Como aumentar os níveis de hcg: 7 passos (com imagens)

Como Aumentar os Níveis de HCG: 7 Passos (com Imagens)

Aproximadamente no sexto dia após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide, ocorre o processo de nidação, que nada mais é do que a implantação do embrião no endométrio.

A partir desse momento, a produção de gonadotrofina coriônica humana (hCG) começa a se elevar. O Beta-hCG é uma porção específica da gonadotrofina coriônica humana e pode ser facilmente detectada, em pacientes grávidas, através de exames laboratoriais, quando realizado em momento adequado.

O Beta-hCG pode ser detectado no sangue de uma mulher gestante entre o 8º e o 11º dia após a concepção e até o final da gestação.

Nas primeiras semanas de gestação intrautero e de evolução habitual os níveis de Beta-hCG, tendem a dobrar a cada 2 dias e através da monitorização da elevação desses valores podemos inferir se a evolução da gestação está adequada ou não.

Obviamente, a confirmação da gestação clínica e de sua evolução necessitam de complementação por meio de exame ultrassonográfico.

Quando realizar o teste de gravidez?

A orientação é de que os testes urinários para diagnóstico de gestação sejam realizados após o atraso menstrual, há alguns testes disponíveis que revelam gravidez até quatro dias antes desse atraso. Pacientes com ciclo menstrual irregular o ideal é que realizem 14 dias após a relação sexual desprotegida.

Nos casos de mulheres em tratamento de reprodução assistida, geralmente orienta-se realizar um teste qualitativo a partir do 9ª dia da transferência do(s) embrião(ões) e depois confirmar o resultado com teste quantitativo

COMO INTERPRETAR OS VALORES DO BETA HCG?

A pesquisa de Beta-hCG na urina é utilizada como método de triagem já que o limiar de detecção é menor do que do sangue e se trata de um teste qualitativo, ou seja, o resultado será ou negativo ou positivo.

Já a maioria dos exames de sangue conseguem detectar níveis mínimos de Beta-hCG de 5 mUI/ml, e existem testes supersensíveis que detectam a presença de até 1 mUI/ml.

No caso de exame sanguíneo o teste pode ser qualitativo (resultado positivo ou negativo) ou quantitativo no qual há a identificação da concentração do hormônio no sangue.

A maioria dos laboratórios utiliza os valores de referência abaixo:

  • Beta-hCG abaixo de 5 mIU/ml: Resultado negativo. Ausência de gestação
  • Beta-hCG entre 5 e 25 mIU/ml: Resultado indeterminado. O exame deve ser repetido na persistência de suspeita de gestação.
  • BhCG acima de 25 mIU/ml: Resultado positivo. Gestação atual.

Abaixo temos uma tabela relacionando os valores de beta-hCG com as semanas de gestação, porém cabe lembrar que cada laboratório possui sua própria referência e essa deve ser consultada para correta leitura do exame, além disso não se pode inferir com certeza a idade gestacional de acordo com a concentração do Beta-hCG

Quando suspeitar de resultado falso negativo? (paciente grávida e exame negativo para gestação)

Mesmo na presença de gravidez podem haver algumas situações nas quais o resultado do exame laboratorial é negativo. O exemplo mais frequente é a suspeita de gravidez e realização do teste muito precocemente.

Quando isso ocorre os valores de Beta-hCG são muito baixos, ainda não deu tempo para os níveis se elevarem no organismo, e assim, o teste pode não ser sensível para detecção do hormônio.

Nesses casos o exame deve ser repetido após alguns dias.

PODE OCORRER RESULTADO FALSO POSITIVO? (PACIENTE NÃO GRÁVIDA, PORÉM EXAME EVIDENCIANDO GRAVIDEZ)

Resultados falso positivo são mais raros, porém podem ocorrer. Há também a possibilidade de teste positivo em gestações inviáveis.

