Como aplicar cera ortodôntica no aparelho dentário

Como Aplicar Cera Ortodôntica no Aparelho Dentário

Quem inicia o tratamento com aparelho dentário, pode ficar se perguntando como garantir a eficiência do tratamento e a higienização da boca. De fato, o dentista indica alguns acessórios para facilitar a jornada com o aparelho dentário. Em casos que o tratamento acaba se tornando demorado, é possível que o paciente fique confuso, porque além das recomendações do dentista, o mercado oferece um número muito grande de produtos. O que é realmente necessário ter em casa? Vamos te ajudar a entender o que não pode faltar e como e porque utilizá-los.

Qual a escova de dente ideal para quem usa aparelho dentário?

Muitos pacientes têm dúvida sobre qual escova de dente é a melhor para usar durante o tratamento com aparelho dentário. Afinal, qual é? São três escovas que podem ser usadas. Todas as pessoas devem usar uma escova convencional, para evitar o acúmulo da placa bacteriana. O modelo mais indicado é um com cerdas macias ou médias e com uma cabeça pequena.

Para quem usa aparelho dentário há mais duas escovas recomendadas. Uma delas é a escova ortodôntica. Essa vai ajudar na limpeza dos bráquetes, tanto na parte de cima quanto na de baixo. Dê preferência a modelos com cerdas centrais menores. A outra escova é a interdental. Ela é bem pequena, ideal para limpeza entre os bráquetes. Opte por tipos com cerdas finas e cabeça pequena.

Além da escova, o que mais?

Nem só de escovação vive a higiene bucal. Além da escova, os pacientes que fazem tratamento dentário devem manter o uso do fio dental. Para isso, há o passa-fio, que facilita o procedimento, posicionando o fio entre os dentes e o aparelho, com mais agilidade.

A cera ortodôntica é outro acessório indispensável para quem usa aparelho dentário. Com ela, os bráquetes entrem em contato com a bochecha e os lábios, evitando a ocorrência de lesões e, consequentemente, dores e aftas.

Tenha cuidado com o aparelho dentário

Tenha sempre em mente que o aparelho dentário é seu melhor amigo. É através dele que você vai ter um sorriso para se orgulhar no futuro – e de dar inveja em muita gente. Para que isso se torne realidade, todo cuidado é pouco.

O principal é deixar o aparelho dentário sempre limpo. Depois, vem os cuidados para não quebra-lo.

Evite alimentos duros e pegajosos, pois eles são um perigo para o seu sorriso! Além disso, compareça sempre às manutenções marcadas com seu dentista.

Como Aplicar Cera Ortodôntica no Aparelho Dentário
Como Aplicar Cera Ortodôntica no Aparelho Dentário
Como Aplicar Cera Ortodôntica no Aparelho Dentário

Como usar a cera ortodôntica durante o tratamento

por CoifeEm: 22 outubro 2019em Dicas de Saúde Como Aplicar Cera Ortodôntica no Aparelho Dentário Como Aplicar Cera Ortodôntica no Aparelho Dentário

Como usar a cera ortodôntica durante o tratamento

Para quem precisa usar aparelho ortodôntico, o receio em machucar a boca é um fator que preocupa. Os bráquetes metálicos, em especial nos primeiros dias, costumam causar incômodo na boca dos pacientes.

A boa notícia é que dá para aliviar este incômodo e proteger os lábios e bochechas de ferimentos com a cera ortodôntica.

Com ela, é possível minimizar os atritos causados pelo aparelho na boca. Mas, como usá-la?

O que é

A cera ortodôntica é como uma massinha flexível, que serve para prevenir e proteger a boca de irritações ou aftas na mucosa bucal nos períodos de adaptação ou ainda, no caso de quebras de bráquetes ou fios, trazendo conforto até que o paciente retorne para a manutenção.

Há disponível no mercado modelos em cartelas, com unidades individuais ou em bastões, que são colocados sob os acessórios. É preciso lembrar de usar apenas a quantidade suficiente para aderir ao aparelho e proteger a mucosa.

