Como alisar o cabelo secando naturalmente: 12 passos

Você está tendo problemas com a rebeldia do seu cabelo? Aliás, se você acorda diariamente com ele cheio de frizz, sem brilho, ressecado e sem vida, nós temos uma grande solução pra você: o botox capilar. Já ouviu falar sobre esse tratamento?

Basicamente, se for realizado de forma correta,  o botox capilar agirá de forma milagrosa nos seus cabelos. Até porque, essa é uma técnica que pode recuperar os seus fios. Porque ele age na estrutura dos fios e os deixa mais alinhados, com pouco volume e ainda com um aspecto saudável.

Portanto, se você está cansada de olhar para o seu cabelo e perceber que ele está seco e sem vida, chegou a sua hora de arrasar. Confira agora todas as dicas sobre essa técnica.

Como Alisar o Cabelo Secando Naturalmente: 12 Passos

A priori, vale destacar que, mesmo tendo esse nome, o botox capilar não contém toxina botulínica. Basicamente, ele só é chamado dessa forma porque renova o cabelo, e ajuda a corrigir os danos na estrutura dos fios. Assim como acontece no tratamento que é feito na pele, usando realmente o botox.

Sobretudo, o botox capilar é um tratamento intensivo que ajuda a hidratar, dar brilho, e preencher os fios do cabelo. Além do mais, esse procedimento consegue alinhar e selar a fibra capilar. E também consegue repor a massa dos fios que foi perdida por conta de agressões químicas ou do cotidiano.

Assim sendo, como você já percebeu, esse tratamento consegue deixar seu cabelo mais bonito, sem frizz e sem pontas duplas. Vale destacar também que essa técnica funciona para qualquer tipo de cabelo. Portanto, você não tem desculpas para não aderir a esse procedimento.

Como Alisar o Cabelo Secando Naturalmente: 12 Passos

No entanto, vale ressaltar também que ele não promete alisar o cabelo, como as escovas progressivas. Até porque ele não contém químicos.

Na verdade, o que acontece é que ele consegue hidratar e nutrir os cabelos com proteínas e vitaminas. Essa técnica também consegue preencher e cobrir as fendas da fibra capilar, deixando a raiz e as pontas equilibradas.

Por isso, é possível que os fios tenham mais peso e fiquem mais alinhados. Contudo, se seu cabelo for crespo ou muito cacheado, esse efeito dificilmente acontecerá.

Como funciona?

Como Alisar o Cabelo Secando Naturalmente: 12 Passos

A priori, esse procedimento é mais indicado para quem faz o uso de chapinha ou outros tratamentos com químicos, como a escova progressiva, por exemplo. Até porque esses procedimentos normalmente deixam os cabelos mais frágeis e quebradiços.

E, como já falamos, o botox consegue nutrir e hidratar o cabelo, consequentemente oferece mais proteínas e vitaminas necessários para as suas madeixas. Portanto, por não contar com químicos, ele não deixa os fios porosos, ressecados e sem brilho, ajudando a fortalecer e a flexibilizar a fibra capilar.

Assim sendo, é importante ressaltar que essa técnica pode durar entre 20 e 30 dias. Contudo, isso vai depender do produto que você usar. Inclusive, se você quiser um melhor resultado, o botox precisa ser aplicado 2 vezes no mesmo mês.

Dá para fazer botox capilar em casa?

Como Alisar o Cabelo Secando Naturalmente: 12 Passos

A priori, nós recomendamos que você faça com alguém que realmente entenda do assunto. Até porque, se você fizer em casa, talvez você não consiga os mesmos resultados. Porém, é também possível você conseguir um efeito semelhante de forma simples e caseira.

Aliás, vale destacar novamente que essa técnica é mais indicada para cabelos danificados, fracos, desvitalizados e quebradiços. Inclusive, cabelos assim, normalmente, são aqueles que passam diariamente por algum tipo de dano. Seja por vento ou fontes de calor, como sol e secador.

Porém, ele também é indicado para cabelos ondulados e cacheados. Uma vez que o tratamento hidrata e deixa os cachos mais soltos e macios.

Assim sendo, se você se interessou em fazer a forma caseira, nós indicamos que você invista em dermocosméticos capilares adequados. Bons exemplos são uma máscara ou ampola de hidratação profunda. Além disso, é preciso seguir esses passos que destacamos abaixo.

