Como amarrar uma camisa: 11 passos (com imagens)

Atualizado em 04/02/2020 18:27:13 Por: Tainá Voltas e Karina Gomes

Ala la ô, lá lá ô, lá lá ô, falta pouco para o C-A-R-N-A-V-A-L 2020! E se você, assim como nós, está mais do que ansioso/a para ver a Folia começar, ou, vai até se aventurar nos pré-carnavalescos, é bom dar um confere neste conteúdo. Veja abaixo 13 dicas  das simples e fáceis de customização de abadá em casa, até às mais elaboradas, e comece agora a sua contagem regressiva.  

Como Amarrar uma Camisa: 11 Passos (com Imagens) Agora você já pode começar a contagem regressiva para o carnaval sem medo. Veja as opções de customização de abadá abaixo e se jogue!   

Antes de conferir as formas fáceis para a sua customização de abadá, o Zine Cultural te indica um evento, que utiliza essas blusas, para que você dê início ao Carnaval com pé direito: BLOCO DO LEÃO 2020. Uma das maiores micaretas de Minas Gerais, com open bar, abadá, shows de Gusttavo Lima, DJ Morango Feat. Pandão, Tom Kray (Tomate) e DJ Tiago Costa. CLIQUE AQUI E VEJA DETALHES!

Como Amarrar uma Camisa: 11 Passos (com Imagens) Tomkray (Foto: Reprodução Instagram)

Customização de Abadá    

1) Decote nas cotas

Dica muito fácil de customização de abadá usando apenas um material: a tesoura! O look fica ainda mais estiloso se você completar com um sutiã com detalhes, ou algum colar virado para as costas! 

Como Amarrar uma Camisa: 11 Passos (com Imagens) O decote nas costas é uma opção de customização de abadá pra você que vai chegar em cima da hora no Carnaval e não quer perder tempo. | Imagem: pinterest  

2) Cropped com amarração frontal

Como Amarrar uma Camisa: 11 Passos (com Imagens) Algumas opções deste modelo para você ter uma ideia de como essa customização de abadá pode incrementar o seu look | Imagens: http://bit.ly/2F1gSCO e @modawildspirit.  

Essa é outra forma muito fácil de transformar a sua camiseta utilizando apenas uma régua e tesoura. Para quem quer praticidade a dica é: separe um top ou sutiã bacana para destacar por baixo da sua blusa e prepare-se para cortar o abadá. Você ainda pode optar por retirar ou não as mangas. 

Dê o play a partir de 01:25 para conferir como fazer esta opção de customização de abadá.   

3) Cropped trançado

Essa é uma das dicas mais práticas de customização de abadá e fica bacana com qualquer modelo! Se você nunca fez esse tipo de corte, teste em uma camisa velha para se certificar de que vai dar tudo certo durante a execução!

Como Amarrar uma Camisa: 11 Passos (com Imagens) Cropped nunca sai de moda, né? | Imagem: http://bit.ly/pinterestabada  

4) Camiseta com nó

Esse modelo é clássico e muito rápido de se elaborar! Como você precisa tirar a gola nessa customização de abadá, um maxi colar pode complementar o look e ser mais um detalhe na sua produção!

Como Amarrar uma Camisa: 11 Passos (com Imagens) Mais basiquinha, esta é uma outra opção de customização de abadá | Imagem: Pinterest – Tomboy Vintage  

5) Sutiã com pedras, pérolas ou spikes

Como Amarrar uma Camisa: 11 Passos (com Imagens) Quem aí lembra do “Show das Poderosas” de Anitta? Ela lançou a tendência e desde então, o Carnaval é sempre uma ótima oportunidade para voltar com a ideia | Imagem: http://bit.ly/2TiOqjw

Uma maneira simples de deixar o seu abadá mais estilizado é investir em um sutiã com detalhes. Seja de pedras, pérolas ou até mesmo de spike, o bacana usá-los com um abadá “cavado” na lateral ou no decote. E você mesmo pode customizar o seu sutiã. Veja abaixo:

6) Franjas

Esse é um dos modelos mais fáceis de reproduzir! 1) Corte as mangas e as golas na direção da costura (e com decote da sua preferência). 2) Depois use uma régua para fazer as linhas que irão direcionar os cortes da franja.

