Como alterar a resolução no photoshop: 8 passos

Observação:

O Photoshop possui uma caixa de diálogo Tamanho da imagem atualizada. Consulte Redimensionamento de imagens para obter mais informações.

As dimensões em pixels medem o número total de pixels ao longo de largura e da altura de uma imagem. A resolução é a nitidez de detalhes em uma imagem bitmap e é medida em pixels por polegada (ppi). Quanto mais pixels por polegada, maior a resolução. Geralmente, uma imagem com uma resolução maior produz uma imagem impressa de melhor qualidade.

Como Alterar a Resolução no Photoshop: 8 Passos

Mesma imagem a 72 ppi e 300 ppi; 200% de zoom de entrada

A menos que uma imagem seja redefinida (consulte, Redefinição da resolução), a quantidade de dados da imagem continua constante quando a dimensão ou a resolução de impressão é alterada. Por exemplo, se a resolução de um arquivo for alterada, a largura e a altura também serão para manter a mesma quantidade de dados da imagem.

No Photoshop, é possível ver a relação entre a resolução da imagem na caixa de diálogo Tamanho da imagem (escolha Imagem > Tamanho da imagem). Desmarque Restaurar resolução da imagem para não alterar a quantidade de dados de imagem na foto.

A seguir altere a largura, altura ou resolução. Conforme um valor é alterado, os outros dois também mudam proporcionalmente.

Com a opção Restaurar resolução da imagem selecionada, é possível alterar a resolução, a largura e a altura da imagem para atender às necessidades de impressão ou na tela.

Como Alterar a Resolução no Photoshop: 8 Passos

As dimensões em pixels equivalem ao tamanho do documento (saída) multiplicado pela resolução.

A. Resolução e dimensões originais B. Diminuição da resolução sem alterar as dimensões em pixels (sem redefinição da resolução) C. A diminuição da resolução no mesmo tamanho de documento reduz as dimensões em pixels (com redefinição da resolução). 

Se desejar exibir rapidamente o tamanho da imagem atual de um documento, use a caixa de informações na parte inferior da janela do documento.

  1. Posicione o ponteiro sobre a caixa de informações do arquivo e mantenha pressionado o botão do mouse.

O tamanho de arquivo de uma imagem corresponde ao tamanho digital do arquivo de imagem, medido em kilobytes (K), megabytes (MB) ou gigabytes (GB). O tamanho do arquivo é proporcional às dimensões em pixels da imagem.

Imagens com um número maior de pixels podem reproduzir mais detalhes em um determinado tamanho impresso, mas exigem mais espaço em disco para armazenamento e podem ser mais lentas na edição e impressão.

Consequentemente, a resolução da imagem torna-se um ajuste entre a qualidade da imagem (capturando todos os dados necessários) e o tamanho do arquivo.

Outro fator que afeta o tamanho do arquivo é o formato do arquivo. Por causa da variação nos métodos de compactação utilizados pelos formatos GIF, JPEG, PNG e TIFF, os tamanhos de arquivo podem variar consideravelmente para as mesmas dimensões em pixels. Da mesma maneira, a profundidade de bits de cores e o número de camadas e canais em uma imagem afetam o tamanho do arquivo.

O Photoshop oferece suporte para dimensões em pixels de até 300.000 por 300.000 pixels por imagem. Essa restrição limita o tamanho da impressão e a resolução disponíveis para uma imagem.

A resolução do monitor é descrita em dimensões de pixel. Por exemplo, se a resolução do monitor e as dimensões de pixel da foto tiverem o mesmo tamanho, a foto preencherá a tela quando for visualizada a 100%.

A largura da imagem exibida na tela depende de uma combinação de fatores: as dimensões de pixel da imagem, o tamanho do monitor e a configuração da resolução do monitor.

No Photoshop, é possível alterar a ampliação da imagem na tela, o que facilita o trabalho com imagens de qualquer dimensão de pixel.

Como Alterar a Resolução no Photoshop: 8 Passos

Uma imagem de 620 x 400 pixels exibida em monitores de vários tamanhos e resoluções.

Ao preparar imagens para visualização na tela, leve em consideração a menor resolução do monitor em que a foto pode ser visualizada.

A resolução da impressora é medida em pontos de tinta por polegada, também conhecida como dpi. Geralmente, quanto mais pontos por polegada, melhor será o resultado impresso.

A maioria das impressoras jato de tinta tem uma resolução de aproximadamente 720 a 2880 dpi.

