Como aliviar tensão ocular por meio da reflexologia

O corpo humano é cheio de pontos-chave que quando pressionados ajudam a aliviar dores e equilibrar emoções, como estresse, ansiedade e tristeza. Conhecida como digitopressão, a técnica utiliza apenas  a pressão dos dedos sobre pontos específicos relacionados aos pontos de acupuntura para aliviar incômodos.

O procedimento pode ser realizado pela própria pessoa, com ou sem a ajuda de um especialista. De acordo com Reginaldo Ceolin, fisioterapeuta especialista em acupuntura, do HCor, parar as atividades por um minuto e realizar a técnica já traz efeitos benéficos. “O ideal é fazer com os olhos fechados, respirando profundamente e levando a atenção a cada ponto quando estimulado”, explica.

Para ajudar a acalmar a mente e eliminar o estresse e ansiedade, Ceolin indica alguns pontos e a maneira correta de ativá-los. Confira nas fotos a seguir:

1)Topo da cabeça

Como Aliviar Tensão Ocular por meio da Reflexologia

Ponto indicado para trazer a calma

O primeiro ponto situa-se no meio do crânio, no topo da cabeça. Ativá-lo ajuda a beneficiar o cérebro e os sentidos, elevar a mente e acalmar as emoções.  “Quando a pessoa é muito agitada ou autoritária, ela pode ter dores de cabeça, pressão alta e pensamentos muito confusos. Então, esse ponto ajuda a baixar um pouco essa condição”, afirma o especialista.

Estímulo: aperte o ponto com os dedos médios e segure.

2)  Meio da cabeça

Como Aliviar Tensão Ocular por meio da Reflexologia

Pressão deve ser feita com os dedos médios, anulares e indicadores

A localização fica cerca de um polegar para os lados, para frente e para trás do primeiro ponto (veja na foto acima). Também é indicado para acalmar a mente e organizar os pensamentos.

Estímulo: pressione com os dedos médios, anulares e indicadores e segure por alguns segundos.

  • Cromoterapia: entenda como o uso das cores pode melhorar seu dia

3) Meio da testa

Como Aliviar Tensão Ocular por meio da Reflexologia

Estímulo indicado para diminuir a ansiedade

  • Localizado entre as sobrancelhas, esse é um dos principais pontos que quando estimulado ajuda a tranquilizar, equilibrar o sistema nervoso e aliviar a ansiedade.
  • Estímulo: basta pressionar e segurar por alguns segundos enquanto respira profundamente.
  • 4) Região do buço 

Como Aliviar Tensão Ocular por meio da Reflexologia

Os movimentos devem ser realizados de um lado para o outro

Este ponto localiza-se entre o nariz e o lábio superior. É um dos mais importantes para a restauração da consciência. Ativá-lo ajuda a acalmar a mente, renovar o ânimo e fazer o fluxo energético na parte central do corpo fluir de maneira mais adequada.

Estímulo: massagear com pressão moderada usando o dedo indicador, fazendo movimentos de um lado para o outro.

5) Parte superior do queixo

Como Aliviar Tensão Ocular por meio da Reflexologia

Ponto fica na região do cavanhaque

Esse ponto fica bem abaixo do lábio inferior (na região do cavanhaque). Realizar movimentos nessa região faz o fluxo energético na parte central do corpo fluir de maneira mais adequada.

Estímulo: massagear com pressão moderada de um lado para o outro.

6) Região inferior da clavícula (gravatinha)

Como Aliviar Tensão Ocular por meio da Reflexologia

Pressionar a região funciona como um tônico para o corpo

Esse ponto situa-se em uma depressão entre a primeira costela e a margem inferior da clavícula. “É um ponto usado para energizar o corpo todo, como se fosse um tônico”, explica Ceolin.

Estímulo: deve-se apertar o ponto com o dedo indicador e o polegar realizando movimentos de pulsar.

