Carros usados em Rio Grande Do Sul com Ar condicionado com final da placa 1,2

Se o leitor vive em alguma grande cidade brasileira ou viaja muito e enxerga as letrinhas que indicam o estado e o município de origem na placa de um carro, já deve ter reparado a massiva presença, no mínimo curiosa, de automóveis registrados em Belo Horizonte, mesmo nas cidades localizadas a centenas, talvez até a milhares, de quilômetros da capital de Minas Gerais.

O fato é que a venda de carros em BH e o aumento da frota mineira estão a todo vapor.

De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Brasil emplacou 2,787 milhões de carros, comerciais leves, ônibus e caminhões no ano passado.

Desse total, 713,8 mil foram registrados em Minas Gerais, uma alta de 21,72% na comparação entre os anos de 2018 e 2019.

O dado que impressiona foi registrado justamente em Belo Horizonte: a capital mineira, sozinha, representou 17% de todos os emplacamentos feitos no País – ou, em números absolutos, 491.206 veículos. Esse número é o ponto de partida para entender esse fenômeno mineiro no emplacamento de carros.

População x motoristas

A capital mineira tem, segundo estimativa do IBGE, cerca de 2,5 milhões de habitantes, ou seja, pouco mais de 1% da população brasileira. Entretanto, se compararmos os dados de carros vendidos em 2019, Belo Horizonte representa surpreendentes 17% do total. Considerando apenas os carros de passeio e comerciais leves, BH registrou nada menos que 471.394 no ano passado.

Outra questão interessante é a evolução da frota mineira ao longo dos anos. Se analisarmos os dados da série histórica do IBGE, desde 2006 o estado de MG possui a segunda maior frota de automóveis do país, atrás apenas de São Paulo e seguido por Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.

O dado que chama a atenção é o “descolamento” de Minas na segunda posição. Em 2006, por exemplo, SP tinha 10 milhões de automóveis, enquanto MG tinha 2,8 milhões. RJ, PR e RS variavam entre 2,2 e 2,5 milhões. Já em 2018, embora SP continue absoluto, com 18 milhões de automóveis, MG, com 6,1 milhões, já está em outro patamar, pois RJ, PR e RS oscilam entre 4,3 e 4,5 milhões.

Locadoras 

Hoje, um dos principais responsáveis pela expansão da frota mineira pelo País são as locadoras, que pertencem a um grupo de comércio de veículos importante para as montadoras e que não para de crescer: a chamada venda direta ou, em linhas gerais, o comércio que ocorre entre a indústria e clientes/empresas para fins de uso.

No estado mineiro, estima-se que existam mais de duas mil locadoras, o que inclui gigantes do setor, como Localiza e Movida.

De acordo com dados do Conselho Nacional da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), as locadoras emplacaram, no ano de 2018, 826 mil veículos (de todas as categorias) no país, 554 mil deles, ou 67%, no estado de Minas Gerais.

 Neste mesmo ano, segundo a Fenabrave, o país registrou um total de 3,6 milhões de emplacamentos. Ou seja, 15% de todos os veículos emplacados no Brasil em 2018 foram registrados por locadoras no estado de Minas.

Incentivo do governo mineiro

Um ingrediente matador que explica esse apetite voraz mineiro por carros novos é a ajuda do poder público na concessão de diversos benefícios públicos no emplacamento de veículo. A lista de benesses, sejam eles diretos ou indiretos, inclui desde uma ajuda fiscal até processos menos burocráticos.

“É fato que o estado de Minas Gerais é atrativo para as locadoras.

Existem facilidades burocráticas e administrativas no Detran mineiro, além de taxas menores para emplacamento, licenciamento e documentação”, explica o presidente da Abla, Paulo Miguel Júnior. “Isso explica porque a maioria das locadoras estão sediadas em Belo Horizonte e, consequentemente, registram seus carros por lá”.

Segundo a Abla, um desses benefícios é a ausência da vistoria para carro zero quilômetro – algo comum em outros estados. O tempo é outro trunfo de Minas.

Os DETRANs do País levam, em média, 15 dias para emplacar um carro. Em Minas, a espera é bem menor: menos de uma semana.

Isso ocorre porque o estado possui tem um sistema que acelera esse processo, diminuindo assim a burocracia. O resultado é uma arrecadação mais robusta.

IPVA

Por outro lado, há uma percepção equivocada quando o assunto é o incentivo do governo mineiro sobre o Imposto sobre Veículos Automotivos, o IPVA. Ao contrário do que muita gente pensa, Minas não possui o IPVA mais barato do País.

Atualmente, a tabela especifica para as vendas diretas (no caso, as locadoras) é 1% de imposto, mesmo percentual praticado, por exemplo, no Paraná. No Rio de Janeiro, a alíquota é de 0,5%.

Já em São Paulo, as locadoras pagam metade do que paga o cidadão comum – na maioria dos casos, 4% -, ou seja, 2%.

“No passado, em Curitiba, tinha sim essa questão do imposto ser mais baixo”, recorda. “Hoje em dia, não. Para as locadoras, a alíquota do IPVA está em 1% em praticamente todos os estados do Brasil”, disse Miguel Júnior.