(Tecnicamente, as impressoras jato de tinta tem um jato microscópico de tinta, não pontos reais como fotocompositoras ou impressoras a laser.)

A resolução da impressora é diferente da resolução da imagem, mas ambas estão relacionadas. Para imprimir uma foto de alta qualidade em uma impressora jato de tinta, uma resolução de imagem de pelo menos 220 ppi deve produzir bons resultados.

Frequência de tela corresponde ao número de pontos da impressora, ou de células de meio-tom, por polegada utilizados para imprimir imagens em tons de cinza ou separações de cores.

Também conhecida como controle da tela ou linhas da tela, a frequência é medida em linhas por polegada (lpi) ou de células por polegada em uma tela de meio-tom.

Quanto mais alta a resolução do dispositivo de saída, mais preciso é o controle da tela (mais alto) usado.

A relação entre a resolução da imagem e a frequência de tela determina a qualidade dos detalhes na imagem impressa.

Para produzir uma imagem de meio-tom com a melhor qualidade, é utilizada geralmente uma resolução de imagem que varia de 1,5 até 2 vezes a frequência de tela.

Entretanto, com algumas imagens e dispositivos de saída, uma resolução mais baixa pode produzir bons resultados. Para determinar a frequência de tela da sua impressora, consulte a documentação correspondente ou entre em contato com o provedor de serviços.

Observação:

Algumas fotocompositoras e impressoras a laser de 600 dpi usam tecnologias de vídeo diferentes das de meio-tom. Se estiver imprimindo uma imagem em uma impressora que não seja de meio-tom, consulte seu provedor de serviços ou a documentação da impressora para conhecer as resoluções de imagem recomendadas.

Como Alterar a Resolução no Photoshop: 8 Passos

Exemplos de frequência de tela

A. 65 lpi: Tela inferior normalmente usada na impressão de boletins informativos e cupons de mercadorias B. 85 lpi: Tela padrão normalmente usada na impressão de jornais C. 133 lpi: Tela de alta qualidade normalmente usada na impressão de revistas de quatro cores D. 177 lpi: Tela de altíssima qualidade normalmente usada para relatórios anuais e imagens em livros de artes 

Para imprimir uma imagem usando uma tela de meio-tom, a faixa de resoluções de imagem compatíveis depende da frequência de tela do dispositivo de saída. O Photoshop pode determinar a resolução de imagem recomendada com base na frequência de tela do dispositivo de saída.

Observação:

Se a resolução da imagem for 2,5 vezes maior que a do controle da tela, aparecerá uma mensagem de alerta ao imprimir a imagem. Isso significa que a resolução da imagem é maior do que o necessário para a impressora. Salve uma cópia do arquivo e reduza a resolução.

  1. Escolha Imagem > Tamanho da Imagem.
  2. Para Tela, digite a frequência de tela do dispositivo de saída. Se necessário, escolha outra unidade de medida. Observe que o valor da tela é usado apenas para calcular a resolução da imagem e não para definir a tela para impressão.
  3. Em Qualidade, selecione uma opção:

    Produz uma resolução igual à frequência de tela (não inferior a 72 pixels por polegada).

    Produz uma resolução 1,5 vezes maior que a frequência de tela.

    Produz uma resolução 2 vezes maior que a frequência de tela.

  1. Siga um destes procedimentos:
    • Escolha Visualizar > Tamanho da impressão.
    • Selecione a ferramenta Mão ou a ferramenta Zoom e clique em Tamanho da Impressão na barra de opções.

    A imagem é exibida novamente no tamanho impresso aproximado, conforme especificado na área Tamanho do Documento da caixa de diálogo Tamanho da Imagem. O tamanho e a resolução do monitor afetam o tamanho da impressão na tela.

    Observação:

    O comando Tamanho da impressão não está disponível na versão Creative Cloud.

Redefinir a resolução é alterar a quantidade de dados da imagem conforme as dimensões de pixel ou a resolução de uma imagem são alteradas.

Quando você diminui a resolução (reduz o número de pixels), algumas informações são excluídas da imagem. Ao redefinir uma resolução mais alta (aumentar o número de pixels ou aumentar a resolução), são adicionados novos pixels.

Especifique um método de interpolação para determinar como os pixels serão adicionados ou excluídos.

Como Alterar a Resolução no Photoshop: 8 Passos

Redefinição da resolução de pixels

A. Resolução reduzida B. Original C. Resolução aumentada (pixels selecionados exibidos para cada conjunto de imagens) 

Lembre-se de que a redefinição da resolução pode gerar uma imagem de qualidade inferior. Por exemplo, quando você redefine a resolução da imagem com dimensões em pixels maiores, a imagem perde alguns detalhes e a nitidez. Aplicar o filtro Máscara de Nitidez a uma imagem com resolução redefinida ajuda a focalizar novamente os detalhes da imagem.