7) Meio do peito

Como Aliviar Tensão Ocular por meio da Reflexologia

Região deve ser estimulada com leves batidas

  1. O ponto exato fica na linha média entre os mamilos, é usado para aliviar o estresse que se acumula nessa região, tranquilizar e melhorar a respiração.
  2. Estímulo: dar leves batidas com os dedos indicador, médio e anular ao mesmo tempo, enquanto faz respirações profundas.
  3. 8) Pescoço

Como Aliviar Tensão Ocular por meio da Reflexologia

Estímulo deve ser feito de um ponto ao outro

Como Aliviar Tensão Ocular por meio da Reflexologia

Respire profundamente enquanto faz movimentos de massagem na região

Os dois pontos ficam na parte posterior do pescoço e compreendem o início e o final da coluna cervical.  Esse local está sujeito a muita tensão, ainda mais com o uso de celulares e computadores, logo essa manobra visa aquecer e relaxar, favorecendo o fluxo energético e a circulação local.

Estímulo: esfregar com o punho fechado dos dois lados ao mesmo tempo, enquanto respira profundamente.

9) Região lombar

Como Aliviar Tensão Ocular por meio da Reflexologia

Região lombar também merece atenção

Com os punhos fechados, movimente as mãos para cima e para baixo

Os dois pontos a ser ativados delimitam o final da coluna lombar e o sacro. Toda a região entre um ponto e outro deve ser estimulada para ajudar a aliviar a tensão característica da região.

Estímulo: com os punhos fechados, esfregar os dois lados ao mesmo tempo, enquanto respira profundamente.

Veja também: Aplicativos calmantes para usar no ápice do estresse

5 Pontos críticos para reduzir sua pressão arterial

Só nos Estados Unidos, uma de cada 3 pessoas tem pressão arterial alta (32% dos adultos), e apenas 54% delas mantêm a pressão sob controle. O problema pode provocar dores de cabeça e outros incômodos que muitas vezes surgem de forma inesperada. Por isso, é preciso conhecer algumas soluções rápidas, como pontos de acupressão, capazes de reduzir a pressão arterial elevada.

A pressão alta também pode aumentar os riscos de desenvolver uma doença cardíaca e acidentes cardiovasculares. Assim, o Incrível.club traz a seguir alguns truques eficazes para aqueles momentos em que a pressão dispara e você não tem medicamentos de controle por perto. Confira e não brinque com a saúde!

Como Aliviar Tensão Ocular por meio da ReflexologiaComo Aliviar Tensão Ocular por meio da ReflexologiaComo Aliviar Tensão Ocular por meio da Reflexologia

O PC-6 (pericárdio 6) é um ponto de pressão que fica no lado interno do antebraço. Para encontrá-lo, marque a distância de 3 dedos a partir do punho. Pressionar esse ponto ajuda no funcionamento do coração e equilibra a pressão sanguínea ao regular o sistema circulatório. Útil ainda em casos de náuseas, dores de cabeça e enjoos por movimento.

Como Aliviar Tensão Ocular por meio da Reflexologia

VB-20 (vesícula biliar 20) são, na verdade, dois pontos que ficam no pescoço, dos dois lados da vértebra e exatamente abaixo da base do crânio.

Para “ativar” essa zona, você deve aplicar uma pressão mediana durante cerca de um minuto em cada turno. Mantenha as mãos firmes e não faça nenhum outro tipo de movimento durante o processo.

Isso também libera tensões presentes no pescoço e atua em problemas oculares.

Como Aliviar Tensão Ocular por meio da Reflexologia

O GV-20 pode ser encontrado na parte superior da cabeça. Ele fica bem no meio do crânio, e você pode localizá-lo imaginando uma linha que vai de orelha a orelha. É preciso massagear ou pressionar a região para diminuir a pressão arterial, diminuir náuseas ou para simplesmente provocar um momento de relaxamento.

A seguir, indicamos outras coisas que você pode fazer para controlar sua pressão arterial de forma natural.

  • Caminhar num ritmo mais intenso não apenas faz com que seu coração “funcione” melhor, mas também libera endorfinas que influenciam positivamente o quadro geral de saúde.
  • A dieta DASH, voltada à redução da pressão arterial, combina muitas frutas e legumes com grãos integrais. O método recomenda ainda que alimentos processados sejam evitados, assim como aqueles ricos em gorduras saturadas, laticínios e derivados gordurosos da carne.

