Como ajustar as cores de um monitor lcd (com imagens)

Como Ajustar as Cores de um Monitor LCD (com Imagens)

Como ajustar o perfil de cores do seu monitor
www.lightroombrasil.com.br

Meu Deus, abri a imagem no Lightroom e a cor está diferente da minha câmera, fui olhar o preview do Windows e o branco está amarelo! Como fazer para alterar o perfil de cores do monitor para verificar se ele está corrompido ou causando problemas?

  • Se você está tendo problemas de visualização de qualquer tipo, como cores diferentes na câmera e no seu computador, o perfil do monitor é o mais provável suspeito que pode estar causando esse problema, especialmente se você tiver atualizado recentemente seu sistema operacional ou driver de gráficos da sua placa de vídeo, ou apenas instalado um novo monitor. Para descartar o perfil do monitor como a causa do problema, você pode substituí-lo temporariamente:
  • A primeira coisa a fazer para começar é fechar o Lightroom.
  • Como Ajustar as Cores de um Monitor LCD (com Imagens)
    Windows 10/07:

Vá primeiro ao Menu Iniciar > Painel de Controle > Gerenciamento de cores ou digite gerenciamento de cores na caixa de pesquisa do menu Iniciar (atalho tecla windows + s). No Windows 8, aperte a tecla ?windows? para pesquisar por “gerenciamento de cores” e/ou selecione Configurações > Gerenciamento de cores.

Clique na aba Dispositivos, se já não estiver selecionado.

Como Ajustar as Cores de um Monitor LCD (com Imagens)

A partir da caixa de dispositivos pop-up, selecione seu monitor. Se você tiver mais de um monitor ligado, pressione o botão Identificar monitores que o windows irá exibir para você um grande número na tela para identificação de cada monitor.

Marque agora a caixa onde está escrito Usar minhas configurações para este dispositivo.

Anote agora o nome do perfil selecionado no momento, que é marcada como (padrão). Se não houver um perfil existente, você pode pular esta etapa.

Clique agora no botão Adicionar.

Como Ajustar as Cores de um Monitor LCD (com Imagens)

Na caixa de diálogo Associar Perfil de Cor, selecione sRGB IE61966-2.1 (sRGB Color Space Profile.icm) e pressione OK para inserir o novo protocolo de cores.

De volta ao diálogo Gerenciamento de cores, selecione o perfil sRGB e clique em Definir como perfil padrão e, em seguida, feche o diálogo.

Como Ajustar as Cores de um Monitor LCD (com Imagens)

  1. Mac OS X (como não tenho um Mac no momento as imagens não poderão ser feitas desta parte mas de qualquer jeito aqui segue a explicação de como fazer):
  2. Feche o Lightroom.
  3. Vá até as Preferências do Sistema > Monitores.
  4. Selecione a guia Cor.
  5. Pressione o botão Calibrar e siga as instruções.

Ligue Opções Avançadas (escondidos no El Capitan,  basta você clicar no cadeado e por a sua senha para ativar a alteração) e calibre a gama 2.2.

Finalmente, reinicie o Lightroom e verifique se tudo parece correto. Se isso acontecer, você confirmou que o perfil do monitor anterior era a causa do problema.

Você pode deixar temporariamente sRGB como o perfil padrão do seu monitor, ele será melhor do que um corrompido, mas consequentemente após isso o ideal será calibrar o monitor com precisão usando um dispositivo para a calibração do seu monitor, existem diversos no mercado de marcas como a X Rite e a Datacolor.

A única forma real de calibrar um monitor é com um dispositivo de calibração de hardware.

A calibragem de software é sempre apenas tão bom quanto os seus olhos, e todo mundo vê as cores de uma maneira diferente, mas o hardware de calibração não, alguns como o ColorMunki, X Rite Pro ou Spyder agora são mais baratos e acessíveis, principalmente se forem comprados fora do Brasil, e posso garantir que essa é uma parte essencial do kit de ferramentas de todos fotógrafos que levam a sério o seu trabalho.

Como Ajustar as Cores de um Monitor LCD (com Imagens)

A maioria dos softwares de calibração oferece uma configuração avançada, por isso, se ele dá-lhe uma dica de escolha, como ir para um brilho com de cerca de 100-120 cd / m2, 6500K ou o ponto branco nativo para um monitor LCD, e mais importante, um perfil ICC2 Matrix em vez de um ICC4 ou perfil LUT-base, uma vez que estes perfis mais recentes não são compatíveis com muitos dos programas ainda usados no mundo da fotografia.

Bom espero que essas dicas tenham ajudado vocês a chegar na cor correta e pensar em investir em novos equipamentos que podem deixar o seu trabalho ainda mais impecável e profissional. Uma das coisas mais importantes na fotografia é a cor e como elas são usadas e isso pode ficar ao seu favor, ou contra.

Calibrar corretamente o seu monitor é um grande passo para que isso seja feito somente para somar no seu trabalho, imagina você mandar um DVD com fotos de um casamento para uma cliente e o vestido da noiva estiver amarelado em todas as imagens quando ela abrir na casa dela? Não tem condições, ajustem corretamente o perfil de cores do seu Windows/Mac e monitor para não passar por isso!