É possível evitar a redefinição da resolução digitalizando ou criando a imagem com uma resolução suficientemente alta. Para visualizar os efeitos da alteração das dimensões em pixels na tela ou para imprimir provas com diferentes resoluções, redefina uma cópia do seu arquivo.

Leia também:  Como apagar todas as suas conversas do snapchat: 6 passos

O Photoshop redefine a resolução das imagens usando um método de interpolação para atribuir valores de cores a novos pixels com base nos valores de cores dos pixels existentes. É possível escolher o método a ser utilizado na caixa de diálogo Tamanho da Imagem.

Um método rápido e menos preciso de reproduzir pixels de uma imagem.

Esse método deve ser usado com ilustrações que contenham arestas sem suavização de serrilhado, para preservar as arestas sólidas e produzir um arquivo menor.

Entretanto, esse método pode produzir efeitos irregulares, que se tornam visíveis ao distorcer ou redimensionar uma imagem ou ao executar várias manipulações em uma seleção.

Um método que adiciona pixels, calculando a média dos valores de cor dos pixels adjacentes. Produz resultados de qualidade média.

Um método mais lento, porém, mais preciso, baseado no exame dos valores dos pixels adjacentes. Por usar cálculos mais complexos, Bicúbico produz gradações tonais mais suaves do que Pelo mais Próximo ou Bilinear.

Um bom método para aumentar imagens com base na interpolação Bicúbica, mas desenvolvido para produzir resultados mais suaves.

Um bom método para reduzir o tamanho da imagem com base na interpolação Bicúbica, com nitidez aprimorada. Esse método mantém os detalhes em uma imagem com resolução redefinida. Se Bicúbico mais Nítido tornar nítido demais algumas áreas da imagem, tente usar o Bicúbico.

Observação:

É possível especificar um método de interpolação padrão a ser usado sempre que o Photoshop redefine a resolução dos dados da imagem. Escolha Editar > Preferências > Geral (Windows) ou Photoshop > Preferências > Geral (Mac OS) e escolha um método no menu Métodos de Interpolação de Imagem.

Alterar as dimensões em pixels de uma imagem afeta não apenas o tamanho na tela, mas também a qualidade da imagem e as características impressas, as dimensões impressas ou a resolução da imagem.

  1. Escolha Imagem > Tamanho da Imagem.
  2. Para manter as proporções atuais entre a largura e a altura dos pixels, selecione Restringir Proporções. Essa opção atualiza automaticamente a largura quando a altura é alterada e vice-versa.
  3. Em Dimensões em Pixels, digite valores para Largura e Altura. Para digitar valores como porcentagens das dimensões atuais, escolha Porcentagem como a unidade de medida. O novo tamanho de arquivo da imagem é exibido na parte superior da caixa de diálogo Tamanho da Imagem, com o tamanho de arquivo anterior entre parênteses.
  4. Verifique se a opção Redefinir a Resolução da Imagem está marcada e escolha um método de interpolação.
  5. Se a imagem apresentar camadas com estilos aplicados, selecione Redimensionar Estilos para redimensionar os efeitos na imagem redimensionada. Essa opção apenas estará disponível se a opção Restringir Proporções estiver selecionada.
  6. Ao concluir a configuração das opções, clique em OK.

    Observação:

    Para obter os melhores resultados ao produzir uma imagem menor, reduza a resolução e aplique o filtro Máscara de Nitidez. Para produzir uma imagem maior, digitalize-a novamente com uma resolução mais alta.

Ao criar uma imagem para mídia impressa, é útil especificar o tamanho da imagem em relação às dimensões impressas e à resolução da imagem.

Essas duas medidas, chamadas de tamanho do documento, determinam a contagem total de pixels e, portanto, o tamanho do arquivo da imagem; o tamanho do documento também determina o tamanho base no qual uma imagem é colocada em outro aplicativo.

Além disso, é possível manipular o redimensionamento da imagem impressa com o comando Imprimir. Entretanto, as alterações efetuadas com esse comando afetarão somente a imagem impressa, mas não o tamanho do documento do arquivo da imagem.

Se você ativar a redefinição da resolução para a imagem, poderá alterar as dimensões de impressão e a resolução de maneira independente (além de alterar o número total de pixels na imagem).