Conflito Fiscal

Seja o IPVA o “x” da questão ou não, o fato é que o imposto pesa na conta dos estados em que os carros são registrados. Afinal, mesmo não tendo o IPVA mais barato, o imposto é pago no estado mineiro impulsionado por outros benefícios. E isso tem incomodado outros estados.

Em São Paulo, por exemplo, o IPVA é a segunda maior fonte de arrecadação estadual (13,36%), ficando atrás apenas do ICMS.

Em 2017, a prefeitura paulistana, à época comandada por João Dória, planejava fiscalizar e multar veículos de outras Unidades da Federação que circulassem mensalmente por mais de 20 dias na cidade, alegando que a prática configura “evasão fiscal”. Como o IPVA é dividido estre estado e município, o fato também prejudicaria a arrecadação das prefeituras.

Questionado sobre o assunto, o presidente do Conselho da Abla argumenta que “o código tributário especifica onde o veículo tem de ser emplacado”. Ou seja, na prática, a lei não fala sobre o destino ou o uso da placa. Dessa forma, as locadoras podem enviar o veículo para outros estados, tais como São Paulo. 

“A pessoa física é mais fácil de definir do que a pessoa jurídica. Como as locadoras têm atuação nacional, não operam em um lugar só. Assim, acabam fazendo o licenciamento dos veículos onde está a sede da empresa, por questões administrativas”.

Apesar de não existir uma regulamentação nacional explícita sobre o tema, o estado de São Paulo tem, em sua lei que trata do IPVA (13.296/2008), um artigo que fala sobre a obrigatoriedade de pagamento do imposto, que inclui os veículos de locadoras colocados à disposição dentro do território paulista.

Em nota, a Secretaria da Fazenda de SP, responsável por fiscalizar o recolhimento dos impostos estaduais, declarou ao “Consumerista” que, por meio de radares e pedágios, “tem a percepção de que veículos licenciados em outros estados estão circulando continuamente pela malha viária urbana e estradas de São Paulo” e que está “trabalhando em novas tecnologias para monitorar esse comportamento, inibir a prática e possivelmente recuperar o imposto” por meio de multa.

Na contramão do empenho paulista em combater essa suposta evasão fiscal, há outro fator que pode complicar a presença de placas mineiras em São Paulo: a nova regulamentação que estabelece o “Padrão Mercosul” para as placas, será impossível a identificação do local de registro do carro visualmente, sem que o código da placa seja consultado em um sistema.

E para onde vai tanto carro?

Todo esse cenário tributário, de menor burocracia e outros benefícios concedidos pelo governo mineiro foram decisivos na hora de atrair um grupo de cliente que se tornou importantíssimo para o negócio das locadoras: os motoristas de aplicativos de transporte.

Nos últimos anos, os aplicativos de transporte se tornaram uma fonte de renda para milhões de desempregados.

Para trabalhar para Uber e apps similares é exigido basicamente um carro não tão velho, com quatro portas e que tenha ar condicionado – existem, evidentemente, os critérios que envolvem o perfil do motorista.

Muitos brasileiros conseguiram cumprir esse requisito. Outros, no entanto, não tinham um veículo ou sequer tiveram acesso ao financiamento bancário.

Foi então que as locadoras perceberam esse gargalo e passaram a alugar veículos para os motoristas de aplicativos. E o sucesso não demorou a acontecer.

Segundo a Abla, dos cerca de 600 mil motoristas registrados em aplicativos como Uber, 99 e Cabify, 25%, ou 150 mil, trabalham com carros alugados, o que representa uma grande demanda para as locadoras, que procuram equilibrar a oferta com a aquisição de mais carros.

Sob a ótica do motorista, alugar um carro também é um bom negócio por causa dos custos de manutenção do veículo.

 Carros que rodam profissionalmente são muito mais exigidos; o motorista não precisa se preocupar com licenciamento, emplacamento e documentação; a proteção contra roubos e acidentes já vem incluída no valor do aluguel; o motorista não gasta com problemas mecânicos; ele também se livra da depreciação dos veículos e, é claro, não precisa investir um montante considerável de dinheiro.

  • As locadoras e os aplicativos também possuem parcerias que facilitam a locação por parte dos motoristas, especialmente em termos burocráticos, como cadastro do usuário.
  • Por fim, os observadores atentos, que enxergam as letrinhas das placas, podem ter a impressão de que existem muitos mais desses carros com placas de Belo Horizonte do que de fato acontece, em virtude do tempo que os motoristas de aplicativo rodam pela cidade, que é, obviamente, muito maior do que o rodado pelo motorista comum.
  • Além disso, muitas vezes eles retardam o trânsito esperando ou encontrando um lugar para deixar ou buscar seus passageiros, o que faz com que prestemos mais atenção em seus veículos.
Leia também:  Carros Honda City Automático em São Paulo Não blindado

A julgar pelo crescimento tanto de motoristas quanto de carros com placas de Minas Gerais, o fenômeno de BH poderá ter vida longa. Mais do que isso, isso deve movimentar outro mercado: o comércio de carros usados que pertencem a essas locadoras. Mas isso é assunto para outra reportagem.