Espero que tenham gostado pessoal e até um próximo tutorial!

Calibração de monitores

Olá leitores do Fotografia-DG, este artigo será em formato de perguntas e respostas sobre calibração de monitores.

Muitos fotógrafos ficam confusos se é preciso ou não calibrar o monitor, qual o equipamento para calibrar, entre outras dúvidas que surgem. Tentarei neste artigo cobrir as principais. O assunto é bem extenso, pois envolve gerenciamento de cores e espaços de cores, o que requer um curso e muita leitura e estudo.

Acredito que esse artigo seja muito importante para aumentar o nível de conhecimento neste assunto. Dúvidas adicionais podem ser postadas nos comentários que responderei o que eu souber assim que possível.

Como Ajustar as Cores de um Monitor LCD (com Imagens)RGBCMYK

Listei abaixo as 8 perguntas mais recorrentes relacionadas a calibração de monitores:

1 – Eu preciso mesmo calibrar o meu monitor?

A resposta é sim, caso você for um profissional da área de fotografia ou design e deseja que seu cliente o veja como tal.

Já imaginou você buscar um álbum de casamento e descobrir que as fotos estão  amareladas, ou azuladas? Isso pode acontecer se você tiver um monitor não calibrado, pois estará acostumado com os padrões da tela, achando que o que você está vendo na tela está com uma cor adequada aos seus olhos, quando na verdade não está e pode perder tempo e dinheiro tendo que refazer todo o trabalho.

Tudo bem, mas aí você me pergunta: Ah mas eu não vou imprimir nenhuma foto, meus clientes só utilizam as fotos na internet.

O objetivo da calibração é ter certeza de que seus olhos vejam a foto da mesma maneira na tela como os outros vão vê-lo. Para impressão, você pode ter certeza que calibrando sua tela sua foto impressa vai parecer muito mais próxima da imagem dela na tela do computador.

No entanto, quando você edita em uma tela calibrada e, em seguida, posta sua foto on-line, não significa que todas as pessoas irão ver a foto corretamente. A tela delas são mais prováveis ​​não estarem calibradas, mas ainda assim é importante calibrar.

Por quê? Porque os fabricantes de monitores se esforçam para que os produtos reproduzam as cores adequadamente, portanto, pela correta calibração de cor, você vai estar em uma zona neutra, mesmo se algumas telas estão fora de uma maneira e outros estão fora de uma outra maneira.

(a discrepância será menor)

Há uma ressalva, no entanto. Quase sem exceção, monitores de computador são mantidos mais brilhantes do que uma tela calibrada. Então, se eu editar uma foto em um dispositivo calibrado, ela provavelmente vai mostrar-se um pouco mais escura em monitores não calibrados.

A maioria das pessoas gostam de suas telas com muito brilho. A maneira de evitar isso é simplesmente clarear levemente suas fotos no Photoshop ou Lightroom antes de postar na web uma vez que sabemos que a maioria das pessoas estarão vendo a foto em uma tela mais brilhante.

2 – Como saber se meu monitor está “ok” ?

Para responder a essa questão, você pode fazer os testes a seguir:

a) Você consegue distinguir bem os realces desta imagem abaixo?

Como Ajustar as Cores de um Monitor LCD (com Imagens)Conferindo o ponto branco do seu monitor.

A imagem acima mostra oito blocos de tons de cinza, com uma listra branca pura correndo pelo meio onde está escrito: “Imaging Resource White Point Checker”. Os números em cada bloco mostram o valor de pixel que contém bloco. (Ou seja, o bloco marcado 251 tem valores de pixel vermelho, verde e azul de 251, 251, 251.)

Em um monitor perfeitamente calibrado, você seria capaz de distinguir (mesmo que por pouco) a diferença entre a linha branca central e o bloco rotulado 254. Mais tipicamente, um “bom” monitor permite que você veja a fronteira entre a linha de centro e o bloco 250 ou 251. Quantos blocos você pode ver?

b) Você consegue distinguir bem as sombras desta imagem abaixo?

Como Ajustar as Cores de um Monitor LCD (com Imagens)Conferindo o ponto preto do seu monitor.

Antes de fazer este teste, sugiro desligar a luz ambiente em que você está, principalmente se estiver em um lugar com muito brilho. Não se apavore ainda! A segunda sugestão é salvar essa imagem para a sua área de trabalho e abri-la no lightroom ou photoshop, ou qualquer software de edição de imagens, em que você consiga ter um plano de fundo 100% preto, pois o contraste com o branco da tela ao redor da imagem assim que você está lendo esse artigo pode afetar a correta leitura.

Em uma sala mal iluminada, um excelente monitor iria deixá-lo ver a fronteira entre a linha central e o bloco “5”. Um bom monitor pode não ir tão longe, mas deve deixá-lo ver a diferença entre o bloco “15” e preto puro (faixa central).

Muitos monitores só mostram separação no bloco 30, e alguns poucos podem mostrar nenhuma diferenciação entre os blocos. Se você não pode separar visualmente, pelo menos, o “20” e, de preferência o bloco “15” do fundo, o monitor precisa de ajuste e calibração.

