Como aplicar manta asfáltica: 14 passos (com imagens)

Laje com infiltração é o problema que mais encontro na minha vida profissional. Seja em casa, estabelecimento comercial ou de qualquer construção.

Lajes antigas e até mesmo as mais novas apresentam problemas de infiltração. E estes problemas geram consequências muito graves como depreciação do imóvel, do aspecto da laje no interior, ocorrência de mofo; podendo chegar a consequências alarmantes como desestabilizar a estrutura do imóvel.

Por isso providências urgentes devem ser tomadas e nem sempre o responsável pelo imóvel possui disponibilidade financeira imediata para tratar do problema. Diante desta situação e ciente que deve fazer algo para evitar o pior, ele busca soluções em diversas fontes como vizinhos, lojistas, amigos e parentes com o objetivo de encontrar uma solução dentro de suas possibilidades.

Vamos apresentar alguns aspectos para que você possa decidir como tratar esse problema de laje com infiltração, tão trivial quanto complexo.

Complexo porque para cada caso existe um produto específico. Existe impermeabilizante para áreas verticais (paredes) e impermeabilizante para áreas horizontais (lajes, telhados, subsolos), impermeabilizante para reservatórios de água potável, cisternas, caixas d’água, piscinas e muitos outros tipos.

Neste artigo será discutido o caso específico de infiltração na laje.

Mas antes, vou me apresentar.

Eu sou Carlos Gabriel, químico, formulador, consultor e treino equipes de aplicação de produtos para construção civil (impermeabilizantes, tintas e seus complementos, aditivos para concreto).

Tenho mais de 20 anos de experiência na área impermeabilização. Fiz uma parceria com a Rosemary para fornecer conteúdo para os seus leitores e oferecer meus serviços de consultoria nesta área.

CONSIDERAÇÕES – COMO ESCOLHER UM PRODUTO

Quando se trata de laje com infiltração, primeiramente, nunca se pode colocar nenhum tipo de revestimento cerâmico antes de uma impermeabilização muito bem-feita. A laje, tenha a área que tiver, deve ser impermeabilizada inteira. Não se pode impermeabilizar só a parte que se pensa estar com problema, pois a água pode penetrar em um ponto e, por capilaridade, sair em outro.

A partir daí prosseguimos para a etapa de encontrar no mercado o produto correto para nossa necessidade de impermeabilização. O produto impermeabilizante mais adequado para eliminar vazamento na laje, é o de base acrílica (solúvel em água) e, normalmente, chamado de manta líquida.

  • O produto deve ser escolhido mediante estas características básicas:
  •          – Consumo por m2
  •          – Número de demãos
  •          – Intervalo entre demãos
  •          – Se é transitável: resiste à um trânsito leve de pessoas.

CONSUMO DO PRODUTO E NÚMERO DE DEMÃOS

Como Aplicar Manta Asfáltica: 14 Passos (com Imagens)

O consumo é muito importante porque quanto menor for o consumo, menor será o seu gasto com o produto. Portanto você deve sempre verificar o rendimento do produto; geralmente informado na embalagem; e comparar este dado entre as diversas marcas.

Quanto menor for o número de demãos, menor será o seu gasto com mão de obra. Mas você deve considerar que quanto menor o número de demãos maior é a concentração de resina no produto e maior é o preço do mesmo.

Na realidade, o consumo, o rendimento e o número de demãos estão interligados e de modo geral, o produto mais caro tem maior rendimento, menor consumo por m² e exige menor número de demãos para produzir uma impermeabilização com garantias, porque ele tem maior teor de resina e por isso custa mais caro. No entanto, o custo por m2, se você calcular, vai ser menor; e é isso que interessa!

INTERVALO ENTRE DEMÃOS

Normalmente, o intervalo entre demãos, comparando vários produtos, é muito próximo. Mas deve ser obedecido para que a interação de uma camada sobre a outra seja perfeita, garantindo a formação de uma película mais resistente.

PRODUTO TRANSITÁVEL

O produto tendo a característica de transitável é muito importante, pois isso vai possibilitar você decidir se vai colocar algo sobre a impermeabilização ou deixá-la exposta.

COMO APLICAR:

PASSO 1

Seguindo com a impermeabilização, o primeiro passo para a execução do trabalho é uma limpeza bem criteriosa da área, onde se retire todo tipo de resíduos e partículas soltas. Isso tratando-se de lajes que vão receber a sua primeira impermeabilização. Normalmente se faz uma lavagem com uma lavadora de alta pressão e se espera secar por 24 horas.

PASSO 2

Como Aplicar Manta Asfáltica: 14 Passos (com Imagens)

Se existir trincas, fissuras ou juntas devem ser preenchidas com um produto chamado de mastique acrílico (esse produto preenche os espaços existentes formando uma borracha flexível e resistente).

PASSO 3

  1. Como Aplicar Manta Asfáltica: 14 Passos (com Imagens)Como Aplicar Manta Asfáltica: 14 Passos (com Imagens) 
  2. Agora podemos continuar com o impermeabilizante escolhido obedecendo às indicações do fabricante. Normalmente na aplicação se usa os seguintes equipamentos:
  3.          – Rolo de lã de pelos curtos
  4.          – Trincha
  5.          – Pincel     
  6. Se faz a diluição recomendada (com água) para a primeira demão, tendo o cuidado de fazer uma distribuição bem uniforme com o rolo e procurando estabelecer a meta do consumo indicado.

