Como apagar downloads no android: 5 passos (com imagens)

A maioria das fabricantes de smartphones com Android opta por colocar programas próprios no sistema, que visam melhorar a experiência de seus consumidores. Entretanto, alguns desses aplicativos são mal otimizados, causam lentidão e consomem espaço.

Outro grande problema, é que estes apps não podem ser removidos tão facilmente do aparelho como é feito para programas baixados pela Google Play. A seguir, confira como remover aplicativos de fábrica do celular sem precisar fazer root.

Importante

O método mostrado abaixo é universal e foi testado em mais de um aparelho. Apesar disto, algumas versões mais antigas do Android e celulares de determinadas marcas possuem proteções contra ele. 

Mais um aviso necessário: remover aplicativos de fábrica podem violar a garantia do aparelho. Também, escolha com cautela os apps que deseja remover, pois alguns deles podem ser necessários para um bom funcionamento do sistema. Se você não sabe o que um aplicativo faz, evite removê-lo.

Preparando o aparelho

A parte principal deste tutorial é realizada no computador, mas é necessário fazer algumas etapas no celular antes de prosseguir para ele. Veja:

  1. Acesse a tela de “Configurações do aparelho” e vá em “Sobre o dispositivo”. Dê 7 toques em “Número da versão”. Isso é necessário para ativar as opções de desenvolvedor do celular;Como Apagar Downloads no Android: 5 Passos (com Imagens)
  2. Volte ao menu principal das “Configurações do aparelho”, entre em “Opções do desenvolvedor” e habilite o item “Depuração USB”.Como Apagar Downloads no Android: 5 Passos (com Imagens)

No computador

Para começar no computador, será necessário realizar a instalação de alguns drivers adicionais e da ferramenta ADB. Seguem os passos:

  1. Realize o download dos drivers ADB por este link e instale-os;
  2. Então, faça o download das ferramentas ADB e extraia o conteúdo do arquivo ZIP para uma pasta de fácil acesso. Se possível, crie uma pasta chamada “adb” na raiz do C:;
  3. Conecte o celular ao computador e deixe-o no modo de transferência de arquivos;Como Apagar Downloads no Android: 5 Passos (com Imagens)
  4. Abra o “Prompt de comando” como administrador pelo “Menu iniciar”;Como Apagar Downloads no Android: 5 Passos (com Imagens)
  5. Entre com o seguinte comando para acessar a pasta onde estão as ferramentas do ADB: cd c:adbplatform-tools;Como Apagar Downloads no Android: 5 Passos (com Imagens)
  6. Para ter certeza que o celular está sendo reconhecido como deve no computador, entre com o comando: adb devices. Caso apareça a palavra “unauthorized”, desbloqueie o celular e conceda a permissão para ser feita a depuração USB;
  7. Agora, inicie a ferramenta ADB com o comando: adb shell;Como Apagar Downloads no Android: 5 Passos (com Imagens)
  8. Para listar os aplicativos que vem instalados de fábrica no seu aparelho, entre com o comando: pm list packages | grep 'nome da fabricante'. Se necessário, troque o nome da fabricante pelo aplicativo que deseja buscar;Como Apagar Downloads no Android: 5 Passos (com Imagens)
  9. Depois de encontrar o aplicativo que deseja remover na lista, é necessário entrar com este comando: pm uninstall -k nome do pacote.Como Apagar Downloads no Android: 5 Passos (com Imagens)

Caso você se depare com a mensagem “failure” após o último comando, pode ser necessário desabilitar os administradores do celular. Esta configuração é feita na tela de “Configurações do aparelho” na opção “Segurança”.

Como Apagar Downloads no Android: 5 Passos (com Imagens)

Feito! Agora o seu celular já não tem mais aquele aplicativo que não poderia ser desinstalado por padrão. Apesar disto, ao fazer um reset de fábrica do smartphone, os programas estarão de volta.