(Lembre-se de ajustar a sua luz ambiente e fazer as sugestões que eu listei acima, antes de fazer este teste)

Leia também:  Como apagar um incêndio causado por uma torradeira

c) Como está o contraste da sua tela?

Há mais para conferir do que apenas os realces e as sombras. O contraste é um item muito importante também.

O olho humano não é muito linear e não vou entrar aqui em muitos detalhes sobre a curva de gama, o que você precisa saber é checar se o seu monitor está devidamente ajustado para o gama de 2.

2 (maioria dos monitores sRGB) o padrão abaixo aparecerá com o mesmo tom de cinza quando você vê-lo a alguma distância da tela, ou se você apenas desfocar seus olhos tentando ver de uma distância normal de visualização da tela.

A porção central deste padrão é apenas uma série alternada de linhas pretas e brancas.

Então, se você não vê um cinza uniforme quando você olha para a imagem acima, a definição de gama do seu monitor está desligada. A solução deste problema realmente requer um calibrador de monitor, o controle de “contraste” em LCDs na verdade não controla o gama.

3 – Dá pra calibrar no olhômetro ou é necessário algum equipamento específico?

Você pode tentar calibrar no olhômetro, mas não é a melhor opção pois nossos olhos nos enganam. O olho humano erra feio. Se ainda não estiver acreditando, vou lhe apresentar imagens que falam melhor que palavras. Observe bem a imagem abaixo e responda se o quadrado A tem a mesma cor do quadrado B.

Como Ajustar as Cores de um Monitor LCD (com Imagens)Tabuleiro de Adelson

Se você acha que eles são diferentes, você errou. Os dois são iguais e tem o mesmo tom de cinza!

Ainda incrédulo? Importe a imagem no seu programa (Lightroom/Photoshop ou Illustrator) e pegue a amostra de cor de cada um e compare. Vai ser exatamente a mesma. Observe esta próxima imagem:

Como Ajustar as Cores de um Monitor LCD (com Imagens)

O motivo tem a ver com o contraste. Esse é um típico exemplo de que o nosso olho não é uma ferramenta muito confiável em termos de calibração de monitores, em virtude disso a melhor solução é utilizar um equipamento dedicado à essa função.

Pode ser um colorímetro ou um espectrofotômetro (Calibradores Profissionais). Aqui no Brasil nós temos o Colormunki na versão display (colorímetro) e Colormunki Photo (Espectrofotômetro), ambos comercializados pela Coralis.

Para perfilar monitores “wide gamut” (wide gamut é um espaço de cor maior que o sRGB, e bem próximo do Adobe RGB) e impressoras em conjunto a sugestão é o Colormunki Photo.

Alguns colorímetros mais antigos não fazem um bom trabalho de calibrar esses monitores wide gamut. O preço do espectrofotômetro geralmente é maior que o colorímetro.

É bom comentar que o processo de calibração de monitor requer 2 passos: a calibração propriamente dita e a caracterização (perfil).

Na calibração, é praticamente o que foi visto até agora, que seriam ajustes de brilho e contraste para um estado definido. Caracterizar é utilizar um perfil de cor.

Essa característica inclui a faixa de cores que o seu monitor é capaz de reproduzir (espaço de cor – sRGB, Adobe RGB).

4 – Quais são as consequências de trabalhar com um monitor não-calibrado?

Existem diversas consequências possíveis. Todos os monitores, calibrados ou não, têm um ponto branco nativo (não-calibrado), que está expresso como uma temperatura em Kelvin. O ponto branco de um monitor (calibrado ou não) é a cor que você vê quando procura uma área de branco puro na sua tela.

O branco puro ocorre quando os valores RGB da sua imagem são todos iguais a 255 (se estiver expresso em 8 ‘bits’), como o fundo branco de uma página Web ou um documento.

Você pode pensar, “branco é branco”, mas se pudesse alinhar vários monitores calibrados com diferentes pontos de branco, iria reparar que, quanto mais elevada a temperatura do ponto branco, mais azul irá aparecer a tela, em comparação com os monitores com pontos brancos menores.

Se puder encontrar os controles do seu próprio monitor, suba ou desça a temperatura (restaure-a com o seu valor inicial quando terminar, a menos que decida que quer ter um ponto branco diferente).

Os seus olhos, que se adaptam rapidamente a um ponto branco constante, irá distinguir facilmente a tela a ficar mais azul ou mais amarelo à medida que sobe ou desce o ponto branco.

Se o seu monitor não-calibrado for demasiado azul (a temperatura de cor nativa do CRT é de 9300K e o sRGB assume 6500K), à medida que editar a sua imagem irá fazer uma sobre-compensação e irá produzir imagens que parecem amareladas e demasiado quentes num monitor devidamente calibrado. Do mesmo modo, se o seu monitor estiver demasiado amarelo, por ter uma temperatura de cor demasiado baixa (no caso do LCD, a temperatura de cor nativa ronda os 5500K), as suas imagens irão aparecer azuladas/frias num monitor devidamente calibrado.