Costuma-se aplicar nas horas mais frias do dia e sem ameaça de chuva. O intervalo mínimo entre demãos é de 4 (quatro) horas. Os cantos e ângulos são feitos com pincel ou trincha. Se a laje tiver um tipo de parapeito ou coisa parecida, a impermeabilização deve subir pelo menos 10cm na área vertical. O intervalo mínimo entre demãos é de 4 (quatro) horas, mas o intervalo máximo é muito variável, por isso as outras demãos podem ou não ser aplicadas no mesmo dia.

OBS: Sempre que terminar uma etapa da aplicação do produto impermeabilizante, tenha o cuidado de lavar imediatamente os equipamentos com água até tirar completamente o produto, para que você possa utilizá-los novamente.

PASSO 4

Após o intervalo recomendado, você pode começar a aplicar a segunda demão, também seguindo uma diluição indicada (com água).

Essa demão deve ser dada no sentido cruzado ao da primeira demão (primeira horizontal, segunda vertical), para que haja um preenchimento perfeito da área, também mantendo o cuidado de respeitar o consumo.

É necessário dar a segunda demão nos cantos e áreas verticais (10 cm) caso haja. Se aguarda o intervalo mínimo de 4 horas para aplicar a terceira demão.

PASSO 5

A terceira demão também é preciso uma diluição (com água) e se aplica a terceira demão no sentido cruzado da segunda demão, e se repete o método da primeira e da segunda demão.

Em todas as demãos, os cantos, ângulos e áreas verticais (10cm) existentes devem ser pintadas com atenção.

AGUARDE O TEMPO DE CURA TOTAL

Como Aplicar Manta Asfáltica: 14 Passos (com Imagens)

Considerando um produto impermeabilizante acrílico de boa qualidade estima-se um consumo de 1kg/m2 e indica três demãos. Ao final das três demãos, o tempo de cura da película formada é de 7 dias, contando a partir do término da aplicação da terceira demão. Depois dos 7 dias de cura, você escolhe se quer colocar uma proteção mecânica, um revestimento cerâmico ou deixar a impermeabilização exposta. Para deixar a impermeabilização exposta, o produto usado tem que ter a característica de transitável.

Essa é uma forma mais comum para se impermeabilizar uma laje com infiltração e solucionar o problema de vazamento.

Para finalizar, deixo a última recomendação. Use os equipamentos de proteção individual quando estiver trabalhando com estes produtos. Para a aplicação de impermeabilizantes a base de água, você deve usar óculos de proteção, luvas e máscara. Procure vestir calças compridas, blusa de mangas compridas e um calçado adequado para evitar o contato do produto com a sua pele.

Como Aplicar Manta Asfáltica: 14 Passos (com Imagens)
Como Aplicar Manta Asfáltica: 14 Passos (com Imagens)

Se você tiver alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo. Faremos o possível para resolver o seu problema.

Carlos Gabriel

Leia Também: 3 Dicas sobre Impermeabilizantes para Paredes Externas

Nosso Curso – A Arte de Pintar Parede

Impermeabilização com Manta Asfáltica – Clique Arquitetura | Seu portal de Ideias e Soluções

Seu Portal de Ideia e Soluções

      ARTIGOS

Como Aplicar Manta Asfáltica: 14 Passos (com Imagens)

Impermeabilização com manta asfáltica. Imagem: Construtora Cidade Werton

A manta asfáltica é um dos materiais mais utilizados para impermeabilizar superfícies.

Esta é uma maneira eficaz de proteger a construção e prolongar sua vida útil, evitando incômodos como infiltrações, as quais podem trazer problemas estruturais, além de ajudar a proliferação de bolores e mofos, muito associados a mal cheiro no interior dos ambientes e doenças respiratórias. Ela é indicada principalmente para estruturas sujeitas a movimentação.

Quer outras indicações de produtos para telhados e coberturas? Leia:

  • Tinta Térmica para Telhas
  • Manta Térmica para Telhados

Ela é produzida a partir de asfaltos modificados armados com filme de polietileno, filme de poliéster, borracha butílica ou PVC plastificado. Possui grande resistência à tração, a furos e rasgamento. Sua classificação é feita em função dos seus índices de tração, alongamento, flexibilidade e espessura.

Existe uma ampla variedade de mantas asfálticas, cada uma indicada para um uso específico, conforme variações dimensionais, movimentos estruturais, etc. As mais simples possuem as duas faces revestidas com filme de polietileno. Outra possibilidade é ter uma ou as duas faces revestidas por areia de granulometria fina.

Há também as mantas que possuem sua face exposta revestida por grânulos mineirais, por filme de alumínio refletivo e até mesmo geotêxteis para execução de pinturas sobre a impermeabilização. Mantas com escamas de ardósia ou lâminas de alumínio são utilizadas em áreas sem tráfego para proteção solar.

Segundo o Prof. Angelo Just, no artigo “Impermeabilização” (veja as fontes consultadas ao final), deve-se optar, em cada caso, pelo tipo de armadura mais indicada:

  • Filme de polietileno: apresenta, em condições normais de utilização, a melhor relação custo benefício, em função do desempenho e do seu valor comercial;
  • Filme de poliéster: maior resistência à perfuração (efeito de puncionamento), importante para os casos de brotos de capim, raízes de plantas (floreiras em geral);
  • Feltro de poliéster: bom comportamento também quanto ao puncionamento e resistência a altas temperaturas sem apresentar escorrimento;
  • Filme de PVC: boa resistência mecânica; exige tipo especial de PVC associado ao asfalto, podendo ocorrer perda de flexibilidade caso utilizado componente inadequado; possui custo elevado;
  • Véu de fibra de vidro: utilizado em situações extremas devido ao alto custo envolvido.
Leia também:  Como baixar um livro no audible no windows ou mac

