Como aprender taekwondo básico: 4 passos (com imagens)

A definição da Arte Marcial

O Taekwondo caracteriza-se como forma de defesa pessoal de combate livre, que utiliza as mãos e os pés para repelir o adversário, em muitos casos sem a necessidade de agressão física, ou seja, sem danos físicos ao oponente.

Como Aprender Taekwondo Básico: 4 Passos (com Imagens)

Esta arte marcial compõe-se em várias partes: Kibon Dong Jak (movimentos básicos), Poom-se (formas), Kyorugui (luta ou combate), Kyukpa (destruição ou quebramentos) e Ho Sin Sul (defesas e torções). Abaixo veremos as três principais formas do taekwondo de maneira mais detalhada.

Poom-se (forma)

Como Aprender Taekwondo Básico: 4 Passos (com Imagens)

São movimentos pré-determinados realizados sob circunstâncias de luta ou combate com um inimigo imaginário, obtendo-se, dessa maneira, um melhor aperfeiçoamento das técnicas básicas, condicionamento físico e mental, e uma evolução em todos os componentes de seu organismo, muscular, ósseo e respiratório. Um Poom-se executado conforme as normas da WTF, consiste em cerca de 19 a 48 posições interrelacionadas.

Kyorugui (luta)

Como Aprender Taekwondo Básico: 4 Passos (com Imagens)

O Taekwondo possui dois estilos de luta. Um é livre, no qual pode usar livremente as técnicas adquiridas, em ataque ou defesa. O outro é a luta pré-combinada (competição), na qual segue uma sequência pré-estabelecida para a prática ou demonstração.

Kyukpa (quebramento)

Como Aprender Taekwondo Básico: 4 Passos (com Imagens)

Kyukpa é a forma de testar certos poderes de quebra em objetos como tábuas, telhas, e tijolos.

O tatame

Como Aprender Taekwondo Básico: 4 Passos (com Imagens)

O tatame (Do-jang) oficial das competições de Taekwondo é um retângulo plano, de superfície dura, que deve medir 28 metros de comprimento por 15 metros de largura.

As regras básicas das competições

Como Aprender Taekwondo Básico: 4 Passos (com Imagens)

Nas competições, os atletas de Taekwondo devem golpear seus adversários com os pés e mãos para marcar pontos ou nocauteá-los. Os chutes podem atingir qualquer parte do corpo acima da cintura e que esteja coberto por protetores. Os socos, por sua vez, só podem acertar o peito do adversário.

Como Aprender Taekwondo Básico: 4 Passos (com Imagens)

Cada combate tem três assaltos, sendo que, cada um com duração de dois minutos e intervalos de 1 minuto entre eles. Os lutadores são divididos em categorias conforme o seu peso.

Como Aprender Taekwondo Básico: 4 Passos (com Imagens)

Existem três maneiras possíveis de vencer uma luta:

Nocaute

Como Aprender Taekwondo Básico: 4 Passos (com Imagens)

É idêntico ao boxe. Após um lutador sofrer uma queda pelo seu adversário e cair no chão, é iniciada a contagem de 10 segundos para ver se ele terá ou não condições de continuar lutando. Se o lutador não mostrar reação após esta contagem, o seu oponente é declarado vencedor por nocaute.

Pontos

Como Aprender Taekwondo Básico: 4 Passos (com Imagens)

Cada golpe bem executado no oponente vale ponto. Golpe de punho ou chute no tórax (1 ponto), chute na cabeça (2 pontos) e chute na cabeça, saltando (3 pontos). Ao final da luta, se não houver nocaute, vence aquele que tiver mais pontos.

Uma luta também pode acabar antes do tempo caso um dos lutadores atinja uma diferença de sete pontos do seu adversário ou então alcançar primeiro 12 pontos.

No caso de empate, há também a possibilidade de haver um round extra, chamado de morte súbita, no qual, o atleta que marcar o primeiro ponto será o vencedor.