3) Faça-as seguindo o tracejado da régua na vertical, até a altura em que você deseja. 

Como Amarrar uma Camisa: 11 Passos (com Imagens) Um exemplo do abadá de franja foi utilizado por Flávia Viana | Imagem: http://bit.ly/2RzIqpD  

7) Tranças e detalhes nas costas

Para quem quer ter um pouquinho mais de trabalho, mas ao mesmo tempo garantir um modelo diferenciado, se liga nessa dica do Pinterest Garotas Estúpidas. Abaixo o passo a passo te ensina a colocá-la em prática.

Como Amarrar uma Camisa: 11 Passos (com Imagens) Tranças para passar o seu Carnaval em grande estilo | Imagem: Pinterest – Garotas Estúpidas  

8) Cropped Ciganinha

  Neste modelo de customização de abadá ,os detalhes ficam na parte superior da camiseta! É uma forma de fazer bem simples: em alguns minutos sua roupa estará pronta Confira os detalhes no vídeo!

 YouTube: Elisa Bighetti  

9) Strappy Bra

Se você prefere apostar nos acessórios ao invés de fazer a customização do abadá, o strappy bra é uma ótima opção! Esses sutiãs seguem como tendência na moda e combinam muito com o Carnaval! Existem vários modelos que ficam bacanas com qualquer cor de blusa. Além disso, caso você queira utilizá-lo no próprio abadá, basta cortar manga e gola seguindo a direção da própria costura, cavando os braços da blusinha até a altura que você achar melhor! Confira alguns exemplos:

Como Amarrar uma Camisa: 11 Passos (com Imagens) É só imaginar a camiseta cinza como um abadá e seu look está pronto | Imagem: http://bit.ly/2Voqugx  

10) Body

Se você tiver a oportunidade de investir em customização de abadá feita sob medida por alguma costureira, o perfil @abadarte_ dá várias ideias do formato body. Para isso, opte por um tamanho bem grande da blusa para poder cortar e montar modelos sem medo!   

Três opções de body para você se inspirar na hora de customizar seu abadá | Fotos: @abadarte_  

11) Cropped extra

Aí em cima você já deu uma olhada em um modelo de cropped pra arrasar na Folia, mas como é uma peça fácil e que nunca sai do guarda-roupa, mostramos abaixo várias outras opções para você ter em mente. Assim cada dia dá para apostar em uma! 

Você pode fazer um cropped de qualquer modelo e ainda combinar com uma parte de baixo irreverente | Fotos: @abadarte_  

12) Vestido

Diretamente de Juiz de Fora para um dos pré-carnavais mais badalados da região, o Carnaleão, a modelo e digital influencer Jéssica Marisol apostou na customização completa de seu abadá e o transformou logo em um vestido incrível. Dá só uma olhada!

Para quem gosta de abadá customizado de um jeito exclusivo e super criativo, o vestido pode casar bem. | Foto: @jessicamarisoll  

13) Camisão

Quer jeito mais fácil do que mudar o abadá para um camisão? Basta abri-lo no meio e fazer as manguinhas, combina com roupa de baixo, acessórios e pronto! Tá feito o seu lookinho. 

Opção mais despojada para curtir os dias de Carnaval | Foto: Blog A Mulher

Agora é com você: escolha seus modelos preferidos e faça a sua customização de abadá sem medo de ser feliz! ???? Ah, se você estiver com tempo antes da Folia quiser arrumar seu abadá com algum profissional, logo abaixo vão algumas dicas extras!  

Você também pode gostar:  >> 5 aplicativos úteis para o Carnaval >> Lugares para fugir do Carnaval em Minas >> Inspirações de fantasias para o Carnaval

VSCO Girl: dicas de como apostar no novo look tumblr!

Recentemente você deu de cara com a hashtag #VSCOGirl nas redes sociais e não entendeu nada, ou foi atrás e só encontrou fotos de meninas com camisetas na praia? Vem cá que te contamos tudo sobre a nova tendência que surgiu na internet!

Como Amarrar uma Camisa: 11 Passos (com Imagens)

Mas antes de estar por dentro da nova moda, devemos lembrar que o VSCO é apenas um aplicativo de edição de imagens, com filtros e efeitos que deixam qualquer foto perfeita! Entretanto, a ferramenta se tornou uma rede social, que já foi dominada por garotas que postam fotos com seus looks praianos, as famosas VSCO Girls.