Onde encontrar

É possível encontrar a cera ortodôntica em farmácias, ou mesmo com seu dentista, já que alguns profissionais deixam ceras disponíveis para os seus pacientes que estão começando o tratamento ou estão passando por alguns incômodos com o aparelho.

Para seu uso, é apenas importante lembrar da importância da remoção para a higienização do aparelho, bem como a retirada antes das refeições.

Use o formulário abaixo para solicitar uma avaliação com um especialista na Coife Odonto mais próxima de você!

Como se usa cera ortodôntica? Dentista explica o passo a passo

Como Aplicar Cera Ortodôntica no Aparelho Dentário

Para quem iniciou o tratamento ortodôntico há pouco tempo e se deparou com algum machucado na boca, fique tranquilo, isso é normal. Mas existe um produto que vai te ajudar nessas horas: conheça mais sobre a cera ortodôntica

Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela UNESA; Mestre em Ortodontia pela São Leopoldo Mandic; Professora do curso de Especialização em Ortodontia do Centro Carioca de Reabilitação Oral (CENCRO); Ortodontista credenciada Damon System; Ortodontista credenciada em ortodontia Lingual Sistema Incognito™; Ortodontista credenciada Invisalign; Ortodontista credenciada Esthetic Aligner

Produto Relacionado:

Escova de dente Oral-B Ortodôntica

Como Aplicar Cera Ortodôntica no Aparelho Dentário

Quem usa aparelho ortodôntico fixo sabe que todo cuidado é pouco para evitar se machucar com o acessório. A boa notícia é que existe um item eficaz para prevenir esses inconvenientes e proteger seus lábios e bochechas de qualquer ferimento que o aparelho fixo possa causar.

Sem dúvidas, a cera ortodôntica é capaz de salvar o bem-estar bucal de qualquer paciente que está passando pelo tratamento. Mas como ela deve ser usada? Muita gente ainda tem dúvida sobre esse ritual.

Para esclarecer e ensinar o passo a passo desse utensílio, o Sorrisologia convidou a ortodontista Francine Figueiredo.

O que a cera ortodôntica pode fazer pela sua saúde bucal?

Muita gente passa pelo tratamento ortodôntico sem saber de sua existência, mas a cera ortodôntica é a salvação de muitos pacientes nos primeiros dias com aparelho.

Essa massinha bem flexível consegue manter a sua boca longe dos desconfortos comuns do acessório.

“Ela é utilizada para prevenir ou proteger irritações ou aftas na mucosa bucal decorrentes da adaptação ao aparelho ortodôntico ou incômodo em caso de quebras de bráquetes ou fios”, orienta a profissional.

Os modelos disponíveis no mercado

De acordo com a especialista Francine, existem dois tipos de modelos de cera ortodôntica no mercado. “Em cartelas com unidades individuais ou em bastões que devem ser colocadas de forma unitária, em porções de tamanho de uma ervilha sobre os acessórios ortodônticos”, recomenda.

Use apenas a quantidade suficiente para aderir e proteger a mucosa. Além de farmácias e lojas, você pode conseguir essa ferramenta com o seu dentista.

Muitos profissionais deixam ceras disponíveis para os seus pacientes que estão começando o tratamento ou estão passando por alguns incômodos com o aparelho.

Os cuidados com a cera ortodôntica são simples

Mesmo não tendo muito mistério, é importante o paciente manter alguns cuidados ao administrar a cera ortodôntica. A dentista explica que a orientação quanto ao seu uso é bem simples. “Não necessita de cuidados especiais, apenas a remoção para higienização”. E não deixe de fazer o mesmo antes das refeições para não engolir a massinha.

