Como amar a jesus como ele o ama: 6 passos (com imagens)

Tenho visto muitos irmãos e irmãs de todo tipo de denominação com atitudes que as vezes me causam estranheza. Não sou daqueles crentes que se escandalizam com qualquer coisa.

Sendo um jovem, tenho uma visão muito ampla sobre a liberdade que Deus nos concede. Porém, acredito que certas coisas deveriam ser levadas com mais consideração por todos.

Por amor aos outros e em respeito a fé das pessoas a nossa volta.

“Apenas Deus pode me julgar”

De fato, a ninguém cabe a tarefa de julgar qualquer pessoa, por qualquer que seja o motivo. Mas será mesmo que tudo é julgamento?

A todo momento vejo cristãos que evitam exortar a outros por medo de serem vistos como julgadores. Isso dificulta muito a vida dos líderes e a expansão do Reino. Já que muitos erros acabam não sendo tratados e ficam escondidos. Além de vistos como coisas “normais” por muitos.

É o caso de cristãos que não acham que a decência e a moral cristã tem tanto valor na sociedade que vivemos hoje. Então vemos homens e mulheres que se dizem ser patrimônio do Senhor frequentando festas repletas de músicas de baixo calão. Falando montoeiras de palavrões. Se embriagando. Postando fotos carregadas de sensualidade entre outras coisas dispensáveis.

Como disse, não cabe a mim julgar. Mas minha intenção com esse texto é esclarecer sobre o quanto nossas ações podem causar efeitos negativos na fé de outras pessoas.

Mantenha sua consciência limpa

A Bíblia cita em diversas passagens sobre a importância de estarmos com a consciência limpa. O único modo, no caso, é através de Jesus Cristo. Afinal, mesmo alguém que não conhece as leis de Deus, pelo Espírito Santo, consegue purificar sua consciência.

Hb 10:22 “Entremos com coração sincero e plena confiança, pois nossa consciência culpada foi purificada, e nosso corpo, lavado com água pura”.

Rm 2:15 “…a lei está gravada em seu coração, pois sua consciência e seus pensamentos os acusam ou lhes dizem que estão agindo corretamente”.

O maior problema no entanto é quando, por falta de exortação, a mente da pessoa que está agindo de forma não condizente com uma moral cristã, acaba sendo cauterizada de uma forma que ela não é mais capaz de distinguir o bem e o mal com facilidade. Até que esta nega qualquer repreensão posterior.

De qualquer forma, devemos lembrar que nossas atitudes podem levar alguém de consciência mais fraca a tropeçar, e isso é extremamente grave!

1Co 8:9 “Contudo, tenham cuidado para que o exercício da liberdade de vocês não se torne uma pedra de tropeço para os fracos. (…). (11) Assim, esse irmão fraco, por quem Cristo morreu, é destruído por causa do conhecimento que você tem. (12) Quando você peca contra seus irmãos dessa maneira, ferindo a consciência fraca deles, peca contra Cristo“.

A exortação é importante

Gl 6:1 “Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado. (2) Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo”.

Jd 22 “Tenham compaixão daqueles que duvidam; (23) a outros, salvem-nos, arrebatando-os do fogo; a outros ainda, mostrem misericórdia com temor, odiando até a roupa contaminada pela carne.

É óbvio, de nada adianta um irmão corrigir um outro quando não se tem autoridade para tal. E a autoridade que quero dizer é referente a ser alguém que não tem problemas na mesma questão que está tentando corrigir no outro. Nessa hora, temos de lembrar do cisco no olho do próximo e na trave de madeira que está sobre o nosso (Mt 7:3).

Mas o principal é ajudar uns aos outros para que haja sempre uma correção na forma como um irmão conduz sua vida com Cristo. Afinal, não somos perfeitos e precisamos todos de exortação!

Faça tudo com amor

Primeiramente, ore a Deus pedindo discernimento e sabedoria para lidar com mansidão com um irmão que está cometendo faltas graves.