Passo a passo:

Como Alisar o Cabelo Secando Naturalmente: 12 Passos

  1. Comece lavando os fios com um shampoo de limpeza profunda;
  2. Em seguida, retire todo excesso de água do cabelo. Logo após, divida-o em várias mechas do mesmo tamanho;
  3. Aplique sua máscara ou ampola, e massageie bem cada mecha do comprimento às pontas, evitando a raiz;
  4. Assim sendo, deixe o produto agindo pelo tempo indicado e enxague em seguida;
  5. Agora finalize estilizando os fios da forma que preferir.

Dúvidas frequentes

1- Botox capilar tem formol?

Como Alisar o Cabelo Secando Naturalmente: 12 Passos

Primeiramente, como já dissemos, a técnica de botox capilar não usa químicos. Consequentemente, ele não possui formol.

Porém, ele conta com ótimos ingredientes que ajudam a nutrir o cabelo, deixando mais bonito e brilhoso, como já dissemos.

2- Como fica o cabelo depois de lavar?

Como Alisar o Cabelo Secando Naturalmente: 12 Passos

A priori, após lavar o cabelo com shampoo e condicionador ou máscara de hidratação, você deve deixá-lo secar naturalmente. Isso vai impedir que ele fique completamente liso. Assim sendo, a técnica vai lhe garantir fios mais bonitos, naturais e o que é melhor, sem frizz.

Inclusive, depois de aplicar uma vez o botox capilar e seguir todos os procedimentos adequados, nós aconselhamos que você mantenha sempre essa rotina de limpeza e de hidratação do cabelo.

3- Quanto tempo dura?

Como Alisar o Cabelo Secando Naturalmente: 12 Passos

A princípio, vale destacar que depende do cabelo. Isso porque cada cabelo é um caso. Porém, normalmente, essa técnica pode durar de 20 a 30 dias.

Contudo, quem tem cabelo crespo, muito volume ou fios muito ressecados, o mais indicado é que retoque o botox a cada 15 ou 20 dias.

4- Quem pode usar botox capilar?

Como Alisar o Cabelo Secando Naturalmente: 12 Passos

A priori, como já dissemos isso, o procedimento pode ser usado em qualquer tipo de cabelo. Contudo, ele é mais indicado para maiores de 12 anos. Assim sendo, o cabelo pode ser liso, cacheado ou crespo.

Antes e depois

Como Alisar o Cabelo Secando Naturalmente: 12 Passos

Nós te ajudamos com a matéria? Já marcou o dia para fazer a técnica?

  • Leia mais: Cabelos tingidos: conheça os cuidados necessários
  • Fontes: Tua saúde, Derma club
  • Imagens: Tua saúde, Derma club, Vic pcp, Atrás da penteadeira, Health and environment online, Borboletas na carteira, Forever liss, Pinterest, Youtube, Minuto saúde, Mercado livre, Razões do corpo, All things hair, Hew keratin, Terra, Cabelos e sonhos, Cintra fashion hair, Prestige cabeleireiros, Segs

É possível acelerar o crescimento do cabelo?

Boa parte das mulheres sonha com o rápido crescimento do cabelo. Mas a verdade é que algumas delas nunca conseguiram atingir o comprimento desejado porque os seus cabelos demoram muito mais tempo para crescer.

A fim de resolver essa questão, a indústria de cosméticos pesquisa e desenvolve fórmulas pensando em agradar também essa parcela feminina que sonha com fios mais longos, fortes, sem quebra e que não dispõe de muito dinheiro para usar de outros artifícios para aumentar a cabeleira.

Os produtos são muito importantes para auxiliar nessa etapa, mas é preciso tomar alguns outros cuidados no nosso dia-a-dia.

Por isso, se você também está em busca de soluções para o crescimento do cabelo, não se desespere! Você vai ver que é possível estimular o couro cabeludo com dicas simples.

Elas, sem dúvida, ajudarão você a obter um crescimento mais rápido dos fios. Quer saber mais? Acompanhe as dicas!

Cuidar do corpo ajuda no crescimento do cabelo

Como Alisar o Cabelo Secando Naturalmente: 12 Passos

Pode parecer clichê, mas é uma grande verdade. Quanto mais cuidarmos de nós mesmos, isso melhor se refletirá na nossa pele, no nosso cabelo e na saúde de modo geral. Por isso, beber bastante água e alimentar-se bem é imprescindível.