A invasão mineira

713,8 mil é o total de emplacamentos feitos em Minas Gerais em 2019

21,72% é o percentual de aumento na comparação entre os anos de 2018 e 2019

2 mil é a estimativa de locadoras de veículos em atividade

554 mil veículos foram emplacados pelas locadoras mineiras – ou 67% do total brasileiro 

Tudo que você precisa saber sobre a garantia

  • Pílulas HyundaiSaiba como transportar seu pet no carro com segurança
  • Pílulas HyundaiManutenção preventiva
  • Pílulas HyundaiDireção segura: saiba como dirigir bem na neblina, chuva, ladeira e mais!
  • Pílulas HyundaiVocê sabe usar o triângulo de sinalização?
  • Pílulas HyundaiConhecendo o DRL
  • Pílulas HyundaiAplicativo Hyundai Sempre
  • Pílulas HyundaiSempre com você
  • Pílulas HyundaiCâmbio automático e manual: entenda suas diferenças!
  • Pílulas HyundaiComo usar os recursos do seu câmbio automático
  • Pílulas HyundaiHora de trocar os pneus
  • Pílulas HyundaiBebê a bordo
  • Pílulas HyundaiAgendamento de revisão: confira como funciona na Hyundai
  • Pílulas HyundaiConhecimento não para: 4 dicas para a manutenção do seu carro na quarentena
  • Pílulas HyundaiCarro para família: neste Dia dos Pais, por que optar por um Hyundai?
  • Pílulas HyundaiAprenda como limpar banco de carro seguindo estes 6 passos
  • Pílulas Hyundai5 dicas de planejamento financeiro para você conseguir se programar na compra de um veículo
  • Pílulas HyundaiPor que dar um carro de presente quando o filho passa no vestibular
  • Pílulas HyundaiDocumento de carro: afinal, qual a diferença entre CRV e CRLV?
  • Pílulas HyundaiManutenção de ar-condicionado veicular: como fazer corretamente?
  • Pílulas HyundaiCarros para jovens: TOP 5 modelos mais procurados
  • Pílulas HyundaiBlack Friday: como realizar as suas compras de forma consciente?
  • Pílulas HyundaiBrincadeiras para fazer no carro: 7 ideias para entreter as crianças
  • Pílulas HyundaiÁlcool ou gasolina: como saber qual a melhor opção?
  • Pílulas HyundaiDicas para evitar o enjoo no carro
  • Pílulas Hyundai12 cuidados essenciais para ter com o carro no verão
  • Pílulas HyundaiMotor de carro: saiba quais os tipos e qual o ideal para você!
  • Pílulas HyundaiCarro popular: conheça a lista de modelos HB20
  • Pílulas HyundaiGuia rápido da compra de carros: tudo o que você deve saber!
  • Pílulas HyundaiComo escolher o modelo do HB20 de acordo com as suas necessidades
  • Pílulas HyundaiPresente de Natal para quem gosta de carros: confira 5 ideias
  • Pílulas HyundaiComo calcular o custo de viagem de carro?
  • Pílulas HyundaiVai comprar o seu carro? Confira tudo o que você precisa saber!
  • Pílulas HyundaiCarro esportivo: tudo que você precisa saber para se apaixonar por esse estilo
  • Pílulas HyundaiPrimeiro carro: saiba o que você precisa observar antes da compra!
  • Pílulas HyundaiComo declarar o carro no Imposto de Renda: confira!
  • Pílulas HyundaiAcessórios para carro essenciais para quem tem filhos pequenos
  • Pílulas HyundaiCarros no litoral: confira como proteger o seu veículo!
  • Pílulas HyundaiPasso a passo de como trocar o pneu
  • Pílulas HyundaiPasso a passo de como trocar o pneu
  • Pílulas HyundaiPasso a passo de como trocar o pneu
  • Pílulas HyundaiCarro parado muito tempo pode trazer problemas. Veja como evitá-los
  • Pílulas HyundaiComo transportar cachorro em viagem de carro? Confira 5 dicas!
  • DescubraDando carona para boas ideias na quarentena
  • DescubraQuarentena: como conciliar o home office com os filhos em casa?
  • DescubraExercícios em casa: saiba como fazer durante o isolamento
  • DescubraCuidados com o idoso na quarentena: saiba como protegê-los!
  • DescubraHyundai na luta contra a Covid-19
  • DescubraO coronavírus e os animais de estimação
  • DescubraCoronavírus: veja dicas de como se proteger no carro!
  • DescubraOs inúmeros testes que asseguram a qualidade
  • DescubraConheça o Hyundai Sempre
  • DescubraConheça o Hyundai Motorstudio
  • DescubraConheça o Hyundai Motorstudio
  • DescubraHyundai Sonata é premiado no iF Design Award
  • DescubraHB20 Sport Nova Geração: conheça o modelo!
  • DescubraNovo Creta: conheça o modelo com design renovado
  • DescubraHB20 Nova Geração: O design ousado, explicado por seu mentor
  • DescubraHB20 Nova Geração chega estabelecendo novos parâmetros. Confira!
  • DescubraConheça o HB20S e seu irresistível estilo fastback
  • DescubraDescarte correto do lixo protege coletores e preserva o meio ambiente
  • DescubraDando carona para boas ideias na quarentena
  • DescubraDia da família em nova roupagem
  • DescubraInternet vira o novo normal
  • DescubraUm guia explicativo sobre os cuidados com a saúde em seu dia nacional
  • DescubraComportamento de compra na pandemia: 6 alternativas seguras e online!
  • Descubra7 cuidados com o meio ambiente para ter um mundo melhor!
  • DescubraSegurança no trânsito: como fazer a sua parte
  • DescubraPlaca Mercosul: veja as principais dúvidas sobre o assunto
  • DescubraComando de voz para carros: entenda como funciona e os seus benefícios
  • DescubraComando de voz para carros: entenda como funciona e os seus benefícios
  • DescubraEntenda qual é o insulfilm permitido por lei
  • DescubraIPVA: entenda tudo sobre essa taxa
  • DescubraViajar de carro: 14 dicas para não passar aperto
  • DescubraEsportivos da Hyundai: conheça o Elantra N Line
  • DescubraDescubra quais são os maiores benefícios das viagens de carro
  • DescubraDPVAT: entenda o que é esse seguro e quando ele pode ser usado!
  • DescubraVale a pena fazer seguro de carro? Veja 5 motivos para investir!
  • DescubraCarros com direção elétrica valem a pena? Conheça as vantagens
  • DescubraPrimeira viagem de carro? Saiba o que levar em consideração antes de pegar a estrada
  • DescubraAlarme volumétrico: como funciona? Saiba por que ter um no seu carro
  • InstitucionalPrimeira revisão com mão de obra gratuita