Depois, tente entender o que há de errado e as coisas que induzem essa pessoa a erros. É muito mais eficaz tratar um problema em sua raiz!

No final das contas, lembre-se que o amor é o que há de mais importante (1Co 13:13). Então em nenhuma ocasião deve-se expor o erro da pessoa a qual está se tentando auxiliar. Trate todos os irmãos da mesma maneira que gostaria de ser tratado, com zelo, cuidado e carinho.

Assim, teremos a cada vez mais, uma igreja fortalecida e que vive de acordo com aquilo que é da vontade de Deus.

Vamos conversar!

Para um contato mais pessoal comigo, me encontre no instagram pelo nome @zmbrandao. Você pode seguir também o perfil da @bibliajfa!

Não se esqueça de nos enviar seu testemunho através do e-mail [email protected] Queremos ouvir sobre suas experiências com Deus.

___________

Como Amar a Jesus como Ele o Ama: 6 Passos (com Imagens)

Amor ao próximo: 6 atitudes para transformar a vida das pessoas

Agradecemos o seu interesse em transformar vidas!Um de nossos consultores entrará em contato com você, no horário escolhido.

Oops! Something went wrong while submitting the form.

O amor ao próximo é o ensinamento mais forte vindo de Jesus Cristo. Pois, por meio dele é possível colocar em prática todos os outros ensinamentos. Afinal, quando amamos o próximo, fazemos ao outro tudo o que gostaríamos que fizessem conosco, como respeitar, acolher e ter empatia.

Durante toda a sua trajetória, Jesus sempre deixou um amplo legado de amor ao próximo. Basta ver os registros dos discípulos e apóstolos que em suas narrativas imortalizaram ensinamentos e lições inspiradoras que são absolutamente práticas para as nossas vidas ─ inclusive, nos dias de hoje. Dentre todas as lições, uma delas chama bastante atenção: a parábola do bom samaritano.

Na passagem citada, Cristo destaca a atitude de um jovem que, ao passar por uma estrada, prontamente atende uma pessoa que havia sido assaltada e ferida.

Mas, a lição mais profunda está justamente no fato de que outros dois homens, em momentos distintos, sequer deram atenção ao necessitado.

Somente o terceiro que passava por ali ─ o samaritano ─, prestou-lhe a devida assistência e colocou em prática o amor ao próximo.

E mais: levou aquele senhor a uma hospedaria, pagou pelos serviços e ainda disse que se preciso fosse voltaria ali para arcar com outros custos necessários à recuperação daquele enfermo.

Essa parábola de Jesus, embora seja contada há quase dois mil anos, nos chama a atenção pela atualidade do ensinamento: quantas vezes somos chamados ao trabalho e realmente nos empenhamos em contribuir com aqueles que mais precisam?

Certamente, o valor da história está justamente na atitude de empatia do samaritano em ajudar o próximo. Ou seja: ele não deixou a responsabilidade para que outro que passasse prestasse o atendimento.

Não! Ele se viu convocado a contribuir e cumpriu o seu propósito. Um ótimo e inspirador exemplo para os dias de hoje, nos quais se fala tanto de empatia, mas nem sempre se esclarece o que é isso na prática.

Apesar dessa parábola nos mostrar a empatia e um exemplo prático do amor ao próximo, qual é a definição para esse termo?

O que é amor ao próximo?

Amor ao próximo é ajudar o outro sem desejar nada em troca, é um ato de compaixão e empatia sem se deixar levar pelo orgulho. Sendo assim, amar ao próximo é se importar com a vida do outro e tratá-lo com respeito.

Isso também significa que é preciso nos amar, pois uma pessoa só consegue ajudar o outro e amar ao próximo quando se ama também. Afinal, o amor que ela cultiva começa a se tornar tão grande que ela sente a necessidade de espalhá-lo para as pessoas que estão ao seu redor.