A ingestão de líquidos durante todo o dia transformará com toda a certeza o aspecto do seu cabelo. Com essa prática diária ele vai se manter sempre hidratado, mais forte e menos quebradiço, o que é essencial para que ele cresça bastante.

Leia também:  Como ajudar alguém que engoliu gasolina: 13 passos

Além disso, alimente-se de modo saudável. Os nutrientes dos alimentos contribuem significativamente para o fortalecimento dos nossos fiozinhos! Alimentos como feijão, folhas verdes escuras e cenoura são ótimos aliados.

Consuma alimentos ricos em proteínas

As proteínas são essenciais para que novos fios de cabelos surjam. Por esse motivo, é indispensável fazer a ingestão de carnes, peixes, ovos e iogurte. Lembre-se sempre de manter uma alimentação balanceada.

Massageie o couro cabeludo

Como Alisar o Cabelo Secando Naturalmente: 12 Passos

Uma excelente maneira de estimular o crescimento dos fios é fazendo uma boa massagem no couro cabeludo. Ao lavar o seu cabelo, seja gentil e use as pontas dos dedos em movimentos circulares, a fim de aumentar a circulação sanguínea na região.

Evite a oleosidade nos fios

A oleosidade é um fator de queda dos fios. Por isso, se os seus cabelos são oleosos, lavá-los diariamente é até benéfico. Higienize o couro cabeludo com shampoo específico, mas nunca aplique o condicionador diretamente na raiz, apenas do meio até as pontas.

Se você conseguir evitar a oleosidade, seus cabelos crescerão muito mais depressa! Se você sofre com esse problema, que tal se beneficiar do Detox capilar?

Lave o cabelo apenas com água morna ou fria

Na hora do banho, nunca lave os cabelos com água quente. Ela tira a proteção natural dos fios e, ainda, prejudica a sua saúde.

Corte as pontinhas

Como Alisar o Cabelo Secando Naturalmente: 12 Passos

Cortar as pontinhas não faz com que os cabelos cresçam mais depressa, afinal de contas, os nossos cabelos crescem um centímetro por mês, aproximadamente. Mas um corte ajuda a dar uma encorpada, caso eles estejam mais ralinhos e previne a quebra dos fios. O mais importante é mantê-los bonitos e saudáveis!

Use produtos que fortaleçam os fios e estimulem o crescimento

Vale a pena investir em produtos que deixem os seus cabelos mais resistentes: shampoos, máscaras de tratamento e ampolas vitamínicas são alguns dos cosméticos disponíveis no mercado que auxiliam na prevenção da queda e no fortalecimento dos fios.

Faça um tratamento de reposição de vitaminas e aminoácidos

Como Alisar o Cabelo Secando Naturalmente: 12 Passos

É possível estimular o crescimento repondo os nutrientes que seus cabelos acabam perdendo com o tempo.

A técnica de plástica capilar pode ajudar com isso! Um de seus princípios ativos são os aminoácidos, um dos responsáveis por estimular o crescimento.

Além disso, produtos como a Geleia Real são riquíssimos em vitamina A, que promovem o crescimento saudável e evita a quebra dos fios. Aproveite para conhecer a linha de produtos Aneethun com esse excelente componente.

Evite deixar os cabelos sempre presos

Como Alisar o Cabelo Secando Naturalmente: 12 Passos

Penteados muito apertados prejudicam o crescimento dos fios e provocam a queda. Por isso, evite a pressão e o atrito contínuo dos elásticos quando precisar prendê-los.

Tenha uma vida leve

Como Alisar o Cabelo Secando Naturalmente: 12 Passos

Se você leva uma vida muito estressante, tire alguns dias para relaxar. Mas se ainda assim os seus cabelos continuarem frágeis, procure a ajuda de um especialista. O estresse interfere diretamente no crescimento de novos fios, por isso, a ajuda médica, às vezes, é necessária.

Dependendo dos resultados dos seus exames, ele poderá receitar alguma loção, remédio ou suplementos nutricionais para evitar a queda e ajudar você a ter a cabeleira dos sonhos!