A definição de um ponto branco adequado é apenas parte da calibração do monitor. Você necessita também de um ponto preto adequado, do brilho (luminosidade) e função de gama (transferência).

Se o seu monitor for demasiado escuro porque o ponto preto está definido como sendo muito baixo, você terá que compensar por cima e produzir imagens que pareçam lavadas num monitor devidamente calibrado.

Por outro lado, se o ponto preto do seu monitor for demasiado elevado, as suas imagens irão parecer muito escuras e demasiado saturadas num monitor devidamente calibrado.

Se o brilho/contraste for muito elevado, você irá assumir que as suas imagens tem um pouco mais de “impacto” do que se fossem vistas num monitor devidamente ajustado; além disso, os seus olhos ficarão doendo e a sua tela LCD irá queimar mais depressa.

Resumindo, vamos supor que você mande imprimir algumas fotos suas para portfólio num monitor descalibrado.

Na hora de buscar suas impressões pode ter uma surpresa com a aparência das cores e ter jogado fora um bom dinheiro (que poderia ser usado para adquirir um calibrador de monitor por exemplo 🙂  ) Você irá perder seu precioso tempo também, pois vai precisar refazer o trabalho. Se for para um cliente então, com prazos apertados a situação complica ainda mais.

5 – Posso calibrar a tela do meu notebook?

Sim, pode. Muitos fotógrafos possuem 1 desktop e 1 notebook para sair a campo, viagens, ir em algum estúdio ou mostrar portfólios. O recomendado neste caso é ter os 2 monitores calibrados (o monitor que você tem em casa e o do notebook) motivo? Simples.. vamos supor que você está remoto do seu estúdio ou sua casa e precise editar uma foto para enviar para um cliente, ou editora.

Se você estiver viajando com seu notebook devidamente calibrado pode editar a imagem nele e exportar/enviar para a gráfica/impressora. Não é o mais adequado e deve ser evitado, pois a tela de alguns notebooks modelos mais baratos não possuem uma boa fidelidade de cores (monitores TN). Se possível utilize um monitor IPS profissional.

Os monitores retina display de notebooks da Apple tem tecnologia IPS.

6 – Qualquer monitor serve?

Monitores profissionais IPS (Dell, Eizo, Lacie, LG, etc…), para quem for imprimir de preferência os “wide gamut” que possuem uma faixa de cores superior ao sRGB (por exemplo Adobe RGB), o que é muito bom, porém para estes monitores evite os colorímetros para calibração e prefira os espectrofotômetros (o Colormunki Photo da X-rite é um dos espectrofotômetros de mais baixo custo, apesar de mais caro que um colorímetro) e cumpre bem o seu papel de calibração destes tipos de monitores. O colorímetros não conseguem lidar bem com os monitores “wide gamut” devido a dificuldade de lidar com cores supersaturadas. Fuja dos monitores TN ou VA (que têm ângulo de visão menor que 178º).

7 – Qual a solução se eu não tenho condições de comprar um calibrador?

Sugiro investir num espectrofotômetro, ou caso não consiga comprar um espectrofotômetro devido as seguidas altas do dólar (agora em meados de agosto de 2015 quando escrevo esse artigo), você pode optar por um aluguel de calibrador de monitor.

8 – Por quanto tempo “dura” uma calibração de um monitor?

  • Monitor Novo (menos de 3 meses de uso) se você utiliza seu monitor em um atelier ou estúdio de impressão de imagens, é recomendável calibrá-lo toda semana.
  • Monitor Novo (menos de 3 meses de uso) se você utiliza seu monitor somente para edição de fotos e entrega via web arquivos digitais, pode-se recalibrá-lo a cada 3 meses, até que depois de 1 ano, recomenda-se calibrá-lo todo mês.
  • Monitor usado (mais de 3 anos de uso intenso) recomenda-se calibrá-lo pelo menos 1 vez por mês, ideal seria 1 vez a cada 2 semanas, para usos que não sejam em estúdio de impressão de imagens profissional.

São tempos estimados, pois variam de monitor para monitor, de marca para marca, mas dão uma boa margem de segurança.

Abraços a todos e até a próxima!

Aprenda a melhorar a qualidade da imagem de sua televisão

A imagem da sua TV parece meio artificial? Sem cor, sem vida, sem graça? Você acha que a imagem dela era bem mais bonita no mostruário da loja do que na sua sala de estar? Pois saiba que é possível melhorar significativamente a qualidade da imagem do seu aparelho de TV com apenas alguns ajustes nos controles do próprio aparelho.

Geralmente, nós ignoramos os controles de brilho, cor, contraste e outros quando compramos uma TV nova e apenas a ligamos e a usamos do jeito que ela está quando a tiramos de dentro da caixa.

É possível que as imagens exibidas sejam levemente – ou drasticamente – diferentes de quando a vimos à venda em uma loja de eletrodomésticos, que costuma ajustar a TV para que ela fique mais atraente a potenciais compradores.

Mas, se nos dedicarmos a conhecer e configurar os controles oferecidos pelo menu da TV, poderemos obter uma qualidade bem satisfatória de imagem sem precisar gastar um tostão a mais.