  • InstitucionalA Hyundai no esporte
  • InstitucionalA Hyundai no esporte
  • InstitucionalDicas de segurança pessoal para as mulheres no trânsito
  • InstitucionalO futuro da moda é sustentável
  • InstitucionalA carta de um atleta que mudou a rotina da Hyundai
  • InstitucionalSensuous Sportiness
  • InstitucionalDia Nacional da Luta da pessoa com deficiência
  • InstitucionalConheça o HB20 Nova Geração
  • InstitucionalA ousadia em forma de automóvel
  • InstitucionalA luta das pessoas com deficiência
  • InstitucionalA Hyundai no esporte
  • Institucional#ThisIsUs. A humanidade prevalece.
  • InstitucionalHyundai abre seu programa de relacionamento para todos
  • InstitucionalTransporte Solidário Hyundai: Coronavírus e a responsabilidade social das empresas
  • InstitucionalAprenda técnicas de futebol com o Chelsea FC
  • InstitucionalA velocidade e a agilidade que o nosso mundo pós-COVID precisa neste exato momento
  • InstitucionalIONIQ: Responsável por fazer o mundo girar
  • InstitucionalSemana do Cliente Hyundai: uma semana para descobrir todas as vantagens de ter um Hyundai
  • InstitucionalSensuous Sportiness: veja como o design é um diferencial para o seu carro!
  • InstitucionalDesign de carro: entenda os detalhes do HB20 e seus diferenciais
  • InstitucionalIONIQ: Responsável por fazer o mundo girar
  • Estilo de VidaA arte está de portas abertas
  • Estilo de VidaAcessórios para os esportistas
  • Estilo de VidaKey Band: conheça o acessório disponível para o Creta Prestige
  • Estilo de VidaConfira as 5 estradas mais bonitas do Brasil para conhecer de carro
  • Estilo de VidaCultura da Coreia: veja 6 curiosidades do país!
  • Estilo de Vida7 situações especiais que todo mundo que adora carro já viveu ou ainda vai viver
  • Estilo de VidaDa culinária às grandes festas, conheça curiosidades sobre a Coreia do Sul
  • Estilo de VidaCoronavírus: cuidados básicos ao utilizar o drive-thru
  • Estilo de VidaCopa do Mundo Sub-17 da FIFA
  • Estilo de VidaCuriosidades sobre Piracicaba
  • Estilo de VidaDia Mundial do Livro
  • Estilo de VidaDicas para deixar seu home office mais produtivo
  • Estilo de VidaK-pop: você conheça essa onda coreana? Confira!
  • Estilo de VidaCoronavírus: saiba quais são os cuidados básicos ao utilizar o drive-thru
  • Estilo de VidaCovid-19 e segurança: por que comprar um carro sem sair de casa
  • Estilo de Vida9 dicas para uma viagem de carro inesquecível
  • Estilo de Vida6 filmes sobre viagens de carro para te inspirar a pegar a estrada
  • Estilo de VidaVeja como personalizar seu HB20
  • Estilo de VidaViajar de carro pelo nordeste: conheça as melhores rotas
  • Estilo de VidaComo funciona o envelopamento de carros? Entenda mais sobre a técnica
  • Inovação e TecnologiaClareza e modernidade: confira o painel de instrumentos do HB20 Nova Geração
  • Inovação e TecnologiaConforto ampliado
  • Inovação e TecnologiaConheça o aventureiro que combina a ousadia da Esportividade Sensual com o visual robusto, imponente e exclusivo.
  • Hyundai ExplicaHB20 Sense: conheça um dos modelos mais versáteis e queridos no lineup Hyundai
  • Hyundai ExplicaMais segurança para sua família
  • Hyundai ExplicaAssistente de partida em rampa: confira como funciona!
  • Hyundai ExplicaConforto no Creta 2020
  • Hyundai ExplicaTecnologia do Creta 2020
  • Hyundai ExplicaExclusividades no segmento Creta 2020
  • Hyundai ExplicaDesign do Creta 2020
  • Hyundai ExplicaSegurança no Creta 2020
  • Hyundai ExplicaNova central blueMedia®: confira o seu charme e funcionalidade!
  • Hyundai ExplicaConheça a Injeção direta de combustível
  • Hyundai ExplicaComo o turbo reduz o consumo e aumenta a potência
  • Hyundai ExplicaDe olho na pressão
  • Hyundai ExplicaPraticidade na hora de estacionar
  • Hyundai ExplicaStop & Go: economia até no trânsito
  • Hyundai ExplicaCreta Prestige: prestígio e elegância para quem gosta de exclusividade
  • Hyundai ExplicaHB20 Diamond Plus: quase um diamante com segurança para novas experiências
  • Hyundai ExplicaHB20 Sport: conheça o esportivo para os descolados rodarem com ousadia
  • Hyundai ExplicaHB20X Diamond Plus: quase um diamante III com muito mais potência para suas aventuras | Hyundai Motor Brasil
  • Hyundai ExplicaHB20S Diamond Plus: quase um diamante II com design e tecnologia
  • Hyundai ExplicaProtagonista da eficiência energética
  • Hyundai ExplicaHB20 Vision: visão e conforto com modernidade
  • Hyundai ExplicaHyundai Express: 6 passos para comprar seu carro sem sair de casa
  • Hyundai ExplicaMotor 1.0 turbo vs motor 1.6: conheça os diferenciais de cada modelo
  • Hyundai ExplicaMotor turbo: entenda como ele funciona
  • Hyundai ExplicaEntenda qual é o insulfilm permitido por lei
  • Hyundai ExplicaManutenção preventiva: veja sua importância e quando fazer
  • Hyundai ExplicaCuidados com o carro: veja 9 erros que você não pode cometer
  • Hyundai ExplicaHB20 turbo: confira agora mesmo as principais características!
  • Hyundai ExplicaTest drive: 7 dicas para aproveitar ao máximo
  • Hyundai ExplicaQuais são os significados das luzes no painel do carro? Entenda
  • Hyundai ExplicaCarro novo ou usado: saiba qual é a melhor opção!
  • Hyundai ExplicaItens de segurança para carros: confira os 7 principais!
  • Hyundai ExplicaPotência do motor: qual a ideal para você?
  • Hyundai ExplicaPastilhas de freio: saiba qual é a importância de fazer a troca!
  • Hyundai Explica5 vantagens de dirigir um HB20 automático
  • Hyundai ExplicaEntenda como o airbag funciona e sua importância para a segurança
  • Hyundai ExplicaComo fazer compra de carros online? Veja dicas
  • Hyundai ExplicaComo funciona o controle eletrônico de estabilidade (ESP)?
  • Hyundai ExplicaComo funciona o limitador de velocidade no HB20?
Leia também:  Carros Renault Sandero em São Paulo cor Vermelho oppulence Não blindado