Se você desativar a redefinição da resolução, poderá alterar as dimensões ou a resolução — o Photoshop ajustará o outro valor automaticamente para preservar a contagem total de pixels.

Para obter a melhor qualidade de impressão, altere primeiramente as dimensões e a resolução sem redefinir a resolução. Em seguida, redefina a resolução conforme necessário.

  1. Escolha Imagem > Tamanho da Imagem.
  2. Altere as dimensões de impressão e/ou a resolução da imagem:
    • Para alterar apenas as dimensões de impressão ou apenas a resolução e o ajuste do número total de pixels na imagem proporcionalmente, selecione Redefinir a resolução da imagem e escolha um método de interpolação.
    • Para alterar as dimensões de impressão e a resolução, sem alterar o número total de pixels de uma imagem, desmarque a opção Redefinir a Resolução da Imagem.
  3. Para manter as proporções atuais entre a largura e a altura da imagem, selecione Restringir Proporções. Essa opção altera automaticamente a largura quando a altura é alterada e vice-versa.
  4. Em Tamanho do Documento, digite novos valores para a largura e a altura. Se desejar, escolha uma nova unidade de medida. Observe que, para Largura, a opção Colunas utiliza a largura e os tamanhos de medianiz especificados nas preferências de Unidades e Réguas.
  5. Para Resolução, digite um novo valor. Se desejar, escolha uma nova unidade de medida.

    Observação:

    Para restaurar os valores iniciais exibidos na caixa de diálogo Tamanho da Imagem, mantenha pressionada a tecla Alt (Windows) ou Option (Mac OS) e clique em Redefinir.

O tamanho do arquivo depende das dimensões de uma imagem em pixels e do número de camadas que ela contém.

Imagens com mais pixels podem reproduzir mais detalhes quando impressas, mas requerem mais espaço de armazenamento em disco e podem ser mais lentas para editar e imprimir.

É necessário controlar o tamanho dos arquivos para garantir que eles não fiquem excessivamente grandes para os seus objetivos. Se o arquivo ficar excessivamente grande, reduza o número de camadas na imagem ou altere o tamanho da imagem.

As informações sobre o tamanho do arquivo de uma imagem estão na parte inferior da janela do aplicativo.

Revelando detalhes e aumentando a nitidez das suas fotos no Photoshop

Já discutimos sobre os diversos tipos de desfoque, termo usado quando se fala sobre uma imagem sem foco, criando o efeito “embaçado” ou “borrado”, onde os detalhes são difíceis de distinguir.

Se por um lado, é possível produzir desfoque nas imagens com o Photoshop, por outro também é possível reduzí-lo ou até removê-lo. Para isso, o software da Adobe possui vários filtros dentro da seção “Nitidez”, sendo a principal opção a “Nitidez Integente”, que aplica automaticamente mais nitidez às áreas que mais precisam.

Neste tutorial, vamos aprender a utilizar o filtro “Aplicação Inteligente de Nitidez” do Photoshop, usado para obter este tipo de efeito. Para isso, acompanhe nosso passo a passo abaixo.

Passo 1: abra a imagem no Photoshop

Inicie o Photoshop e abra a imagem em que você deseja aplicar o filtro através do comando “Arquivo”

> “Abrir” (ou File > Open, em inglês). Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + O” para este comando. Como Alterar a Resolução no Photoshop: 8 Passos

Selecionando o comando “Abrir” no Photoshop.

Localize em seu computador a imagem desejada e clique em “Abrir”. A imagem que vamos utilizar neste tutorial é a seguinte:

Como Alterar a Resolução no Photoshop: 8 Passos

Para exemplificar, utilizaremos uma imagem com muitos detalhes (pêlos), porém com pouca definição.

Agora que a imagem foi selecionada, abra o filtro “Aplicação Inteligente de Nitidez” pelo comando de menu “Filtro”

> “Tornar Nítido” > “Aplicação Inteligente de Nitidez…” , (ou Filter > Sharpen > Smart Sharpen…, se você utilizar a versão em inglês). Como Alterar a Resolução no Photoshop: 8 Passos

Selecionando o comando de menu “Aplicação Inteligente de Nitidez” em “Filtro” > “Tornar Nítido” no Photoshop.

Passo 3: configure a nitidez inteligente

Você será apresentado à caixa de diálogo do comando “Aplicação Inteligente de Nitidez”.

Como Alterar a Resolução no Photoshop: 8 Passos

Caixa de diálogo “Aplicação Inteligente de Nitidez”.