6 atitudes de como cultivar o amor ao próximo

Como Amar a Jesus como Ele o Ama: 6 Passos (com Imagens)

Tão importante quanto desenvolver esse nobre sentimento, é fazer escolhas certas e ter atitudes adequadas, que realmente gerem impacto na vida das pessoas necessitadas que cruzam o nosso caminho. Para lhe ajudar, listamos 6 atitudes que você pode adotar para transformar a vida de quem mais precisa.

1. Tenha atitude humanitária e ame o próximo

É natural que as lições cristãs nos tornem mais preparados para estender a mão a quem mais precisa e colocar em prática o ensinamento de amor ao próximo. Contudo, na rotina corrida, muitas vezes, acabamos não dando a real atenção para as oportunidades ímpares de adotar uma postura humanitária.

Leia também:  Como alterar o plano de fundo no windows 10: 4 passos

É por isso que colocamos essa como nossa a primeira dica. Para que você compreenda o que representa isso na prática, listamos alguns hábitos saudáveis que vale a pena cultivar para atingir esse propósito:

  • seja gentil com todos que cruzarem o seu caminho, pois não fazemos ideia do que se passa na vida de cada um. Um sorriso, seguido de um bom dia ou de uma atitude gentil pode representar muito para aqueles que estão à nossa volta;
  • respeite vagas de estacionamento e dê preferências em passagens: os locais destinados a idosos, deficientes e gestantes precisam ser dedicados àqueles que precisam. Faça valer esse direito! Se notar alguém que não tenha percebido isso, seja educado e comente com a pessoa também;
  • valorize a paz dentro do lar: muitas vezes temos muita paciência com os amigos de trabalho ou do nosso grupo religioso, mas nem sempre com quem está em casa. Seja um promotor da paz dentro da sua residência. Isso é também uma atitude humanitária;
  • respeite o próximo: apesar das diferenças entre as pessoas, é preciso praticar o respeito pelo outro. As diferenças não existem para separar, mas sim para unir e diversificar a vida. Respeitar um pensamento, estilo de vida ou as características diferentes do outro é uma forma de amá-lo.

2. Participe de projetos sociais e potencialize o amor ao próximo

Na recomendação acima, falamos de atitudes que devemos ter durante as 24 horas do dia. Mas, já pensou em dedicar uma hora por semana ou um período maior por mês para ser voluntário em iniciativas transformadoras?

Existem inúmeras formas de fazer isso: desde vínculos regulares, em projetos sociais que demandam envolvimento frequente, até as atuações esporádicas em mutirões e ações em datas comemorativas, por exemplo.

E se a falta de tempo for o seu problema, também é possível optar pelo voluntariado digital. Nele, você pode distribuir conteúdos pelas redes sociais que divulguem iniciativas inspiradoras, para engajar voluntários ou mesmo doadores. É um trabalho também valoroso e que pode ser feito em vários momentos do dia, até mesmo de madrugada ou no final de semana.

3. Compartilhe o que faz bem

Ainda nessa onda das redes sociais, é importante exteriorizarmos (colocar para fora mesmo) aquilo de melhor o nosso coração carrega. E isso significa dizer palavras construtivas, que levem ânimo e esperança.

Nos dias de hoje, com tanta coisa ruim acontecendo, não podemos nos colocar no papel de incentivar o desânimo, soltando frases  como: “ah, não tem mais jeito” ou “está tudo perdido”.

Quem tem amor ao próximo, dá valor às palavras e evidentemente sabe empregá-las com todos aqueles que cruzam o seu caminho. E isso vale também para o ambiente virtual. Afinal de contas, uma postagem nossa pode chegar onde nem imaginamos.

Por isso,  transborde essa atitude humanitária de incentivo e de positividade nas redes sociais. Há um pensamento bem legal de Alziro Zarur, um radialista brasileiro, que diz: “uma palavra, pode salvar uma vida. Uma palavra pode perder uma vida”. Pense nisso!