Carros para Uber: o que é essencial no veículo e quais os modelos ideais

Os aplicativos de transporte, como Uber, 99 e Cabify, vieram para ficar e mudaram a vida de muita gente. Os usuários ganharam uma modalidade de transporte que combina a flexibilidade do táxi com preços mais acessíveis.

Além deles, um grande contingente de pessoas viu nos aplicativos uma alternativa de trabalho que é especialmente bem-vinda, em tempos de emprego formal em baixa. Nunca antes tanta gente passou a ganhar a vida (ou mesmo complementar a renda) como motorista de aplicativo. E a escolha certa do carro a se usar para o trabalho é crucial.

Não é preciso muito mais que quatro portas e ar-condicionado para cumprir os requisitos básicos. Para ser aceito pela Uber, o carro não pode ter mais de 10 anos de fabricação.

Já na 99, a idade máxima exigida varia conforme a cidade. Em São Paulo, o carro não pode ter sido fabricado antes de 2011.

Em Salvador, deve ser do ano 2007 em diante; no Rio de Janeiro, precisa ter no máximo oito anos de uso.

Dito isso, há diversos critérios que podem orientar sua escolha. Listamos aqui cinco atributos que são muito importantes para quem trabalha para esses aplicativos.

E algumas sugestões de modelos que sobressaem em cada um desses pontos.

Nossas indicações se concentram em hatches e sedãs compactos, que são os modelos mais acessíveis e, não por acaso, mais procurados por motoristas de aplicativo.

A cabine de dimensões generosas é a maior virtude do Renault Sandero

Imagem: Divulgação

Espaço interno

A primeira impressão que cada passageiro tem ao entrar no carro diz respeito a este atributo. Um carro espaçoso proporciona uma viagem mais confortável e um serviço de transporte de qualidade.

O acesso à cabine deve ser fácil e quem senta no banco traseiro (opção preferida pela maioria) deve ter espaço suficiente para as pernas. Se passageiros com 1,80 metro de altura não rasparem a cabeça no teto, melhor ainda.