Abaixo alguns exemplos:

  • Aborto pré gestação clínica: Neste caso, após a implantação do embrião, há a interrupção do desenvolvimento habitual da gestação e a paciente evolui para um abortamento. Assim, o resultado do teste é positivo, não há imagem ultrassonográfica de gestação, os níveis de Beta-hCG caem e a paciente apresenta sangramento confirmando a resolução da gestação.
  • Prenhez ectópica: Ocorre quando a gestação se desenvolve fora da cavidade uterina e nesse caso há o resultado positivo para gestação, porém a imagem ultrassonográfica confirmando a gestação não se encontra em local habitual. Se acompanharmos de forma seriada os valores do Beta-hCG veremos que o mesmo irá aumentar discretamente, mas não dobrará a cada dois dias. Nessa situação poderá ser realizado tratamento clínico ou cirúrgico para resolução.
  • Pacientes em tratamento para reprodução assistida, com utilização de hormônio (hCG) podem ter esse hormônio também elevado no organismo.
  • Mulheres com idade próxima da menopausa podem apresentar um falso positivo, pois a hipófise, glândula presente no cérebro pode começar a secretar pequenas quantidades de hCG, elevando os níveis acima de 25 mIU/ml.
  • Pacientes com mola hidatiforme ou com doenças trofoblásticas secretam hCG e podem gerar teste positivo mesmo na ausência de gravidez.

É importante sempre procurar orientação de profissional capacitado para leitura correta de qualquer resultado de exame. A história clínica juntamente com exame físico e exame laboratorial são essenciais para um diagnóstico assertivo. Caso necessitem, entrem em contato conosco para maiores esclarecimentos ou orientações específicas.

Como Aumentar os Níveis de HCG

X

Este artigo foi escrito em parceria com nossa equipe treinada de editores e pesquisadores que validaram sua precisão e abrangência.

Há 14 referências neste artigo. Você pode encontrá-las ao final da página.

O wikiHow possui uma Equipe de Gerenciamento de Conteúdo que monitora cuidadosamente o trabalho de nossos editores para garantir que todo artigo atinja nossos padrões de qualidade.

A gonadotrofina coriônica humana, ou HCG, é o hormônio que o corpo da mulher produz para se preparar para sustentar uma gravidez.[1] Se você fizer certos exames e apresentar níveis baixo de HCG, pode ser que a gravidez não esteja tão avançada quanto você pensava.

Outros motivos podem ser gravidez ectópica ou pode ser que você sofra um aborto espontâneo – mas não se assuste com apenas um resultado com níveis baixos![2] O HCG também pode ser oferecido para melhorar a fertilidade de mulheres que têm dificuldade em engravidar.

Veja com seu médico se você pode aumentar seu nível de HCG tomando medicamentos específicos – para a sua segurança e para a eficácia do medicamento, você não deve aumentar seus níveis de HCG sem orientação médica.

  1. 1

    Discuta os números com seu ginecologista ou obstetra. Níveis baixos ou decrescentes de HCG podem ser preocupantes, mas nem sempre – apenas o médico poderá garantir.

    [3] Antes de se estressar ou ficar com medo, converse com seu ginecologista. Ele vai perguntar se você está tendo sintomas que podem sugerir que sua gravidez esteja em risco, como sangramento vaginal ou cólicas abdominais.

    [4] É bem provável que você tenha que repetir certos exames.

    • Faça perguntas como: “É possível que a minha gravidez não esteja tão avançada quanto nós achávamos?”
    • Se sua gravidez estiver em risco, seu médico poderá pedir para você ficar de repouso até as coisas melhorarem. Você também pode perguntar se há medicamentos que você pode tomar com segurança durante a gravidez para prevenir um aborto espontâneo.[5]
  2. 2

    Repita o exame de HCG. Os valores de HCG geralmente são usados apenas como diretrizes, e você não deve se preocupar com apenas um resultado que tenha mostrado níveis baixos. Peça para o seu médico verificar seu nível de HCG novamente dentro de alguns dias; talvez você perceba algum tipo de padrão nos resultados.