Nesta janela, será possível ajustar a melhora de nitidez da imagem através das seguintes opções:

  • Intensidade (ou Amount, em inglês): determina a quantidade ou força do efeito de nitidez aplicado. Quanto maior a porcentagem, mais aguçados ficarão os detalhes da imagem;
  • Raio (ou Radius, em inglês): determina o tamanho da área que será considerada para a aplicação de nitidez. Quanto maior o número, maior a área da imagem afetada pelo filtro;
  • Reduzir ruído (ou Reduce Noise, em inglês): o aumento da nitidez pode fazer com que alguns detalhes e texturas fiquem superexpostos, efeito que pode ser atenuar com a redução de ruído integrada ao filtro. Quanto maior a porcentagem, mais intensa será a redução de ruído;
  • Remover (ou Remove, em inglês): especifica o tipo de desfocagem que o filtro irá remover – a causada pela lente da câmera, gaussiana; ou de movimento, quando a foto fica tremida;
  • Não se esqueça de deixar a caixa de seleção “Visualizar” (Preview, em inglês) marcada para ver os resultados dos ajustes na imagem em tempo real;
  • Predefinição (ou Preset, em inglês): lista as predefinições salvas do filtro. Também lista outras opções, onde é possível salvar e excluir predefinições salvas;
  • Clicando e arrastando sobre a caixa de visualização, você poderá mover a prévia da imagem, e clicando sobre o botão + ou -, você poderá aplicar zoom a ela. A opção “Sombras/Realces” permite que se aplique o filtro seletivamente aos tons claros ou escuros.

Em nossa imagem de exemplo, o resultado da aplicação de nitidez foi este:

Leia também:  Como alimentar guppies: 13 passos (com imagens)

Como Alterar a Resolução no Photoshop: 8 Passos

Na imagem acima, utilizamos a Aplicação Inteligente de Nitidez com Intesidade 200%, Raio 1,0px, Reduzir ruído 10%, e Remover Desfoque de Lente.

Assim que fizer todos os ajustes e ficar satifeito com o resultado pré-visualizado, clique no botão OK para fechar a caixa de diálogo “Aplicação Inteligente de Nitidez” e aplicar o ajuste.

Não se esqueça de salvar as alterações na imagem usando o comando de menu “Arquivo” > “Salvar”, (ou File > Save, em inglês). Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + S” para este comando.

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Como editar fotos no Photoshop

Além disso, usuários iniciantes podem usar o Photosop para remover manchas e espinhas da pele, inserir textos sobre imagens e simular o efeito modo retrato encontrado em aplicativos e recursos da câmera de celulares. Para saber como usar alguns recursos básicos para editar suas fotos usando o Adobe Photoshop em computadores com Windows e no MacOS, confira nossas dicas.

1 de 27
Veja como usar funções básicas do Adobe Photoshop para editar suas imagens como um profissional — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

Veja como usar funções básicas do Adobe Photoshop para editar suas imagens como um profissional — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como cortar foto no Photoshop

Função encontrada em diversos outros editores, a ferramenta de cortar imagens é um dos pilares do Photoshop. O software da Adobe conta com quatro recursos para sua ferramenta de corte; saiba a seguir como usar a opção principal que permite cortar imagens a partir das extremidades do arquivo.

Passo 1. Abra uma imagem no programa e mantenha o clique esquerdo do mouse pressionado sobre o ícone em destaque na imagem abaixo. Note que a ferramenta de corte fica na barrra de ferramentas na lateral da tela;

2 de 27
Ação para abrir as opções para a ferramenta de corte do Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Ação para abrir as opções para a ferramenta de corte do Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 2. Selecione a opção “Crop Tool” para ativar a ferramenta de corte padrão do software;

3 de 27
Ação para definir a ferramenta padrão para corte de imagens no Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Ação para definir a ferramenta padrão para corte de imagens no Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 3. Clique e arraste para dentro do enquadramento qualquer ponto das extremidades da imagem. Quando definir seu corte, basta pressionar o botão “Enter” de seu teclado e salvar a imagem em seu PC.

4 de 27
Ação para cortar imagens usando o Adobe Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Ação para cortar imagens usando o Adobe Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Como configurar o brilho e contraste nas imagens

Esse é um ajuste que proporciona melhorias importantes na escala de tons das imagens. O ajuste de brilho pode aumentar ou diminuar valores de tons, realce e sombras. Já o ajuste de contraste trata da faixa geral de valores de tonalidade das imagens.