Android Dicas Dicas&Tutoriais

Compartilhe com seus seguidores

Saiba a diferença entre apagar dados e limpar cache

Apagar dados e limpar cache são funções básicas que melhora a performance do smartphone. Nos aparelhos Android, esta função permite o aperfeiçoamento do desempenho, além de liberar mais espaço.

No entanto, a maior parte dos usuários possuem dúvidas de como cada uma funciona. Pensando nisso, para compreender o significado de cada, veja as informações a seguir.

Apagar dados

Como Apagar Downloads no Android: 5 Passos (com Imagens)Ao escolher a opção de apagar os dados, o usuário vai remover todas as informações no aplicativo. Esta função deleta arquivos de contas, informações de bancos de dados e até as configurações pré-definidas.

Leia também:  Como aplicar perfume: 6 passos

Quando apagar

Esta função é útil caso o aplicativo esteja apresentando algum problema. Por exemplo, no caso de dificuldade de login ou logout inacessíveis.

Como apagar dados de app

O usuário pode apagar os dados do aplicativo de forma simples e apenas em alguns passos:

  • O usuário deve entrar em configurações;
  • Em seguida vá em Aplicativos e selecione a aba Todos;
  • Escolha o aplicativo que deseja eliminar os dados;
  • Entre na opção apagar dados ou limpar dados. Os aparelhos que estão com Android 6.0 ou superior é preciso clicar em Armazenamento e a seguir em Limpar Cache.

Limpar cache

Como Apagar Downloads no Android: 5 Passos (com Imagens)

A opção de limpar o cache é uma alternativa para correção de problemas nos sistemas operacionais. Com a função é possível melhorar o processo de inicialização do app.

Quando limpar o cache dos apps

A limpeza não precisa ser feita diariamente, no entanto, ao apagar periodicamente pode solucionar vários problemas. Ao realizar a ação é possível liberar mais espaço e garantir um aumento no armazenamento do dispositivo.

Como limpar cache

Para realizar o processo siga as etapas abaixo, veja:

  • Entre no menu de Configurações do celular;
  • Siga para a opção de Aplicativos;
  • Vá até a guia Todos;
  • Escolha o app que tem causado erros ou problemas;
  • Escolha dados/armazenamento e entre em “apagar dados”.

Além disso, é possivel fazer toda a limpeza do cache, ao invés de fazer em cada aplicativo. Este processo permite economizar tempo. A seguir veja como fazer pelo menu de configurações de um celular Android.

  • Entre em Configurações;
  • Vá na opção de Armazenamento > Dados em cache ou Dados memorizados;
  • Logo uma janela vai fazer o pedido para remover o cache armazenado. Confirme e aguarde até que conclua o processo.

Agora que você entende a diferença entre apagar dados e limpar cache escolha a ideal para o seu dispositivo. Aproveite e não esqueça de nos contar depois. Deixe um comentário.

Android: como apagar definitivamente os arquivos da memória do dispositivo? | G1

(Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, utilize o espaço para comentários abaixo e escreva sua pergunta)

Como Apagar Downloads no Android: 5 Passos (com Imagens)>>> Como apagar definitivamente os arquivos da memória do celular?

Oi, Ronaldo! Eu pretendo me desfazer do meu celular antigo, e não gostaria de correr o risco de ter os arquivos pessoais recuperados. Qual é a melhor maneira de apagar definitivamente os arquivos no Android? Marcelo

  • Olá, Marcelo! Para apagar os arquivos da memória do celular e dificultar a recuperação através de programas, siga os passos descritos abaixo: 
  • 1 – Carregue completamente a bateria do aparelho.
  • 2 – Toque em Configurações e localize a opção “Segurança”.

3 – Toque em “Codificar telefone” para criptografar os dados armazenados na memória. O tempo necessário para a conclusão desse processo pode variar dependendo da quantidade de arquivos e configurações de hardware do aparelho.

  1. 4 – Preencha completamente a memória com arquivos sem importância.
  2. 5 – Toque na opção “Fazer backup e redefinir”.
  3. 6 – Toque na opção “Restaurar telefone” para apagar todos os arquivos e redefinir as configurações de fábrica.