Alguns exemplos de mantas asfálticas pré-moldadas e suas aplicações

 

  • Manta asfáltica de Alumínio (isolante térmico e acústico): lajes não transitáveis ou inclinadas em geral, telhados em geral (fibrocimento, barro, zinco, telhas ecológicas, etc), calhas e canaletas, marquises, juntas de dilatação – a manta asfáltica aluminizada dispensa a proteção mecânica (contrapiso). Quando utilizada em telhados, deve acompanhar o formato das telhas, moldando-se a elas;
  • Manta Asfáltica de Poliéster: lajes transitáveis planas ou inclinadas em geral, jardineiras e floreiras, muros de arrimo e paredes verticais, caixas d´água e reservatórios, piscinas e tanques de piscicultura, pisos de estacionamento, áreas frias (banheiros, cozinhas, lavanderias, etc), terraços e sacadas. – Deve receber proteção mecânica (contrapiso), o qual deve ser feito sobre base intermediária de papel Kraft, feltro asfáltico, … (é importante verificar o manual de instalação de cada produto);
  • Manta Asfáltica pré-moldada de Polietileno: é indicada para lajes transitáveis planas ou inclinadas em geral, sendo que áreas superiores a 100m²  devem usar, preferencialmente, a espessura de 4mm; áreas frias (áreas de serviço, porões, banheiros, etc), espelhos d’água, piscinas elevadas, terraços, …

Como Aplicar Manta Asfáltica: 14 Passos (com Imagens)

Telhado impermeabilizado com manta asfáltica aluminizada. Imagem: Conceito Sul Manta Asfáltica | Laje impermeabilizada com manta asfáltica. Imagem: RPV Impermeabilizações

Onde Utilizar

Como já demonstramos nos exemplos acima, a manta asfáltica é indicada para a impermeabilização de vários tipos de superfícies:

  • Lajes transitáveis planas ou inclinadas em geral;
  • Caixas d’água, piscinas e reservatórios;
  • Pisos de cozinhas, banheiros, áreas de serviço, porões, terraços e sacadas;
  • Jardineiras;
  • Paredes de encosta;
  • Canais de irrigação

O Material

A manta asfáltica pré-moldada é vendida em rolos, geralmente com as seguintes características:

  • Espessura: 3, 4 e 5mm (para superfícies com metragem superior a 100m², a Vedacit recomenda utilizar 4mm). A espessura mínima indicada pela NBR 9952 é de 3mm;
  • Rolo: 10m²/cada (medida geralmente encontrada. Este valor varia em função da marca/produto);
  • Garantia: normalmente o serviço de impermeabilização tem uma garantia de 5 anos;
  • Valor: o valor varia de R$200,00 a R$330,00 o rolo de acordo com o tipo de produto e a metragem. * Valores apenas de referência – adata base: fevereiro/2017.

Como Aplicar – Noções Básicas

A manta pode ser aplicada sobre diferentes tipos de superfícies: cimento, zinco, alumínio, cimento amianto, madeira, etc.

A área deve ser regularizada, com caimentos adequados – mínimo de 1% de inclinação na direção do(s) ralo(s) – e cantos em meia cana (arredondados). As superfícies ao redor de ralos de escoamento devem ser rebaixadas e preparadas para que a impermeabilização seja perfeita.

Sua aplicação é feita com o uso de maçarico e exige mão-de-obra especializada, a qual deve usar materiais de proteção individual (EPI): botas, luvas de raspa e óculos de segurança.

Há duas maneiras de aplicar a manta asfáltica:

  • Aplicação tipo 1: O asfalto oxidado derretido por caldeira é lançado sobre a camada de regularização e em seguida (com o asfalto ainda quente e fluido) é aplicada a manta asfáltica;
  • Aplicação tipo 2: Primeiramente deverá ser aplicada uma ou duas demãos de primer asfáltico (o qual é o elemento de ligação entre o substrato e as mantas pré-fabricadas de asfalto). Depois de seco, inicia-se a aplicação da manta, iniciando pelo lado mais baixo da superfície, para que as emendas obedeçam ao sentido de escoamento. A maioria das marcas indica 10cm como medida de sobreposição das mantas. Sendo que estas emendas devem ser biseladas.

 Como Aplicar Manta Asfáltica: 14 Passos (com Imagens)

A aplicação é realizada com um maçarico para unir a manta e o primer, assim como as emendas. Fonte: Primer

 Como Aplicar Manta Asfáltica: 14 Passos (com Imagens)Como Aplicar Manta Asfáltica: 14 Passos (com Imagens)Como Aplicar Manta Asfáltica: 14 Passos (com Imagens)

Exemplos visuais da aplicação de manta asfáltica. Imagens: Vedacit

Após sua aplicação, costuma-se executar uma camada de argamassa de cimento e areia para proteção mecânica da manta, evitando que esta seja danificada pela ação do tempo (especialmente raios solares), tráfego de veículos e pessoas e queda de objetos sobre sua superfície – esta camada é normalmente feita sobre uma camada de proteção de papel kraft ou feltro asfáltico. Se a área não é acessível (não há tráfego sobre ela), pode-se utilizar proteção mecânica com material solto (brita, argila expandida, dolomita, etc. Mantas asfálticas aluminizadas não precisam de proteção mecânica.