Passo 1. Abra uma imagem para edição e acesse “Image” no menu superior do software;

5 de 27
Ação para acessar as configurações para imagens do Adobe Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Ação para acessar as configurações para imagens do Adobe Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 2. Repouse o mouse sobre “Adjustments” e, em seguida, em “Brigtness/Contrast”;

6 de 27
Ação para acessar a ferramenta para controle de brilho e contraste do Adobe Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Ação para acessar a ferramenta para controle de brilho e contraste do Adobe Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 3. Basta usar os controles deslizantes para controlar esses parâmetros. Para ver o resultado dos ajustes em tempo real, mantenha a opção “Preview” selecionada na área inferior da janela. Lembre-se que o ajuste será salvo apenas quando você pressionar o botão “OK”.

7 de 27
Ferramenta para controle de brilho e contraste do Adobe Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Ferramenta para controle de brilho e contraste do Adobe Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Como ajustar saturação de foto

Esse recurso permite alterar o matiz, a saturação e o brilho de cores específicas ou ajustar simultaneamente todas as cores presentes em uma imagem. O recurso pode funcionar como um ajuste fino e rápido para fotos que necessitem de cores mais vivas.

Passo 1. Abra uma imagem e clique sobre o menu “Image”. Em seguida, repouse o ponteiro do mouse sobre “Adjustments” e escolha “Hue/Saturation”;

8 de 27
Ação para acessar a ferramenta para ajuste de matiz e saturação do Adobe Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Ação para acessar a ferramenta para ajuste de matiz e saturação do Adobe Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 2. Você pode escolher usar um preset na parte de cima da ferramenta. Porém, o ajuste padronizado pode não combinar com sua imagem.

A ferramenta é configurada por padrão para que os ajustes “Hue”, “Saturation” e “Lightness” realizem alteração em todas as cores quando a opção “Master” estiver selecionada.

Para verificar as opções por tonalidades, clique sobre o ícone de setas azuis ao lado de “Master”;

9 de 27
Ação para escolher um padrão de cor para editar usando a ferramenta de matiz e saturação do Adobe Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Ação para escolher um padrão de cor para editar usando a ferramenta de matiz e saturação do Adobe Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 3. Nesse momento, escolha um dos padrões de cores. Para esse exemplo, utilizaremos a opção “Blues” para alterar tons em azul;

10 de 27
Ação para definir um padrão de cor para alterar ajustes de matiz e tonalidade de uma imagem no Adobe Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Ação para definir um padrão de cor para alterar ajustes de matiz e tonalidade de uma imagem no Adobe Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 4. Use os botões deslizantes e confira como a imagem é alterada ao fundo. Quando estiver satisfeito com os ajustes, pressione “OK” para salvá-los.

11 de 27
Comandos deslizantes para alterar parametros de matiz e saturação em imagens no Adobe Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Comandos deslizantes para alterar parametros de matiz e saturação em imagens no Adobe Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Como ajustar exposição de uma foto

Exposição é a quantidade de luz captada pela câmera para criar a imagem. Esse fator pode ser alterado durante o processo de edição no Photoshop. Quando uma imagem está muito escura, dizemos que ela está subexposta. Quando há claridão em excesso, dizemos que ela está superexposta. Veja como resolver esse problema usando o Photoshop.

Passo 1. Abra uma imagem e vá até “Image” no menu superior. Em seguida, repouse o ponteiro do mouse em “Adjustments” e acesse “Exposure”;

12 de 27
Ação para acessar a ferramenta para ajuste de exposição do Adobe Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Ação para acessar a ferramenta para ajuste de exposição do Adobe Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 2. Use os controles deslizantes “Exposure”, “Offset” e “Gamma” para resolver a subexposição ou superexposição na imagem.

13 de 27
Ação para ajustar parâmetros de exposição para imagens em uma imagem no Adobe Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Ação para ajustar parâmetros de exposição para imagens em uma imagem no Adobe Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Como redimensionar imagens no Photoshop

Passo 1. Abra uma imagem e acesse a aba “Image”. Em seguida, acesse o recurso “Image Size”;

14 de 27
Ação para acessar a ferramenta de redimensionamento de imagens do Adobe Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Ação para acessar a ferramenta de redimensionamento de imagens do Adobe Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 2. O redimensionamento é feito inserindo valores para Pixels da imagem sem efetuar cortes. Sendo assim, o enquadramento original da imagem é mantido. Mantenha selecionada a opção “Constrain Proportions” para que a proporção da imagem seja mantida.