Toda mulher que ama o seu cabelo sabe que precisa fazer alguns pequenos “sacrifícios” para mantê-los bonitos e saudáveis. Por isso, cuide bem do seu!

Procure por produtos específicos para o seu caso e o seu tipo de cabelo. Além disso, busque técnicas nos salões que estimulem o fortalecimento e o crescimento de novos fios.

Como você viu, há formas muito modernas e eficazes para repor os nutrientes de suas madeixas, com resultados muito significativos!

O fato é que tudo vai valer a pena, quando você começar a se deparar com aqueles centímetros a mais e estiver satisfeita com o crescimento do cabelo, não acha?

Agora se o seu problema também é a queda, temos uma postagem especial para você: Veja as causas e os tratamentos para queda de cabelo. Esperamos te ajudar a conquistar os cabelos dos sonhos!

Aneethun recomenda

Linha AntiQueda Therapy – Reduz a queda e estimula o crescimento capilar

Como Alisar o Cabelo Secando Naturalmente: 12 Passos

Confira 18 cuidados que prolongam o alisamento dos cabelos

Nove entre dez mulheres perseguem o liso perfeito. E depois de passar horas no salão o que mais querem é prolongar o efeito ao máximo. Porém, é preciso cuidados extras se você pretende que seu alisamento dure por mais tempo.

Veja a seguir o que você deve fazer para ter fios lisos, brilhantes e saudáveis:

Cabeça Limpa – Lavar o cabelo todos os dias tira a química do alisamento. Porém, deixá-los sujo é pior: a raiz levanta, enseba e você perde o efeito lisão.

Lave a cada dois dias e enxágue bem a raiz para soltar os fios.

Passou, limpou! – Escova simples é aquela história: lavou, acabou! “Ganhe um dia extra do efeito lisão investindo num xampu em spray de lavagem a seco”, conta Gil Scawia, cabeleireiro do Nandi Hair, em São Paulo.

Seque bem! – O desejo de quem faz alisamento é deixar os cabelos secarem ao vento. Mas saiba que o ideal é usar o secador, nem que seja só para tirar a umidade. “É que a progressiva é termoativada. O calor potencializa o processo de alisamento”, explica Gil.

Escova certa – ter uma boa escova faz toda diferença. A do tipo raquete (quadradona) desembaraça os fios sem quebrar, logo depois de lavar. Seu tamanho também ajuda a distribuir a oleosidade natural ao longo dos fios, tirando-a da raiz. Cerdas unidas e naturais também ajudam a alisar e a dar brilho.

Friozinho bom – Faz escova em casa? Então vai um truque: jogue um jato de ar frio do secador depois de escovar os fios. O choque térmico sela as cutículas e dá brilho.

Hidratar é o segredo! – Alisou? Tem que hidratar a cada 15 dias! “Qualquer procedimento que muda a estrutura do fio elimina nutrientes. Hidratar repõe o que foi perdido”, diz Gil. Lave a cabeça, aplique a máscara (menos na raiz) e faça um turbante com toalha por cinco minutos. Depois, lave bem.

Devagar com a tintura! – Se você pinta o cabelo e ainda faz progressiva, cuidado: é muita química. Use produtos para fios tingidos para protegê-los do desgaste e dê intervalos de 15 dias, pelo menos, entre a tintura e a progressiva.

Chapa quente! – Chapinha é uma maravilha, mas tem restrições. Nada de usá-la por cima do cabelo sujo e muito menos passar óleo e aplicá-la. Vai fritar em vez de alisar! E há uma temperatura certa para cada tipo de fio. Consulte o seu cabeleireiro.

Como Alisar o Cabelo Secando Naturalmente: 12 Passos

Não toque – Depois do alisamento seu cabelo ficou mais macio do que nunca! mesmo assim, evite ficar passando a mão nele a toda hora. Ainda que sua mão esteja limpa, ela espalha a oleosidade de forma desordenada, deixando o cabelo pesadão.

Liso, mas com balanço! – Você ama fio liso, mas não quer que ele fique chapadão. Após a escova, penteie, passe spray que dê volume e maciez e bagunce com os dedos, puxando os fios para baixo. Pronto!

Olho na raiz – O alisamento começa a morrer pela raiz. Para combater, o cabeleireiro Renato Rodriguez, do Salão Neci Diniz & Equipe, indica não passar condicionador na raiz e secá-la bem quando lavar, pois ajuda a esticá-la e, assim, fica com menos volume.