Detalhes Importantes

Estas são algumas informações adicionais, também importantes, para quem está pesquisando sobre o assunto:

  • O Projeto de impermeabilização deve ser realizado por profissional especializado (engenheiro ou arquiteto) e pensado logo no início da obra para que as cargas possam ser calculadas e detalhes planejados. Isso reduz custos desnecessários, soluções improvisadas e não satisfatórias. Normas a considerar: NBR 9574 (Execução de Impermeabilização), NBR 9575 (Elaboração de projetos de Impermeabilização) e NBR 9952 (Mantas Asfálticas com Armadura para Impermeabilização);
  • Consumo aproximado: Manta Asfáltica Vedacit : 1,15m²/m² , Primer Manta Vedacit 300ml/m²
  • O material não deve entrar em contato com a pele. Caso ocorra, deve-se lavar com bastante água pelos primeiros 15 minutos e depois aplicar hidratante. Caso tenha secado, utilize óleo vegetal e passe hidratante;
  • Após sua aplicação deverá ser feito o teste de estanqueidade: manter uma lâmina de água sobre a superfície por 72horas para verificar possíveis infiltrações. Depois poderá ser utilizado um jato de água para verificar a aderência da impermeabilização ao substrato.

 

A imagem ilustra o teste de estanqueidade. Foto: Primer

Fontes Consultadas

+ SAIBA MAIS | Coberturas e Telhados

Impermeabilização de telhado com manta

  • Como Aplicar Manta Asfáltica: 14 Passos (com Imagens)
  • Como Aplicar Manta Asfáltica: 14 Passos (com Imagens)
  • Como Aplicar Manta Asfáltica: 14 Passos (com Imagens)

Clique nas imagens para ampliar

IMPERMEABILIZAÇÃO DE TELHADO COM MANTA É A SOLUÇÃO PARA EVITAR PROBLEMAS COM UMIDADE

Em uma edificação, as lajes são estruturas sempre muito importantes. Afinal de contas, ela é a responsável pela transmissão do peso e das pressões estruturais para as vigas da construção.

Tamanha responsabilidade demanda cuidados especiais, principalmente na impermeabilização de telhado com manta para evitar focos de umidade.

Paredes emboloradas, com manchas e mau cheio em ambientes são problemas comuns em ambientes da casa, essas ocorrências são indícios fortes de que a laje sofre com a ação de infiltrações. 

Por mais que a laje seja robusta, o concreto que compõe a matéria-prima da maioria das lajes não é uma estrutura impenetrável contra as ações do tempo e, principalmente, contra problemas decorrentes do desgaste do telhado. Atenta a essas questões, a Imperllaje Impermeabilizações Ltda se destaca no mercado de impermeabilização de telhado com manta, oferecendo ao cliente a solução mais adequada para cada tipo de problema. 

Há 14 anos no mercado, a Imperllaje Impermeabilizações Ltda. é nome certo na hora de proteger a casa, comércio ou indústria com impermeabilização de telhado com manta.

  A marca conta com profissionais qualificados para a realização do trabalho, com eficácia, agilidade e dispondo, ainda, dos melhores produtos e condições de pagamento do mercado.

Por isso, Imperllaje Impermeabilizações Ltda é a empresa de impermeabilizar telhado que mais cresce no mercado.

   

A manta asfáltica preta sem o filme de alumínio é a mais indicada para a proteção das lajes. Também possui boa aplicação em calhas, cortinas, caixas d´água e outras áreas.

No entanto, para a impermeabilização de telhado com manta, nesse caso, é necessário promover uma proteção mecânica por cima da impermeabilização após o teste de carga d´água para proteger a nova estrutura. A Imperllaje Impermeabilizações Ltda.

trabalha com marcas conceituadas, como Sika, Dryko, Viapol, Votoran, Multi Liti, Gold Mix, Durin e Martins.

IMPERMEABILIZAÇÃO DE TELHADO COM MANTA OFERECE VANTAGENS DURADOURAS

O serviço de impermeabilização de telhado com manta é um dos mais importantes em uma obra. O orçamento para a aplicação gira em torno de 3% de todo o investimento que será realizado.

Em contrapartida, dependendo do imóvel, os problemas com infiltração vinda da laje podem significar um prejuízo considerável.

Veja algumas das vantagens de escolher a Imperllaje para a impermeabilização de telhado com manta:

  • Durabilidade da alvenaria;
  • Acaba com microrganismos prejudiciais à saúde;
  • Acaba com a umidade e o mau cheiro;
  • Fácil manutenção.

As lajes são estruturas muito importantes na construção de edifícios e casas e a sua impermeabilização é um dos passos que mais merecem atenção nessa fase inicial. Mas você sabe como fazer impermeabilização para lajes?

Ainda que o concreto pareça um material impenetrável, não é totalmente impermeável e, por isso, merece uma forcinha a mais na luta contra a infiltração, que pode afetar o ambiente interno da casa, a pintura do imóvel e causar mofo.

Separamos algumas dicas sobre as opções e aplicações para você evitar qualquer dor de cabeça. Confira!

Na hora de construir ou reformar, escolher bons parceiros que ofereçam sempre serviços e matérias de qualidade é muito importante para que a obra tenha um resultado final satisfatório.

Ter ao lado uma empresa especializada em impermeabilização de lajes resolve grande parte do problema quando o assunto é umidade provocada pelo desgaste natural do tempo. Há 14 anos no mercado, a Imperllaje Impermeabilizações Ltda.

é nome certo na hora de proteger o telhado residencial e comercial. 

A marca conta com profissionais qualificados para a realização do trabalho com eficácia, agilidade e dispondo, ainda, dos melhores produtos e condições de pagamento do mercado.