Usar a cera ortodôntica é bem tranquilo! Basta repetir o passo a passo

  • 1) Descubra qual região da sua boca está vindo o incômodo.
  • 2) Pegue um pedacinho da cera ortodôntica (tamanho equivalente a um grão de ervilha).
  • 3) Coloque-o sobre a peça que está gerando o desconforto.
  • 4) Certifique-se que a estrutura ficou bem coberta para não causar mais ferimentos.
  • 5) Não deixe de tirar a cera nos momentos de higiene e alimentação.
  • 6) Depois é só colocar uma nova no lugar.
  • Este artigo tem a contribuição do especialista:

Francine Figueiredo – OrtodontistaRio de Janeiro – RJCRO: 22744-0

Como usar a cera tendo aparelhos ortodônticos | Colgate®

A cera ortodôntica é um protetor de gengiva macio e inofensivo para crianças e adultos que usam aparelho, que pode ser usada em uma emergência para cobrir os bráquetes e fios protuberantes com uma superfície lisa.

Leia também:  Como aumentar os níveis de hcg: 7 passos (com imagens)

Quando a sensação áspera e desconfortável do novo aparelho se torna excessiva, a cera ortodôntica serve como socorro.

Quando um bráquete ou fio metálico se quebra ou sai do lugar, a aplicação de um pedaço de cera pode impedir a perfuração dolorosa da gengiva pelo fio até a próxima consulta com o ortodontista. Ela está lá para ajudá-lo nos momentos de sufoco!

De que é feita a cera ortodôntica?

A cera ortodôntica contém alguns modificadores de sabor e textura, mas é feita principalmente de ceras naturais. De acordo com a Carmel Industries, algumas ceras ortodônticas são feitas de cera de abelha ou de carnaúba, enquanto outras são feitas de parafina.

Na verdade, de acordo com a Associação Canadense de Ortodontistas, é perfeitamente normal que os pacientes comam acidentalmente um pouco de cera se ela cair ao falar ou mastigar.

A cera ortodôntica é transparente e muitas vezes sem sabor, embora algumas variedades tenham sabor de menta ou outros ingredientes.

Como funciona a cera ortodôntica?

As propriedades especiais da cera ortodôntica a tornam perfeita para proteger a gengiva das extremidades metálicas do aparelho.

A cera é sólida à temperatura ambiente, mas pode ser amassada e modelada pelo calor das mãos. Ao ser pressionada ao aparelho, ela se adere a ele e cria uma proteção entre os bráquetes e a gengiva.

A cera ortodôntica permanece macia enquanto está na boca e vai se despedaçando à medida que o tempo passa.

Como aplicar a cera ortodôntica?

Seja para proteger a gengiva de um novo aparelho ou cobrir uma ponta de fio saliente, o procedimento para aplicar a cera ortodôntica é o mesmo, como explica a Associação Canadense de Ortodontistas:

  • Lave as mãos
  • Escove os dentes onde deseja aplicar a cera
  • Retire um pedaço de cera do tamanho de uma ervilha pequena
  • Aperte até amolecer e enrole formando uma bolinha; depois, achate-a levemente
  • Pressione suavemente a cera na área problemática do aparelho

Se a cera ortodôntica acabar, você pode comprar mais em uma farmácia. Para remover a cera, você pode usar uma escova interdental ou fio dental, mas tenha cuidado para não danificar o aparelho ou machucar a gengiva.

Cuidados com o aparelho e a cera ortodôntica

Você pode escovar os dentes normalmente enquanto a cera ortodôntica estiver no aparelho, mas use uma escova dental que limpe as áreas de difícil acesso da boca.

Escove duas vezes por dia, tomando cuidado para não remover a cera, e use uma escova interdental para limpar entre os dentes.

Fazer bochechos com um enxaguante bucal uma vez por dia também ajuda a prevenir a cárie enquanto usa aparelho.

O aparelho ortodôntico é um fato na vida da maioria das pessoas que querem dentes alinhados e uniformes. É um alívio saber da existência da cera ortodôntica para ajudar na transição da fase temporária de desconforto que alguns pacientes vivenciam ao se adaptar ao novo aparelho. Se você não sabe ao certo como aplicar a cera ortodôntica, peça ao ortodontista para ensiná-lo.

Por que utilizar cera ortodôntica e como aplicar no aparelho

O uso de aparelho ortodôntico apresenta diversas dificuldades para os pacientes. Dores e feridas no interior da boca podem ser causadas por esse tratamento, principalmente nos períodos de adaptação. A cera ortodôntica é um dos materiais criados para facilitar esse processo.