Como Aliviar Tensão Ocular por meio da Reflexologia

  • Os 3 pecados capitais para ter pressão alta são: a nicotina, o álcool e o estresse. Todos esses fatores têm influência sobre o funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos, aumentando os riscos de um derrame cerebral ou ataque cardíaco.
  • Troque o sal por especiarias. O alto consumo de sal faz com que seu corpo acumule líquidos, levando ao aumento da pressão arterial. Você pode até perder cálcio devido à constante micção provocada pela retenção de líquidos. Ao reduzir a ingestão de sal, você não perderá nenhum nutriente e ainda ajudará a conservar a força dos ossos. Tente trocar o sal por ervas que ressaltam o sabor dos alimentos.

Como Aliviar Tensão Ocular por meio da Reflexologia

Com um número tão grande de pessoas sofrendo com pressão arterial alta, é evidente que é fundamental saber lidar com ela.

Que truques você aplica para conservar a saúde? Compartilhe suas dicas conosco deixando seu comentário!

Leia também:  Como aplicar tatuagem de cabelo (com imagens)

Imagem de capa shutterstock, shutterstockIlustrador Daniil Shubin exclusivo para Incrível.club

O que é acupressão? Saiba a técnica que alivia as dores de cabeça em 5 minutos!

Como Aliviar Tensão Ocular por meio da Reflexologia

Acabar com as dores de cabeça está em suas mãos! A acupressão é uma técnica de massagem pessoal que promete eliminar as dores em 5 minutos. Conheça!

Aliviar as dores de cabeça… Sonho de 10 entre 10 pessoas que vivem com enxaquecas.

E, você sabia que isso pode ser mais simples e real do que se imagina? Além de seguir uma alimentação equilibrada e natural junto com hábitos de vida saudáveis e relaxantes, existem diversas massagens especiais que prometem dar fim a esses problemas, tão decorrentes e corriqueiros no dia a dia das pessoas. Cientificamente estudada, a acupressão é uma técnica eficaz que suaviza os incômodos de forma rápida, leve e, a longo prazo, permanente.

Conhecida como uma terapia alternativa da tradicional medicina chinesa, a acupressão é um tipo de massagem cada vez mais estudado e utilizado no mundo.

Ela nasceu do encontro da acupuntura com a reflexoterapia, mas que pode ser praticada individualmente por qualquer um, em casa e sem auxílios profissionais. A técnica consiste em massagear seis pontos principais do corpo, que geram reflexos às dores de cabeça.

Em chinês, esses pontos são denominados, respectivamente, como: Yintang, Zan Zhu, Yingxiang, Tian Zhu, Shuai Gu e He Gu.

Quais são as técnicas da acupressão? Como massagear corretamente os 6 pontos?

É preciso, primeiramente, achar um local adequado, mais escuro e silencioso possível, onde a pessoa possa encontrar uma posição confortável para relaxar.

Faça nos seis pontos do corpo, uma leve pressão com os dedos das mãos, em movimentos circulares, por cerca de 1 minuto.

Os estudos comprovam que após 5 minutos dessas ações, já é sentida uma considerável melhora nas dores de cabeça. Vamos, abaixo, analisar cada um dos seis pontos. Confira!

6 pontos da acupressão para aliviar dores de cabeça

Ponto 1 – “Yintang”: Chamado também de “ponto do terceiro olho”, ele fica entre as sobrancelhas, no meio do nariz e da testa. A massagem nesse ponto também ajuda a combater a fadiga ocular, um dos principais motivos das enxaquecas.

Ponto 2 – “Zan Zhu”: São dois pontos que estão localizados um pouco acima dos olhos, na base da borda interna das sobrancelhas. De acordo com os estudos, essa técnica também alivia problemas como corrimento nasal.

Ponto 3 – “Yingxiang”: Eles está situado nos dois lados das narinas, em uma linha com os olhos. Sua eficácia é impressionante para aliviar, além das dores de cabeça, dores nos dentes.

Ponto 4 – “Tian Zhu”: São dois pontos localizados atrás da cabeça, entre a orelha e o início da coluna vertebral. De acordo com a ciência, a acupressão nesses pontos alivia problemas que vão de dor nos olho à congestão nasal.