Aguarde até o processo ser concluído e reinicie o aparelho. Ele está pronto para ser negociado e dificilmente os seus arquivos serão recuperados através de programas destinados a usuários domésticos. 

>>> Como verificar defeitos no HD do PC?

O meu PC esta frequentemente apresentando falhas na integridade dos arquivos, e para solucionar o problema tenho realizado a reinstalação do sistema. Mas eu gostaria de saber como verificar se existe algum falha no HD, como devo proceder? Carlos Alberto

Leia também:  Como alterar a senha do seu id apple no iphone

Olá, Carlos Alberto! Para verificar se existe alguma falha no HD, você deve usar um programa chamado HD Tune. Através dele é possível realizar uma varredura completa e no final será apresentado um relatório detalhado sobre a integridade do disco e sistema de arquivos. O HD Tune está disponível para download nesse link (aqui).

>>> Remover barra de ferramentas do navegador

O meu PC parece estar infectado por algum tipo de vírus que o antivírus não conseguir detectar. Eu já realizei diversas varreduras completas, mas não obtive sucesso na tentativa de remover uma barra de ferramentas do navegador de internet. Qual é a maneira mais fácil de resolver esse problema sem ter que reinstalar o Windows? Eduardo

Olá, Eduardo! Algumas barras de ferramentas, por mais invasivas que possam parecer, não são necessariamente programas maliciosos. E por esse motivo o antivírus não foi capaz de detectá-la.

Não é necessário reinstalar o Windows para se livrar desse incomodo programa adicional que está incorporado ao navegador de internet.

A coluna Tira-dúvidas de tecnologia já apresentou um programa que remove completamente esse tipo de adware. 

Imagem: Divulgação/Kaspersky Lab

Como limpar os arquivos de mídia do WhatsApp sem apagar as conversas

Hoje em dia aparelhos celulares com pouco espaço de armazenamento acabam tornando nossas vidas um caos. Fotos, vídeos e mensagens precisam ter prioridade em nossos aparelhos, porém muitas vezes quando precisamos instalar algum aplicativo novo ou atualizar os já instalados, precisamos recorrer ao procedimento de apagar alguns vídeos e imagens, principalmente do nosso Whatsapp.

Se você usa frequentemente a ferramenta de troca de mensagens, deve possuir um centena de fotos e vídeos, principalmente aqueles totalmente aleatórios que são mandados nos grupos da família ou dos amigos do trabalho.

Mas saiba que apagar os arquivos direto de seu telefone ou até mesmo através do seu computador não irá resolver realmente o seu problema com a falta de espaço.

Isso porque o Whatsapp salva as mídias de uma forma diferente, ocupando mais espaço do que aparenta realmente ter.

Se entrarmos em nossa lista de aplicativos vamos verificar que os dados do aplicativo ocupam pouco espaço. Porém, quando verificamos este espaço ocupado pelo computador ou até mesmo dentro do aparelho, verificamos que ele realmente é maior do que aparenta ser. 

Por este motivo, para apagarmos a mídia do Whatsapp, da maneira certa, para que possamos obter mais espaço, devemos seguir estes simples passos.

Vá em Configurações> Armazenamento, então role a navegação até encontrar a opção Diversos. Dentro desta opção, selecione WhatsApp, e então delete os arquivos. É aconselhado primeiro realizar um backup dos arquivos para o computador, pois todas os arquivos de mídia do Whatsapp serão excluídos. 

Esta maneira é a mais correta de deletar os arquivos de mídia do Whatsapp sem apagar suas mensagens, pois muitas vezes, mesmo que você delete de sua galeria, ou apague os dados do aplivativo os arquivos continuam salvos nas pastas, porém permanecendo inacessíveis. 

Liberar espaço

Para fazer o download de mais apps e arquivos de mídia ou ajudar o smartphone a funcionar melhor, libere espaço no dispositivo.

  • O armazenamento é o local onde você mantém dados, como músicas e fotos.
  • A memória é o local onde você executa programas, como apps e o sistema Android.