Confira algumas de nossas dicas de ajustes de qualidade da imagem para que você possa aproveitar seu televisor com o máximo de satisfação.

Leia também:  Como aliviar uma tensão na lombar: 12 passos

Ajustes automáticos

A maioria das TV já vem com ajustes pré-configurados para facilitar a vida dos usuários.

Um desses ajustes é uma espécie de “modo loja” que deixa as imagens com cores e brilho mais fortes – é por essa razão que a imagem de uma TV parece tão mais chamativa no mostruário de uma loja, onde geralmente a iluminação do ambiente é bem mais forte do que o normal.

Entretanto, tal opção pode não ser adequada para uso doméstico, onde geralmente a luz ambiente é mais controlada: o excesso de brilho e cores do “modo loja” pode acabar cansando e prejudicando a vista. Por isso, prefira escolher um modo de ajuste automático que ofereça imagens mais suaves e nítidas.

Como Ajustar as Cores de um Monitor LCD (com Imagens)

Quase todos os modelos de TV oferecem ajustes de acordo com o tipo de conteúdo a ser assistido: um ajuste para filmes, outro para desenhos animados, outro para videogames, outro mais geral para todo tipo de exibição. Escolha um a seu gosto e aproveite. E caso não fique satisfeito com nenhum dos modos automáticos, faça os ajustes manuais que ensinaremos logo abaixo.

Brilho e contraste

O controle de brilho é responsável pela intensidade do preto na imagem. Já o contraste determina a percepção de variações de tons de cores (tons de cinza, no caso).

Por essa razão, brilho e contraste são dois controles que precisam ser ajustados em conjunto para que se obtenha uma qualidade satisfatória. O ideal é que se mantenha um nível de brilho próximo de 50% e o contraste entre 70% e 90%.

Como Ajustar as Cores de um Monitor LCD (com Imagens)

Esses ajustes permitirão que você perceba o máximo possível de detalhes em cenas escuras, sem que as imagens fiquem artificiais: brilho demais acabará deixando as partes pretas da imagem acinzentadas e a falta de brilho deixará as imagens excessivamente escuras, fazendo o expectador perder detalhes importantes da cena.

Cor, nitidez e matiz

Ajustes de cor, nitidez e matiz também precisam ser bem equilibrados, não passando dos 50% para mais ou para menos para se obter uma boa qualidade. Excesso de nitidez pode deixar as imagens borradas, enquanto sua falta pode deixá-las “granuladas”.

Como Ajustar as Cores de um Monitor LCD (com Imagens)

Com relação à cor, preste atenção nos tons de pele dos atores e use o controle como base para obter um nível de cor realista. Grandes variações tanto de cor quanto de matiz podem comprometer a qualidade, deixando as cores artificiais demais.

Luz de fundo

A luz de fundo das TVs de LCD e de LED também podem ser ajustadas, mas neste caso o ajuste ideal varia de acordo com a iluminação ambiente. Geralmente é uma boa ideia deixar o controle de luz de fundo no máximo em ambientes bem iluminados e diminuir esse controle se a luz ambiente for mais suave e controlada.

Como Ajustar as Cores de um Monitor LCD (com Imagens)

Ajustes além da TV

Também é possível controlar a qualidade de imagem em dispositivos conectados ao televisor, como set top boxes, decodificadores de sinal e consoles de videogame.

Os gamers de plantão têm a sua disposição opções de controle de brilho, coloração e outros oferecidos pelos desenvolvedores e localizados nos menus dos jogos.

É sempre uma boa ideia combinar esses ajustes com os nativos da TV para maximizar a qualidade das imagens.

Como Ajustar as Cores de um Monitor LCD (com Imagens)

Agora que você conhece um pouco mais dos ajustes da sua televisão, faça um bom proveito e obtenha a qualidade máxima de imagem dele.

Dicas para Calibrar Monitores!

Neste artigo você vai aprender tudo sobre como Calibrar Monitor para Fotografia?

Dificilmente encontro um artigo completo que fala sobre como calibrar monitor, a maioria deles mostra apenas o processo simples de calibrar utilizando o próprio software do Windows ou Mac.

É errado? Certamente não existe algo definitivamente errado sobre isso.

Portanto se você é um profissional de fotografia ou de design precisa saber um pouco além, na verdade muito além.

  • Aprenda Calibrar um Monitor BenQ SW

Como Calibrar Monitor para Fotografia

  • Como você está pesquisando sobre calibrar monitores, acredito que seja dedicado com a qualidade de seu gerenciamento de cores certo?
  • Sugiro de você ler também sobre Como Escolher um Monitor para Fotografia e completar seu conhecimento.
  • Bom… Talvez esteja perguntando, será que é realmente necessário algum equipamento exclusivo para calibrar meu monitor?
  • Se você é um fotógrafo ou designer profissional, tenho que dizer SIM.
  • Calibrar Monitor utilizando apenas o olho humano, definitivamente não é a melhor opção.

Willian, mas por que? Simples, por que o olho erra, e erra feio.

Mas Willian, no software tem o passo a passo pra regular o brilho e o contraste de meu monitor…. Sei disso, e o problema não é esse, mas sim o que nosso olho enxerga.