Por isso, Imperllaje Impermeabilizações Ltda é a empresa de impermeabilizar telhado que mais cresce no mercado.

  Na hora de contratar empresa especializada em impermeabilização de lajes, é importante ficar sempre atento à utilização do produto mais adequado e a aplicação correta dele. 

A manta asfáltica aluminizada, por exemplo, é muito indicada pela Imperllaje Impermeabilizações Ltda. para lajes, telhados e calhas em alvenaria por apresentar mais eficácia na contenção da umidade. Esse tipo de manta utilizada por uma empresa especializada em impermeabilização de lajes proporciona um excelente acabamento aluminizado e dispensa qualquer tipo de proteção mecanizada. 

Leia também:  Como apagar o whatsapp no iphone ou ipad: 10 passos

Na Imperllaje Impermeabilizações Ltda. a manta asfáltica preta sem o filme de alumínio também é boa opção para lajes, calhas, cortinas, caixas d´agua e outras áreas da residência ou empresa.  No entanto, é necessária uma proteção mecânica por cima da impermeabilização após o teste de carga d´agua.

A medida serva para proteger a impermeabilização, evitando exposição a diversas mudanças climáticas. A Imperllaje Impermeabilizações Ltda., empresa especializada em impermeabilização de lajes, trabalha com marcas conceituadas, como Sika, Dryko, Viapol, Votoran, Multi Liti, Gold Mix, Durin e Martins.

SÓ UMA EMPRESA ESPECIALIZADA EM IMPERMEABILIZAÇÃO DE LAJES POSSUI VARIEDADE DE APLICAÇÕES

A Imperllaje Impermeabilizações Ltda. possui a aplicação mais adequada para cada tipo de projeto de impermeabilização. Todos os nossos funcionários são qualificados e treinados pela Viapol Impermeabilizante para poder prestar o melhor atendimento esperado de uma empresa especializada em impermeabilização de lajes. Os tipos de aplicação são:

  • Argamassa impermeável; 
  • Argamassa e cimento polimérico;
  • Membrana asfáltica;
  • Membrana acrílica;
  • Manta asfáltica;
  • Manta polimérica.

Ligue para 11 2809-7972 ou clique aqui e entre em contato por email.

Gostou? compartilhe!

Infiltração na laje: alternativas às soluções tradicionais

A impermeabilização dos elementos estruturais é uma das etapas mais importantes da construção de uma edificação, principalmente para quem visa evitar problemas futuros. O processo é feito para combater um grande vilão de toda construção: a infiltração na laje.

  • Todos os elementos estruturais (pilares, vigas e lajes) estão sujeitos a terem problemas de infiltração.
  • E como usualmente os processos de impermeabilização não recebem a devida atenção, é muito comum ver os sinais nocivos da infiltração na estrutura da edificação.
  • E dentre os elementos estruturais, o que mais sofre com esses problemas é a laje. 
  • A laje é o elemento estrutural que tem uma área superficial maior, e acaba ficando mais exposta.
  • Quando se trata de uma laje de cobertura, ela está exposta a sol, chuva, frio e calor (consequentemente variações de temperatura) e acaba ficando ainda mais exposta a umidade e aos problemas de infiltração.
  • Por esse motivo, todo cuidado deve ser tomado para impermeabilizar as lajes.

… Mas, se existem sistemas de impermeabilização para proteger as estruturas, por que é tão comum haver problemas de infiltração na laje?

  1. Muitas vezes os sistemas de impermeabilização são negligenciados nas construções.

  2. O uso de mão-de-obra sem qualificação e produtos de má qualidade são as maiores causas de falhas na impermeabilização e surgimento de infiltração na laje.

  3. Porém, além disso, muitas vezes não é escolhido o sistema de impermeabilização adequado para a situação, o que também pode comprometer a impermeabilização.

Métodos tradicionais de impermeabilização para combater a infiltração na laje

Existem muitos métodos de impermeabilização para combater a infiltração na laje. O mais amplamente utilizado no país é a manta asfáltica. Saiba mais sobre ela:

Manta asfáltica

Como Aplicar Manta Asfáltica: 14 Passos (com Imagens)

  • Um dos sistemas mais comuns no mercado de impermeabilização é a manta asfáltica.
  • Ela, no geral, é aplicada durante o período de construção das edificações, e tem várias apresentações, sendo a mais comum aquela que necessita de proteção mecânica (contrapiso) para resistir ao tráfego.
  • Para combater as infiltrações em lajes sem tráfego, são comumente utilizadas as mantas aluminizadas (com proteção de alumínio) e as mantas ardosiadas (protegida por pequenas escamas de ardósia natural ou grânulos minerais).

O que é a manta asfáltica?

  1. A manta asfáltica é composta de materiais asfálticos armados com outros materiais, como polietileno, poliéster, fibras de vidro, entre outros.
  2. É classificada como um sistema flexível e é pré-fabricado.

  3. É indicado pelos fabricantes para ser aplicado em região com tráfego (comumente recebendo a proteção de contrapiso por cima) e movimentação.
  4. Muito usado em lajes de cobertura, reservatórios, piscinas, jardineiras.

  5. Saiba mais:
  • Tudo sobre manta asfáltica

Como é aplicada?