Remover filmes, músicas e outros arquivos de mídia transferidos por download

Leia também:  Como bloquear um email no gmail: 6 passos (com imagens)

Para excluir conteúdo do Google Play:

  1. Abra o app Google Play onde o conteúdo se encontra, como o Play Música ou o Play Filmes e TV.
  2. Toque no Menu Configurações Gerenciar downloads.
  3. Toque em Download concluído Remover.

Para excluir conteúdo de outras fontes, faça isso pelo app usado para fazer o download.

Remover apps e dados de apps

Se você desinstalar um app e precisar dele mais tarde, poderá fazer o download novamente. Se pagou por ele, não será necessário fazer outra compra. Saiba como desinstalar apps.

Geralmente, é possível limpar o cache e os dados de um app no smartphone pelo app Config. As configurações podem variar de acordo com o dispositivo. Para mais informações, receba ajuda do fabricante do dispositivo.

  • Limpar cache: exclui dados temporários. Alguns apps podem demorar mais para abrir na próxima vez que forem usados.
  • Limpar armazenamento de dados: exclui permanentemente todos os dados do app. Recomendamos que, primeiramente, você tente excluir esses dados pelo próprio app.

O Android gerencia a memória usada pelos apps. Normalmente, você não precisa fechá-los. No entanto, se um app não estiver respondendo, tente fechá-lo. Saiba como resolver problemas com apps que não estão funcionando..

Dica: se você acha que um app está ocupando muita memória, é possível excluí-lo. Saiba como desinstalar apps.

Artigos relacionados

Como apagar as conversas, fotos e vídeos do WhatsApp?

Se seu celular está sem espaço, é bem possível que a culpa seja do WhatsApp. Afinal, diariamente muitos usuários trocam vídeos e fotos pelo aplicativo – que vão lotando a memória do aparelho. E a maioria das pessoas nem se lembra disso até vir a mensagem de falta de espaço.

Existem duas formas de lidar com o problema. Uma é deletar tudo de uma vez, entrando nas configurações do WhatsApp. A outra é aprender a deletar arquivo por arquivo à medida que você for recebendo.

Veja abaixo como fazer isso. Primeiro na versão Android do app, depois na versão para iOS.

Imagem: Reprodução

  • Abra o app, depois vá nessa sequência: Configurações (topo superior direito da tela inicial, nos três pontos) > Conversas > Histórico de conversas > Limpar todas as conversas > Opção “Limpar”.

Imagem: Reprodução

Você pode apagar em vez de limpar as conversas. A diferença é que apagando, você limpa completamente o histórico de conversas com exceção dos grupos. Enquanto “limpar” vai deixar a ordem das últimas conversas, mas todas vazias.

Imagem: Reprodução

  1. Para apagar, refaça os passos explicados no parágrafo anterior, mas nos dois últimos passos, escolha Apagar todas as conversas > opção “Ok”.

Imagem: Reprodução

Para apagar cada arquivo dentro da conversa, clique e segure o dedo na foto/vídeo, depois no ícone de lixeira (no alto da tela) e por fim “apagar”. Deixe habilitado a opção “apagar mídia do telefone”.

Imagem: Reprodução

  • Na versão para iOS, clique na tela principal em Ajustes (canto inferior direito) > Conversas > Limpar todas as conversas ou Apagar todas as conversas.

Imagem: Reprodução

Tanto limpando quanto apagando as mensagens, o WhatsApp iOS pede que você digite o DDD e telefone para confirmar a opção. Depois é só ver o resultado –tudo vazio na aba de conversas.

Imagem: Reprodução

  1. Para apagar cada arquivo, entre na conversa, clique na imagem/vídeo para abrir, depois no ícone da lixeira no canto inferior direito e “Apagar foto”.
  2. É possível ainda ligar o celular no computador (por Bluetooth ou cabo), achar a pasta WhatsApp >> Media e então apagar as imagens diretamente pelo desktop.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*