Ponto 5 – “Shuai Gu”: Ficam cerca 2 a 3 centímetros da linha inicial do cabelo na lateral da cabeça. A massagem nessa área ameniza as dores na região temporal em também, assim como o ponto 1, a fadiga ocular.

Ponto 6 – “He Gu”: Para finalizar a massagem, esses dois pontos estão localizados na situados na parte de trás das mãos (entre os dedos polegar e indicador). A acupressão realizada nessa região ameniza tensão nos músculos do pescoço e dores nas costas, como a região lombar.

OBS: Lembre-se sempre que essas técnicas são alternativas, por isso, caso as dores de cabeça permaneçam, podem ser decorrentes de outras consequências e, por isso, precisam ser diagnosticadas devidamente por um acompanhamento médico.

6 pontos que ajudam a aliviar a dor de cabeça em poucos minutos

A acupressão é uma técnica que consiste em apertar determinados pontos de nosso corpo para fins terapêuticos. Ela é semelhante à acupuntura, mas é feita com a ponta dos dedos – ambas as técnicas foram criadas na China e são bastante populares por lá.

Aqui no Mega já mostramos 3 pontos que podem ajudar os insones a caírem mais rápido no sono. Agora, chegou a vez de aprender a aliviar algo que nos incomoda com frequência: a dor de cabeça. Para cada tipo de dor, existem alguns pontos específicos. Você deve pressioná-los ou massageá-los por 5 a 10 minutos, até a sensação ruim diminuir.

Os 6 pontos mais comuns para isso são:

1. Ponto Yintang

Também chamado de Terceiro Olho, este ponto está localizado entre as sobrancelhas, bem na parte onde acaba o nariz e começa a testa. É ideal para aliviar dores de cabeça causadas por vista cansada e perto da região dos olhos.

2. Pontos Zan Zhu

Estes dois pontos estão localizados na base interna da sobrancelha e também ajudam a aliviar sintomas como corrimento nasal, além de melhorar a precisão visual.

3. Pontos Yingxiang

Localizados entre a boca e o nariz, mas alinhados com os olhos, estão estes dois pontos que amenizam sintomas da sinusite, do estresse e das dores de dente e cabeça. Para senti-los, basta procurar uma covinha na maçã do rosto.

4. Pontos Tian Zhu

Para aliviar dores na parte de trás da cabeça, aposte nestes pontos. Eles são simétricos e localizados entre as orelhas, bem na região onde começa a coluna vertebral. Massageá-los também alivia a congestão nasal, as dores nos olhos ou nos ouvidos, além de diminuir as enxaquecas.

5. Pontos Shuai Gu

Para aliviar dores na lateral da cabeça, basta pressionar estes dois pontos localizados nas têmporas, pouco acima das orelhas e a cerca de 2 a 3 centímetros da linha onde se inicia o cabelo. Basta procurar uma covinha e massageá-la com vigor. Também ajuda na fadiga ocular.

6. Pontos He Gu

Um dos pontos mais relaxantes de nosso corpo serve também para aliviar a dor de cabeça, a dor nas costas e a dor de dente, além de reduzir a tensão muscular. Você o encontra na parte de trás das mãos, entre o polegar e o indicador.

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Para aliviar o cansaço dos olhos, aprenda como fazer massagem ocular

14/05/2011 | 07h11

Massagem nos olhos alivia a tensão Foto: Divulgação

Realizar exercícios e massagear os olhos com as técnicas apropriadas, além de aliviar o cansaço ocular, relaxa os músculos e estimula o fluxo sanguíneo. A técnica fornece oxigênio e nutrientes vitais, além de melhorar a circulação da região. Associadas com cuidados com a retina, como a proteção dos raios ultravioleta, por exemplo, ajudam a manter a saúde e beleza dos olhos, uma das áreas mais sensíveis e importantes do corpo.