Anote aí: O que pode parecer ótimo para uma pessoa, para outra pode estar horrível, consequentemente para o papel, assim é impossível obter uma calibragem correta.

Tem certeza Willian?

Bom, para apresentar algo mais que minhas palavras, quero que observe a imagem abaixo e responda Imediatamente se o quadrado A te a MESMA COR do Quadrado B. Mas observe direito pra não dizer que estou querendo te enganar!

Como Ajustar as Cores de um Monitor LCD (com Imagens)

Se você respondeu que SIM, é diferente, está enganado!Os dois SÃO IGUAIS, O MESMO tom de cinza. Para tirar a prova, observe o comparativo que faço abaixo.Abri a imagem no Photoshop e criei uma linha na vertical com o tom de cinza do quadrado. Observe que bateu perfeitamente com os quadros A e B.Como Ajustar as Cores de um Monitor LCD (com Imagens)Confuso? Se fosse você também estaria. Mas devemos aceitar esta realidade. Nosso olho humano erra.Confesso que não estudei a fundo o motivo, mas o resultado acima mostra.Ah…. e se você respondeu que os quadrados A e B eram iguais ou você já sabia disso ou é extraterrestre… Rsrsr… Calma… Brincadeira.

Indo além disso na calibração de monitores

Bom, isso ainda não é o bastante pra você saber, ainda tem outro fator que a maioria dos profissionais desconhecem, a caracterização.

Antes de continuar, quero definir rapidamente e de maneira simples, para você não confundir com calibração.

O que é Calibrar Monitor?

De maneira rápida e simples, são os ajustes feitos no brilho e contraste de sua tela.

O que é Caracterizar Monitor?

Este é um passo que as pessoas confundem e fazem como se fosse calibração. Caracterizar um Monitor é processo de extrair a melhor coloração de sua tela.

  1. Tá legal, mas meu programinha do Windows ou outro semelhante, mostra pra mim as cores pra configurar.
  2. Bom, nem preciso dizer que nosso olho erra, mas além disso, a caracterização profissional é a conversa entre a placa de vídeo de seu computador com o monitor.
  3. O equipamento responsável faz esta “conversa” entre os dois e extrai a melhor qualidade nas cores.
  4. Portanto é também praticamente impossível obter cores neutras e equilibradas apenas com o olho humano, principalmente para impressão.
  5. Então o que fazer?

Se você é um profissional e deseja que seu cliente o olhe desta maneira, precisa investir num Colorímetro. Colo… que? Co-lo-rí-me-tro…

Willian, mas é Caro! Depende do ponto de vista, não é assim que queremos que nosso cliente veja nossas fotografias. Caro ou barato é relativo.

Eu tenho um há 3 anos e posso dizer que foi um dos melhores investimentos para minha pós produção no estúdio. (Ah não ganho nada indicando viu, apenas compartilhando o que foi bom pra mim).

Um detalhe que vale a pena ressaltar é que os Calibradores conseguem medir a Luz Ambiente e ajustar o Brilho da tela de acordo com a luz que você trabalha, ou seja, se pretende trabalhar com a luz acesa, faça a calibrarão com a luz acesa.

Antes de Calibrar o Monitor: É interessante também investir em monitores profissionais para fotógrafos e designers. Portanto se ainda não tem um monitor IPS, invista em um antes de investir num calibrador.

Quais os Modelos de Calibradores existentes?

Eu tenho o Colormunki Photo, pois na época foi o que me indicaram, mas acabei de entrar no site da Coralis e vi que tem mais 2 novos modelos bem mais em conta que fazem o mesmo trabalho.

A vantagem do Colormunki é se, você vai imprimir fineart em seu escritório, pode gerar perfil de cores em papei também.

No entanto é assunto para um outro grande artigo. Se você pretende calibrar sua tela e enviar álbuns para laboratório o Colormunki Display ou i1 Display Pro são suficientes.

Um pouco sobre o Colormunki Photo

  • Como Ajustar as Cores de um Monitor LCD (com Imagens)

  • O ColorMunki é a solução ideal para fotógrafos e designers calibrarem todos os seus periféricos de maneira rápida e fácil.
  • Calibre suas impressoras, monitores, projetores rapidamente e pare de perder tempo com problemas desse tipo.

Conhecendo o Colormunki Display

  1. Sem estress e sem frustrações.
  2. Sem tempo desperdiçado ou horas de trabalho perdidas.
  3. Apenas uma tela ou projetor surpreendentemente calibrados que exibem com exatidão as cores das suas imagens originais ou arquivos digitais.

  4. Nossa interface guiada por assistente facilita e agiliza para você a calibração e o perfilamento das suas telas ao seu ritmo corrido de vida.
  5. Você rapidamente voltará às tarefas de que realmente gosta, com total confiança de que os arquivos que está vendo e com os quais está trabalhando representam precisamente o que os outros irão ver.