  • Antes de ser aplicado, é necessário uma camada de regularização sobre a laje.
  • A segunda etapa é aplicar o material, que é vendido em rolos.
  • A aplicação normalmente é feita a quente, para que haja a aderência do material na estrutura.
  • A terceira etapa é a proteção com um filme de polietileno, e por fim, geralmente é preciso que seja feita outra camada de regularização – o contrapiso (não requerido para lajes sem tráfego, onde são utilizadas mais comumente as mantas aluminizada ou ardosiada).
  • É importante salientar: em uma reforma, são adicionados vários passos, uma vez que é preciso quebrar e remover piso e contrapiso para iniciar uma nova aplicação.
  • Veja: Reforma de impermeabilização: como funciona?

Quais os pontos que exigem atenção neste sistema?

Existem muitas empresas oferecendo este sistema, e é preciso cuidado na contratação para que seja escolhida uma empresa idônea, com vasta experiência e mão-de-obra qualificada, e que ofereça (e honre) uma longa garantia, a fim de acabar com as infiltrações.

Leia também:

  • O que exigir ao escolher uma empresa de reforma

A manta asfáltica é um sistema de impermeabilização complexo, e necessita de atenção.

Além de um produto de qualidade, é necessário que a mão-de-obra seja qualificada, a fim de garantir uma boa impermeabilização da laje. Veja alguns pontos que devem ser observados:

1. Presença de juntas

  1. Como o material é vendido em rolos, não é possível fazer uma impermeabilização com manta asfáltica de forma monolítica, e isso significa a presença de juntas e pontos de encontro do material.

  2. Como a laje está sujeita a variações de temperatura, fatalmente vai haver dilatação e contração.
  3. Esses movimentos causam fissurações na estrutura.

  4. As juntas são pontos críticos, e com essas movimentações, estão mais sujeitas a falhas e consequentemente são pontos por onde a água pode infiltrar, caso a manta não tenha sido aplicada da forma correta.

2. Necessidade de contrapiso (na maioria dos casos)

  • A maioria das mantas oferecidas no mercado não possui proteção mecânica nem às intempéries, e precisa de duas camadas de regularização.
  • Isso acarreta, além de mais trabalho com mão-de-obra, mais tempo de obra, maior gasto com materiais e também pode gerar um peso extra no caso de reformas.
  • Por este motivo, não é recomendado que se aplique um novo sistema sobre o antigo (o famoso piso sobre piso).
  • Veja:
  • Riscos do excesso de peso na laje

3. Garantia

Na construção civil, por lei, deve-se oferecer uma garantia de 5 anos. Entenda a garantia obrigatória para obras na construção civil.

  1. No entanto, a garantia oferecida para o sistema de manta asfáltica varia conforme o aplicador.
  2. É importante que a empresa aplicadora ofereça uma longa garantia (e tenha condições de honrá-la), já que, caso haja a necessidade de uma intervenção para resolver os problemas decorrentes da infiltração, é possível que tenha que ser quebrado o piso instalado e o contrapiso para chegar até o sistema de impermeabilização e corrigi-lo.
  3. Só depois, poderá ser feito novo contrapiso e instalado um novo piso.
  4. A empresa escolhida deve ser consultada sobre esta possibilidade, para saber se a garantia oferecida cobre a troca do piso em caso de falha no sistema de impermeabilização.

4. Problemas decorrentes de uma execução mal-feita

  • Como há um grande número de empresas oferecendo este sistema no país, é possível que em alguns casos o sistema de impermeabilização feito com manta asfáltica seja executado por profissionais não qualificados.
  • Problemas que acontecem devido a falha de mão de obra são comuns nas construções, e a manta asfáltica não fica de fora.
  • A falta de profissionais qualificados pode fazer com que um produto de qualidade não seja instalado conforme as recomendações do fabricante.
  • Muitas destas questões também podem ser aplicadas a outros processos tradicionais.

Existe uma alternativa aos sistemas convencionais para acabar com a infiltração na laje?

  1. A resposta é sim.
  2. Existem no mercado dois modernos sistemas que podem ser aplicados sobre a superfície existente sem quebrar nada e sem gerar entulho.
  3. Eles oferecem 15 anos de garantia contra infiltrações na laje, e são oferecidos por uma empresa com experiência em impermeabilização sem transtornos desde 1985.

O Sistema Fibersals

Como Aplicar Manta Asfáltica: 14 Passos (com Imagens)

  • O sistema poliéster flexível da Fibersals é moderno e eficiente.
  • Trata-se de um sistema inteligente, tecnológico e é a solução ideal para os problemas causados pela infiltração na laje.
  • O sistema poliéster flexível dispensa as juntas, pois é moldado no local.
  • Essa característica confere ao sistema a elasticidade necessária para acompanhar as movimentações da estrutura sem comprometer a impermeabilização.
  • Também não é preciso fazer contrapiso, pois o poliéster flexível da Fibersals suporta tráfego (e trânsito, inclusive de veículos pesados) e pisoteamento.
  • E não só isso, o próprio sistema de impermeabilização é o acabamento, com diversas opções de cores e texturas.
  • A garantia do sistema Fibersals em poliéster flexível de alto desempenho é de 15 anos.
  • Apesar de pouco provável, caso ocorram problemas pontuais, os locais onde esteja ocorrendo infiltração são facilmente identificáveis e é possível fazer um reparo pontual.
  • Uma das grandes vantagens do sistema da Fibersals é que ele é extremamente leve, e pode ser aplicado sobre a estrutura existente sem que ela seja sobrecarregada.

Essa característica faz do sistema uma ótima escolha para quem precisa refazer o sistema de impermeabilização existente mas não quer maiores obras. Além disso, a depender do caso, o tráfego pode ser liberado no mesmo dia da aplicação.