Engana-se quem pensa que é preciso migrar para modelos médios ou grandes para ter espaço. Alguns compactos surpreendem nesse quesito. Entre os hatches de entrada, não tem para ninguém: o Renault Sandero dá um show, com seu entre-eixos de 2,59 metros. É um dos poucos modelos da categoria em que três adultos viajam atrás com dignidade.

Entre os sedãs compactos, o Volkswagen Virtus se destaca, com seus 2,65 metros de entre-eixos, que também propiciam bom espaço para as pernas dos ocupantes. Quem não quiser gastar tanto dinheiro encontrará boas opções nos mais espartanos Renault Logan (2,63 metros) e Nissan Versa (2,60 metros).

O Etios Sedan compensa a falta de charme com um porta-malas surpreendente

Imagem: Divulgação

Porta-malas

O dia a dia como motorista de aplicativo é cheio de situações em que a capacidade do bagageiro é exigida. Levar passageiros para o aeroporto é a principal delas, mas há também as compras do supermercado e até pequenas mudanças.

Optar por carros de segmentos como minivans e SUVs compactos pode inclusive render viagens com melhor remuneração, em categorias específicas, como Uber Bag, que têm preço maior para o passageiro. Mesmo entre os hatches e sedãs compactos, porém, você pode escolher modelos com porta-malas mais generosos.

No universo dos hatches compactos, a vantagem é novamente do Renault Sandero. Seu porta-malas tem capacidade de 320 litros. Uma boa vantagem sobre rivais como o Chevrolet Onix (280 litros na carroceria antiga, rebatizada como Joy, e 275 litros no modelo novo) e o Ford Ka (apenas 257 litros).

Entre os sedãs compactos, o Toyota Etios Sedan é um verdadeiro engolidor de malas: seu compartimento leva admiráveis 562 litros. No meio do caminho entre um compacto e um médio, o Chevrolet Cobalt leva 563 litros e o Honda City, 536 litros.

Com o motor 1.0 de três cilindros, o Fiat Argo faz bons 14,2 km/l de gasolina na cidade

Imagem: Murilo Góes/UOL

Economia de combustível

Não dá para deixar de lado este quesito. Afinal, o consumo de combustível tem relação direta com o tanto de dinheiro que sobrará no seu bolso no fim das contas, depois que forem pagas a comissão da empresa que gere o aplicativo e a eventual taxa de locação do veículo. Quanto mais econômico for o carro, mais lucrativa será a atividade. Simples assim.

Infelizmente, não se pode ter tudo: conforto e desempenho andam na direção oposta da economia de combustível. Um carro com câmbio automático deixará seus dias muito menos desgastantes, mas esse tipo de transmissão é bem mais gastão que o manual.

Felizmente, a era dos propulsores tricilíndricos trouxe carros mais eficientes, que conseguem entregar respostas rápidas sem beber demais. E são justamente modelos com motores desse tipo as nossas melhores sugestões.

O estiloso Renault Kwid fica devendo em pontos como acabamento e espaço, é verdade. Mas o porte franzino tem suas vantagens: ele pesa menos de 800 kg, o que permite que um motor de meros 70 cv consiga deslocá-lo sem grande esforço. O resultado é uma invejável marca de consumo urbano de 14,9 km/l de gasolina (com etanol, são 10,3 km/l).

As versões com motor 1.0 de Fiat Argo e Renault Sandero também vão bem: ambas cravam 14,2 km/l de gasolina na cidade e entregam uma cabine mais ampla e confortável. Com etanol, o Argo vai melhor: 9,9 km/l, contra 9,5 km/l do Sandero.

Leia também:  Suv Volkswagen com Sensor de estacionamento com final da placa 5,6

O Ford Ka é um dos mais “espertos” hatches com motor 1.0 no mercado

Imagem: Divulgação

Desempenho

À primeira vista, desempenho não parece ser um critério tão importante na escolha. Afinal, no trabalho com aplicativo boa parte dos trajetos é feita em ciclo urbano, onde o trânsito carregado e os limites de velocidade não deixam espaço para explorar o apetite do motor.

Mas pense melhor. Na hora de subir uma ladeira íngreme com vários passageiros, um pouco mais de força fará uma bela diferença. Além disso, quanto melhor o desempenho do carro, menos esforço ele precisa fazer para cumprir suas tarefas: não será preciso elevar tanto a rotação para extrair força. A consequência é uma direção mais econômica.

A questão é conseguir um desempenho interessante sem se distanciar da racionalidade que deve permear a compra de um carro para esse tipo de uso. Um compacto premium como o VW Polo Highline certamente arranca sorrisos com seu motor 1.0 turbo, mas não compensa colocar um carro tão caro para a briga diária. Para valer a pena no Uber, melhor não se afastar demais dos carros de entrada.

O Ford Ka faz bonito entre os modelos com motor 1.0 aspirado de três cilindros. Ele entrega até 85 cv com etanol e uma condução bastante prazerosa, sem exagerar no consumo (13,4 km/l de gasolina ou 9,2 km/l de etanol na cidade). Com torque de 10,7 mkgf, o Ka reage com mais esperteza ao toque do acelerador que todos os concorrentes diretos, como Onix, HB20, Gol e Sandero.