4. Escute músicas e leia frases de amor ao próximo

Além de compartilhar o amor ao próximo por meio das redes sociais, você pode alimentar em si mesmo esse sentimento. As frases e as músicas de amor ao próximo são ótimas para fazer crescer esse sentimento.

Sendo assim, confira algumas frases que você pode ler, refletir e até levar como um mantra para a sua vida:

  • “respeitar a liberdade de individualidade de todos é uma forma de amor ao próximo”;
  • “amor ao próximo é a maior prova de que a humanidade existe”;
  • “dê amor ao próximo e a vida te dará muito mais do que você tinha antes”;
  • “o amor ao próximo consiste em fazer ao outro aquilo que você gostaria que fizessem para você”;
  • “ninguém sabe a dor que o outro passou. Ninguém sabe as lutas que o outro lutou. Ame mais, julgue menos”;
  • “respeito e amor ao próximo são a base para um mundo melhor. Respeite e ame tudo e todos que vivem a sua volta.”.

Agora, vamos ver algumas músicas que falam sobre esse sentimento de empatia e ajuda ao outro para você ouvir durante o dia:

  • Amar ao próximo – Edson e Hudson;
  • Amor é pra quem ama – Lenine;
  • O seu amor – Caetano Veloso.

Essas músicas falam do amor ao próximo e sobre como ele é importante para todas as pessoas. Ao ouvi-las e prestar atenção em suas letras, podemos perceber e internalizar esses pensamentos. Assim, você se alimenta de amor e depois o transmite para o outro em forma de ajuda, de respeito e de humildade.

5. Exerça o consumo consciente

Em um planeta tão interligado quanto o nosso, você já pensou que toda ação nossa tem uma reação? E isso não é diferente na relação de consumo.

Basta uma ida descontrolada ao supermercado, que podemos disparar um processo de desperdício ─ o que é um crime em um planeta com tanta gente passando fome. Dessa forma, incentive o consumo consciente: compre só o que for necessário!

Isso também significa dar atenção aos itens que temos. Não é porque foi lançado um novo smartphone, que precisamos deixar de lado aquele que está em bom funcionamento. Caso deseje trocar, doe o aparelho anterior.

Com as peças de roupas, faça a mesma coisa. Ao comprar um item novo, doe um que esteja parado no seu guarda-roupa. Assim, damos utilidade para o que não usamos mais e praticamos o amor ao próximo!

6. Apoie projetos sociais sérios

Outra maneira de fazer valer o sentimento cristão e o amor ao próximo é incentivar projetos sociais sérios e que sejam realmente transformadores. Priorize associações civis que tenham atuação consolidada, experiente e que realmente realizem atividades que gerem impacto social.

O ChildFund Brasil, por exemplo, demonstra bem o que representa uma atuação de qualidade. Ele está há mais de 50 anos no país e realiza projetos para transformar a vida de crianças, adolescentes e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Ao assumir um compromisso financeiro que cabe no seu bolso, você investirá no futuro melhor de famílias que sequer sabem como será o dia de amanhã. São várias as histórias transformadas, como conta este ebook gratuito e especial. Conheça esse trabalho e veja como realmente ele transforma a vida de milhares de brasileiros que sonham com um futuro mais digno!

E a sétima dica é você quem dará! Que tal compartilhar nos comentários abaixo o que tem feito para exemplificar o amor ao próximo? Fique à vontade para trazer seus exemplos, que podem ajudar a inspirar outras pessoas também.

Versículos que mostram que Jesus me Ama

Jesus lhe ama muito! Você foi criado à imagem e semelhança de Deus. Mesmo sendo pecador, ele lhe ama porque você é sua criação. Jesus veio à terra e morreu na cruz por amor a você, para você poder ter um relacionamento com Deus. Por seu amor, Jesus veio para lhe salvar da condenação e da culpa.

Quando você entende e aceita o amor de Jesus, ele transforma sua vida. Jesus lhe dá verdadeiro valor e o seu amor nunca acaba. Ele nunca lhe vai abandonar! Jesus quer preencher sua vida com amor.