Amigão do liso – Com os cabelos lavados e antes de secar, invista no leave-in de hidratação profunda, que deixa os fios bem maleáveis, mais coordenados e sem frizz.

Brilho extra – O efeito liso fica ainda mais potente aos olhos quando o cabelo refete a luz. Com ele seco, antes da chapinha, aplique um spray de brilho ou sérum de luminosidade para encorpar os fios e fazer o liso durar mais.

Leia também:  Como calcular o valor de entrada de um veículo: 15 passos

Dupla proteção – O secador ativa o processo das progressivas e é fundamental em toda escova. Mas saiba que vale a pena investir em produtos que protegem o fio do calor. Eles tiram a umidade sem desidratar os fios e formam uma capa.

Shampoo matador – “Prefira sahmpoos sem sal ou específcos para tingidos. Eles são menos agressivos e evitam que a química do alisamento se vá”, explica Renato. E passe longe dos antirresíduos, que abrem a cutícula e levam embora ainda mais rápido o alisamento e a coloração.

Lisos ao acordar – Fez escova normal no salão? Na hora de dormir, arme um coque bem fraquinho e prenda com elástico de tecido, que não marca o cabelo. Assim, você não amassa os fios. No dia seguinte, passe só um secador no cabelo, modelando rapidamente para dar movimento.

Dê um tempo – Para ser liso e bonito seu cabelo precisa estar forte. Não o sobrecarregue com progressivas e alisamentos, um atrás do outro. O ideal é dar um intervalo entre os processos. Se você não abre mão dos fios lisos neste tempo, faça escovas semanais simples.

Final feliz – Usar finalizador depois de fazer escova e chapinha impede que a umidade penetre nos fios. Estes produtos são a chave do sucesso, porque o shampoo só limpa, mas os finalizadores ficam no cabelo agindo por mais tempo. (Fonte: Revista Viva Mais On-line)

Como Alisar o Cabelo Secando Naturalmente: 12 Passos

Alisamento capilar

Quais são os riscos para quem faz alisamento capilar?

Como Alisar o Cabelo Secando Naturalmente: 12 Passos

Danos

Entenda por que o alisamento caseiro pode ser perigoso para seus cabelos

Como Alisar o Cabelo Secando Naturalmente: 12 Passos

Bonitos e saudáveis

Guia para esclarecer dez dúvidas sobre alisamento

Como Alisar o Cabelo Secando Naturalmente: 12 Passos

Dicas

Alisamento ou tintura? Veja qual procedimento fazer primeiro e diminua os danos nos fios

Como Alisar o Cabelo Secando Naturalmente: 12 Passos

Sempre na moda

Cabelos lisos e perfeitos ainda são um desafio

Estudo de Cambridge revela 12 passos para secar o cabelo com perfeição

Conforme o tempo passa, a ciência divulga novas informações para deixar a gente louco e mostrar que, até então, algumas ações cotidianas eram feitas do jeito menos prático ou saudável possível. Por exemplo: você já pensou que aprendeu a secar o cabelo da maneira errada? Pois a Universidade de Cambridge afirma que sim.

Em um estudo publicado em novembro de 2017, a instituição britânica listou doze passos para secar o cabelo perfeitamente, considerando a saúde e a beleza dos seus fios.

Como Alisar o Cabelo Secando Naturalmente: 12 Passos

  • Tim Moore, PHD em Microeletrônicos pela Universidade de Cambridge, dedica grande parte de seu trabalho à pesquisa dos melhores métodos para cuidar do cabelo.
  • “De fato, é meu trabalho como cientista investigar como a lavagem pode ajudar ou prejudicar o cabelo humano e, examinando o cabelo em seu nível celular mais profundo, descobri os segredos para se obter o o resultado perfeito”, escreveu o pesquisador em texto um publicado no Daily Mail.
  • Confira os 12 passos revelados por Tim Moore ao jornal britânico:
  • Entenda a estrutura do seu cabelo

Segundo o cientista, a primeira coisa a se fazer é conhecer suas madeixas. O cabelo é formado por proteínas, essencialmente por queratina, presente também em unhas, penas e garras de outros animais.