A cera ortodôntica pode ser feita à base de produtos como caranaúba, parafina ou até mesmo cera de abelha.

Cera ortodôntica é um material que pode ser colocado nos braquetes dos aparelhos ortodônticos, principalmente os fixos. Seu objetivo é gerar mais conforto e facilitar o tratamento, protegendo o interior da boca de feridas.

A consistência da massa é macia para que se adapte ao sorriso da pessoa. Ela pode ser encontrada em farmácias ou no próprio consultório dentista.

Quando usar a cera ortodôntica

É normal que, no início do tratamento, a mucosa presente na boca ainda não esteja preparada para o atrito causado pelo aparelho ortodôntico.

Esse atrito é o responsável pelos machucados e feridas na boca do paciente, geralmente no interior dos lábios e na bochecha.

Por isso, o profissional indica o uso da cera odontológica durante a fase inicial do tratamento. Essa mucosa engrossa com o tempo, o que torna dispensável o uso da cera para a proteção da boca.

O momento mais comum para a utilização da cera é a hora de dormir, uma vez que temos menos controle de nossos movimentos, e os braquetes entram em contato com a boca com mais facilidade.

O uso da cera ortodôntica é indicado principalmente para casos de lesões mais graves.

Pequenas dores ou ferimentos são comuns na primeira fase do tratamento. Se for esse o caso, utilizar a cera dental não é de extrema necessidade.

Como usar cera ortodôntica

  • O primeiro passo para usar a cera ortodôntica é lavar a mão e a boca, evitando que germes e bactérias entrem em contato com o material;
  • Seque a área onde a cera dental será aplicada para melhorar sua fixação;
  • Depois, pegue uma pequena porção de cera com os dedos;
  • Enrole a cera para aparelho ortodôntico e forme uma bolinha;
  • Aplique, delicadamente, a cera sobre um ou mais braquetes. A cera só deve ser aplicada nas peças que causam ferimentos.

Cuidados com a aplicação da cera

Caso a cera odontológica seja aplicada com muita força, ela pode rasgar. Se isso acontecer, não fornecerá a proteção necessária para a boca.

É importante que a higiene bucal seja redobrada na região onde a cera é aplicada. Isso porque, se não for cuidada, ela pode gerar acúmulo de bactérias na boca.

As bactérias acumuladas podem causar uma série de problemas para a saúde bucal, como cáries, tártaro, gengivite ou periodontite. Se ignorados, esses problemas levam até à perda dental.

Utilizando a cera ortodôntica

A permanência da cera nos dentes gira em torno de 12 e 24 horas. Após esse período, ela cairá espontaneamente e outra porção poderá ser colocada.

É comum que a desafixação da cera ortodôntica aconteça durante as refeições. Isso não representa um problema para o paciente, uma vez a escovação completa após a refeição é importante e retira os resíduos de cera e de alimentos ao mesmo tempo.

Cera Ortodôntica Predent com Menor Preço | CR

  • A Cera Ortodôntica Predent foi desenvolvida especialmente para promover alívio e maior conforto na cavidade bucal para usuários de aparelho.
  • Neutralizando o atrito dos bráquetes e das estruturas de arame do aparelho com a mucosa bucal, a cera previne possíveis ferimentos e incômodos.
  • Ela é prática e fácil de ser utilizada, trazendo alívio e proteção imediata.
  • Disponível em embalagens com 5 bastões.

Para que serve o aparelho nos dentes?

A função do aparelho ortodôntico é corrigir a posição dos dentes tanto para fins estéticos, quanto funcionais.

Existem vários tipos de aparelho, como os fixos e os móveis. Eles desempenham a função de correção por meio de aplicação de força leve ou “mecânica” aplicada pelo dentista.  Dessa forma, alinham os dentes.

O uso do aparelho ortodôntico também é benéfico em outros aspectos da saúde bucal, como:

  • Contribuir para a parte funcional, prevenindo problemas oclusais (ao abrir e fechar a boca). Isso porque ele auxilia os maxilares a estarem na posição correta;
  • Ajuda a prevenir desgaste dos dentes;
  • Auxilia na higiene oral, uma vez que melhora o alinhamento dos dentes.