Porém, anda bombando no Youtube vários tutoriais de transformações mostrando “como ser” uma VSCO Girls, que basicamente são meninas usando uma camisa bem larga, short jeans, Vans ou uma sandália Birkenstocks, colar de conchas e a “famigerada” mochila Fjallraven!

Leia também:  Como aplicar cera ortodôntica no aparelho dentário

Mas você deve estar se perguntando: será que esses looks servem para o dia a dia? Relaxa, pois aqui te mostramos como adaptar e investir nos looks #vscovibes na sua rotina!

Quanto maior, melhor!

Sabe aquele blusão ou moletom que é seu parceiro só aos domingos? Então, agora ele pode te fazer companhia pelas ruas nos dias úteis também!

Como Amarrar uma Camisa: 11 Passos (com Imagens)

Mas falando sério, tem sim como deixar aquele blusão oversized bem cool no outfit, além de ser confortável, né? O trend é usar como peça única, dando aquela liberdade para brincar com sobreposições ou apostar em um chunky sneakers!

  • Como Amarrar uma Camisa: 11 Passos (com Imagens)
  • Como Amarrar uma Camisa: 11 Passos (com Imagens)
  • Como Amarrar uma Camisa: 11 Passos (com Imagens)
  • Como Amarrar uma Camisa: 11 Passos (com Imagens)
  • Como Amarrar uma Camisa: 11 Passos (com Imagens)
  • Moletom feminino: veja como usar essa peça descolada e estilosa

O franzidinho voltou

O cropped todas já usam, mas o favorito das VSCO Girls tem um detalhe a mais! O modelo franzido voltou e já está nas redes sociais acompanhado da hashtag #vscogirlsvibes.

Como Amarrar uma Camisa: 11 Passos (com Imagens)

Peças de cintura alta fazem uma combinação incrível com o top, além do look ficar super descolado com uma jaqueta ou um blazer! Já a textura traz um toque a mais para o outfit, mas vale apostar no cropped com estampa também.

  1. Como Amarrar uma Camisa: 11 Passos (com Imagens)
  2. Como Amarrar uma Camisa: 11 Passos (com Imagens)
  3. Cropped jeans: abuse dessa peça cheia de sensualidade e estilo

Já até tem na sua gaveta

Sabemos que o short jeans não é novidade para ninguém, muito menos para as novas garotas tumblr. Mas como ele é um querido de todas nós, por que não gastar mais um tempinho falando dele?

Uma boa aposta para mergulhar no estilo VSCO é completar o look com um moletom oversized! Mas os crop top nunca decepcionou no complemento, né?

O polêmico jeans

Tem quem ame, tem quem odeie! Mas deixando o gosto de lado, a conclusão é que o ripped jeans é super cool e é item essencial em outfits tumblr.

É uma ótima aposta para quem gosta de looks despojados. O jeans já faz o trabalho de deixar o look mega estiloso, só precisa complementar com uma t-shirt ou o seu cropped favorito!

  1. Looks com calça jeans: 100 estilos para você se inspirar

Juntos desde a adolescência

Também super conhecido, Vans é aquele tênis prático e confortável que combina com tudo! O modelo não é novidade, pelo menos todo mundo tem ou já teve desse.

A estampa xadrez é a queridinha das VSCO Girls! E se você está pensando que deve ser difícil combinar ele com os looks, está bem enganada. Esse tênis é super versátil e cai bem em diversos outfits, até mesmo no office look!

  • Vestido com tênis: invista neste visual cheio de estilo e personalidade

A papete que gostamos

Sabemos que tudo que é dos anos 90 está voltando. Porém, não são as pochetes ou o mom jeans que conquistou a vibe vsco, mas sim a ex-brega papete! Mais especificamente o modelo Birken que, convenhamos, é muito prático.

Colete jeans: 35 jeitos de usar e arrasar

O visual urbano já se rendeu aos Birkens, que ótimo para os dias quentes, pois ele combina com tudo! Sem contar que há de várias cores, os metálicos já viraram sensação, mas o clássico pretinho também é mega cool.