Desclassificação

Um lutador pode perder pontos ou até mesmo ser desclassificado em uma luta de Taekwondo por agarrar ou empurrar o seu oponente, desferir socos no rosto, atingir abaixo da linha de cintura ou ser indisciplinado. Caso do ex-lutador cubano, Angel Matos (foto acima), campeão olímpico, que desferiu um chute no árbitro após ficar inconformado com um resultado adverso. Esta atitude baniu o atleta do Taekwondo.

  • Os juízes e suas funções
  • Como mostra a imagem acima, veremos a seguir, quais as funções dos juízes e árbitros do taekwondo nas competições oficiais.
  • Árbitro

Fica posicionado no centro do tatame. Sua função é mediar a luta e aplicar as punições quando alguma infração ocorrer.

  1. Cronometrista
  2. Fora do tatame, geralmente são dois os cronometristas que ficam em uma mesa, sendo que, um deles é o responsável por controlar o tempo dos assaltos e o outro é o oficial de placar, que tem como função registrar as decisões tomadas pelos juízes.
  3. Juízes

São três os juízes responsáveis por anotarem os pontos conquistados pelos golpes aplicados pelos atletas. Eles ficam posicionados nas laterais do tatame formando um triângulo. A ilustração acima é de um jogo de taekwondo.

  • Os equipamentos
  • Por ser um combate, o Taekwondo requer equipamentos de proteção, como mostra a ilustração acima, que são: Dobok (quimono), protetor de tórax (hogu), protetor de órgãos genitais (masculino e feminino), protetor de antebraço, protetor bucal, caneleira, capacete e luvas.
  • As graduações do Taekwondo
Leia também:  Como calcular a porcentagem de redução de custos

Conforme a imagem acima, o Taekwondo possui um sistema de graduação com suas respectivas cores que vai da branca até a preta, sendo esta, a que simboliza o grau mais elevado.

Ao chegar à faixa preta, o lutador chega aos “Dans”, cujos sinais exteriores limitam-se a presença não obrigatória de pequenos traços perpendiculares na faixa preta, indicando o 1º Dan, 2º Dan, e assim por diante, até o 10º Dan, que só é concedido ao 9º Dan quando o 10º Dan morre. Ou seja, o 10º Dan é o último e mais importante posto no Taekwondo.

  1. Cada uma das cores da faixa possuem um significado, como mostraremos logo abaixo:
  2. – Faixa branca (pureza): Aluno iniciante sem o prévio conhecimento;
  3. – Faixa amarela (terra): Onde a planta brota e fixa sua raiz. A base do Taekwondo está firmada;
  4. – Faixa verde (planta): Crescimento da planta. A técnica começa a se desenvolver no aluno;
  5. – Faixa azul (céu): Para onde a planta se dirige que é seu objetivo. Amadurecimento da técnica do aluno;
  6. – Faixa vermelha (sol): Alerta ao aluno sobre a necessidade de autocontrole, bem como seu oponente manter-se afastado;
  7. – Faixa preta (dignidade): Maturidade e conhecimento do Taekwondo.
  8. Nomenclatura e expressões do Taekwondo
  9. Abaixo, mostraremos algumas expressões usadas no Taekwondo com os seus respectivos significados em português.
  10. – Kuryong=comando
  11. – Tchigui=bater
  12. – Jumok=punho fechado
  13. – Son=mão
  14. – Som mok=pulso
  15. – Jirugui=soco
  16. – Maki=defesa
  17. – Tchagui=chute
  18. – Sogui=base
  19. – Pal=braço
  20. – Murup=joelho
  21. – Bal=pé
  22. – Olgul=rosto
  23. – Yop=lado
  24. – Bakat=fora
  25. – Monton=tronco
  26. – Insa=cumprimento
  27. – Tchariôt, Kwanjan Nim Que Kiunhé=ao grão Mestre
  28. – Tchariôt, Sabomnim Que Kiunhé=ao mestre
  29. – Tchariôt, Kyosa Nim Que Kiunhé=ao instrutor

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS– LIVRO: História dos esportes / Orlando Duarte. – 4ª ed. – São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004.– LIVRO: Taekwondo – A arte coreana: do domínio à glória / Henrique Corrêa Lopes.