  3. 3

    Faça exames mais precisos. Se o seu nível de HCG estiver baixo ou decrescente em um exame de urina, faça um exame de sangue; esse exame apresenta uma leitura mais precisa dos níveis de HCG. Dependendo da fase da sua gravidez, talvez você possa fazer um ultrassom para verificar como seu bebê está. Mesmo depois de 5-6 semanas, um ultrassom é mais preciso do que os níveis de HCG.[6]

  4. 4

    Não use produtos que prometem aumentar os níveis de HCG. Esse não é um hormônio que se possa aumentar ou diminuir sozinha com segurança.

    Manter uma gravidez saudável depende muito de um equilíbrio delicado de hormônios, que devem ser supervisionados pelo médico.

    Eles são aprovados pela ANVISA (Agencia de Vigilância Sanitária), mas sem a orientação de um profissional, podem acabar prejudicando o seu bebê.[7]

  1. 1

    Discuta as opções de fertilidade com seu ginecologista ou obstetra. A maioria das mulheres que tomam o HCG para engravidar já tentou os métodos naturais para aumentar a fertilidade, como o medicamento clomifeno (Serophene).

    Pode ser que seu médico prescreva outros medicamentos que promovam a fertilidade enquanto você toma HCG, como a menotropina e urofolitropina.

    Quando você conversar com ele sobre a opção de tomar HCG, lembre-se de discutir os seguintes tópicos:[8]

    • Alergia a medicamentos, alimentos, corantes, conservantes ou animais.
    • Outros medicamentos que você está tomando, caso esteja.
    • Consumo de produtos como tabaco ou álcool.
    • Outros problemas de saúde, principalmente episódios incomuns de sangramento vaginal, asma, convulsão, problemas cardíacos ou renais, enxaqueca, cistos no ovário ou fibrose uterina.
  2. 2

    Tome uma injeção de HCG. A dosagem dependerá de você, dos níveis dos outros hormônios, de outros medicamentos que você esteja tomando, entre outros fatores. A dosagem média é de 5.000 a 10.000 unidades. O médico escolherá o dia certo para a injeção baseado nos níveis dos seus hormônios e o HCG será injetado no músculo do seu braço.[9]

    • Injeções de HCG NÃO são dadas durante a gravidez para tratar os níveis baixos do hormônio, devido ao risco de malformações congênitas.[10]
  3. 3

    Faça um acompanhamento com seu médico. Ele pode pedir para você monitorar sua temperatura basal no começo do tratamento. Você também precisará continuar indo ao médico para fazer exames de sangue e, provavelmente, para fazer um ultrassom e monitorar seu tratamento.[11]

  • Antes de testar seu nível de HCG, diga ao seu médico se está tomando prometazina ou qualquer medicamento diurético, pois esse tipo de medicamento pode dar resultados baixos nos níveis de HCG falsos.[12]
  • Altos níveis de HCG em mulheres que não estão grávidas podem ser causados por certos tipos de tumores. Discuta resultados elevados de HCG com seu médico se você não estiver grávida.[13]
  • NÃO use produtos que contenham HCG como ingrediente para promover perda de peso. Eles não são seguros nem eficazes.[14]

Níveis de HCG – Hormônios da gravidez

O que é exatamente um gráfico de nível HCG? Bom, a menos que você tenha passado por cuidados de fertilidade ou tenha começado na linguagem única dos especialistas em fertilidade, você não precisa saber isso.

Então, não se sinta boba se você estiver um pouco confusa, hCG é o acrônimo do hormônio gonadotrofínico coriónico humano.

Este é um hormônio específico da gravidez que é incrivelmente importante para as mulheres que estão grávidas, mas não interessa muito a quem não está.

Níveis de HCG – hormônios da gravidez

O que é exatamente um gráfico de nível HCG? Bom, a menos que você tenha passado por cuidados de fertilidade ou tenha começado na linguagem única dos especialistas em fertilidade, você não precisa saber isso.