Como cuidar?

Quem usa aparelho ortodôntico deve ter atenção redobrada quanto aos cuidados bucais. Cuidados com a alimentação e com a limpeza são essenciais para quem busca ter dentes mais bonitos e saudáveis.

  • Utilize escovas de cerdas macias, de preferência as que possuem canaleta central. Elas facilitam a limpeza dos braquetes durante a escovação.
  • Atente-se aos movimentos! Eles devem ser leves e contínuos, sempre no sentido da gengiva para os dentes, com o objetivo de remover de forma eficaz os resíduos e a placa bacteriana. Assim, não causa gengivite.
  • Os aparelho móveis podem ser escovados com cerdas duras, mas mantenha a escova de cerdas macias para os dentes. Limpe com o mesmo creme dental que usa na boca, sem a exigência de produtos específicos.
  • Utilize sempre o fio dental! Ele é um grande aliado na limpeza bucal e para quem utiliza aparelho é recomendado o uso de um “passa fio”, para auxiliar  entrada do fio entre os dentes.
  • Evite certos alimentos como balas, chicletes, pirulito, alimentos duros, gordurosos ou grudentos. Frutas, carnes e vegetais devem ser cortados em pedaços para facilitar a mastigação.
  • No caso de aparelho móvel, ele deve ser retirado durante as refeições, podendo ser recolocado após a escovação com a cavidade bucal livre de sujeira e resíduos dos alimentos.
  • Cuidado com alguns hábitos! Roer unhas ou mastigar pontas de lápis e canetas podem amassar partes ou quebrar peças do aparelho. Também não cutuque ou mexa, isso previne o risco de contato de microrganismos presentes nas mãos.
  • Visite sempre seu dentista e faça a manutenção correta do seu aparelho ortodontico.
Leia também:  Como aplicar cola de contato: 14 passos (com imagens)

Quais os tipos de aparelho dentário?

O aparelho ortodôntico é utilizado para corrigir dentes e desalinhados. Os principais tipos utilizados são:

Aparelho fixo É utilizado para promover o alinhamento dos dentes, realizado por meio de força mecânica, movimentando os dentes e colocando-os no lugar. Esse aparelho é constituído por braquete (peça colada no dente), arco (fio metálico que passa pelos braquetes e é o principal responsável pela movimentação dentária) e ligaduras metálicas ou borrachinhas coloridas (servem para fixar o arco no interior dos braquetes)
Aparelho fixo estético Também é utilizado para arrumar os dentes da mesma forma que o fixo comum, a diferença é que são mais discretos, já que são confeccionados com material mais transparente, como porcelana e parafina
Aparelho lingual Possui a finalidade de alinhar os dentes, no entanto, nesse tipo de aparelho os bráquetes são colocados na parte interna dos dentes, ficando em contato com a língua, se tornando “invisíveis”. É um tipo indicado para pessoas que praticam esportes de maior contato
Aparelho móvel Indicado para crianças até os 12 anos que possuem ou não a dentição definitiva. Possui o objetivo de estimular alterações na estrutura óssea e manter os dentes na posição correta. É indicado também para uso pós-retirada do aparelho fixo, na intenção de impedir com que os dentes voltem à posição inicial
Aparelho extensor de palatino Promove o aumento na largura do palato (céu da boca), eficaz para crianças que possuem a mordida cruzada, desalinhamento causado pelo não alinhamento dos dentes de cima com os de baixo quando a boca fecha

Como usar

  1. Identifique qual é o local da boca em que o aparelho está causando incômodo;
  2. Pegue um pequeno pedaço da cera e coloque-o sobre a peça causadora do desconforto;
  3. Certifique-se de que a estrutura ficou coberta para não causar mais ferimentos;
  4. Retire a cera nos momentos de alimentação e higienização e depois coloque-a novamente.

Advertências

  • Não ingerir.
  • Manter fora do alcance de crianças.
  • Em caso de irritação, suspender o uso e procurar orientação odontológica.
  • Armazenar fora do calor excessivo.