Veja também:

Solução 100% Silicone

  1. Para lajes sem trânsito (somente trânsito de manutenção), a Fibersals oferece de forma pioneira no Brasil a Solução 100% Silicone.
  2. Ela está disponível nas cores branco, bege, cinza médio e cinza escuro.

  3. Assim como o Sistema Fibersals em Poliéster Flexível, a Solução em Silicone é aplicada sem transtorno e sem quebrar nada, sendo leve e não sobrecarregando as estruturas.

  4. Ela pode, inclusive, ser aplicada sobre sistemas de impermeabilização que tenham falhado, e diversas superfícies como mantas aluminizadas, betuminosos, acrílico, entre outros, além de ser compatível com diversos outros materiais, aderindo sobre praticamente todo o tipo de superfície.

  5. O silicone é um material nobre e com alto teor de sólidos.
  6. Diferente do que ocorre com outros sistemas líquidos, aquilo que é aplicado, é o que efetivamente fica para proteger o seu patrimônio.

  7. Uma das maiores vantagens da Solução em Silicone é a manutenção de suas propriedades físicas e de sua flexibilidade por longos períodos de tempo, mesmo após exposição prolongada aos raios UV e às intempéries: o Silicone utilizado pela Fibersals mantém ótimo desempenho mesmo após 20 anos de exposição.
  8. Além disso, é resistente à lâmina d’água e às agressões climáticas intensas.
Leia também:  Como calcular o valor no vencimento: 6 passos

Se você gostou, e deseja saber mais informações sobre os sistemas de impermeabilização oferecidos pela Fibersals, entre em contato e agende uma visita.

Comentários

Manta asfáltica: como aplicar

Um dos materiais mais usados para impermeabilização é a manta asfáltica. Desenvolvida na década de 1970, ela é composta basicamente de asfalto, alguns elastômeros e uma manta que pode ser de véu de vidro, menos resistente, ou poliéster, com diferentes níveis de resistência. Além disso, pode ser feita a impermeabilização com manta asfáltica em lajes, por exemplo.

Para o engenheiro civil Luiz Carlos da Fonseca Corte, diretor da Isoplan Engenharia – empresa especializada em impermeabilização – o sucesso da manta asfáltica se deve, principalmente, ao fato de a espessura ser definida pelo fabricante.

Assim, o cliente não precisa fiscalizar se o aplicador fará o número de demãos suficiente. “Além disso, o custo-benefício é muito bom”, afirma. As espessuras mais comuns são de 2,5 mm, 3 mm e 4 mm. A mais espessa é indicada para lajes e áreas externas.

Impermeabilização com manta asfáltica

A manta asfáltica pode ser usada na impermeabilização de lajes, telhados, terraços e áreas frias externas de obras novas ou retrofit – neste último, é preciso quebrar o piso até chegar ao contrapiso ou à manta antiga.

“Para telhados, recomendamos a manta asfáltica com acabamento em alumínio, que reflete os raios solares, evitando o aquecimento dos ambientes internos. A manta asfáltica tradicional, quando recebe raios solares, fica insuportavelmente quente e deixa o ambiente abafado”, adverte Corte.

Fabricantes são obrigados pela NBR 9.952/2014 – Manta asfáltica para impermeabilização, da ABNT, a dar cinco anos de garantia para mantas asfálticas. A estimativa de vida é de 10 anos. Depois desse tempo, é indicado refazer o sistema.

“Dependendo do lugar onde é aplicada ela pode durar mais ou menos”, comenta o diretor da Isoplan. A impermeabilização dura muito menos ao lado de avenidas por onde passam caminhões que provocam vibrações ou em regiões com solo ruim, por exemplo, do que em locais onde não há movimentação de solo. “Ali, a manta pode durar 30 anos”, acrescenta.

Como aplicar manta asfáltica – passo a passo

Para que a impermeabilização com manta asfáltica fique perfeita, a manta asfáltica deve ser aplicada por profissionais especializados.

Para a aplicação, são necessários maçarico de alta pressão com gatilho ligado a um botijão de gás, uma espátula e luvas. Se a área for muito grande, podem ser usados mais de um maçarico e mais de um botijão.

Veja a seguir o passo a passo:

  1. Verificar se a superfície está limpa, seca e bem regularizada, com caimento para os ralos e meia-cana nas quinas, que eliminam os cantos vivos.
  2. Aplicar um primer, que é uma tinta de ligação, entre a manta e o local onde ela será aplicada. Aguardar o tempo indicado pelo fabricante.
  3. Quando o primer estiver seco, desenrolar a manta, que tem 1 m x 10 m, do ponto mais baixo para o mais alto.
  4. Com o maçarico, colar a manta na base. A chama do maçarico derrete a manta e a fixa à superfície.
  5. Para fazer o arremate, a intensidade da chama do maçarico deve ser diminuída. Com a espátula, assentar a manta de forma que fique bem fixa, sem vãos por onde possa entrar água.
  6. Quando um rolo de manta chegar ao fim, desenrolar outra manta e soldá-la sobre a outra. Nas emendas, é preciso sobrepor uma sobre a outra em 10 cm.
  7. Fazer o teste da lâmina d’água durante 72 horas para verificação da estanqueidade.

Erros comuns

De acordo com o engenheiro Corte, um dos erros mais comuns é o uso de equipamentos inadequados. “O maçarico deve ser de alta pressão e com gatilho para que se forme uma labareda de fogo, como se fosse um lança-chamas. Se o maçarico não for bom, a manta não é derretida da forma correta”, ele aponta.