Massagem relaxante para aliviar a tensão:

:: Sente-se com o corpo ereto, olhando para a frente, com a cabeça na vertical:: Coloque as mãos em concha sobre os olhos fechados, sem exercer pressão nos globos oculares

:: Massageie suavemente os olhos, em movimentos circulares, pressionando ligeiramente com as palmas das mãos e respirando profundamente, de 15 a 30 segundos. Lembre-se que a zona em volta dos olhos também precisam de atenção.

:: Encoste as pontas dos dedos nas têmporas e massageie-as suavemente com um ligeiro movimento rotativo:: Enquanto executa a massagem, feche e abra os olhos, rapidamente, por três segundos:: Repita o movimento 10 vezes:: Mantenha os dedos imóveis e pestaneje levemente, rapidamente, por mais 10 vezes:: Se sentir um movimento sob os dedos, isso significa que você está pestanejando com muita força.

Leia também:  Como calcular a massa percentual: 13 passos (com imagens)

Outros cuidados

Como parte da sua rotina diária de cuidados faciais e oculares, a aplicação de um creme de contorno dos olhos contribui para refrescar e hidratar a pele. Use sempre um creme especificamente formulado para o contorno dos olhos. Os hidratantes faciais contêm produtos que podem irritar a pele sensível em volta dos olhos, já os cremes oculares contêm frequentemente emolientes e ingredientes que cuidam da região, sem agredir.Proteger olhos dos raios ultravioleta com lentes adequadas é o primeiro passo para manter a saúde ocular. A recomendação é que, para a exposição ao sol, deve-se ter uma pomada hidratante oftálmica ou usar um creme hidratante que não contenha álcool. Óculos de sol, com comprovada eficácia na filtragem dos raios ultravioletas, sabonete neutro, protetor solar, creme hidratante para a noite, colírio de lágrima artificial e colírio de nitrato de prata são alguns itens importantes para se ter por perto, a fim de cuidar dos globos óculares.

Como Aliviar Tensão Ocular por meio da Reflexologia

X

O wikiHow é uma “wiki”; ou seja, muitos de nossos artigos são escritos em parceria com várias pessoas. Para criar este artigo, autores voluntários trabalharam para editá-lo e melhorá-lo desde seu início.

Entre os sintomas de tensão ocular estão incluídos dores nos olhos, dores de cabeça, fadiga e visão embaçada. A tensão ocular também pode afetar sua cabeça, pescoço ou costas, de maneira que os pontos reflexos dessas partes do corpo serão trabalhados juntamente com os pontos dos olhos.

  1. 1

    Localize os pontos reflexos relacionados à tensão ocular na figura a seguir que apresenta a reflexologia do pé.

    • Olhos (base dos dedos)
    • Pescoço (base dos dedos e na parte de cima dos pés)
    • Cabeça (ponta dos dedos)
    • Costas (ao longo de toda a borda interna do pé, da ponta do dedão ao tornozelo)
  2. 2

    Trabalhe os pontos reflexos no segundo dedo de ambos os pés. O segundo dedo corresponde aos olhos, e aplicação de pressão nele relaxará os músculos dos olhos.

    • Segure o pé direito com a mão esquerda e coloque o dedão de mão embaixo da primeira dobra do segundo dedo do pé.
    • Faça pequenos movimentos circulares em sentido horário.
    • Faça o mesmo com o pé esquerdo; segure o pé esquerdo com a mão direita e coloque o dedão embaixo da primeira dobra do segundo dedo do pé.
    • Faça pequenos movimentos circulares em sentido horário.
    • Trabalhe o segundo dedo de cada pé por pelo menos 5 minutos cada.
  3. 3

    Pressione os pontos reflexos do pescoço.

    • Primeira trabalhe a sola do pé, passando o dedão direito na borda das bases dos três primeiros dedos.
    • Depois trabalhe a mesma área em cima do pé, mas use o indicador direito para pressionar as bases dos três primeiros dedos dos pés.
    • Trabalhe os pontos reflexos do pescoço em ambos os pés.
  4. 4

    Alivie a tensão muscular nas costas que acompanham a tensão ocular.

    • Para trabalhar os pontos reflexos da coluna, segure o pé direito com a mão esquerda e use o dedão direito para trabalhar a área ao longo da borda interna do pé.
    • Faça o mesmo com o pé esquerdo.