  1. E-Girl: confira sobre esse novo estilo que está bombando no TikTok

A biju das areias

Esse é o ícone da moda praiana! Talvez você já tenha usado um quando era criança e nem pensou que voltaria a vê-lo no seu armário, hein? Pois acredite, ele voltou e está sendo visto por todo lado!

Mas colar de concha sem ser no litoral? Sim, super combina com o clima urbano e fica perfeito nos outfits! Há vários modelos e formatos, mas o simples já cai bem dos looks despojados aos mais sofisticados.

  • 11 blogueiras de moda que você precisa seguir já!

A melhor amiga no dia a dia

Sabemos que as mochilas Fjallraven são uma mais linda que outra e tem diversas cores maravilhosas! É, mas convenhamos, o preço é bem salgado, né? Porém, te mostramos também looks estilosos com mochilas que não precisam ser de marca!

Muitas acham que mochilas dão um ar escolar para o visual, mas que nada! O acessório que é um quebra-galho para correria da semana, compõe looks incríveis sem parecer juvenil. Apostando em peças sofisticadas com a despojada mochila, certamente o outfit ficará cool.

    Veja também:

    Aprenda como fazer camiseta tie dye com 8 estampas diferentes

    Tie dye é um termo inglês usado para descrever o processo de tingimento de tecidos feito com corantes que, ao se espalharem pela peça, criam estampas únicas.

    Produzindo desenhos super coloridos, a técnica dá um toque divertido e descontraído aos looks e pode ser feita de maneira simples por qualquer pessoa. Por isso, que tal aprender como fazer camiseta tie dye em casa?

    Como Amarrar uma Camisa: 11 Passos (com Imagens)

    Com o nome formado pelas palavras “amarrar” e “tingir”, traduzidas da língua original, o tie dye é produzido há séculos pelas culturas asiáticas, africanas e americanas, e ganhou destaque, sobretudo, nas décadas de 1960 e 1970, ao ser apropriado pelo movimento hippie.

    Para confeccionar seu próprio tie dye, além de muita criatividade e disposição para testar suas infinitas possibilidades, você precisará de uma peça de roupa clara de tecido natural, corantes e fixador, elásticos de borracha ou barbante, luvas para evitar danos na pele e papéis sem utilidade, como jornais, para forrar a superfície de trabalho.

    Como Amarrar uma Camisa: 11 Passos (com Imagens)

    Crédito: Guilherme PradoPara inovar no visual, aposte em peças de roupa com estampa tie dye para criar looks criativos e diferentões

    Antes de colocar a mão na massa, é necessário conhecer cada tipo de corante, suas propriedades e efeitos, para escolher a opção que melhor combina com suas habilidades e orçamento.

    Os corantes diretos são os mais utilizados na confecção do tie dye, principalmente por iniciantes, pois é barato, fácil de encontrar e conta com uma grande diversidade de cores. Em contrapartida, o material desbota mais rápido e exige um tempo maior de trabalho na criação da estampa.

    Já a tinta para tecido tem a manipulação mais prática e um processo de diluição simplificado. É possível encontrar opções do produto que já passaram por esse processo, o que descomplica ainda mais sua utilização, apesar do valor de compra ser alto.

    Corantes reativos talvez sejam as melhores opções para fazer estampa tie dye, já que a intensidade das cores, o preço, a durabilidade e seu rendimento são bem satisfatórios. O modelo da tintam, contudo, é difícil de ser encontrado no Brasil e sua preparação, trabalhosa.

    Como Amarrar uma Camisa: 11 Passos (com Imagens)

    Crédito: IStock | jerryhopmanCom poucos materiais, você pode criar uma infinidade de estampas tie-dye

    Apesar das camisetas tie dye serem as mais populares, o tingimento pode acontecer em qualquer tecido ou roupa. É recomendável fazer os primeiros testes em peças antigas ou retalhos, para você entender como funciona o processo de coloração.

    O fato de cada estampa ser única está relacionado às amarrações do tecido, que podem ser feitas com barbante ou elásticos de borracha.

    Ao ser amarrado, algumas de suas partes são isoladas, criando essa mistura de manchas coloridas mescladas às partes brancas da peça original. Ou seja, tudo depende da maneira como você enrola e prende o pano. Por isso, é importante conhecer os tipos de amarrações para prever como será sua estampa.