Então, não se sinta boba se você estiver um pouco confusa, hCG é o acrônimo do hormônio gonadotrofínico coriónico humano.

Este é um hormônio específico da gravidez que é incrivelmente importante para as mulheres que estão grávidas, mas não interessa muito a quem não está.

O hCG é o hormônio responsável por todos os primeiros sintomas da gravidez, que faz com que milhões de mulheres em todo o mundo se questionem se estão grávidas ou não, muitas delas, mesmo antes de ter feito um teste de gravidez. Sensibilidade nos seios, sentir-se um pouco emocional (sensível), náuseas e fadiga, todos esses sintomas são devidos ao hCG no corpo.

Níveis de hCG durante a gravidez

Os níveis de hCG na gravidez aumentam de forma consistente até cerca da semana 10-12, nesse momento devem estabilizar-se ou mesmo diminuir. É por isso que os sintomas da gravidez no primeiro trimestre (3 meses) são mais fortes e mais intensos.

Geralmente, os níveis de hCG no início da gravidez se duplicam a cada 2-3 dias com um aumento de pelo menos 60% a cada dois dias. Novamente, isso depende de cada mulher e se ela tem um ou mais embriões. Cada mulher responde à gravidez de uma maneira diferente e como seu corpo reage é completamente único.

Níveis de HCG em semanas desde o último período menstrual. (UPM)

3 semanas (UPM) 5 – 50 mIU/ml
4 semanas (UPM) 5 – 426 mIU/ml
5 semanas (UPM) 18 – 7,340 mIU/ml
6 semanas (UPM) 1,080 – 56,500 mIU/ml
7-8 semanas (UPM) 7, 650 – 229,000 mIU/ml
9-12 semanas (UPM) 25,700 – 288,000 mIU/ml
13-16 semanas (UPM) 13,300 – 254,000 mIU/ml
17-24 semanas (UPM) 4,060 – 165,400 mIU/ml
25-40 semanas (UPM) 3,640 – 117,000 mIU/ml
Mulheres não grávidaz

Teste de gravidez – Beta-HCG

BETA-HCG

A Gonadotrofina Coriônica Humana (HCG) é um hormônio produzido pela placenta depois da fertilização. Em uma gravidez normal, o HCG pode ser detectado em soro a partir de 7 a 10 dias depois da concepção.

Os níveis de HCG se elevam rapidamente, frequentemente excedendo de 100 mUI/ml depois da primeira falta do período menstrual e alcançando o máximo em torno de 100.000 – 200.000 mUI/ml entre a décima e décima segunda semana de gravidez.

A aparição de HCG no soro pouco depois da concepção, e seu posterior aumento rápido durante o princípio da gestação, fazem do HCG um excelente marcador para a detecção precoce da gravidez.

  • O Laboratório Analysis realiza dois tipos de exames HCG, o HCG Qualitativo e o HCG Quantitativo, veja abaixo a diferença entres estes dois exames:
  • HCG QUALITATIVO
  • Este exame quando realizado na matriz do laboratório Analysis possui seu resultado entregue em 45min.

O HCG qualitativo detecta se a quantidade circulante de HCG no sangue está acima ou abaixo de 25 mUI/mL. Valor acima de 25 mUI/mL o resultado do exame é “Reagente”, isto é, sugestivo de gravidez. Exame com valor abaixo de 25 mUI/mL o resultado é “Não Reagente”.