Os pontos reflexos dos olhos ficam logo abaixo dos dedos; os do olho direito na mão direita; e do olho esquerdo na mão esquerda. Sempre trabalhe os pontos reflexos de ambas as mãos.

  1. 1

    Pressione e massageie a base do indicador e a base do dedo médio por pelo menos 5 minutos.

    • Pressione as bases desses dois dedos tanto na parte de cima como na de baixo da mão (palma).
  2. 2

    Trabalhe os pontos reflexos que correspondem as áreas do corpo que normalmente são afetadas pela tensão ocular. Todos os pontos reflexos da cabeça e pescoço estão localizados nos dedos e polegares.

    • Aperte e massageie cada um dos dedos, indo da base a ponta, e você estará tocando cada parte de seu tiroide, pescoço e cabeça, além dos olhos.
  3. 3

    Entrelace os dedos de maneira que suas mãos fiquem na tradicional posição de oração.

  4. 4

    Aperte e solte alternadamente os dedos; ao mesmo tempo pressione as palmas das mãos juntas. Esse não é o método tradicional da reflexologia, mas com essa técnica você acessará a maioria dos pontos que afetam a tensão ocular. Esse método é rápido e fácil de se usar durante o trabalho.

  • A tensão ocular normalmente é causada por longos períodos de trabalho no computador. Se você tem que trabalhar no computador o dia inteiro, descanse seus olhos com frequência. Fazer isso é simples, sendo necessário apenas dar uma olhada em volta do cômodo e deixar que seus olhos se foquem e descansem em outros objetos.
  • Você também pode fazer reflexologia nos ouvidos para a aliviar tensão ocular. Consulte um reflexologista auricular para achar os pontos reflexos dos olhos, pescoço e cabeça.
  • Quando houver uma tensão ocular muito intensa, você pode colocar sachês de chá frios nos olhos e descansar de 20 a 30 minutos.
  • Consulte um oftalmologista se seus olhos continuarem vermelhos por mais de dois dias, por mais de duas horas depois que lentes de contato tenham sido removidas, se você está sentindo uma dor latejante nos olhos, estiver com a visão embaçada e sensibilidade a luz e se estiver com alguma coisa presa no olho.
  • Quadro de reflexologia podal
  • Quadro de reflexologia manual

O wikiHow é uma “wiki”; ou seja, muitos de nossos artigos são escritos em parceria com várias pessoas. Para criar este artigo, autores voluntários trabalharam para editá-lo e melhorá-lo desde seu início.

Categorias: Medicina Alternativa | Saúde Ocular

  • Imprimir
  • Agradecer aos autores

Esta página foi acessada 8 921 vezes.

Reflexologia: conheça os benefícios da técnica nos pés e nas mãos e aprenda como fazer em casa

Você já ouviu falar em reflexologia? Para amenizar o estresse em casa, principalmente durante a quarentena, além de praticar atividades que envolvem o corpo e a mente, como yoga e meditação, a reflexologia é uma excelente opção.

Esse método estimula de forma precisa as terminações nervosas, proporcionando equilíbrio e bem-estar físico e emocional.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, o DermaClub entrevistou o reflexoterapeuta Edivaldo Dias, que explicou os benefícios dessa tática e como praticá-la nos pés e nas mãos.

O que é reflexologia? É um tipo de massagem?

Reflexologia é o estudo dos reflexos. De acordo com o especialista, é uma técnica curativa holística e, especificamente a reflexologia podal, é um método complementar pautado na anatomia e fisiologia humana.

“Ela identifica, previne e trata distúrbios fisiológicos e desequilíbrios emocionais (causas e sintomas) através de estímulos por pressão nas terminações nervosas em pontos específicos dos pés e das mãos”, esclareceu.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Edivaldo ainda ressalta que não se trata de uma massagem, como muitas pessoas pensam, embora inicialmente se apliquem manobras ‘relaxantes’ antes de iniciar a pressão dos pontos. “A reflexologia é uma técnica de tratamento para questões físicas e emocionais, estimulando plexos nervosos relacionados aos órgãos e emoções sob radar do tratamento”, apontou.