Outro equívoco é não fazer a sobreposição necessária, que é de 10 cm. “Já vi transpasse de 2 cm, 5 cm”, conta Corte, que cita também a soldagem imperfeita, ou seja, quando não se queima a manta corretamente.

Corte lembra, ainda, da importância do engavetamento ou embutimento dos ralos. Os rodapés devem ser embutidos na parede, não podem ser apenas colados. Se forem colados, após dois ou três anos, a água começa a entrar por baixo da manta. “Além disso, para impermeabilizar uma laje é preciso fazer um dente a 30 cm do piso para embutir a manta”, finaliza.

Existem várias técnicas para evitar infiltração. Saiba como combater o problema.Como Aplicar Manta Asfáltica: 14 Passos (com Imagens)

Como impermeabilizar com mantas asfálticas? Assista ao passo a passo | AECweb

Redação Portal AECweb/e-Construmarket

A impermeabilização com mantas asfálticas é indicada para estruturas sujeitas a movimentações, como lajes de cobertura, estacionamentos, jardins e piscinas, tanto em projetos residenciais, como em obras comerciais e industriais.

Regulamentada pela norma técnica “NBR 9952:2014 Manta asfáltica para impermeabilização”, a solução se destaca pela alta resistência à fissuração e por suportar maiores variações térmicas.

Para demonstrar sua aplicação, acompanhamos uma equipe da construtora Tarjab na obra do empreendimento B&B Hotel, em São Paulo. Na obra, o sistema foi aplicado com asfalto quente modificado.

  • Veja a lista de ferramentas e materiais necessários para o serviço:
  • • Rolo de pintura • Faca ou estilete • Ripa de madeira • Tela de proteção • Vassoura de meada • Caldeira para asfalto • Primer • Asfalto oxidado • Manta asfáltica
  • • Argamassa de cimento e areia

PASSO A PASSO DE APLICAÇÃO DE MANTAS ASFÁLTICAS

Como Aplicar Manta Asfáltica: 14 Passos (com Imagens)

  1. 1 – Antes de iniciar o serviço, limpe o contrapiso e remova manchas e sujeiras da superfície. Tenha cuidado especial com peças pontiagudas, como pregos, que podem furar a manta
  2. 2 – Aplique uma demão de primer para preparar a região que será impermeabilizada, respeitando o consumo indicado pelo fabricante
  3. 3 – Após a secagem da camada de imprimação, posicione as mantas a partir do ralo em direção às cotas mais altas do piso
  4. DICAS – As mantas devem ser sobrepostas umas às outras em 10 cm
  5. – É necessário deixar uma sobra de 10 cm para os rodapés
  6. 4 – Depois de posicionar as mantas, enrole-as novamente para aplicar o asfalto
  7. 5 – Aqueça o asfalto até a temperatura indicada pelo fabricante
  8. 6 – Antes da colagem das mantas, aplique a primeira tela de reforço de poliéster nos ralos do ambiente
  9. 7 – Em seguida, inicie a colagem da manta. Dê um banho de asfalto quente com aproximadamente 2 mm de espessura na manta e outro na superfície a ser impermeabilizada
  10. 8 – Aplique o asfalto nas bordas da manta. Com auxílio de uma ripa, pressione a região para retirar as bolhas de ar
  11. 9 – Cole a manta na parede até uma altura de, pelo menos, 30 cm. A borda inferior deve se sobrepor à manta do piso
  12. 10 – Com uma faca ou um estilete, abra um furo na região dos ralos. Depois, aplique uma segunda tela de reforço de poliéster
  13. 11 – Banhe as emendas das mantas com asfalto oxidado e use, novamente, a ripa de madeira para pressionar e retirar possíveis bolhas de ar
  14. 12 – Dê atenção especial às reentrâncias. Além de aplicar uma camada extra de asfalto, reforce-as com uma tela de proteção
  15. 13 – Após a colagem das mantas, é hora do teste de estanqueidade: tampe os ralos e deixe uma lâmina d’água sobre a área por, pelo menos, 72 h
  16. 14 – Antes de iniciar a aplicação da argamassa de proteção mecânica, abra e posicione a camada separadora sobre a superfície impermeabilizada
  17. DICA
  18. – A argamassa de cimento e areia deve ser feita com traço 1:3 ou 1:4
  19. 15 – Espalhe a argamassa sobre a superfície com ajuda de uma ripa de madeira
  20. 16 – Use uma malha de reforço nos rodapés verticais e chapisque com a argamassa. Com um martelo de borracha, pressione levemente a malha contra a parede
  21. 17 – Aguarde a cura da argamassa para aplicar o revestimento

CONSUMO DE MATERIAIS E MÃO DE OBRA (POR METRO QUADRADO IMPERMEABILIZADO)

  • Mão de obra
  • – Impermeabilizador (com encargos complementares): 0,118 h
  • – Ajudante especializado (com encargos complementares): 0,024 h
  • Materiais
  • – Manta asfáltica elastomérica em poliéster 3 mm, tipo III, classe B, acabamento PP (NBR 9952): 1,125 m²
  • – Primer para manta asfáltica à base de asfalto modificado diluído em solvente, aplicação a frio: 0,615 l
  • – Asfalto modificado tipo II – NBR 9910 (asfalto oxidado para impermeabilização, coeficiente de penetração 20-35): 3 kg
  • Referência: Caixa/Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi) – Cadernos técnicos de composições para impermeabilização

AGRADECIMENTOS

  1. Tarjab Construtora e Incorporadora
  2. Apoio: Sérgio Fernando Domingues (diretor técnico)
  3. Empreendimento: B&B Hotel (São Paulo – SP)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*