  6. Como Ajustar as Cores de um Monitor LCD (com Imagens)

  7. Alguns Recursos
  • Dispositivo de medição multifuncional tecnologicamente avançado e ergonômico
  • Aplicativo fácil de usar – modos “Fácil” e “Avançado” com comandos predefinidos e simples com um só clique ou opções guiadas por assistente para mais controle
  • Perfilamento Iterativo Inteligente – uma tecnologia adaptativa que mede e analisa as capacidades cromáticas de cada tela específica para uma maior exatidão do perfil
  • Controle Inteligente da Luz Ambiente – medição, compensação e monitoramento contínuo das condições da iluminação ambiente
  • Flare Correct™ – medição e compensação do reflexo cintilante da superfície da tela
  • O Controle Automático de Telas (ADC) regula instrumentalmente a tela para acelerar o processo e eliminar os ajustes manuais
Leia também:  Como aplicar sombra azul: 12 passos (com imagens)

Como este á mais novo, ainda não encontrei um vídeo em português. Mas é de fácil entendimento.

Conhecendo o i1 Display Pro

  • Solução definitiva para profissionais que exigem velocidade, opções e flexibilidade para obter acuracidade de cores.
  • Estes profissionais sabem que um monitor calibrado é um elemento crítico para um fluxo de trabalho digital eficiente.
  • Algumas das características aprimoradas incluem: instrumento de medição multifuncional, ergonômico, com controle infinito do ponto branco, luminancia, razão de contraste, gamma, entre outros.
  • Controle da luz ambiente através da medição, compensação e constante monitoramento das condições de iluminação ambiente.
  • Mede e compensa o reflexo causado pela luz ambiente na superfície do monitor.
  • Acompanha software i1 Profiler de última geração para calibração e criação de perfis para as tecnologias mais avançadasde monitores e projetores incluindo LED, e LCD.
  • Como Ajustar as Cores de um Monitor LCD (com Imagens)

  • Alguns Recursos:
  • Dispositivo de medição multifuncional tecnologicamente avançado e ergonômico
  • Aplicativo i1Profiler de nova geração para calibrar e perfilar telas e projetores com todas as modernas tecnologias, incluindo LED e LCD de gama ampla
  • Controle infinito de ponto branco, luminância, relação de contraste, gama, entre outros
  • Perfilamento de múltiplos monitores e grupos de trabalho
  • Perfilamento Iterativo Inteligente – uma tecnologia adaptativa que mede e analisa as capacidades cromáticas de cada tela específica para uma maior exatidão do perfil
  • Otimização de perfis – cria conjuntos de seções de cores exclusivos para obter ótimos resultados
  • Controle Inteligente da Luz Ambiente – medição, compensação e monitoramento contínuo das condições da iluminação ambiente
  • Flare Correct™ – medição e compensação do reflexo cintilante da superfície da tela
  • O Controle Automático de Telas (ADC) regula instrumentalmente a tela para acelerar o processo e eliminar os ajustes manuais
  • Verificação da qualidade da tela e sua tendência com o passar do tempo
  • Otimização de cores especiais PANTONE

Finalizando sobre Calibração de Monitores

Em minha opinião, vale muito a pena investir neste tipo de ferramenta, além de te entregar a melhor qualidade, vai te poupar muito tempo, e não esqueçamos que tempo é valioso, o único bem que não volta atrás. O valor monetário, podemos correr atrás.

Espero que este artigo tenha lhe auxiliado e compartilhem com seus amigos fotógrafos e designers.

Abraços e até a próxima.

Como ajustar a tela do monitor do notebook

Para ajustar cor, brilho, contraste, saturação e nitidez da tela do notebook, é preciso usar as configurações do sistema operacional do computador. Isso porque os monitores dos laptops não contam com botões físicos, como acontece com os computadores de mesa (desktop).

Confira, no passo a passo a seguir, como usar o app nativo de configuração de monitor do Windows para calibrar e fazer os ajustes finos na tela do seu notebook. Assim, você pode melhorar a qualidade de exibição das imagens. O procedimento foi realizado em um PC com o Windows 10, mas as dicas também valem para outras versões do sistema da Microsoft.

1 de 9
Aprenda a ajustar a tela do seu notebook — Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo

Aprenda a ajustar a tela do seu notebook — Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo

Passo 1. Na busca, digite “calibrar cores” (sem aspas) e abra o primeiro resultado, conforme indicado na imagem;

2 de 9
Abra o assistente de calibragem de tela — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Abra o assistente de calibragem de tela — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 2. A tela de introdução do assistente de calibragem de cores será exibida. Nela, clique em “Avançar” duas vezes;

3 de 9
Tela inicial do assistente de calibração — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Tela inicial do assistente de calibração — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 3. O assistente, então, mostrará uma breve explicação sobre o gama do monitor. Clique em “Avançar” para proceder com a calibração;

4 de 9
Ajuste de gama do monitor — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Ajuste de gama do monitor — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 4. Use a barra na lateral esquerda da janela para ajustar o gama do seu monitor. Lembre-se de deixá-lo em um ponto intermediário, conforme indicado na tela anterior;

5 de 9
Ajustando o gama da tela — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Ajustando o gama da tela — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 5. Agora, por se tratar de um notebook sem controles manuais, clique em “Ignorar ajustes de brilho e contraste”;

6 de 9
Pule os ajustes de brilho e contraste — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Pule os ajustes de brilho e contraste — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 6. Em seguida, será possível ajustar o balanço de cores do monitor. Clique em “Avançar” para acessar os ajustes;

7 de 9
Informações sobre o balanço de cores — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Informações sobre o balanço de cores — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 7. Use as barras na parte inferior do assistente para alterar a intensidade de cada cor. Após fazer os ajustes desejados, clique em “Avançar”;

8 de 9
Ajustando o balanço das cores — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Ajustando o balanço das cores — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Passo 8. Na última tela do assistente, você pode comparar a calibragem que acabou de fazer com a anterior. Para isso, basta usar os botões indicados na imagem. Por fim, pressione “Concluir” para salvar os ajustes.