Quais são os benefícios da reflexologia para o corpo e bem-estar?

– Desenvolver e melhorar o autoconhecimento;- Agindo sobre o sistema nervoso, elimina acúmulos de sangue nos plexos nervosos dos pés, restabelecendo a comunicação entre cérebro e todo organismo;- Ajuda a equilibrar os sistemas, estimulando um ponto (órgão) pouco ativo e atenuando uma área muito ativa;- Promove consciência do estado de saúde (física e emocional) do paciente através do toque, pois por ele sentimos os pontos de carência que podem estimular reações no corpo, e se manifestar em até 24 horas após a sessão;

Leia também:  Como aliviar a náusea causada por medicamentos: 10 passos

– Melhora da saúde e bem estar geral, como influência na atividade intestinal, qualidade do sono e muito mais.

Como a reflexologia é feita no corpo? Qual é a diferença da técnica feita nos pés e nas mãos?

O especialista estimula através da pressão de pontos mapeados, com uma ferramenta chamada ponteiro ou com o próprio dedo.

“Os estímulos nos terminais nervosos dos pés, por exemplo, dissipam as concentrações sanguíneas, restabelecendo a conexão comunicativa entre o órgão e o cérebro e informando-o da necessidade de enviarem defesas para o órgão afetado”.

Edivaldo revela que a técnica feita nos pés tem um efeito mais rápido e eficaz do que aquela aplicada nas mãos, por isso acaba sendo a mais utilizada ultimamente.

Como praticar a reflexologia em casa?

A reflexologia é feita pressionando os próprios pontos dos pés e das mãos de acordo com os mapas dos pontos, usando o ponteiro e o uso dos próprios polegares. O profissional indica alguns movimentos que você pode fazer em casa para aliviar a tensão e o estresse durante a quarentena:

Reflexologia podal (nos pés)

Para liberar a tensão da cabeça e do pescoço: com os dedos das mãos entrelaçados com os dos pés, junte-os com pressão, fazendo movimentos de leve rotação.

Para relaxar o diafragma: com a mão direita no dorso do pé esquerdo, puxe-o contra o polegar da mão esquerda, que pressionará e caminhará como uma “minhoca” na linha divisória na almofada superior no sentido para o quinto dedo do pé, alternando com movimentos de “puxa e solta” da mão direita, com pressão.

Reflexologia palmar (nas mãos)

Para aliviar o estresse: junte a ponta dos dedos das duas mãos e aplique uma leve pressão entre eles, com movimentos de pulsação. Você também pode massagear a ponta de cada dedo com o polegar até se sentir mais tranquilo.

As manobras podem ser feitas com auxílio de um creme, loção ou óleo hidratante que você tenha em casa.

A reflexologia pode ser aplicada com frequência. Em geral, as sessões são semanais para um tratamento eficaz, mas, havendo disponibilidade, ela pode ser feita sempre que necessário. “Por exemplo, entre uma sessão e outra, se o paciente se sente estressado, angustiado, e nos procura, podemos aplicar a técnica”, finalizou.

Este artigo tem a participação de:

Edivaldo Dias, reflexoterapeuta comportamental desde 2008.

Publicada em: 26 de Fevereiro de 2020 Modificada em: 22 de Abril de 2020

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

continuar lendo

Come Dare Sollievo alla Tensione degli Occhi con la Riflessologia

X

wikiHow è una “wiki”; questo significa che molti dei nostri articoli sono il risultato della collaborazione di più autori. Per creare questo articolo, autori volontari hanno collaborato apportando nel tempo delle modifiche per migliorarlo.

I sintomi dell'affaticamento della vista includono occhi doloranti, mal di testa, fatica e vista sfocata. La tensione oculare può anche avere un effetto sulla testa, collo e schiena, pertanto verranno stimolati anche i punti che riflettono queste parti, oltre che gli occhi.

  1. 1

    Localizza i punti di riflesso collegati all'affaticamento della vista sulla mappa di riflessologia del piede indicata di seguito.