Cada fio é uma estrutura complexa, como uma corda dentro de uma corda: na parte externa, a cutícula, que garante proteção; internamente, o córtex, responsável pela força e pela elasticidade.

Na pesquisa, Tim explica que, considerando os tipos de cabelo do mundo, o mais fino é o africano, seguido do caucasiano e do asiático, apontado como o mais grosso.

  • Evite “desastres naturais”

“Você pode imaginar que deixar o cabelo secar naturalmente, sem usar um secador de cabelo, seria melhor para ele. Errado! Esta é possivelmente a coisa mais prejudicial que você pode fazer”, escreveu Moore.

Ao molhar o cabelo, você altera imediatamente a estrutura do fio, pois a água é absorvida pela cutícula e enfraquece as madeixas. Quanto mais tempo o fio fica molhado, mais ele incha e maiores são as rachaduras. Por isso, nunca escove ou tencione as mechas quando estiverem úmidas.

  • Qual o melhor produto para comprar?
  1. Na hora das compras, é difícil conciliar o preço dos produtos com a qualidade que esperamos, certo?
  2. Tim explica que o valor dos cosméticos realmente faz diferença em seus resultados, mas que produtos caros não são necessariamente sinônimos de melhor qualidade.
  3. Seu conselho é escolher shampoos e condicionadores de preços médios e testar quais marcas têm melhor desempenho em seu cabelo.

Como Alisar o Cabelo Secando Naturalmente: 12 Passos

Crédito: Getty ImagesNem o mais barato, nem o mais caro: aposte em produtos intermediários, que não pesem no bolso e de qualidade

  • Atenção na hora de passar a toalha!

Antes de usar o secador de cabelo, é essencial tirar o excesso de água com uma toalha, mas cuidado! Você deve apertar suavemente as mechas sem esfregar o tecido na cabeça.

Além de produzir muito frizz, a fricção tende a quebrar o fio já enfraquecido pela umidade. Por isso, evite toalhas felpudas e aposte em modelos de microfibra, que provocam menos atrito.

O pesquisador é bem enfático: jamais escove o cabelo molhado. Por estarem mais fracas, as mechas podem quebrar instantaneamente com o movimento da escova. Por isso, use pentes de dentes largos e espaçados, penteando delicadamente para minimizar os danos.

  • Dormir com o cabelo molhado provoca pesadelos

Por mais que você queira cair na cama logo, dormir com o cabelo molhado é um erro terrível.

Durante o sono, é normal esfregar a cabeça no travesseiro incontáveis vezes, o que gera fricção entre os fios e o tecido. Além de manter a raiz úmida por muito tempo, o que favorece a caspa, dormir com as madeixas molhadas aumenta – e muito – as chances de quebra e queda de cabelo.

Como Alisar o Cabelo Secando Naturalmente: 12 Passos

Crédito: Getty Images/iStockphotoDifusores permitem que o ar circule melhor entre os fios, causando menores danos

Após retirar a umidade dos fios com a toalha, use o secador de cabelo fazendo movimentos contínuos, em temperatura baixa, a 15 cm de distância da cabeça e na menor velocidade possível.

Quando cerca de 90% do cabelo estiver seco, coloque o secador em uma temperatura mais alta e finalize a secagem. Para terminar, é importante jogar um jato de ar frio nas mechas para selar e reestruturar suas estruturas internas.

  • Se seu cabelo tende a ficar “caído”, uma boa maneira de ganhar volume é inclinando a cabeça para baixo na hora de usar o secador, o que aumenta a angulação dos fios em relação à raiz.
  • Para cabelos cacheados ou crespos, a melhor opção são os difusores, que secam lentamente os fios, definem mais os cachos, reduzem o frizz e ainda favorecem o volume.
  • Por mais bobo que pareça, o brilho do seu cabelo está associado à direção em que seus fios são colocados.

Para garantir mais brilho, corte as madeixas com regularidade e aposte em bocais de secador mais estreitos. Costume separar o cabelo em mechas antes de usar a ferramenta, inclinando-a sempre para baixo, o que alinha os fios e os deixam menos embaraçados.

  • Chapinha e cabelo molhado não combinam

Nunca use chapinhas ou cacheadores quando seu cabelo não estiver completamente seco. Conforme a temperatura da água aumenta, ela se expande em forma de vapor, fazendo com que os fios inchem e “explodam”.