Bauru, SP: Canal6, 2009.– LIVRO: Almanaque dos Esportes / [coordenador Paulo Basso Jr.]. – São Paulo: Editora Europa, 2009.– LIVRO: Fique por dentro – esportes olímpicos / Benedito Turco.

– Rio de Janeiro: Casa da Palavra: COB, 2006.

– SITE: Confederação Brasileira de Taekwondo – http://www.cbtkd.com.br/

– SITE: Federação Internacional de Taekwondo – http://www.wtf.org/– SITE: Associação coreana de Taekwondo – http://www.koreataekwondo.org/english/english.htm– SITE: União Européia de Taekwondo – http://www.mudokwan.at/index.php?id=445– SITE: USA Taekwondo – http://usa-taekwondo.us/

6 movimentos básicos da capoeira

Arte marcial, esporte, música e cultura popular, a capoeira é parte da formação de uma nacionalidade brasileira. Derivada de práticas de povos do sul da atual Angola, ela teria sido criada em Quilombo dos Palmares, no final do século XVI.

Hoje em dia, a capoeira é um artigo de exportação da cultura tupiniquim para o resto do mundo.

Além disso, proporciona uma excelente forma física e bem-estar aos seus praticantes, já que as acrobacias estimulam a força e a flexibilidade, reduzem o estresse e a ansiedade e ainda ajudam a emagrecer.

Como Aprender Taekwondo Básico: 4 Passos (com Imagens)

Conheça alguns movimentos primários desse patrimônio cultural imaterial do Brasil:

A cabeça também balança para um lado e para o outro, acompanhando a perna e o braço.” src=”https://p2.trrsf.com/image/fget/cf/460/0/images.terra.com/2018/09/25/capoeira-ginga-1.jpg” width=”460″>

GINGA – É o passo básico, pois é dele que partem os outros movimentos da capoeira. Trata-se de um gingado contínuo do corpo de um lado para o outro, preparado para atacar ou defender. Consiste em levar uma perna e o braço do mesmo lado alternadamente para frente e para trás.

Começa com uma passada de perna para trás, levando o braço do mesmo lado para a frente do rosto, protegendo-se. Logo as pernas são igualadas e a outra vai para trás, levando o braço do mesmo lado para a frente do rosto e assim sucessivamente.

A cabeça também balança para um lado e para o outro, acompanhando a perna e o braço.

Foto: Sport Life

Como Aprender Taekwondo Básico: 4 Passos (com Imagens)

Como Aprender Taekwondo Básico: 4 Passos (com Imagens)

Como Aprender Taekwondo Básico: 4 Passos (com Imagens)

Apoie no chão a mesma mão da perna que está flexionada para se equilibrar e, com o braço oposto, proteja o rosto.” src=”https://p2.trrsf.com/image/fget/cf/460/0/images.terra.com/2018/09/25/capoeira-negativa-1.jpg” width=”460″>

NEGATIVA – É uma posição para se esquivar ou atacar e a origem de muitos outros movimentos. É praticamente uma forma de se esquivar dos chutes, mas é realizada como um movimento estético de transição.

Leia também:  Como calcular média e desvio padrão no excel 2007

Flexione-se sobre uma perna e dobre a outra para trás. É importante que mantenha o glúteo sobre o calcanhar.

Apoie no chão a mesma mão da perna que está flexionada para se equilibrar e, com o braço oposto, proteja o rosto.

Foto: Sport Life

Como Aprender Taekwondo Básico: 4 Passos (com Imagens)

Tenha mais energia e disposição com o Vida Leve. A gente garante: seu corpo e bolso agradecem!

TAEKWONDO – QUAIS SÃO OS GOLPES?

Como Aprender Taekwondo Básico: 4 Passos (com Imagens)

Muitas vezes uma pessoa se interessa pela prática de uma das mais famosas artes marciais orientais, mas por não entender bem como ela funciona fica com medo e prefere não praticar. Talvez pudesse ajudar conhecer os golpes de Taekwondo, para compreender bem como eles ocorrem e do que são capazes.