    Como Amarrar uma Camisa: 11 Passos (com Imagens)

    Crédito: IStock | kenwiedemannConhecer tipos diferentes de amarração é essencial para aprender como fazer camiseta tie dye do jeitinho que você deseja

    Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a arte do tie dye, chegou a hora de vestir as luvinhas e colocar a mão na massa! Para isso, confira o passo a passo que a Catraca Livre elaborou para você:

    Em primeiro lugar, é muito importante que a peça de roupa esteja limpa, sem nenhuma sujeirinha grudada, para não correr riscos de criar falhas estranhas na estampa. Portanto, lave o tecido com água e sabão neutro antes de começar o tie dye.

    • Para quem ainda é iniciante, uma boa opção é começar pela estampa espiral, que consiste em torcer a camiseta esticada em sentido horário partindo do centro, o que criará uma espécie de caracol ao final do processo.
    • Com o barbante ou o elástico de borracha, amarre o rolinho formando um X e dividindo o tecido amarrado em quatro partes. Para entender melhor, confira o tutorial:
    Leia também:  Como alterar as opções do equalizador do google play música

    Ferva um pouco de água em panelas diferentes, de acordo com a quantidade de cores que você deseja colocar na camiseta. Acrescente os corantes escolhidos nos respectivos recipientes e deixe diluir bem.

    Se você preferir trabalhar com tintas de tecido, dilua-as em copinhos de água seguindo as medidas e instruções contidas nas embalagens do produto.

    Em seguida, borrife um pouco de água na camiseta amarrada, para umedecer sem deixá-la encharcada. Em cada parte divida pelo barbante ou elástico, deposite os líquidos coloridos aos poucos, alternando as cores para criar efeitos mais divertidos.

    Após 30 minutos, é hora de fazer a fixação do corante para que as cores da peça durem por bastante tempo. No caso da tinta de tecido, essa etapa pode ser desconsiderada.

    Para fixar, você pode utilizar um fixador de corante encontrado na mesma loja onde você comprou o pozinho. Contudo, caso queira economizar essa grana, é possível apostar em uma receitinha caseira que proporciona o mesmo resultado.

    Em uma panela, ferva um litro de água e acrescente três colheres de sopa: uma de sal grosso, outra de vinagre branco e uma última de amaciante. Deixe o tecido repousando na solução por 10 minutos e retire da panela.

    Mantenha a peça de roupa em um local seco, bem ventilado e longe do Sol até que o tecido seque por completo.

    Corte as amarras e lave o tie dye normalmente, com água e sabão neutro, para retirar os excessos de tinta e evitar que a peça manche outras roupas. Deixe secando no varal e, quando finalizar, utilize o ferro de passar para finalizar o produto.

    Pronto! Sua camiseta com estampa tie dye estará perfeita para ser usada.

    Como Amarrar uma Camisa: 11 Passos (com Imagens)

    Crédito: IStock | figure8photosMantenha a criatividade livre na hora de aplicar a tinta e descubra as infinitas possibilidades de estampas tie dye

    1. Para aprender como fazer camiseta tie dye com outras opções de estampas, confira alguns tutoriais super práticos e simples de reproduzir sem complicações:

    Evite camisa de futebol, decote e roupa justa no trabalho; veja 11 dicas

    Você é daqueles que se preocuparam com o jeito de se vestir para ir à empresa em que trabalha apenas na entrevista de emprego? Pois saiba que o modo como você se veste pode influenciar o futuro da sua carreira.

    “O estilo pessoal ousado, mesmo em uma empresa mais liberal, pode chocar”, afirma Magda de Paula, que treina profissionais para o mercado de trabalho no Instituto Brasileiro de Coaching. “Com o clássico, você não erra”.

    Essa também é a visão de Vanessa Barone, jornalista e consultora de imagem, autora do livro “Descomplique! – um Guia de Convivência e Elegância”. Ela diz que a melhor opção para o ambiente de trabalho é sempre estar adequado aos colegas e à empresa.

    “O profissional tem que preencher a ideia visual que aquele trabalho passa”. Se é um vendedor no varejo, por exemplo, ela diz que tem que se vestir como tal, para passar confiança ao cliente.