Os resultados são danos irreparáveis, que só serão corrigidos quando as madeixas crescerem e forem cortadas.

Como Alisar o Cabelo Secando Naturalmente: 12 Passos

Apesar do que se pensa, cachos são muito mais simples de secar do que fios lisos, como prova a ciência. Por isso, é essencial que pessoas de cabelo liso fiquem atentas quanto aos cuidados na hora da secagem. Para quem vive com cachinhos, o difusor deve ser um melhor amigo.

  • Seu cabelo gosta mesmo do frio

Por fim, Tim Moore afirma que o clima ideal para manter o cabelo saudável seria o de um dia seco, frio, ensolarado e com temperatura a zero graus.

Segundo o pesquisador, mais do que se preocupar com o Sol ou a chuva, é preciso estar atento à umidade do ar, que influencia muito na aparência das madeixas. A melhor opção é apostar em sprays de proteção térmica, para controlar a umidade.

Leia também:  Como ajudar um namorado deprimido (com imagens)

“É por isso que seus melhores dias de cabelo acontecem no inverno, não no verão”, concluiu o cientista.

12 passos para secar o cabelo com perfeição, segundo estudo

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link

acordar com o cabelo bonito (Foto: reprodução)

Um estudo da Universidade de Crambridge afirmou que secar o cabelo não é uma tarefa fácil.

Segundo os cientistas, são 12 passos para deixar os fios perfeitos com a secagem. Confira as dicas:

saiba mais

1 – Conheça sua estrutura capilarÉ básico conhecer do que os fios são compostos por queratina e que cada um deles conta com camadas. A externa se chama cutícula e protege os fios, a do meio é o córtex, que é mais flexível e garante a elasticidade e a força.

2 – Não deixe os fios secarem naturalmenteDe acord o com Tim Moore, PHD em Microeletrônicos, o secador não é o vilão da história. Quando está molhado, os fios absorvem a água e córtex incha, tornam-se mais frágeis.

  • Quanto mais tempo ficar assim, mais chances de rachas ou de quebrar a estrutura do fio.
  • 3 – Produtos caros não são sinônimos de sucessoSegundo ele, nenhum produto supercaro dá mais resultados do que aqueles mais baratos.

4 – Use a toalha para secar os fios antes do secadorÉ importante tirar o excesso de água do cabelo. A dica é não esfregar o tecido na cabeça para não quebrar e causar frizz. O ideal é apertar delicamente os fios contra a toalha.

5 – Use escova e não penteCom o cabelo molhado, aposte na escova com cerdas espaçadas para tirar os nós.

6 – Não durma com o cabelo molhadoQuando você deita, mexe a cabeça contra o travesseiro e, com ele molhado fica automaticamente mais fragilizado, ou seja, quebradiço.

7 – Secagem suaveSepare os fios em mechas e coloque o secador a 15 cm de sua cabeça. Quando estiver 90% seco com o ar menos quente, aumento a temperatura. No fim do processo, volte para o ar mais frio para “selar”.

8 – Volume capilarNão é necessário secar debaixo para cima. Basta colocar o bico do secador mais perto da cabeça para conseguir o tão sonhado volume. Assim, aumenta o ângulo da raiz ao secar deixando os fios mais para cima.

  1. 9 – Aposte no bico do secadorA saída de ar mais estreita garante que as escamas dos fios vão secar na mesma direção, o que os deixará com mais brilho.
  2. 10 – ChapinhaSó usar o aparelho com os fios completamente secos para ter fibras mais saudáveis.
  3. 11 – CachosO famoso difusor é o responsável para deixar os folículos em ordem.

12 – ClimaUse um spray protetdor de fios. Isso deve manter a forma dos fios até em dias chuvosos.

Estudo revela os 12 passos para secar o cabelo corretamente

Tim Moore, pesquisador da Universidade de Cambridge , tem pesquisado arduamente quais são as melhores maneiras de deixar o cabelo saudável e uma dessas pesquisas revelou algo incrível: o jeito perfeito e ideal de secar os cabelos.

Esse estudo desmente diversos mitos que abrangem a saúde capilar. Um deles, por exemplo, é acreditar que deixar o cabelo secar naturalmente é mais saudável que o ar quente do secador.