9 de 9
Finalizando calibragem do vídeo — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Finalizando calibragem do vídeo — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Pronto. Aproveite as dicas para ajustar as cores do monitor do seu notebook e melhorar a qualidade das imagens.

Como calibrar as cores do monitor

A imagem que aparece na tela dos monitores nem sempre retratam a verdade. O que acontece geralmente são cores distorcidas, com contrastes e níveis de cor que não são realmente reais.

Sendo assim, quem trabalha com qualquer profissão gráfica, seja fotógrafo ou publicitário, por exemplo, acaba por ter problemas no resultado final. Ou seja, na hora de imprimir, as cores no papel são totalmente diferentes daquelas vistas na tela.

Em muitos casos, o que parece ser preto é, na verdade, cinza ou verde escuro. Até os jogadores acabam por perder, porque não estão vendo as cores exatas que foram pensadas durante o desenvolvimento dos games.

Por que ocorre isso e como corrigir?

Sendo assim, se você quer visualizar as cores reais e o seu monitor utiliza contraste dinâmico, a primeira dica é desativar a função (ao menos sempre que for necessário fazer isso). Outra boa ideia é deixar sua tela em um local que não tenha incidência de luz direta, pois influencia bastante. Depois disso, vale seguir algumas dicas de calibragem listadas a seguir:Testes de cores

A calibragem do monitor normalmente é feita através de uma série de testes que mostram como as cores aparecem na sua tela e como deveriam ser. Aqui usaremos como exemplo o Online Monitor Test, serviço online que realiza testes a partir de cores.

Após abrir o serviço em qualquer uma das opções dele (HTML, flash ou executável) você encontra uma tela que nada mais é do que uma escala com níveis de preto e branco. O importante é você notar diferenças sutis entre uma porcentagem e outra, e nunca quadrados exatamente iguais:

As porcentagens 0 e 3, por exemplo, devem ser notadas com uma diferença sutil. O mesmo deve ocorrer nas porcentagens de branco, que nunca devem ser exatamente idênticas. O quadrado que tem 100% é o único branco real de seu monitor, os outros são um pouco escuros, com leves tons de cinza.

Depois ou ao mesmo tempo em que você faz os testes, é possível realizar as calibragens para ajustar o monitor e deixá-lo de acordo com as porcentagens de cores que são mostradas na tela. Você pode fazer isso de várias formas diferentes, citadas no decorrer a seguir:

Calibragem manual

Ao usar este serviço você pode fazer a regulagem de seu monitor manualmente, através do menu dele. Isso é feito, basicamente, com o uso dos controles de brilho e contraste, até que o equilíbrio seja alcançado, com pretos e brancos perfeitos.

Usando o Calibrize

O Calibrize é um programa que ajuda você a regular o monitor passando por várias etapas. Além dos testes e da calibragem manual, é o programa ideal para realizar a tarefa com facilidade. O primeiro passo do programa é ajustar o brilho e o contraste de acordo com duas imagens.

O contraste deve ser colocado no máximo e o brilho deve ser ajustado para que o círculo escuro ao centro apareça o mínimo possível. Já o círculo no meio do quadrado branco deve continuar aparecendo:

Depois o ajuste feito é para equilibrar a quantidade das cores primárias do monitor: vermelha, azul e verde (padrão RGB). Você deve arrastar as pequenas barras ao centro de cada cor para que o círculo não fique mais escuro do que o fundo. É importante também que o passo anterior tenha sido executado corretamente para que este fique equilibrado.

Ao terminar de fazer as calibragens, é necessário salvar as configurações. Para isso, você só precisa clicar em “Save” e o seu computador fica com o novo perfil ativado.

Calibragem pela placa de vídeo

As placas de vídeo costumam ter um aplicativo de configuração próprio, para regular opções 3D e também cores. No Painel de Controle NVidia, por exemplo, você encontra ajustes do brilho, contraste dinâmico, contraste estático, nitidez e gama (equilíbrio do RGB). Basta arrastar as barras de cada opção e aplicar as configurações ao final:

…………………………..

A calibragem do monitor parece bobagem, mas como dito acima, é importante principalmente com quem depende das cores reais. Mesmo assim, após a calibragem, a diferença pode parecer gritante para uns, mas insignificante para outros; entretanto, sempre há melhorias.

Agora que você aprendeu como calibrar o monitor, lembre-se de que o ideal é fazê-lo semanalmente verificações, pois a peça sempre sofre alterações em suas configurações.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*