É certo que para os mais impressionáveis a compreensão plena a respeito dos golpes de Taekwondo pode soar menos convidativa do que deveria, mas no fim das contas é a sua chance de se aproximar mais da prática que tanto te cativa e te interessa.

É por esse motivo que a seguir nós vamos falar um pouco mais sobre esse tema, apresentando a você os principais movimentos, como eles ocorrem e te dando todas as ferramentas necessárias para que você aproveite ao máximo a experiência nessa arte marcial, quando for se iniciar nela! Vem conferir e se surpreender!

Como Aprender Taekwondo Básico: 4 Passos (com Imagens)

Conheça os principais golpes do Taekwondo

Os principais golpes do Taekwondo são conhecidos especialmente pela sua eficiência, pela sua potência e pela sua funcionalidade dentro da luta. Eles servem muitas vezes para atacar, mas também são úteis quando você pretende se defender.

Para que você possa entender como eles funcionam nós vamos apresentá-los a seguir um a um, explicando como o movimento se dá, em que ele se baseia e a que se destina. Não deixe de dar uma bela conferida:

  • Ap Tchagui – Esse está com certeza entre os principais golpes do Taekwondo. Ele é caracterizado pelo chute frontal, que ocorre com o praticante dobrando os joelhos em um ângulo reto previamente;
  • Dolio Tchagui – Podemos dizer que o Dolio Tchagui é uma variação direta do Ap Tchagui. A diferença entre um e outro é que ao contrário do que ocorre no primeiro nesse o chute deve ser dado na altura do tronco, de forma semi-circular;
  • An Tchagui – Outro golpe que se assemelha aos dois anteriores, o An Tchagui funciona a partir de um chute circular para dentro;
  • Bakat Tchagui – É o contrário do golpe anterior, porque o chute circular se dá para fora;
  • Bandal Tchagui – Esse chute é semi-circular e não circular completo, e deve ser dado na altura do rosto dos adversários;
  • Tigô Tchagui – Esse é talvez o chute mais semelhante ao primeiro golpe que apresentamos, mas o diferencial é que aqui a perna se mantém abaixada;
  • Yop Tchagui – Esse golpe se caracteriza através de um chute lateral;
  • Como Aprender Taekwondo Básico: 4 Passos (com Imagens)

Importância de conhecer ao máximo os golpes de Taekwondo

Se você quer praticar Taekwondo é mais do que necessário e imperioso que conheça ao máximo os golpes disponíveis. Acima apresentamos só alguns, mas existem muitos outros que você deve analisar profundamente e treinar, contando com a ajuda de seus mestres e instrutores!

Só desse modo você terá a chance alcançar o êxito nessa atividade, e vai poder fazer com que ela te traga grandes resultados na melhoria do seu físico, na da sua mente e no do seu espírito, e com certeza é isso que mais importa e que mais deve ser considerado!

É claro que você não vai aprender todos os golpes de Taekwondo de uma vez só, óbvio, mas aos pouquinhos você vai conseguir compreender tudo que precisa e vai conseguir alcançar o nível que sonha, subindo inclusive de nível e conquistando uma nova faixa!

Como você pode ver os golpes de Taekwondo não são difíceis de serem compreendidos, mas é necessário muito esforço, disciplina, treino e atenção para alcançar os melhores resultados, não há dúvida! Nós te desejamos boa sorte na caminhada, e se você quer treinar na melhor academia aposte na Pratique! Clique aqui!

Cómo aprender Taekwondo

X

wikiHow es un “wiki”, lo que significa que muchos de nuestros artículos están escritos por varios autores. Para crear este artículo, autores voluntarios han trabajado para editarlo y mejorarlo con el tiempo.

Leia também:  Como capturar reshiram: 6 passos

El Taekwondo es un arte coreano de autodefensa. Significa “La manera de usar la mano y el pie”. Es una técnica especializada de patadas, puñetazos, golpes, y maniobras para derribar al adversario.

  1. 1

    Mae-geri (patada delantera): Comienza con una posición de lucha y desliza tu pie izquierdo hacia adelante. Cambia la guardia para que tu pie derecho se adelante y se levante tu rodilla derecha. Estira la pierna y coloca el pie hacia fuera. Tira la patada hacia atrás y pon los pies hacia abajo.