15 de 27
Ajustes da ferramenta para redimensionar imagens no Adobe Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Ajustes da ferramenta para redimensionar imagens no Adobe Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Como aplicar filtros no Photoshop

Assim como em aplicativos famosos para celular como o Instagram, o Photoshop também oferece filtros. A ferramenta é capaz de amplificar cores para alterar a tonalidade de imagens de forma simples. Confira.

Passo 1. Abra a imagem e selecione “Image” no menu superior do software. Em seguida, repouse o ponteiro do mouse sobre “Adjustments” e escolha “Photo Filter”;

16 de 27
Ação para acessar a ferramenta para filtros do Adobe Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Ação para acessar a ferramenta para filtros do Adobe Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 2. Nesse momento, clique sobre o nome do filtro atual para ver mais opções, como mostra a imagem abaixo;

17 de 27
Ação para escolher um tipo de filtro para imagens no Abobe Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Leia também:  Como alterar uma página para o modo paisagem no microsoft word no windows ou mac

Ação para escolher um tipo de filtro para imagens no Abobe Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 3. Escolha um dos filtros disponíveis no Photoshop;

18 de 27
Ação para escolher um tipo de filtro de imagem para usar no Adobe Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Ação para escolher um tipo de filtro de imagem para usar no Adobe Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 4. Use o ajuste deslizante “Density” para definir a intensidade de efeito aplicado na imagem.

19 de 27
Ação para ajustar a intensidade de um filtro de imagem no Adobe Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Ação para ajustar a intensidade de um filtro de imagem no Adobe Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Como escrever em imagens do Photoshop

O programa também permite adicionar textos sobre imagens para criar mensagens, propagandas e criar diferentes tipos de arquivos que necessitam de informações em texto. Usuários podem redefinir tamanho, fontes, cores e formatação dos caracteres.

Passo 1. Abra a imagem e pressione o ícone “T” na barra de ferramentas na lateral esquerda da tela. Em seguida, clique sobre o local da imagem que deseja adicionar o texto e use o teclado para digitar a informação;

20 de 27
Ação para ativar a ferramenta para caixa de texto em imagens no Adobe Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Ação para ativar a ferramenta para caixa de texto em imagens no Adobe Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 2. Use as opções na parte superior da tela para redefinir fontes, tamanho dos caracteres, formatação e cores.

21 de 27
Opções para ajustar caracteres em imagens no Adobe Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Opções para ajustar caracteres em imagens no Adobe Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Como borrar pessoas e objetos

Essa é uma dica que pode ajudar a retirar visibilidade e pontos específicos de uma imagem ou borrar rostos e objetos indesejados. A ferramenta também é útil para retirar o foco do fundo de uma imagem, reproduzindo assim, de forma não natural, o efeito obtido em câmeras DSLR e em smartphones que usam a configuração modo retrato.

Passo 1. Mantenha o clique do mouse pressionado no ícone de pingo na barra de ferramentas na lateral esquerda da tela e escolha a opção “Smudge Tool”, que é representada por um ícone de dedo;

22 de 27
Ação para ativar a ferramenta Smudge Tool no Photoshop para borrar pessoas e objetos — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Ação para ativar a ferramenta Smudge Tool no Photoshop para borrar pessoas e objetos — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 2. Regule o tamanho da área de atuação da ferramenta em “Size” e a intensidade do efeito em “Hardness”. Em seguida, dê um clique na imagem para fechar a barra de regulagem;

23 de 27
Ação para gerenciar a ação da ferramenta Smudge Tool para borrar pessoas e objetos no Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Ação para gerenciar a ação da ferramenta Smudge Tool para borrar pessoas e objetos no Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 3. Clique e arraste o ponteiro do mouse sobre um ponto da imagem para aplicar o efeito de acordo com a intensidade que configurou anteriormente.

24 de 27
Ação para aplicar o efeito blur em um imagem usando o photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Ação para aplicar o efeito blur em um imagem usando o photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Como remover manchas e espinhas da pele

Manchas na pele podem ser retiradas facilmente usando o Adobe Photoshop. O software conta com uma ferramenta específica que, com apenas um clique, entrelaça pixels tornando regiões uniformes. O procedimento pode ser usado para remover manchas e espinhas.

Passo 1. Pressione o ícone de curativo na barra de ferramenta na lateral esquerda da tela para habilitar o recurso;

25 de 27
Ação para habilitar a ferramenta que permite retirar manchas e espinhas da pela usando no Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Ação para habilitar a ferramenta que permite retirar manchas e espinhas da pela usando no Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 2. Selecione a mancha ou espinha usando a indicação do efeito que substitui o ponteiro do mouse;

26 de 27
Ação para aplicar o efeito que retirar manchas e espinha da pela no Adobe Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Ação para aplicar o efeito que retirar manchas e espinha da pela no Adobe Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 3. A ferramenta retira a mancha automaticamente, como mostra a imagem abaixo.