Partindo para uma litragem um pouco maior, o Nissan March 1.6 é uma opção interessante. Tem bons números de desempenho (0 a 100 km/h em 9,3 segundos, velocidade máxima de 182 km/h) e um consumo urbano que não compromete (12,6 km/l de gasolina ou 8,6 km/l de etanol).

O HB20 pesa menos no bolso do proprietário na hora da revisão

Imagem: Divulgação

Manutenção

Este talvez seja o mais racional dos critérios, e um dos menos observados. O carro ideal para rodar no Uber tem valentia para aguentar o tranco (e que tranco: há motoristas que rodem 10 mil km em um único mês!) e manutenção barata.

Pesquisar os preços de peças e componentes de diferentes modelos dá trabalho e pode deixar você meio perdido, mas não é preciso ir tão longe. Comparar os custos das revisões já dará uma boa ideia de quanto custa manter o carro desejado.

Na comparação entre os modelos de entrada com motor 1.0, o Hyundai HB20 se destacou pelo menor valor: R$ 1.108,07 pelas três primeiras inspeções periódicas. Da Nissan, o hatch March e o sedã Versa também custam pouco: R$ 1.124 pelas três revisões.

Vale ainda destacar o Fiat Argo 1.0 (R$ 1.144) e o Toyota Etios Sedan (R$ 1.154,30), que também esfolam pouco o bolso do consumidor.

Há uma espécie de fosso que separa os modelos citados de outros que são muito procurados por motoristas de Uber, mas cobram caro pela manutenção. A Renault cobra R$ 1.308,42 dos donos de Logan e Sandero. As três primeiras revisões do Chevrolet Onix Joy saem por R$ 1.448, R$ 1 a mais que o plano de manutenção do Ford Ka. Para os Volkswagen Gol e Voyage, a mordida é de R$ 1.537,30.

a venda Rio Grande do Sul

  • 6 217300810
    • 100000 km
    • Particular
    • Canoas RS

    R$6.000

    Uno Mille 96.Ie injetado Valor:6.000.00 Whatsapp (51)999708712

  • 4

    218025730

    1. 110000 km
    2. Particular
    3. Porto Alegre RS

    R$64.000

    KIA CARNIVAL EX V6 2010 PRETA ÚNICA DONA CÂMBIO AUTOMÁTICO 7 LUGARES 110 MIL KM REVISADA COMPLETA ESTADO DE ZERO TODA ORIGINAL DE FÁBRICA TRATAR COM SR JOSÉ NO FONE (51) 997015634

  • 4

    217960912

    • 56000 km
    • Particular
    • Porto Alegre RS

    R$49.000

    AZERA GLS 3.3 V6 2010 ÚNICO DONO BX KM CÂMBIO AUTOMÁTICO REVISADO COMPLETO BANCOS DE COURO ESTADO DE ZERO TRATAR COM SR JOSÉ NO FONE 51 997015634

  • 3

    217925610

    1. 150 km
    2. Concessionária
    3. Porto Alegre RS

    R$24.000

    Excelente Fiat Doblo. IPVA PAGO. Completo. Econômico. Carro particular. Ano 2014. Abaixo da Fipe. Aceito propostas. Parcelo direto. Fipe: R$ 46.990… Pagamento à vista: R$ 42mil ou 24 mil + 24 x 1mil. Financio direto, s…

  • 10

    217740127

    • 74000 km
    • Particular
    • Porto Alegre RS

    R$34.000

    Chevrolet Onix 1.0 LT 2015 Ar Condicionado Direção Elétrica Vidros e travas elétricas Abertura interna do porta malas Chave canivete com comando Sensor de ré Carro bem conservado Pneus semi-novos VALOR A VISTA R$34.000…

  • 5

    217697538

    1. 54000 km
    2. Particular
    3. Dois Irmaos RS

    R$65.900

    HB 20S 1.6 CONFORT STYLE 2019, COMPLETO, AUTOMATICO, AIR BAG, ABS, COMPUTADOR DE BORDO, MULTIMIDIA, VOLANTE MULTIFUNCIONAL, SENSOR DE ESTACIONAMENTO, RODAS DE LIGA, CARRO COM GARANTIA DE FABRICA, CONFIRA! WATTS 51-980747…

  • 7

    217697365

    • 87000 km
    • Particular
    • Dois Irmaos RS

    R$42.900

    408 GRIFFE 1.6 THP 2014, COMPLETO, AUTOMATICO, COMPUTADOR DE BORDO, SOM ORIGINAL, BANCOS EM COURO, TETO SOLAR, FAROLETE, RODAS DE LIGA, CARRO IMPECAVEL, CONFIRA! WATTS 51-98074732

  • 7

    217697247

    1. 122000 km
    2. Particular
    3. Dois Irmaos RS

    R$75.900

    GOLF VARIANT 1.4 TSI CONFORTLINE 2016, COMPLETA, AUTOMATICA, AIR BAG, ABS, COMPUTADOR DE BORDO, SOM ORIGINAL, VOLANTE MULTIFUNCIONAL, TETO PANORAMICO, RODAS DE LIGA, FAROLETE, CARRO IMPECAVEL, CONFIRA! WATTS 51-98074732