Deixe o amor de Jesus transformar sua vida!

“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos. 2 Coríntios 8:9

Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu. 1 João 3:1

Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. 1 João 4:10

Nós amamos porque ele nos amou primeiro. 1 João 4:19

Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito:
“Por amor de ti enfrentamos
a morte todos os dias;
somos considerados
como ovelhas
destinadas ao matadouro”. Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

Leia também:  Como calibrar um torquímetro (com imagens)

Romanos 8:35-37

e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra.
Ele nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue, e nos constituiu reino e sacerdotes para servir a seu Deus e Pai. A ele sejam glória e poder para todo o sempre! Amém.

Apocalipse 1:5-6

  • Ó minha força, canto louvores a ti;
    tu és, ó Deus, o meu alto refúgio,
    o Deus que me ama.
  • Salmos 59:17

Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. João 15:13

O Senhor é compassivo e misericordioso,
mui paciente e cheio de amor.

Não acusa sem cessar
nem fica ressentido para sempre; não nos trata conforme os nossos pecados
nem nos retribui conforme as nossas iniquidades.

Pois como os céus se elevam acima da terra,
assim é grande o seu amor
para com os que o temem; e como o Oriente está longe do Ocidente,
assim ele afasta para longe de nós
as nossas transgressões.

Salmos 103:8-12

Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. Romanos 5:8

Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. 1 João 3:16

Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus. Efésios 5:1-2

Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8:38-39

Veja também o que a Bíblia diz sobre:

Jesus Me Ama

  • Leia nossas mensagens ao som de uma playlist especial.
  • Siga-nos no Spotify e acompanhe essa e outras playlists exclusivas.

Tocar

Quando você achar que tudo ao seu redor é escuridão, lembre-se de que alguém está com você. Quando você pensar que perdeu todas as esperanças…

Quando nada mais parece fazer sentido, quando todas as coisas perderam a graça e nada mais te interessa, quando você perde a vontade de viver.

Lembre-se, Jesus te ama, Jesus estará sempre com você, nos momentos bons e ruins. Jesus ama cada detalhe da sua existência, meu filho.

Errar é humano, todo mundo erra, apesar dos tropeços, todos temos o direito de perdão. Por mais que os caminhos tenham sido turvos e os passos sombrios. Todos merecem uma segunda chance. Por isso, Jesus te ama e estará sempre contigo, nada te afasta do Senhor, independentemente dos caminhos que você seguiu. Jesus te ama, Jesus sempre continuará te amando.

Hoje é um bom dia, um dia de recomeçar e eliminar todos os pensamentos ruins. Jesus te ama, Jesus é o seu guia, o responsável por levar o seu coração para os melhores caminhos, apesar dos dias de tristeza, ele estará contigo em todos os momentos, Jesus sempre estará contigo.

Pela primeira vez em muito tempo, eu notei que não estava sozinho. Meus dias foram ruins, por momentos eu acreditei que não iria aguentar tanto sofrimento.

Mas eu segurei firme, aguentei, e entendi que existe um alguém sempre comigo, com quem eu sempre posso contar todos os dias… Mesmo quando nenhuma pessoa estiver ao meu lado, ele estará: Jesus, o filho do nosso Senhor.

O Salvador, Jesus me ama, quando eu perdi as esperanças, eu senti o seu amor em mim. Por isso, jamais desista, Jesus te ama. Jesus ama a todos nós.

Leia frases de Jesus Cristo para se inspirar em dias melhores

Hoje eu me senti abençoada, o meu dia foi diferente, tudo estava mais alegre, radiante e até tranquilo. Tudo foi diferente, e eu notei que tudo isso é consequência da minha fé, porque Jesus me ama. E não se engane, irmão, Jesus te ama também. Ele estará conosco em todos os momentos, nos mais complicados e nos mais simples. Por isso tenha fé, deixe que o amor de Jesus toque no seu coração.