27 de 27
Imagem com mancha de pele retirada usando o Adobe Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costta

Imagem com mancha de pele retirada usando o Adobe Photoshop — Foto: Reprodução/Marvin Costta

Use as dicas para usar ferramentas básicas e editar sozinho suas fotos usando o Adobe Photoshop em seu PC.

Como Alterar a Resolução no Photoshop: 8 Passos

Photoshop: cinco dicas para usar o programa

Como alterar a resolução de uma imagem? – Suporte e ajuda ao cliente Shutterstock 24 horas por dia, 7 dias por semana

A resolução de uma foto refere-se diretamente ao tamanho de sua imagem. Isso significa não só seu tamanho físico em polegadas, mas também o número de pixels por polegadas.

Isso é importante porque se não há pixels ou uma resolução alta suficientes, sua imagem parecerá granulada ou de baixa qualidade no seu projeto final.

A boa notícia é que alterar a resolução de uma imagem é uma tarefa fácil.

VocabulárioQuando for mudar a resolução de uma foto, você deve começar listando os termos que aparecerão e como cada um deles se aplica a seu projeto. No geral, você provavelmente notará dois termos: dimensões de pixel & resolução da imagem.  

Dimensões de Pixel– Esse termo diz respeito ao número de pixels ao longo da largura e da altura de sua imagem.

 

Resolução da Imagem – Esse termo diz respeito à granulometria de pixels no espaço da imagem. Esse número é medido em pixels por polegada, ou ppi. Quanto maior é o ppi, maior é a resolução da imagem. No geral, um ppi maior resultará numa imagem impressa mais nítida e de alta qualidade.

 

Encontrando a Resolução Apropriada

Antes de alterar sua imagem ou projeto, você precisará saber primeiro o ppi exato de que precisa. Esta é uma tarefa rápida e fácil de resolver no Photoshop. Você vai precisar saber a frequência de tela exata de seu dispositivo de saída – sua impressora ou a tela em que seu projeto será visto. Para alcançar uma resolução apropriada, siga simplesmente esses passos:

  • Escolha Imagem > Tamanho da Imagem.
  • Clique em Auto.
  • Para a tela, insira a frequência de tela de seu dispositivo de saída. Se necessário, use uma unidade de medida diferente. O valor da tela é usado apenas para calcular a resolução da imagem e não para usar a tela para impressão.
  • Para Qualidade, selecione a opção:
    • Rascunho -Produz a mesma resolução da frequência de tela (não menor que 72 pixels por polegada).
    • Boa- Produz uma resolução 1,5 vezes maior que a frequência de tela.
    • Máxima- Produz uma resolução 2 vezes maior que a frequência de tela.

Se você escolher uma imagem de resolução com mais de 2,5 vezes a frequência de tela, uma mensagem de aviso aparecerá e pode não ser possível continuar.

Como Fazer a Alteração

A não ser que você esteja usando uma imagem reamostrada- uma imagem que já teve seus dados alterados- uma imagem vai mudar também de tamanho quando você aumentar sua resolução. Programas de edição de foto como o Photoshop deixarão todos esses dados visíveis para você na caixa de diálogo “Tamanho da Imagem”. Quando você muda um elemento da foto os outros se ajustarão automaticamente a fim de manter a imagem na sua devida proporção e com os ppi apropriados. Você pode cancelar a atualização automática selecionando a opção “reamostrada” Assim você terá maior flexibilidade para ajustar o tamanho e os ppi de acordo com sua necessidade,mas essa opção pode também resultar em imagens fora de escala e deve, portanto, ser usada de forma cuidadosa.  

Aqui estão os passos para mudar a sua resolução:

  • Escolha Imagem > Tamanho da Imagem.
  • Mantenha a atual razão entre pixels de largura e pixels de atura selecionando “Restringir Proporções”
  • Em “Dimensões de Pixel” insira seus novos valores. Para inserir porcentagens, você pode selecionar “Por cento” como unidade de medida.
  • Certifique-se de que “Reamostragem” está selecionada e escolha um método de interpolação.
  • Se sua imagem tem sobre si camadas aplicadas, selecione estilos de escala para nivelar os efeitos na imagem redimensionada. Essa opção só estará disponível se você selecionar Restringir Proporções.
  • Quando você terminar as opções de configuração, clique em OK.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*