  • 5

    217691671

    • 11111 km
    • Concessionária
    • Erechim RS

    R$45.000

    gm s 10 ano 2004 executiva 4×4 .em com estado geral

  • 5

    217719552

    1. 85000 km
    2. Particular
    3. Dois Irmaos RS

    R$32.900

    SANDERO AUTHENTIQUE 1.0 2015, COMPLETO, AIR BAG, ABS, EXCELENTE CARRO, CONFIRA! WATTS 51-98074732

  • 5

    217715331

    • 98000 km
    • Particular
    • Dois Irmaos RS

    R$59.900

    IX 35 2.0 GLS 2012, COMPLETA, AUTOMATICA. AIR BAG, ABS, COMPUTADOR DE BORDO, BANCOS EM COURO, SOM ORIGINAL, VOLANTE MULTIFUNCIONAL, RODAS DE LIGA, LINDA SUV, CONFIRA! WATTS 51-98074732

  • 5

    217715195

    1. 37000 km
    2. Particular
    3. Dois Irmaos RS

    R$54.900

    ETIOS SEDAN X 1.5 2018, COMPLETO, AUTOMATICO, AIR BAG, ABS, SEGUNDO DONO, CARRO SEMI NOVO, CONFIRA! WATTS 51-98084732

  • 5

    217716575

    • 113000 km
    • Particular
    • Dois Irmaos RS

    R$19.900

    UNO MILLE WAY ECONOMY 2011, AR QUENTE, LIMPADOR E DESEMB. TRASEIRO,4 PORTAS, EXCELENTE CARRO.

  • 5

    217716446

    1. 120000 km
    2. Particular
    3. Dois Irmaos RS

    R$117.900

    C200 AVANTGARDE 2.0 TB 2015, COMPLETA, AUTOMATICA, AIR BAG, ABS, COMPUTADOR DE BORDO, SOM ORIGINAL, VOLANTE MULTIFUNCIONAL, BANCOS EM COURO, TETO SOLAR, RODAS DE LIGA, CARRO IMPECAVEL, CONFIRA! WATTS 51-98074732

  • 5

    217716250

    • 59000 km
    • Particular
    • Dois Irmaos RS

    R$68.900

    ARGO HGT 2018, COMPLETO, AUTOMATICO, AIR BAG, ABS, COMPUTADOR DE BORDO, SOM ORIGINAL, VOLANTE MULTIFUNCIONAL, FAROLETE, RODAS DE LIGA, CARRO IMPECAVEL, CONFIRA! WATTS 51-98074732

  • 5

    217715471

    1. 90000 km
    2. Particular
    3. Dois Irmaos RS

    R$39.900

    FIAT 500 CULT DUAL 2014, COMPLETO, AUTOMATIZADO, AIR BAG, ABS, COMPUTADOR DE BORDO, SOM ORIGINAL, VOLANTE MULTIFUNCIONAL, RODAS DE LIGA, CARRO IMPECAVEL, CONFIRA! WATTS 51-98074732

  • 4

    217717720

    • 11111 km
    • Concessionária
    • Erechim RS

    R$26.000

    gm d10 ano 80.em otimo estado geral.caixa 5 marchas .motor q 20 b.direçao hidraulica

  • 8

    216415634

    1. 127000 km
    2. Particular
    3. Viamao RS

    R$16.900

    Vendo Logan 2012, 1.0 Authentic 16v, R$16.900,00 (fipe R$20.243), 2 pneus novos e 2 bons, bancos bons, suspensão boa, bom de motor, documentos ok, IPVA 2021 em dia, econômico, vou de Viamão á Capão da Canoa com R$45,00 d…

  • 9

    217446966

    • 183600 km
    • Particular
    • Porto Alegre RS

    R$50.000

    Vendo caminhonete em ótimo estado, pronta pra andar, documentos em dia, nunca batida, IPVA 2021 pago, sem detalhes, segundo dono. Ano 2006, 183.600km, manual, diesel, airbag, ar quente, desembaçador traseiro, tração 4×4,…

  • 1

    217340524

    1. 283 km
    2. Particular
    3. Gravatai RS

    R$18.000

    Prisma 2011 18000

  • 9

    217233776

    • 1 km
    • Particular
    • Canoas RS

    R$36.900

    Picanto Top, 2013, revisões, carro de mulher, Automático, Teto Solar, luz diurna, sinaleiras Led o mais completo da categoria. Não aceito troca.

  • 3

    217121504

    1. 100 km
    2. Concessionária
    3. Porto Alegre RS

    R$40.000

    Dodge dart LeBaron. Motor novo. Suspensão revisada e trocada buchas. Bateria nova. Documento em branco e em meu nome. 51 984864869 Aceito troca por caminhonete ou antigos.

  • 10

    215772100

    • 196000 km
    • Particular
    • Esteio RS

    R$16.000

    Citroen C3 GLX 1.4/Glx Sonora 1.4 Flex 8V 5P

  • 6

    216848183

    Concessionária

    Erechim RS

    R$40.000

    f 1000 ano 95 em otimo estado geral.pneus novos.com motor cumins

  • 12

    216650185

    1. 43252 km
    2. Concessionária
    3. Porto Alegre RS

    R$42.990

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*