Cara, Jesus é parceiro, eu tô te falando isso, irmão, porque eu sei que você não está tão bem. Você está tendo dias difíceis de lidar, você está chateado, mas não se engane, irmão. Jesus te ama, ele jamais te deixaria de lado. Jesus é parceiro, ele será seus olhos, ouvidos e coração. Acredite, irmão, Jesus está contigo.

Estamos juntos sempre, é muito bom saber que eu estou sempre cercado de uma pessoa maravilhosa que segue os ensinamentos do Senhor.

Eu sou grato por ter sido tocado por Deus e por ter você, que compartilha da minha fé, ao meu lado. Eu me sinto amado por você, amigo. Jesus te ama, Jesus nos ama, Jesus é o que nos uniu.

Sou abençoado por ter esse laço sempre comigo, amo você. Estamos juntos para sempre.

Jesus te ama, Jesus te ama de uma maneira incondicional. O amor de Jesus é infinito, ele nunca deixará de te amar e de olhar por você. Ele te ama de todas as formas, te aceita de todas as maneiras e respeita as suas escolhas sempre. Jamais sinta-se abandonado pelo Senhor, porque o amor de Jesus sobre nós é infinito.

Deseje boa noite com frases de Jesus. Inspire-se!

Toda vez que você escuta que Jesus te ama, você deve pensar que não é nada além de palavras, mas essa frase tem um significado muito além de palavras. Ela, por si só, já significa amor, Jesus sempre será o verdadeiro amor. Por isso, dedique-se a retribuir e a entender a palavra do Senhor, afinal ele estará contigo em todos os momentos. Não são apenas palavras ao vento, é amor de verdade.

Descubra tudo que a sua casa pode te proporcionar

O sentimento que está dentro do seu coração!

Oi, amiga, hoje eu te vi um pouco pra baixo, você não conseguiu suprir suas expectativas e ficou desanimada. Mas eu queria te dizer, amiga, o quanto eu me orgulho de você e das suas conquistas. Por favor, não desanime, tenha fé, Jesus te ama, e com a graça do nosso Senhor você irá conseguir concluir todos os seus passos. Jamais desanime, você nunca está sozinha. Fique bem!

Mãe, eu sou tão grata por ser sua filha, você é guerreira, você luta por toda a sua família e enfrenta todas as dificuldades sem perder sua fé.

Você é uma mulher grandiosa, que segue os ensinamentos do Senhor, é por isso e por outros motivos que Jesus te ama tanto. É impossível colocar em palavras o tamanho desse amor e do meu orgulho por você.

Eu te amo, mãe, agradeço sempre a Deus por compartilhar minha vida contigo.

Gratidão a Deus: Compartilhe belas frases!

Tire um minuto para você, pense em você, olhe todas as coisas que você realizou neste ano. Olhe como sua gentileza e o seu amor te levou longe. Tudo isso pela graça de Deus. Pense em todas as coisas boas que preencham o seu coração. E se coloque em primeiro lugar, seja feliz. Jesus te ama e aprecia a sua felicidade, portanto viva!

Quando eu penso sobre felicidade, penso muito em você. Porque você em pouco tempo se tornou o meu principal motivo de felicidade. Você me levou para o caminho da fé, e eu retribuí com o meu amor. Hoje, eu não tenho dúvida de que quero estar com você pela graça do Senhor Jesus. Jesus te ama, eu te amo, e amo a nossa felicidade compartilhada.

Caminhe para a felicidade com lindas frases

Por muito tempo, eu achei que jamais poderia ser feliz novamente. Quando você se foi, eu senti doer, fiquei triste, me abracei à solidão. Eu precisei de um tempo para entender que eu não estava sozinha.

Levou tempo para notar que Jesus estava comigo, afinal, assim como Jesus te ama, ele também me ama, e não me abandonou. Hoje, estou melhor, feliz e superei.

Agora estou em busca das minhas realizações, mesmo torcendo para que você esteja bem.