  1. HCG QUANTITATIVO
  2. Este exame quantifica o HCG no sangue, e com isto quando a mulher estiver grávida é possível estimar o tempo de gestação, veja abaixo a forma de apresentação do resultado na suspeita de gravidez:
  3. NEGATIVO: Inferior a 1,0 mUI/mL
  4. POSITIVO: Superior a 25,0 mUI/mL
  5. Entre 1,0 e 25,0 mUI/mL: A critério clínico sugere-se repetição após 2 a 5 dias.
  6. INTERPRETAÇÃO do resultado NA SUSPEITA DE GRAVIDEZ:
  7. 1ª semana: 10 – 30 mUI/mL
  8. 2ª semana: 30 – 100 mUI/mL
  9. 3ª semana: 100 – 1000 mUI/mL
  10. 4ª semana: 1000 – 10000 mUI/mL
  11. 2º e 3º mês: 30000 -100000 mUI/mL
  12. 2º trimestre: 10000 – 30000 mUI/mL
  13. 3º trimestre: 5000 – 15000 mUI/mL
  14. Observe que:

“Níveis superiores aos valores de referência: sugestivo de gravidez”. Outras condições clínicas também podem apresentar valores elevados.

Há várias situações, além da gravidez, que dão lugar a níveis alto de HCG, como doenças trofoblásticas e certas neoplasias não troflobásticas, como tumores testiculares, câncer de próstata, câncer de mama e câncer de pulmão, etc..

Portanto, a presença de HCG em uma amostra de soro não deverá ser usada para diagnosticar uma gravidez a menos que estas circunstâncias tenham sido desprezadas.

“Níveis inferiores aos valores de referência não devem ser considerados isoladamente para exclusão de gravidez, sugerindo, a critério médico, a repetição do exame HCG após 7 (sete) dias, quando houver persistência de suspeita clínica”.

Como fazer um teste de gravidez?

  • O momento possível para teste depende do teste que será usado; alguns podem ser usados 6 dias antes do atraso menstrual
  • Verifique o prazo de validade do teste de gravidez antes de usá-lo e siga as instruções com atenção
  • Use a primeira urina do dia se você for testar precocemente e não beba líquido em excesso antes do teste
  • Você pode fazer o teste diretamente no fluxo da urina ou em uma amostra de urina coletada
  • Todos os testes Clearblue levam 3 minutos no máximo, e alguns podem indicar o resultado em 1 minuto
  • Certifique-se de ler as instruções para saber como interpretar corretamente o teste e descobrir o que mais você precisa saber
  • Independentemente do resultado, entenda que existe ajuda e há opções caso você queira estar grávida ou não

Dependendo do teste escolhido, você pode fazer um teste de gravidez 6 dias antes do atraso menstrual.  Saiba mais sobre testar precocemente com o Teste de Gravidez Saiba antes Clearblue. 

Concentração relativa de hCG

O hCG pode começar a aparecer na urina em torno deste momento

Primeiro dia possível para teste com o Teste de Gravidez com Indicador de Semanas Clearblue

Início esperado da menstruação

Atraso do período menstrual

Ao fazer um teste de gravidez, qualquer resultado positivo, mesmo uma linha fraca, significa que você está grávida. Um resultado negativo pode significar que você não está grávida ou que você fez o teste muito antecipadamente para que o hormônio da gravidez fosse detectado pelo medidor. Faça outro teste alguns dias depois, se você ainda achar que existe chance de estar grávida. 

Use nossa ferramenta para saber quando você pode fazer um teste de gravidez e entender o momento possível para teste. 

O que você precisa saber antes de iniciar um teste

Primeiro, ache o teste de gravidez certo para você. Então, há algumas orientações que você deve seguir antes de fazer um teste de gravidez, por exemplo: 

  • Verifique o prazo de validade na caixa. Mesmo que você tenha comprado o teste recentemente, é sempre uma boa ideia certificar-se de que o teste comprado ainda está dentro da validade. Um teste fora da validade pode apresentar um resultado inesperado.
  • Use a primeira urina do dia se você for testar precocemente. Testes de gravidez buscam a presença do hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG) na urina, que está mais concentrado nas primeiras horas do dia. Se você ainda não está com atraso menstrual, seus níveis de hCG podem não estar altos o bastante para que sejam detectados em uma urina mais diluída. No entanto, você poderá testar em qualquer hora do dia se já estiver com atraso menstrual, pois o nível do hormônio da gravidez estará alto o bastante para indicar um resultado positivo em qualquer hora do dia se você estiver grávida.
  • Não beba líquido demais antes do teste. A quantidade de líquido antes do teste é especialmente importante se você fizer o teste precocemente, pois líquido demais pode diluir os níveis de hCG na urina.
  • Decida o modo de teste. Se você quiser coletar uma amostra, tenha um recipiente limpo em mãos para usar. Se você optar pelo teste diretamente no fluxo da urina, certifique-se de estar com o teste pronto para uso.
  • É recomendável usar um cronômetro. Marcar o tempo de espera necessário até ler os resultados pode ajudá-la a ter certeza de que você esperou o tempo suficiente. 