    Chamar atenção no ambiente profissional sempre é importante. Mas o melhor é que isso aconteça por causa da qualidade do trabalho, e não pelo modo como se apresenta.

    Por isso, ser discreto é sempre o melhor. Evitar roupas sensuais ou acessórios que chamem muito a atenção. O mesmo vale para roupas de times de futebol.

    O UOL reuniu essas e outras dicas das especialistas, que podem ajudar o profissional a evitar armadilhas na hora de se vestir para trabalhar.

    • Saiba como se dar bem na entrevista de emprego em 8 passos

    Camisa masculina: conhecimentos definitivos, mais 12 dúvidas tiradas pra todo homem saber usar

    Nota do editor: pra quem não sabe, a Camila Simielli aqui é parceira do Bruno Passos, autor aqui da casa, também, e juntos eles tocam a Conto Figueira, marca de roupas masculinas, produzidas aqui com uma competência sem tamanho e, por isso, nós do PapodeHomem nos aproximamos dos dois e estamos esse tempo todo publicando os artigos de moda e estilo que ambos produzem. Pra quem não conhece, vale a ida ao site da Conto Figueira pra ver o trabalho deles. E segue o jogo.

    * * *

    E aí moçada! Feliz 18 por aqui.

    Retomamos nossa simpática coluna quinzenal sobre como se vestir bem e, por consequência, se comunicar melhor.

    Aos novatos aqui, aviso: o texto é longo. Porém, uma vez lido, você nunca mais terá dúvidas de como comprar sua camisa e estará livre das oscilações de moda.

    Aos dispostos, vamos lá.

    Qual o caimento da camisa ideal (ou – como a camisa deveria vestir)

    No mundo ideal (digo porque, dependendo das particularidades do seu corpo, você só conseguirá alcançar esse nível de perfeição pelas mãos de um alfaiate), a peça deve cair no seu tronco como a imagem do meio:

    Ou seja, a peça não deve agarrar na sua barriga e nem deixar pano sobrando demais.

    Quanto aos ombros, o ideal é que a linha da costura fique no limite dos seus ombros, inteligível no desenho abaixo:

    Sobre o colarinho, deve ser largo o suficiente para caber o seu dedo quando o primeiro botão estiver abotoado, como na ilustração abaixo:

    Quanto ao punho, o ideal é que você consiga usar um relógio de boa, e que quando abotoado não passe do começo da mão:

    Falando do comprimento, camisas informais tendem a ser mais curtas, pois entende-se que elas não serão usadas por dentro da calça social. Já as camisas sociais tendem a ser mais compridas, justamente para garantir que não ficarão saindo da calça.

    Porém, sabemos que a maioria das camisas podem ser usadas tanto para trabalho quanto para passeio, então sugiro que procure peças cujo o comprimento fique um intermediário entre as duas situações.

    Para fechar o tópico “caimento”, aconselho que tome estas informações como guia, afinal, não é porque você encontrou uma camisa cabulosa, mas que fica 1cm maior na manga, que você vai deixar de usar, não é mesmo?

    Partimos agora para…

    Tecidos

    Fios sintéticos, como o poliéster ou elastano, tendem a amassar menos e são mais baratos, porém deixam a roupa num “fudum” puxado, por reter muito suor. Já os naturais são mais frescos (as fibras absorvem bem a transpiração, permitindo que o corpo respire), também possuem um caimento melhor, mas amassam com mais facilidade.

    Se você é daqueles que vive debaixo de um ar condicionado e viaja muito, de repente uma camisa que misture tecidos naturais e sintéticos pode ser uma boa. Porém, se você faz parte do grupo que sua às bicas, fios naturais são para você, irmão!

    Todas as informações do tecido estão na etiqueta de composição da peça, alguns fabricantes colocam abreviações, então para ajudar, segue a lista:

    Tecidos naturais:

    Tecidos sintéticos:

    • CV: Viscose; 
    • CA: Acetato;
    • PES: Poliéster;     
    • PA: Poliamida;            
    • PUE: Elastano.

    Quando falamos de camisas, além do tecido, temos que prestar atenção nos fios. Eles geralmente variam de 50 a 120.

    “E o que isso quer dizer, redação?”

    Esta numeração é inversamente proporcional a espessura do fio: quanto maior o número, mais fino o fio. Simples assim. E quanto mais fino o fio, mais macia a peça será.