Deus nos ensinou o que é amor, ao nos ceder seu próprio filho. Deus nos mostrou o que é o verdadeiro amor. Deus é amor, e Jesus te ama. Por isso, ame o próximo acima de tudo, o ódio jamais te levará a algum lugar. Odiar em vão é pecado, respeite as escolhas do próximo, ame a todos, assim como Jesus te ama. Dessa forma, você chegará à sua verdadeira paz de espírito.

Leia também:  Como alterar a resolução no photoshop: 8 passos

O que é o casamento de acordo com a Palavra de Deus?

Deus criou toda a humanidade com a capacidade de prosperar e aproveitar a vida, casada ou não! Mas para aqueles de nós que escolheram o casamento, não é a perspectiva de uma vida feliz juntos o que nos motiva a entrar em um relacionamento matrimonial e prometer amar e cuidar uns aos outros, “até que a morte nos separe?”

Como cristãos, vamos ao mesmo tempo perceber que, para que um casamento tenha sucesso e seja verdadeiramente uma união feliz, é bom procurar na Bíblia alguns fatos e diretrizes vitais que nos ajudarão em nosso caminho.

Um relacionamento feliz e gratificante

É muito claro que, desde o início, Deus pretendia que a união matrimonial fosse abençoada, gratificante e feliz. Primeiro, Ele criou o homem à sua própria imagem: capaz de amar, comunicar e criar, e colocou-o em um belo jardim onde todos os desejos de um coração humano puro poderiam ser encontrados. Mas o incrível trabalho de criação de Deus não foi completo até que Ele fez uma mulher.

“E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.’” Gênesis 2:18. Uma ajudante, uma companheira, seu igual, alguém para compartilhar seus pensamentos mais profundos e retornar seu amor infalível! Quando Deus levou a mulher a Adão, sua alegria foi completa como ele declarou, “Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne.” Gênesis 2:23.

Após esta declaração, lemos, “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2:24.

O próprio Jesus repete este versículo em Mateus 19: 5 e acrescenta, “Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” Mateus 19:6.

O apóstolo Paulo novamente se refere ao mesmo versículo, explicando que a união matrimonial é uma figura do “grande mistério”, Cristo e a igreja. (Efésios 5:32)

Um antídoto fantástico para um problema muito real

Não podemos deixar de perceber que Deus vê o casamento como um relacionamento sagrado e altamente exaltado! Isso é o que Ele pretendia que fosse desde o começo.

Ele também desde o princípio deu à humanidade leis que garantiriam a felicidade enquanto Suas leis fossem obedecidas. Infelizmente, porém, um ato de desobediência mudou tudo e o pecado entrou na boa criação de Deus.

Se formos honestos, admitiremos rapidamente que ainda é pecado que destrói relacionamentos, perturba a harmonia do casamento e faz com que o amor se torne frio.

A maioria das pessoas percebe que nascemos como criaturas egoístas e egocêntricas, com uma incrível capacidade de olhar para nós mesmos e para nosso próprio prazer.

Esta é uma receita pobre para um casamento feliz! Jesus nos oferece um antídoto fantástico para esta doença em Lucas 9:23.

“E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.’”  

Não apenas dois corações, mas dois testamentos

Para entender melhor isso, precisamos entender o que significa “negar a nós mesmos” e “tomar nossa cruz”. Podemos nos negar as coisas com bastante facilidade. Se alguém quiser perder peso, por exemplo, pode negar-se ao luxo de doces e guloseimas insalubres. Mas o que Jesus fala é claramente algo muito mais profundo do que isso.

“Negar a nós mesmos” tem a ver com nossa própria vontade – nossos desejos, vontades e demandas que derivam de nossa natureza autocentrada como humanos.

Como resultado da queda, nossa própria vontade é quase sempre contrária à vontade de Deus.

Em um relacionamento matrimonial, logo descobriremos que não apenas dois corações e vidas se unem, mas também duas personalidades distintas, cada uma com sua vontade e vontade própria!