Estar com o teste pronto é uma coisa, mas você também precisa estar preparada para os resultados. Conheça suas opções no caso de você não querer estar grávida. Saiba que você pode buscar ajuda se o resultado do teste for positivo e não negativo como você espera.

Se você estiver tentando ter um bebê e seu resultado der negativo, não se preocupe. É possível que você tenha feito o teste muito antecipadamente (ou seja, antes da data de início esperado da menstruação).

Por isso, é recomendável fazer outro teste alguns dias depois. Mesmo que o resultado dê negativo, você pode aumentar suas chances de concepção no próximo mês usando um teste de ovulação para saber quais são os dias mais férteis.

Se você está ansiosa pelos resultados, saiba que você tem opções independentemente da sua decisão. 

Certifique-se de seguir as instruções

Primeiro, certifique-se de ler as instruções em qualquer Clearblue ou qualquer teste de gravidez de outra marca.

Embora muitos testes tenham um procedimento similar para seguir, outros detalhes, como o tempo de espera necessário até ver os resultados, a interpretação dos resultados e até o momento de fazer o teste, variam.

Se precisar das instruções sobre qualquer um dos nossos testes, você pode baixá-las a seguir.

Como usar um teste de gravidez Clearblue

Basta seguir as instruções Clearblue que vêm com o teste; no entanto, a maioria deles tem um procedimento similar.

Como usar um teste de gravidez Clearblue. Guia passo a passo:

  1. Remova o medidor de teste da embalagem e retire a tampa. ​
  2. Coloque a ponta absorvente no seu fluxo de urina por 5 segundos. Ou, se preferir, mergulhe em uma amostra de urina coletada em um recipiente seco e limpo por 5 ou 20 segundos, dependendo do teste que esteja usando. 
  3. Mantenha a ponta absorvente apontando para baixo durante todo o processo do teste; ou seja, nunca vire o medidor com a ponta absorvente apontando para cima.
  4. Recoloque a tampa e coloque o medidor na posição horizontal.
  5. Aguarde de 1 a 3 minutos, de acordo com as instruções do teste que você esteja usando. 
  6. Leia os resultados. A bula instrui como interpretar os resultados e os próximos passos que você deve seguir.

Por quanto tempo devo esperar o resultado?

O tempo de espera necessário até obter os resultados ao usar um teste de gravidez em casa depende da marca e do teste. Todos os testes de gravidez Clearblue têm um tempo de espera de 3 minutos ou menos.

Alguns testes também oferecem uma contagem regressiva para diminuir a ansiedade desse tempo de espera, ou você pode experimentar nosso Teste de Detecção Rápida que pode indicar um resultado positivo em 1 minuto, se você estiver testando no dia do atraso menstrual; mas aguarde 3 minutos para confirmar um resultado negativo. 

Como ler um teste de gravidez

Depois de fazer o teste e aguardar os resultados, é hora de entendê-los.

Se você quiser saber como fazer um teste de gravidez em casa, verifique primeiro as instruções do teste; mas você também pode ler sobre resultados positivos do teste e resultados negativos do teste e o que eles significam.

Um teste de gravidez digital indica o resultado normalmente em palavras, como “Grávida” ou “Não grávida”, enquanto outros testes indicam duas linhas ou um símbolo positivo para confirmar um resultado positivo. 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*