  2. 2

    Mawashi-geri (patada giratoria): Comienza con la posición de combate a la izquierda. Cambia la guardia y levanta la rodilla derecha a través de todo tu cuerpo. Gira sobre tu pie que estás apoyando en el suelo y patea horizontalmente a través del frente de tu cuerpo.

  3. 3

    Zuki (golpe estándar): Con la posición de combate cierra el puño y empuja hacia adelante golpeando hacia el plexo solar del oponente u otros objetivos de su cuerpo.

  4. 4

    Harai-goshi (lanzamiento por encima del hombro): Sostén con firmeza a tu oponente tomándolo del brazo cuando él te sujete por detrás. Empuja hacia adelante al mismo tiempo que doblas tus rodillas haciendo que pase por encima de tu espalda.

  • Siempre recuerda hacer calentamientos antes de comenzar a practicar estas técnicas.
  • Conforma practiques las patadas, cada vez serás más rápido hasta que puedas hacer una patada “sin sombra”, la cual es una patada tan rápida que tu oponente no podrá verla.

wikiHow es un “wiki”, lo que significa que muchos de nuestros artículos están escritos por varios autores. Para crear este artículo, autores voluntarios han trabajado para editarlo y mejorarlo con el tiempo.

Categorías: Deportes de lucha

  • Imprimir
  • Agradecer a los autores

Esta página ha recibido 69 895 visitas.

Como aprender taekwondo gratuitamente online

O Taekwondo é uma arte marcial coreana que se concentra em posturas longas, chutes altos e disciplina física e mental. Esse estilo tradicional de artes marciais é muito popular entre praticantes de todas as idades e existem vários instrutores e organizações bem treinados, dedicados a promover essa forma de arte folclórica.

Passo 1

Faça sua pesquisa. Abra seu navegador da web e acesse http://www.taekwondo-network.com. Este é um site de informações, técnicas e história do taekwondo.

Etapa 2

Leia sobre a história e o objetivo do taekwondo. Clique no link “Histórico do Taekwondo” na barra lateral esquerda. Esta arte marcial é mais do que chutes e socos. É uma forma tradicional de autodefesa que se concentra na honra, no respeito próprio e na disciplina. É importante entender esses princípios antes de tentar as técnicas.

Etapa 3

Clique no link “Técnicas”. Esta página fornece uma descrição básica das posições e dos traços que você irá usar.

Etapa 4

Aprenda as posições básicas. É necessário aprender a levantar-se corretamente, equilibrar e alterar seu peso antes de tentar manobras mais complexas. As posições frontal e traseira são as duas posições mais usadas.

Etapa 5

Pratique os socos básicos. O golpe frontal é a primeira coisa que você deve entender. O poder dos ataques de taekwondo vem da velocidade, não dos músculos. Os golpes ocorrem para que apenas as duas primeiras articulações da mão entrem em contato com o alvo.

Etapa 6

Experimente os blocos básicos. Os blocos alto, médio e baixo são técnicas essenciais de defesa. Pratique cada um nas posições dianteira e traseira até ficar confortável.

Etapa 7

Domine os chutes da frente, laterais e circulares. Esses movimentos constituem os elementos finais da técnica básica de taekwondo. Cada um tem seus pontos fortes e fracos e requer bater com várias partes de seus pés. Durante o treino, concentre-se na velocidade, extensão das pernas e equilíbrio.

Etapa 8

Combine tudo. O “Poomse” combina chutes, socos e bloqueios em rotinas coreografadas, projetadas para melhorar as habilidades e a fluência entre os movimentos. Na página principal da Rede Tae Kwon Do, clique em “Taekwondo Poomse”. Existem vários estilos diferentes de taekwondo e outros grupos de formas. Escolha um grupo e use as fotos e os vídeos disponíveis para iniciar a prática.

Referências

  • A Rede Tae Kwon Do
  • Aulas e aulas de Taekwondo Online Grátis

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*