Jesus também tinha uma vontade humana, mas Ele disse: “Não a minha vontade, mas a tua vontade”. Lucas 22:42. Jesus escolheu negar a Sua vontade para fazer a vontade de Deus. Em Hebreus 10: 9 Ele diz, “Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade.

” Jesus veio para fazer a vontade de Deus em Seu corpo humano, e isso custou a Sua vontade. Ele é o nosso exemplo em tudo, então nós também podemos negar a nossa vontade e fazer a vontade de Deus.

Isso resultará em um relacionamento feliz e um casamento cada vez melhor.

Jesus morreu na cruz para expiação dos nossos pecados. Mas durante a Sua vida, Ele tomou Sua cruz – significando que o pecado que Ele levou em Sua natureza humana não foi permitido viver. Isto é o que Paulo se refere como “o morrer do Senhor Jesus” em 2 Coríntios 4:10.

Jesus nos convida a segui-lo neste caminho onde o pecado pode ser vencido no poder do Espírito Santo.

Se aceitarmos Seu convite e seguirmos Seus passos, Sua vida também se manifestará em nossos corpos, para o crescente benefício e bênção dos que nos rodeiam, incluindo nosso cônjuge!

Podemos enriquecer a vida um do outro!

É uma boa notícia que Deus não mudou de ideia sobre o casamento, apesar do pecado que veio ao mundo através do primeiro casal! Seu coração anseia que seja bem sucedido para nós, e Seu amor nos proveu com leis que, se as mantivermos, nos libertarão de nossa natureza humana para que possamos aprender a amar uns aos outros como Ele nos ama. A natureza humana é uma mercadoria contrária! É preciso muito pouco para um pequeno mal-entendido, um hábito de que não gostamos, uma palavra impensada ou um olhar crítico para colocar uma nuvem sobre nossos relacionamentos. A natureza humana é tão facilmente ofendida!

Mas, felizmente, temos a Palavra e as leis de Deus para nos ajudar. Se seguirmos, por exemplo, as palavras de Colossenses 3: 12-14, temos boa esperança para um relacionamento feliz e satisfatório da maneira que Deus pretendia que fosse.

“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.

E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.” Isso não significa que sempre concordaremos ou manteremos o mesmo ponto de vista sobre todos os assuntos. Deus nos criou como indivíduos com diferentes personalidades e maneiras de pensar.

Mas podemos nos encorajar mutuamente de acordo com as leis de humildade, bondade e misericórdia de Deus. Desta forma, podemos enriquecer as vidas uns dos outros e ser os verdadeiros ajudantes uns dos outros que Deus pretendia que fôssemos.

Uma relação de confiança mútua e fidelidade

A Bíblia diz que o casamento é honrado entre todos. (Hebreus 13: 4) Ele quer dizer que é um relacionamento honroso para ambas as partes. Não há lugar no coração de Deus ou plano para a humanidade para a opressão, seja da parte do homem ou da mulher, independentemente de que cultura ou origem viemos.

Em Provérbios 18:22 lemos, “Aquele que encontra uma esposa, acha o bem.” Deus abençoou o relacionamento matrimonial desde o início (Gênesis 1: 27-28), e Ele claramente pretendia que fosse de mútua confiança e fidelidade uns aos outros.

Como companheiros no modo de vida, marido e mulher podem trabalhar juntos como uma equipe e aprender a amar uns aos outros mais e mais, para que possam crescer juntos em tudo que é bom.

Se esta é a nossa experiência, então podemos verdadeiramente dizer que temos um casamento feliz, sabendo ao mesmo tempo que o que é bom sempre pode ser melhor!

E se ainda não estivermos lá, não temos motivos para perder a esperança.

Nós podemos ter plena confiança em Deus que podemos chegar lá! Deus ainda ama criar e se buscarmos e seguirmos Suas boas leis e mandamentos, Ele criará uma nova vida dentro de nós.

Então, também em nosso relacionamento matrimonial, nos tornaremos uma nova criação em Cristo. “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Efésios 2:10.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*