De acordo com Moore, que tem doutorado em Microeletrônica pela universidade e é diretor de tecnologia da GHD Hair, essa prática pode ser ainda mais prejudicial para a saúde dos fios.

Leia mais: 4 penteados para ir dormir e acordar com o cabelo lindo

O estudo revela 12 passos para secar o cabelo do jeito certo e saudável, evitando pontas ressecadas e raíz oleosa.  Confira todos os passos abaixo:

Continua após a publicidade

1. Conheça melhor a estrutura do seu cabelo

O estudo aborda isto desde o princípio: é preciso entender como funciona a nossa estrutura capilar. O cabelo é feito de queratina, uma proteína encontrada em unhas, penas e garras. A camada externa é chamada de cutícula, que tem a função de proteger os fios. O meio é o córtex, uma camada que proporciona força e elasticidade do cabelo, flexível. 

É preciso conhecer esses pontos básicos para cuidar adequadamente dos cabelos.

2. Secar naturalmente NÃO É o melhor método

Por incrível que pareça, o secador pode ser amigo do seu cabelo.

O que acontece é que quando os cabelos estão molhados, os fios absorvem toda a água, “inchando” o córtex, ou seja, o meio do cabelo, deixando-o frágil.

Isso quer dizer que, quanto mais tempo ele ficar úmido, mais quebradiço ele se tornará. Por isso, usar o secador (desde que na temperatura adequada) pode desacelerar esse processo.

3. Produtos caros nem sempre trazem bons resultados

Os preços e a qualidade dos produtos não andam juntos. Um produto barato pode dar um resultado muito bom, por exemplo.

Continua após a publicidade

4. Use a toalha antes de secar com o secador

Não é porque o secador não é mais o vilão que usá-lo com o cabelo encharcado é uma boa ideia. Antes de usar o aparelho, tire o excesso de água dos fios com uma toalha. Mas nada de esfregar! O atrito pode quebrar os fios e causar frizz, por isso o melhor é “apertar” os cabelos delicadamente na toalha.

5. Não penteie, escove!

Um pente, principalmente se for fino, pode ser mais agressivo ao forçar o desembaraçamento. A melhor opção melhor é usar uma escova de cerdas espaçadas.

6. Nunca durma com o cabelo molhado

Dormir com o cabelo molhado pode causar o mesmo efeito que secar com a toalha da maneira errada: o atrito pode causar frizz. Além disso, essa prática pode criar fungos no seu couro cabeludo. Evite!

Leia mais: Caramel Balayage – o tom de caramelo que aquece o cabelo castanho

Continua após a publicidade

7. Comece secando suavemente

Separe o cabelo em mechas e deixe o secador mais ou menos 15cm distante do seu couro cabeludo. Uma dica interessante é: quando perceber que seu cabelo está quase seco, aumente a temperatura. Quando terminar, passe rapidamente o vento frio para fechar as cutículas.

8. Maneiras de conseguir volume

Para quem acha que secar debaixo para cima é uma solução, não é! Segundo Moore, basta colocar o “bico” do secador mais perto da couro cabeludo para deixar volume, vai estimular a raiz e deixá-la mais volumosa.

9. Usar um bico fino

Um “bico” mais fino no secador garante que as escamas dos fios sequem na mesma direção, o que pode acarretar um cabelo mais macio e brilhante.

10. Não use chapinha no cabelo úmido

Usar chapinha sem o cabelo estar 100% seco pode forçar uma secagem acelerada, o que é tão prejudicial quanto usar secador no cabelo encharcado de água: o resultado será um fio opaco e quebradiço.

Continua após a publicidade

11.Difusor nos cachos: use e abuse

Os cabelos cacheados amam o difusor. Use sem medo, mas sempre respeitando os limites de temperatura.

12. Saiba lidar com o clima

O tempo úmido é um inimigo e grande causador de frizz. Para evitar que dias chuvosos e neblinas estraguem seu penteado, use um spray protetor de fios, que, além de fixar a forma do cabelo, o protege do calor do secador, da chapinha e da babyliss. 

Seguindo essas dicas com cuidado e disciplina, seus cabelos permanecerão saudáveis mesmo com as dificuldades diárias.

  • Cabelos
  • Cabelos – cuidados
  • Dicas
  • Dicas de beleza

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*