Dicas do CR

  • Use a cera para para proteger irritações ou aftas na mucosa bucal provindas do aparelho ortodôntico ou próteses.
  • A cera também pode ajudar a proteger em caso de bráquetes quebrados ou fios rompidos.
  • Lembre-se de tirar a cera nos momentos de higiene e alimentação.
  • Use apenas a quantidade suficiente de cera para aderi-la e proteger a mucosa.
  • Escove os dentes até 3 vezes por dia, após as principais refeições.
  • A escovação excessiva e a aplicação de força no ato da escovação pode deixar a raiz dos dentes expostas.
  • O uso do fio dental é indispensável para uma higiene bucal completa, pois o item é capaz de remover os resíduos em lugares que a escova não alcança.
  • Bochechos diários com soluções bucais ajudam a evitar a formação da placa bacteriana, além de garantir um hálito refrescante.
  • Evite comer alimentos ricos em açúcar. Esse tipo de carboidrato é o principal responsável pelo desenvolvimento das cáries.
  • Uma escova nova, de cerdas planas, pode remover até 30% a mais de placa que uma escova com 3 meses de uso.

Cuidados Com O Aparelho Ortodôntico

O aparelho ortodôntico exige cooperação do paciente durante todo o tratamento. O sucesso de muitos casos depende diretamente dos cuidados com o aparelho ortodôntico pelo paciente.

Os pais devem perceber a importância do grau de comprometimento requerido durante o uso do aparelho ortodôntico.

O acumulo de placa, restos alimentares e carie; quebra constante do aparelho, falta de uso dos acessórios como planejados e falta nas consultas, certamente terá consequência nos resultados desejados, alem de delongar o tratamento.

Sempre que possível, os pais devem verificar os dentes dos filhos após a escovação e uso do fio dental. Também, sempre que possível conferir se estão usando corretamente todos os acessórios recomendados pelo especialista.

Por isso a importância dos pais compreenderem o plano de tratamento ortodôntico proposta pelo especialista para seus filhos, de forma que eles também possam acompanhar as fases do tratamento, reforçando o comprometimento dos filhos.

Recomendações ao paciente:

1 Manter uma boa higienização dos dentes. 2 Manter uma boa higienização do aparelho. 3 Evitar ao Maximo a quebra do aparelho. 4 Usar os acessórios, recursos e auxiliares como planejado.

5. Manter as consultas em dia.

Comendo com o aparelho ortodôntico

O cuidado com a alimentação é um dos mais importantes no período de uso de um aparelho. É importante evitar alimentos duros como pipocas, azeitonas, castanhas, cenoura crua, milho na espiga, torresmos, pois eles podem danificar o aparelho, amassando o fio ou descolando (quebrando) os braquetes. Também é recomendado não mastigar gelo ou balas duras.

Os vegetais devem ser cozidos, frutas duras (maçã, pêra, manga, etc.) e carnes devem ser cortadas em pequenos pedaços e não se deve rasgar alimentos com os dentes. Nos primeiros dias seguidos da colocação do aparelho e de uma consulta de acompanhamento, os alimentos macios são os mais apropriados.

Alimentos pegajosos, como caramelos, chicletes e balas, e doces em geral também devem ser evitados. Quando ingeridos, os dentes e todo o aparelho ortodôntico devem ser escovados imediatamente após.

Evitar colocar objetos na boca, tais como lápis ou caneta, pois eles podem descolar (quebrar) os braquetes ou amassar os arcos. O zelo pelo aparelho é muito importante, pois ao quebrá-lo ou danificá-lo, o paciente pode prolongar a duração do tratamento.

Escovando os dentes durante o tratamento ortodôntico

Durante o período do tratamento com o aparelho ortodôntico, a boca está repleta de acessórios como braquetes, fios e bandas. Dessa forma, manter uma boa higiene bucal torna-se mais importante e, consequentemente, mais difícil.

No entanto, se a saúde dos dentes e da gengiva é ignorada durante o tratamento, ele se torna mais demorado e pode até ser comprometido, pois o acúmulo de placa de resíduos alimentares dificulta o processo de movimentação dos dentes.

