você deseja bloquear.

Em seguida, vá até “Mais ações/Filtrar mensagens assim”.

Uma janela com uma série de opções será aberta, desta maneira, defina os critérios para o bloqueio. Você pode bloquear emails do remetente “X” apenas se eles tiverem anexos ou se possuírem um título ofensivo, por exemplo. Depois destas configurações, clique em “Próxima Etapa”.

Agora escolha a ação que o Gmail tomará ao receber mensagens com as regras ou critérios que você definiu. Feito isso, agora é só relaxar e se despreocupar com os “sem noção” do seu email.

É isso aí pessoal. Este foi mais um artigo com dicas simples e fáceis do mundo da informática, mas que com certeza fazem toda a diferença no seu cotidiano. Se você possui mais ideias ou passou por uma experiência desagradável por causa de algum email desagradável, não bloqueie seu direito de soltar o verbo e deixe seu comentário.

Aprenda a bloquear remetentes de email indesejados

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*