    Ou seja, fio 120 é o que há de mais elegante (e caro também).

    Leia também:  Como alterar a fonte padrão no windows 7 (com imagens)

    Padrões

    Normalmente os padrões encontrados nas camisas são: xadrez, maquinetado (produzido pelo modo que os fios são tramados, normalmente bastante elaborados, podem formar desenhos, texturas e figuras geométricas em todo o tecido). Poá (bolinhas). Listrado. E, claro, Sólido (lisa):

    Conto (contofigueira.com.br) representando!

    Tipos de golas

    Existem vários tipos, podendo ser da mesma cor do corpo da camisa ou não. As mais comuns são:

    Além do formato, existe também a espessura, que é determinada pela entretela (tecido adicionado na gola com o objetivo de deixá-la mais firme). Quanto mais rígida for, mais social a peça será.

    A finalidade da gola da camisa é enquadrar o rosto, chamando atenção para a face. Ela é capaz de minimizar irregularidades faciais, deixando-as mais harmônicas.

    “Tá, bacana, mas na prática, como isso funciona?”

    Rostos redondos irão se favorecer de golas mais pontudas e compridas. Neste caso, quanto mais perto as pontas da gola estiverem uma da outra, melhor. O efeito alongado e vertical equilibrará a forma redonda do rosto.

    • Utilizando a mesma lógica, um rosto fino ou oval pode se beneficar de golas mais curtas e abertas.
    • Já os rostos angulosos podem se harmonizar melhor com golas bem abertas, deixando a face mais suave.
    • Exemplos:

    Se você não tem a menor ideia do formato do seu rosto, escolha a clássica e problema resolvido!

    Tipos de punhos

    Não subestime o punho da sua camisa. Ele é uma linha de cor, é um dos pontos de contraste quando você usa terno (além, é claro, de ser o responsável por deixar a manga no lugar, pois se ele fosse mais fino, a manga ficaria “sambando” no seu braço).

    Os principais punhos são:

    E o bolso?

    Camisas sociais nível casamento não tem bolso. As de trabalho ou dia a dia podem ter (apesar de me parecer estranho usar camisa com bolso e terno).

    Só por curiosidade, os bolsos nas camisas ficaram populares nos anos 40, quando os picas de Hollywood guardavam o maço de cigarro neles (sim, só depois os tiozões inventaram de guardar os maços de cigarro no ombro).

    Agora que conhecemos todas as partes da camisa e como ela deve vestir, vamos a prática:

    Perguntas tretas com respostas simples (ou “Dicas de como usar”)

    Antecipei algumas questões para formar esse tópico e deixo aberta a parte de comentários para você enviar a sua! A ideia é varrer o assunto de cabo a rabo para nenhum camisado ter dúvidas de como usar essa peça tão clássica.

    1. Quando uso terno, sempre devo usar a camisa com gravata?

    O uso de terno não implica no uso de gravata, a não ser que esteja especificado no convite, por exemplo.

    E sim, dá para usar nada no colarinho e ainda ficar classudo:

    2. É possível usar camisa xadrez com terno?

    Sim, porém é uma combinação que pode te prejudicar se for mal feita. Se for arriscar, opte por uma de micro xadrez, quanto menor o xadrez, menor a margem de erro.

    3. Como posso usar camisa com bermuda?

    Siga sempre a casualidade da bermuda.

    Explicando melhor: se optar por uma berma jeans, escolha camisas mais casuais, como as xadrez, ou, por exemplo, as feitas de linho. Caso opte por uma bermuda de sarja, aí o número de possibilidades aumenta, pois este é um tecido bem democrático e fácil de combinar com itens, tanto os mais sociais quanto os mais casuais.

    1. Para saber mais sobre bermudas, vai lá no meu artigo “Bermudas masculinas: 6 conhecimentos sobre bermuda e shorts pra todo homem saber usar”.
    2. Abaixo algumas inspirações:

    4. Sou uma tripa. Como a camisa deve vestir?

    Não tente disfarçar o “shape de grafite de lapiseira” usando roupas muito apertadas ou folgadas demais. Tudo que falei anteriormente sobre o caimento da peça vale para você também, ou seja, nem muito apertada, nem tecido demais sobrando.