É comum o paciente achar que o aparelho ortodôntico provoca cáries. Isso não é verdade. Uma higiene bucal inadequada resulta na descalcificação (manchas brancas e opacas) do dente e na gengivite (inflamação da gengiva) que pode até se desenvolver e levar a perda óssea.

Uma higienização eficaz exige tempo! Por isso é importante certificar-se de que todas as partes dos dentes, do aparelho e os espaços entre eles estejam limpos. Além disso, durante o tratamento ortodôntico, é necessário agendar consultas periódicas (semestrais) para uma profilaxia, a fim de manter os dentes e gengivas saudáveis.

Passo a passo da escovação dos dentes e do aparelho ortodôntico:

Leia também:  Como baixar jogos por torrent: 9 passos (com imagens)

– A escovação ideal deve ocorrer em até cinco minutos após qualquer refeição, mesmo pequenos lanches. – Fazer um bochecho antes de escovar, facilitando o deslocamento de restos alimentares presos ao aparelho ortodôntico.

– Começar pelo lado de fora dos dentes, com a escova paralela aos braquetes. Com movimentos circulares, escovar de dois em dois dentes. Não fazer pressão nem forçar demasiadamente a escova, um movimento leve é o suficiente. – Inclinar a escova em 45° e escovar entre o fio e os dentes.

– Manter a escova de dente inclinada para escovar próxima à gengiva. Repetir o mesmo movimento nas superfícies interna, externa e na superfície de mastigação de todos os dentes. – Utilizar uma escova do tipo interdental (semelhante a um pinheiro) para limpar entre os braquetes e o fio.

Utilizar também um passa fio para o uso do fio dental e a limpeza entre um dente e outro.

– Ao final, fazer um bochecho de 30 segundos para remover os resíduos restantes.

Desconforto causado pelo aparelho ortodôntico

O paciente pode sentir os dentes sensíveis ao toque e desconforto na boca durante a primeira semana de uso do aparelho, seja ele fixo (colado aos dentes) ou ortopédico (colado no céu da boca). Isso é perfeitamente normal e temporário.

Para aliviar a dor, recomendamos diluir uma colher de chá de sal em um copo com água morna e fazer bochechos por alguns minutos (não engolir a água salgada).

Se a dor permanecer após o bochecho, um analgésico é recomendado (no caso de crianças, sob consentimento dos pais).

Durante as primeiras semanas, também é comum os lábios, bochechas e a língua ficarem irritados e feridos. Um pouco de cera ou silicone podem ser colocados sobre os braquetes para diminuir a irritação

Mobilidade dos dentes

A mobilidade de alguns dentes é comum durante o tratamento e não deve ser causa de preocupação. Os dentes devem primeiro apresentar mobilidade para depois se movimentarem. Eles voltarão a ficar rígidos assim que o aparelho ortodôntico for removido.

Fios e braquetes machucando

É importante que o paciente verifique por alguns minutos, todos os dias em frente a um espelho, o estado do seu aparelho ortodôntico. Se houver alguma peça quebrada ou algum fio solto, ele deve nos comunicar assim que possível, para receber orientações adequadas de como resolver o problema.

Se alguma peça soltar e sair da boca, ela deve ser guardada em um envelope e trazida ao consultório. Se alguma ponta do fio ortodôntico estiver machucando a boca, tente empurrá-la para próximo do dente com a ponta de borracha de um lápis.

Se o fio continuar irritando, cubra-o com um pouco de cera ou com uma bolinha de algodão molhado, e entre em contato assim que possível.

Esportes e aparelho ortodôntico

O paciente que pratica esportes pode iniciar o tratamento ortodôntico e usar aparelho como qualquer outra pessoa. No caso, é recomendado um protetor bucal, para proteger os dentes, lábios, bochechas e o aparelho ortodôntico, evitando traumas. Durante as consultas, indicaremos o protetor mais adequado.

Em caso de algum acidente envolvendo a face, verifique imediatamente os dentes, os lábios, as bochechas, as gengivas, a língua e o aparelho ortodôntico.