    • Occhi (alla base delle dita)
    • Collo (alla base delle dita sulla parte superiore del piede)
    • Testa (la punta delle dita)
    • Schiena (lungo tutto il bordo interno del piede, dalla punta dell'alluce alla caviglia)
  2. 2

    Lavora sui punti di riflesso sul secondo dito su entrambi i piedi. Il secondo dito corrisponde agli occhi e applicando pressione in questi punti rilasserai i muscoli degli occhi.

    • Tieni sollevato il piede destro con la mano sinistra e metti il pollice sotto la prima piega del secondo dito.
    • Fai dei piccoli movimenti circolari in senso orario.
    • Ripeti sul piede sinistro; tieni il piede sinistro con la mano destra e metti il pollice sotto la prima piega del secondo dito.
    • Fai dei piccoli movimenti circolari in senso orario.
    • Lavora sul secondo dito di ogni piede per almeno 5 minuti l'uno.
  3. 3

    Premi i punti di riflesso per il collo.

    • Prima lavora sulla pianta del piede, usando il pollice destro per bordare la base delle prime tre dita.
    • Poi lavora sulla stessa zona nella parte superiore del piede, ma usa l'indice destro per premere le basi delle prime tre dita.
    • Lavora i punti di riflesso del collo su entrambi i piedi.
  4. 4

    Dai sollievo alla tensione muscolare nella schiena che spesso accompagna l'affaticamento degli occhi.

    • Per lavorare sui punti di riflesso sulla spina dorsale, tieni il piede destro con la mano sinistra e usa il pollice destro per lavorare sulla zona lungo il lato interno del piede.
    • Ripeti sul lato sinistro.

I punti di riflesso per gli occhi sono subito sotto le dita, l'occhio destro si riflette nella mano destra e quello sinistro nella mano sinistra. Lavora sempre i punti di riflessologia su entrambe le mani.

  1. 1

    Premi e massaggia la base dell'indice e la base del medio per almeno cinque minuti.

    • Premi le basi di queste due dita sulla parte superiore della mano oltre che sul palmo.
  2. 2

    Lavora sui punti di riflesso che corrispondono alle parti del tuo corpo che sono spesso affette dall'affaticamento della vista. Tutti i punti di riflesso per la testa e il collo sono posizionati sulle dita e sui pollici.

    • Schiaccia e massaggia ogni dito dalla base alla punta e toccherai ogni parte della tiroide, collo e testa oltre che gli occhi.
  3. 3

    Incrocia le dita in modo che le mani siano messe come se stessi pregando.

  4. 4

    Alternativamente premi e rilascia le dita; allo stesso tempo premi i palmi insieme e rilascia. Non è il metodo tradizionale di riflessologia, ma, usando questa tecnica, avrai accesso a gran parte dei punti che hanno un effetto sulla tensione degli occhi. È un metodo semplice e veloce da usare quando sei a lavoro.

  • L'affaticamento della vista è spesso causato da lunghi periodi al computer. Se devi lavorare al computer tutto il giorno, riposa spesso gli occhi. Semplicemente guarda in giro per la stanza e lascia che gli occhi si concentrino e si rilassino su altri oggetti.
  • Puoi anche usare la riflessologia dell'orecchio per l'affaticamento della vista. Consulta una mappa della riflessologia dell'orecchio per scoprire i punti di riflesso per i tuoi occhi, collo e testa.
  • Per grave tensione degli occhi, puoi mettere delle bustine di tè fredde sugli occhi e riposarli per 20 o 30 minuti.
  • Vai da un oculista se i tuoi occhi rimangono rossi per più di due giorni o per più di due ore dopo aver rimosso le lenti a contatto, se hai un forte dolore, la vista offuscata o sei sensibile alla luce e se hai qualcosa incastrato nell'occhio.
  • Mappa di riflessologia del piede
  • Mappa di riflessologia della mano

wikiHow è una “wiki”; questo significa che molti dei nostri articoli sono il risultato della collaborazione di più autori. Per creare questo articolo, autori volontari hanno collaborato apportando nel tempo delle modifiche per migliorarlo.

Categorie: Cura degli Occhi

  • Stampa
  • Manda una Fan Mail agli autori

Questa pagina è stata letta 8 081 volte.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*