Jean Mello

Comunidade

Jean Mello é  jornalista (MTB - 0082724/SP) e empreendedor social, idealizador e editor do portal e livraria virtual Inspirando Sonhos, que enfatiza a trajetória de empreendedores sociais, escritores, artistas, músicos. Pessoas que estão promovendo ações culturais e/ou educativas, que impactam positivamente a sociedade.

Ingressou na área da educação, no ano de 2002, em um projeto denominado “Formação Cidadã” – parceria entre a prefeitura de São Paulo e a Pontifícia Universidade Católica –, em que educadores de todas as regiões de São Paulo e alguns lugares do Brasil deram oficinas de diversos temas transversais para jovens de periferia: saúde, educação, cultura, violência, sexualidade.

Em sua caminhada profissional, Jean atuou em projetos como educador social, animador sociocultural e consultor. A partir de 2008, agregou profissionalmente, assim como as outras funções já citadas, a Comunicação Social em seu repertório acadêmico e prático. Suas ações contribuem com movimentos populares, organizações não governamentais e empresas que se responsabilizam pelo desenvolvimento social.

Como educador, animador sociocultural e consultor, atuou em projetos sociais de organizações não governamentais como a Cidade Escola Aprendiz; Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT); Instituto Verde Escola; Obra do Berço; Vocação (antiga Ação Comunitária do Brasil); e outras parcerias consolidadas com empresas privadas.

Como escritor, publicou o livro “Crônicas Perdidas”, em 2013, contendo inúmeros relatos sobre educação, preconceito, religião, cultura, desigualdades sociais etc.

Em 2015, publicou o livro “Exalando Esperança”, retratando situações aparentemente pequenas que ocorrem, principalmente, nas periferias, mas que precisam ser valorizadas, como por exemplo, um projeto de alfabetização de adultos que nasce em alguma região de vulnerabilidade social, ou um polo cultural que surge em uma praça abandonada, com pessoas superando as dificuldades que todo excluído enfrenta. Essas situações levam o autor a crer que o sonho de Luther King não virou pó, por isso insiste em deixar sua marca no mundo através da arte.

Ainda em 2015, outra publicação, “Fim de Tarde”, nas palavras dos editores:

“Jean Mello confecciona este livro de crônicas denominado: Fim de Tarde, utilizando o método de construção, a observância e reflexão dos fatos que circunscrevem a realidade das minorias, respaldando-se no frescor de teores despercebidos, ou mesmo desdenhados nos eventos do cotidiano, e os resgatando a superfície com uma análise crítica própria daquele que vivencia plenamente seus relatos. Com uma voz ousada se defronta com o lado obscuro do real, sem declinar do humor, da nostalgia e do sentimentalismo, que perfazem a abrangência desta coletânea de crônicas, tendo em comum o discurso inclusivo a servir de alternativa possível para as reivindicações sociais”.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • Digg
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Colabore

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 2.5 Brasil.
Email
Print