Caso haja algum dente com mobilidade excessiva (diferente daquela que é normal durante o tratamento) ou algum estrago no seu aparelho (braquete quebrado ou fio espetando), marcar uma consulta imediatamente.

Uso dos acessórios conforme o plano de tratamento

Em algumas etapas do tratamento, pode ser necessário o uso de diversos tipos de acessórios ou dispositivos, como o aparelho extrabucal, elásticos, aparelhos removíveis, placas oclusais, etc.

Os acessórios e dispositivos têm diversas indicações e funções. Por se tratarem de acessórios que dependem inteiramente do paciente, é muito importante a cooperação e o uso devido, assim como recomendado.

A falta de cooperação do paciente também resultará no prolongamento da duração do tratamento.

5 dicas para quando seu aparelho ortodôntico estiver te machucando

Todo mundo que usa aparelho ortodôntico já conhece essa história: Uma pontinha de fio espetando, o gancho de um bracket que incomoda, ou é uma peça quebrada que machuca a gengiva. O aparelho ortodôntico nem sempre é uma experiência tranquila.

Conheça nesse post 5 dicas para a hora que o aparelho ortodôntico machuca a sua boca.

Dica #1: Procure seu ortodontista

A melhor coisa que você pode fazer é entrar em contato com seu ortodontista, principalmente se você desconfia que alguma peça está solta ou quebrada, prejudicando seu tratamento ortodôntico. Ele também vai ter mais facilidade em cortar pedaços de fios que estiverem machucando ou até mesmo aplicar uma proteção em peças que estiverem incomodando.

Dica #2: Use a cera ortodôntica

Peça para seu ortodontista te dar um pacote de cera ortodôntica ou compre na farmácia. Ela pode ser utilizada para “segurar as pontas” até que você consiga fazer uma visita ao seu ortodontista. Tire um pedaço da cera, faça uma bolinha e coloque sobre a parte que está te incomodando.

Use a cera ortodôntica em pontas de fios e ganchos

Dica #3: Dobre fios de amarrilho com um lápis

O amarrilho é um tipo de ligadura metálica muito utilizada em alguns casos. Um dos problemas desse material é que algumas vezes ele pode ficar virado para fora e incomodar um pouco. Se não puder ir no seu ortodontista, você pode usar uma borracha para empurrá-la de volta para dentro.

Dobre o fio de amarrilho na direção do seu dente, de preferência para baixo.

Dica #4: Reposicione fios soltos na parte de trás do aparelho

Alguns fios ortodônticos, principalmente os utilizados no início do tratamento, são flexíveis. É comum que esses fios se dobrem e saiam para fora dos tubos (as peças localizadas na parte de trás do aparelho). Se isso acontecer e estiver te incomodando, você pode usar uma pinça para reposicioná-los dentro do tubo com cuidado. Procure seu ortodontista após isso.

Reposicione os fios flexíveis que saírem dos tubos com uma pinça

Dica #5 Corte fios que quebraram

Se o fio ortodôntico se quebrar e ficar alguma ponta machucando, você pode usar um cortador de unhas ou alicate pequeno para (com muito cuidado) cortar a pontinha. Se fizer isso, procure logo seu ortodontista, pois o aparelho ortodôntico perde o efeito se estiver quebrado. Tenha muito cuidado na hora de cortar para não puxar o fio e correr o risco de soltar algum bracket.

Para saber tudo sobre seu tratamento ortodôntico, confira nossa Central de Dúvidas, um guia com várias dúvidas e dicas de ortodontia.

Atualização 19/10/2016:

Dica #6: Masque chiclete!

Essa é na verdade para as dores que os pacientes sentem após a ativação do aparelho ortodôntico. Estudos mostram que mascar chicletes pode ajudar a aliviar a dor!

Quer saber mais? Leia esse post onde falo sobre o assunto!

Cirurgião-dentista, especialista em ortodontia pela ABO-GO e mestre em ciências da saúde pela UFG. Professor do curso de especialização em ortodontia da FASAM Goiânia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*