    O único adendo aqui é que, provavelmente, você terá que mandar ajustar. Então, faça da costureira sua melhor amiga.

    Ah! E, por favor, vamos evitar lojas infantis só porque você acha que cabe:

    5. Eu sou monstro! A peça já chega colada. Significa que esta feio?

    • Significa.
    • Roupa apertada demais, para qualquer biotipo, traz a sensação de infantilidade.
    • Se você for o irmão perdido do Conan e tem dificuldade de encontrar camisas que sirvam, não tem jeito, o alfaiate será seu melhor amigo.
    • O melhor caimento é aquele que existe uma sobra de pano no tronco, mas nada muito exagerado.

    6. Sou bolota. Como a camisa deve vestir?

    Bem, se você for muito “bolotis” (apelido carinhoso), sugiro que atente sempre para os botões. Caso eles estejam querendo estourar, é sinal que a peça esta apertada demais. Por outro lado, se tiver muita sobra de pano na circunferência, você parecerá maior ainda.

    1. Então, o que fazer?
    2. Veja as imagens abaixo:

    Consegue ver, principalmente na primeira imagem, a da esquerda, uma leve sobra de tecido no tronco da pessoa? E a imagem da direito nos diz que nenhum botão está querendo voar. Esse é o caimento ideal!

    7. Para que serve a abotoadura?

    A abotoadura serve para segurar os punhos duplos e deixar a camisa alinhada, no lugar.

    Ela remete a um estilo clássico mais aristocrático e só faz sentido se a ocasião for ultra especial (como casamento, por exemplo). Caso contrário, ficará estranha e deslocada.

    • 8. Como passar uma camisa social
    • Existem dois acessórios altamente necessários: tábua de passar e borrifador de água.
    • Utilize o borrifador nas partes mais amassadas e passe o ferro em seguida.

    Não tente passar na cama. A cama é pra dormir, fazer sexo e ver Netflix. Sério. Não.

    Atenção para camisas escuras: passar sempre do avesso para não deixar marcas de ferro na peça.

    9. Como dobrar para viagem?

    Não tem jeito, parça. Vai ficar uma caralha embolada mesmo e você deverá passar quando chegar no seu destino.

    10. Como dobro a manga da camisa?

    1. Um conselho seguro que sempre te deixará alinhado: mantenha o botão da carcela (se tiver botão) fechado e dê somente duas voltas nos punhos.
    2. Assim, o punho irá pressionar exatamente a região do seu antebraço, o que proporciona uma medida harmoniosa que dá a idéia de braços mais grossos (por prenderem a camisa) sem que seja necessário subir demais as mangas, o que deixaria a peça normalmente casual demais.

    11. Camisa havaiana é zuado?

    Zuado é não ser feliz. A camisa havaiana só irá afastar um pouco suas pretendentes. Mas tenho fé que, com tanta personalidade, você deve ser bom de papo.

    12. Como uma camisa de manga curta deve vestir?

    • O corpo deve ficar exatamente igual ao da manga comprida.
    • O único detalhe que devemos atentar é a manga. Ela não deve ser muito folgada (seu braço aparentará mais fino) e não deve formar aquela ponta asa delta:
    • Certo?
    • E chegamos ao fim de mais um artigo!

    Tem alguma dúvida que não foi esclarecida? Escreve aqui nos comentários e tentarei te ajudar!

    Abraços e até daqui 15. =)

    E, claro, jabazão lindo de Deus agora.

    A Conto Figueira

    Esta que vos fala é, juntamente com o Bruno Passos (também autor da casa), dona da Conto Figueira, uma marca online de camisas masculinas, então, se você tem dúvidas sobre algo relacionado a camisas, você está no lugar certo para perguntar.

    Estamos a quase uma década nessa montanha de emoções que é o mercado do vestuário brasileiro. Sinta-se a vontade para, não só conhecer nossas peças, como perguntar suas dúvidas mais escabrosas (ou as bestas mesmo).

    1. Aqui um seleção do que você verá por lá:
    2. E segue o jogo, nos vemos aqui embaixo nos comentários!

    publicado em 12 de Janeiro de 2018, 00:00

    Seja o primeiro a comentar

    Faça um comentário

    Seu e-mail não será publicado.


    *