Quinze de outubro!

Out 15, 2013   //   by Jean Mello   //   Artigos, Blog  //  No Comments

EdeucadorHoje é dia do professor… Àqueles que levantam às quatro da manhã para encarar cinquenta alunos por período, ou por aula. De quebra as cobranças infinitas de pais, direção, de si mesmos e dos jornais, culpando os heróis da educação dos problemas complexos, estruturais do ensino no Brasil. Alguém tem de ser culpado, que seja então estes, os com menos culpa no cartório.

Nos dias que eles resolvem reivindicar seus direitos, nas greves, são colocados em pauta, com evidência e chamados de vagabundos.

Hoje é dia do professor. Sim, os que lidam com todos os tipos de violência, as que adoecem a alma e o espírito. Ainda assim não desistem do árduo cotidiano. Quais são as motivações?

Hoje é dia dos que tentam algo fazer em meio à prisão que se tornou a instituição escolar. Sem espaço para respirar, com grades por todos os lados. Fiquei repetitivo? Simples, todos falam isso e, em poucas situações, são ouvidos ou acatados.

Claro que têm os descompromissados. Em todos os ramos isso existe!

Algumas escolas em lugares que até Deus duvida…

Hoje é dia dos que ganham bonificações do Estado. Esforço absurdo, exaustão.

Com trabalhos espetaculares em escolas degradadas, algumas afastadas de quase tudo. Nas estradas periféricas sombrias em que quem sabe nada fala. Ainda bem que sabem…

Não duvido de que trazem os saberes históricos de sobrevivência em meio às injustiças. Como é que as comunidades indígenas ainda vivem? E os quilombos urbanos, favelas? Resistiram e ainda resistem. Qual é o segredo? Só os periféricos sabem, mas ninguém diz.

Os professores sabem também, e como sabem. Só não caem em ciladas malditas. Tentam, agonizam em carreiras duradouras e em dias que não conseguem sair da cama. Sabem o quanto fazem e nada podem mudar. Injusto dizer isso? Transformações saem das mãos deles. Até são reconhecidas, mas são abafadas pelo que aparece em abundância a respeito deles. Não posso deixar de fora o quanto lutam em meio a um sistema educacional falido.

Quando vamos acordar? Meninos voltam na escola não para agradecer. Voltam para matar… Antes era só fora do país. E agora? É dia dos professores…

Todo dia é dia dos professores. Hoje, quinze de outubro, comemoramos a existência de todos, espalhados pelo Brasil, militando por um mundo melhor.

Related Post

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • Digg
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Comentários Facebook

Leave a comment

CommentLuv badge


Colabore

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 2.5 Brasil.
Email
Print
Read previous post:
Asas de liberdade ou de prisão constante!

Hoje entendo as palavras cortantes, ouvidas ou ditas, que ressoam na impureza da alma quando bate a angústia em ver...

Close